Tudo sobre palitos de dente
O palito é uma das principais ferramentas para a higiene bucal. Não apenas a eficiência da limpeza, mas também a saúde dos dentes e gengivas dependerá de sua qualidade e formato. Portanto, antes de escolher um produto para uso individual, é muito importante aprender tudo sobre os palitos, seus tipos e materiais de fabricação.
História
Um palito ou palito de dente (traduzido do inglês - palito de dente) é um pequeno objeto alongado especial projetado para remover restos de comida presos na cavidade oral, principalmente entre os dentes e a gengiva. Ajudam de forma eficaz e sem dor, sem agredir o esmalte dos dentes e a mucosa gengival, a retirar pedaços de carne, peixe, cascas de vegetais ou frutas e outras partículas de alimentos duros. Hoje em dia estes aparelhos são muito populares, podem ser encontrados em todos os cafés ou restaurantes, em casa ou na cantina do escritório. Mas os palitos de dente foram inventados e usados na antiguidade e, de acordo com os cientistas, foram inventados no período pré-histórico - há mais de um milhão de anos.
Durante o estudo dos restos mortais de um homem antigo que viveu em tempos distantes, os pesquisadores encontraram partículas de madeira presas entre seus dentes. Com base nisso, os cientistas chegaram à conclusão inegável de que os paleoantropos, assim como os modernos, buscam limpar a boca dos restos de comida. Para fazer isso, eles usaram galhos de árvores, folhas elásticas de grama e outros materiais vegetais disponíveis.
Ou seja, já naquela época, os neandertais entendiam que a comida presa entre os dentes leva gradativamente à deterioração e perda dos dentes, além do desenvolvimento de várias doenças gengivais.
Os habitantes da Roma Antiga usavam uma gama mais ampla de dispositivos diferentes para esses fins, conforme evidenciado pelos registros de historiadores da época. Representantes da nobreza e propriedades ricas sempre carregavam um pedaço de pau feito de madeira macia ou um osso fino. Esses produtos se tornaram especialmente populares durante o Renascimento - entre os nobres dos estados europeus, era costume carregar seu palito de dente pessoal, que eles prendiam por uma corrente e penduravam no pescoço junto com joias. Os artigos de higiene dessas pessoas privilegiadas também eram incomuns - eram feitos de metais preciosos suaves (ouro e prata).
As pessoas comuns continuaram a usar os pauzinhos de origem natural. Por exemplo, nos países da América do Sul, em particular no território do México moderno, os palitos de dente eram feitos de longos espinhos de um cacto selvagem. Os índios se mostraram mais criativos nesse aspecto - usavam produtos de bicos de pássaros, ossos de peixes e até bigodes de morsa para escovar os dentes, sem falar em palitos de madeira comuns. Além disso, eles também tentaram ter seu próprio palito de dente pessoal, que sempre carregavam com eles.
Mais tarde, a partir do século 18, palitos de dente reutilizáveis de pena de pássaro se espalharam. As penas de galinha e de ganso eram as mais adequadas para isso; na época, esses produtos podiam ser feitos por você mesmo ou adquiridos de vendedores ambulantes. Canetas de escrever velhas e fora de serviço eram freqüentemente usadas.
No final do século XIX, começaram a surgir palitos reutilizáveis para escovar os dentes feitos de borracha vulcanizada, e um pouco mais tarde – de celulóide. Hoje, as pessoas também usam vários materiais disponíveis para esses fins, mas os palitos de dente feitos na fábrica são feitos exclusivamente de materiais especiais aprovados por médicos. Afinal, alguns produtos modernos ajudam não só a limpar os restos de comida dos dentes, mas também a refrescar o hálito, por exemplo, de palitos com ponta verde - menta ou mentol.
Os palitos de dente médicos especiais, entre outras coisas, também contribuem para a prevenção e o tratamento de muitas doenças da cavidade oral.
Visualizações
Os palitos modernos são classificados de acordo com vários indicadores: tamanho, materiais de fabricação, propriedades adicionais, mas o critério mais importante é a frequência de uso. Hoje, os fabricantes fornecem ao mercado conjuntos de palitos de uso único e produtos reutilizáveis embalados individualmente.
Reutilizável
Os tipos mais comuns de palitos reutilizáveis são de plástico e metal; com menos frequência, os produtos de silicone são colocados à venda. A maioria dos modelos reutilizáveis tem revestimento antimicrobiano especial... Se estiver ausente, pelo menos palitos de dente sugerem tratamento com soluções desinfetantes ou fervurapor exemplo, opções de metal.
Todos os palitos reutilizáveis são geralmente vendidos completos, com um recipiente especial onde o dispositivo é colocado após o uso - por isso, é conveniente carregá-lo no bolso ou na bolsa sem correr o risco de se sujar. Além disso, o recipiente também protege o produto contra germes.
Porém, não se esqueça que após escovar os dentes não é possível reaproveitar o bastão sem desinfetá-lo, pois os restos de comida apodrecidos por si só contribuem para a formação e disseminação de bactérias nocivas já dentro do recipiente protetor.
Descartável
Os palitos descartáveis são o produto mais comum. Eles geralmente são feitos de madeira ou bambu, mas versões de plástico ou borracha também estão disponíveis no mercado. Os dispositivos descartáveis são considerados mais higiênicos, pois mesmo a desinfecção mais eficaz não garante a destruição completa dos micróbios nocivos.
Existem várias opções para embalar esses palitos - embalagens de 50, 100, 200 ou mais peças, bem como uma embalagem separada de plástico ou papel com um palito. As embalagens com grande quantidade de produtos destinam-se mais ao consumo doméstico, sendo os palitos embalados individualmente utilizados frequentemente em estabelecimentos de restauração (cafés, restaurantes, cantinas), o que confere protecção adicional contra bactérias e cumprimento de normas de higiene.
Do que eles são feitos?
Ao contrário da Idade Média, quando ferramentas improvisadas eram freqüentemente usadas para escovar os dentes, os palitos modernos são feitos de acordo com os padrões estaduais aprovados. Pelo menos todos os fabricantes oficiais devem aderir às regras GOST; a diferença só pode estar nos produtos de baixa qualidade, geralmente feitos na China por empresas duvidosas. Existem quatro tipos principais de material para fazer palitos.
De madeira
Os palitos de dente de madeira ocupam o primeiro lugar em popularidade, pois são um bastão fino de determinado comprimento, pontiagudo em uma ou nas duas pontas. Muitas vezes, você pode encontrar à venda dispositivos de madeira com sabor, na ponta dos quais é aplicada uma composição especial com sabor de menta ou mentol. De acordo com as revisões, esses palitos são bastante eficazes para ajudar a refrescar o hálito após alimentos picantes, peixes, cebolas ou alho, bem como na cárie dentária parcial.
Absolutamente todos os produtos de madeira são descartáveis, uma vez que os poros da madeira são um local favorável para a formação e reprodução de microrganismos nocivosque pode chegar lá com restos de comida. Apesar de os palitos de madeira serem relativamente macios e inofensivos para o esmalte dos dentes, devem ser usados com muito cuidado, caso contrário, a ponta afiada pode danificar a delicada superfície das gengivas.
É melhor escolher produtos de bambu e faia, pois são menos propensos a delaminação e rachaduras durante o processo de limpeza. Opções baratas de outras espécies de árvores freqüentemente quebram, suas partículas ficam presas entre os dentes, causando dor.
Plástico
Os bastões de plástico ou plástico são mais higiênicos, muitos deles são reutilizáveis - após o enxágue e desinfecção, eles podem ser reutilizados. Hoje, não existem apenas palitos de dente arredondados, mas também de plástico com seção triangular. - acredita-se que são mais convenientes de usar, removem com mais eficácia a sujeira presa entre os dentes, uma vez que o formato triangular se adapta melhor aos espaços interdentais. Existem também modelos com uma fina camada de prata aplicada na ponta afiada - isso não só proporciona limpeza mecânica, mas também mata bactérias na cavidade oral. Dispositivos de plástico vêm em uma variedade de cores: branco, verde, cinza e até preto.
Titânio
Os palitos de titânio são os mais fortes e duráveis, mas requerem um uso muito cuidadoso, pois o material duro pode facilmente danificar não só as gengivas, mas também o esmalte dos dentes. Prático na lavagem e desinfecção, por isso todos os modelos são reutilizáveis. As varas de titânio têm uma aparência apresentável e são especialmente populares entre os amantes do luxo. Os modelos mais comuns são feitos em forma de caneta-tinteiro com tampa, sob a qual fica escondida uma agulha curva especial - ajuda a limpar com mais eficácia os espaços interdentais em locais de difícil acesso.
Médico
Os palitos médicos são considerados a melhor opção e se antes era difícil encontrá-los à venda (eram vendidos apenas em lojas especializadas), hoje os produtos são apresentados em quase todas as farmácias. A maioria dos modelos é fabricada em aço inoxidável especial, esterilizável e reutilizável. O material é absolutamente seguro, não agride o esmalte dentário e não irrita a mucosa gengival.
Quase todos os tipos de palitos de dente de metal para uso médico têm um revestimento especial em sua superfície para a prevenção e o tratamento de várias doenças. Por exemplo, palitos de dente flexíveis são feitos com a ponta aplicada a eles:
- Fluoreto de Sódio;
- xilitol.
Eles evitam a formação de placa e evitam a destruição do esmalte e, graças a um diâmetro mínimo de 0,1 milímetro, são capazes de penetrar nas aberturas mais estreitas entre os dentes.
Recentemente, dispositivos médicos de plástico especiais com fio dental tornaram-se populares. Este palito não tem a forma de um palito, mas sim uma espécie de cabo, com uma ponta pontiaguda e a outra forquilha, com fio dental preso a ele. De acordo com as avaliações dos consumidores, esse produto ajuda a limpar os dentes com eficácia em diferentes ângulos. Além disso, os fabricantes impregnam o próprio fio com óleos especiais e composições medicinais de diferentes sabores:
- laranja;
- hortelã;
- Lima;
- limão.
Este modelo foi inventado na Rússia em 1999, a fábrica Doctor Steve lançou a produção de um aparelho exclusivo para a limpeza dos dentes com fio dental Flosstik. Hoje, eles se tornaram um dos mais populares e ocupam o primeiro lugar na Federação Russa em termos de vendas de produtos semelhantes, perdendo apenas para as opções descartáveis de madeira comuns. Deve-se notar que um palito com fio é um produto patenteado, a patente pertence à única fábrica de produção na Federação Russa, Dr. Steve.
Dimensões (editar)
O comprimento dos palitos de dente descartáveis de madeira padrão é de aproximadamente 6-7 cm e seu diâmetro varia de 2 a 2,5 mm. O peso de tal dispositivo, claro, é muito pequeno, não chega nem a um grama, mas depende principalmente da espessura e do material específico de fabricação - o tipo de madeira utilizada. Por exemplo, um palito achatado de produção chinesa pesa cerca de 0,137 g - é um produto relativamente espesso e, portanto, não muito conveniente; durante a limpeza, a ponta se desintegra rapidamente em fibras individuais.
A versão mais cara dos fabricantes europeus pesa 0,12 g - um material fino com pontas duráveis bem pontiagudas que não encrespam, mantêm bem sua forma. Em média, de acordo com pesquisas de especialistas independentes, o peso de um palito varia de 0,11 a 0,14 g.
Para que isso é usado?
Você pode usar palitos de dente não apenas para a finalidade pretendida. Hoje, os produtos encontram muitos outros usos, por exemplo, na casa ou na cozinha:
- para limpar um teclado de computador - enrolando algodão em torno de uma vara de madeira, você pode remover facilmente a sujeira entre botões e teclas;
- para pintar em creme de café - a ponta fina de um palito permite criar uma variedade de padrões detalhados sem destruir a delicada superfície da bebida;
- como espetos para canapés - pratos decorados com palitos multicoloridos parecem muito originais;
- para verificar a prontidão de produtos assados ou carnes - furando o produto com a ponta afiada de um palito, é possível determinar rapidamente o grau de prontidão, e o produto de madeira não deixará vestígios ou estragará o sabor.
Fabricantes
Aviora
A empresa produz palitos de superfície lisa e afiados nas duas pontas, cujas pontas são ligeiramente arredondadas para evitar ferimentos. Adequado para pessoas com gengivas sensíveis e com sangramento.
Rainha da casa
Palitos de madeira de bétula. Têm um prático pacote com tampa giratória universal que permite retirar um palito de cada vez sem afetar o resto.
Carne de mercado
Os palitos são acondicionados em embalagens individuais de papelão, onde cada produto é colocado em um saco plástico separado. As pontas afiadas têm um revestimento especial de mentol.
Fackelmann
Esta marca alemã é considerada uma das melhores fabricantes de palitos de dente do mundo. Os produtos possuem embalagens diferenciadas, são feitos de materiais de maior resistência.
Regras de seleção
Ao escolher palitos de dente, em primeiro lugar, você deve prestar atenção a fabricante... Os produtos chineses de baixo custo, via de regra, são de baixíssima qualidade e são feitos de materiais questionáveis que podem simplesmente quebrar ao serem usados e ferir a cavidade oral. Você precisa levar em consideração e Condições de Uso - a embalagem com um grande número de produtos é adequada para casa, será conveniente e econômica; para viajar ou jantar em uma festa, você deve escolher palitos de dente, individualmente selados em mica separada.
Somente os produtos de titânio são adequados para uso permanente, pois os de plástico, embora considerados reutilizáveis, perdem a forma após 5 a 6 vezes de uso e não removem mais a sujeira com tanta eficácia.