Palitos de dente

Palitos de fio dental

Palitos de fio dental
Contente
  1. Característica
  2. Visualizações
  3. Escolha
  4. Regras de aplicação

Uma boa higiene oral não se limita à escovação regular de dentes pela manhã e à noite. É necessário complementar o procedimento de cuidado com o uso de enxaguantes dentários. Mas mesmo esta abordagem não garante a limpeza completa de todas as superfícies de contato dos dentes e espaços interdentais. É lá que sempre é coletada a placa, que se decompõe com o tempo e se torna a causa do desenvolvimento de cáries e periodontites. A prevenção de tais problemas pode ser o uso de fio dental - flosser.

Característica

Cada dente possui cinco superfícies. A escova é capaz de limpar de alta qualidade as partes frontal, mastigatória e lingual. O fio dental deve ser usado para limpar os flancos de contato restantes. Ele remove melhor a placa depositada na linha da gengiva, evitando o desenvolvimento de gengivite e inflamação dos tecidos periodontais.

Uma mistura peculiar de um palito com um fio, feito na forma de um estilingue, é chamada de fio dental. Com a ajuda de um fio esticado, é conveniente chegar a locais de difícil acesso para uma limpeza eficaz. Esse produto é muito mais conveniente do que um fio de fio dental comum: você não precisa fazer longas manipulações com o fio, desenrolá-lo e enrolá-lo nos dedos, abrindo bem a mandíbula para maior acesso aos dentes distantes.

O fio dental em palito é conveniente para limpar os dentes, mas não sem desvantagens - nem sempre é possível pressionar o fio dental em um palito firmemente na superfície do dente, como é feito quando se manipula o fio "manual" da caixa.

Existem vários tipos de fios com suporte. Também existem fios especializados para limpeza de próteses e placas ortodônticas.Essa sutura possui uma extremidade fibrosa larga em um dos lados, o que permite um processamento eficiente da superfície das próteses. Na outra ponta, o fio é impregnado com uma base de cera e afiado, o que permite sua utilização em locais estreitos e de difícil acesso. Quem usa aparelho ortodôntico só precisa de fios desse tipo. É difícil limpar completamente essa superfície com uma escova comum.

Para os pacientes que primeiro decidiram usar tal dispositivo, é aconselhável começar a limpar com uma versão mais suave do fio dental com um fio liso encerado. Para maior eficiência, o fio dental no estilingue pode ser impregnado com vários compostos. Para a desinfecção, a clorexidina é geralmente usada como uma impregnação, lidando com a flora patogênica da cavidade oral. E se você precisar fortalecer o esmalte dos dentes, fios embebidos em solução de fluoreto de sódio serão úteis. Existem também formulações higiênicas comuns para melhorar o mau hálito.

O Flosser limpa o espaço interdental de forma eficaz e segura apenas se for selecionado corretamente. Se, ao comprar um palito com fio dental, não forem levadas em consideração as peculiaridades da localização dos dentes na dentição, existe a possibilidade de lesão gengival. Além disso, há uma série de contra-indicações para o uso de tais máquinas dentais:

  • pulpite;
  • a presença de cavidades cariosas;
  • Doença periodontal;
  • sangramento nas gengivas.

Antes de comprar esse produto, você precisa consultar um dentista para determinar as características da mordida, o formato e a condição dos dentes. Se o fio dental for usado incorretamente ou de forma insuficiente, complicações indesejadas podem aparecer.

Visualizações

Os fios dentais são de tipos diferentes e diferem na forma do corte.

  • Volta. A seção transversal é feita em forma de círculo. Visualmente, esta opção é semelhante a uma rosca comum, apenas com um diâmetro muito menor. Indicado para pacientes com grandes espaços interdentais. Para os mesmos fins, o fio dental é recomendado. Os fios dentais volumosos são semelhantes aos redondos, mas diferem na capacidade de aumentar ligeiramente de tamanho em um ambiente úmido, ao entrar em contato com a saliva na cavidade oral. Esses fios são recomendados para doenças periodontais, recessão gengival, exposição do pescoço e raízes dos dentes.
  • Plano. Usado quando os dentes estão apertados (apinhados). A rosca de seção transversal plana é capaz de penetrar entre dentes densamente espaçados para uma limpeza eficaz.

Também os flossers são subdivididos de acordo com a qualidade do processamento.

  • Encerado. Mais liso, com fibras aderentes. Além disso, são tratados com cera, cuja fina camada permite um fácil deslizamento e penetração nos locais mais inacessíveis. Mas esse tipo tem a desvantagem de uma resistência relativamente baixa. Além disso, a baixa força de atrito não permite limpar completamente o espaço interdental com tais fios. Os dentistas recomendam usá-los para aqueles que têm muitos dentes com obturações e os dentes estão bem pressionados.
  • Sem cera. Eles têm uma estrutura fibrosa para uma remoção eficaz da placa. No processo de escovação, a superfície delamina em fibras individuais, o que contribui para o tratamento de uma área maior da superfície do dente.

Vários materiais são usados ​​para fazer o fio dental. As máquinas odontológicas reutilizáveis ​​são feitas de plástico... Este material é ideal para este fim, pois é leve e fácil de limpar. Os palitos de dente de plástico vêm em um ou dois fios, adequados para crianças ou adultos, para limpeza de aparelhos e tratamento de implantes, etc.

O fio dental também pode ser combinado por tipo.

  • Seda. A seda é um material natural. Produz palitos fortes e finos, alguns dos mais populares.
  • Nylon. O náilon sintético é tão bom quanto a seda. Esses flossers são mais acessíveis e comuns.
  • Teflon. O Teflon de alta qualidade tem uma superfície deslizante e é capaz de penetrar nos lugares mais difíceis de alcançar.
  • Nylon. Uma fibra de poliamida sintética durável que não é adequada para todos.

Escolha

Qual fio dental seria mais adequado? Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, uma vez que a escolha do fio dental à venda é bastante ampla. Cada espécie tem certas vantagens e desvantagens. Ao comprar um palito com cabo, é importante seguir as recomendações do dentista e levar em consideração as suas próprias necessidades.

Ao decidir por uma máquina adequada para limpar o espaço interdental, é preciso levar em consideração suas características dentais em relação à espessura do fio:

  • O fio dental de fita plana é adequado para grandes espaços entre os dentes;
  • é melhor limpar os espaços interdentais estreitos com tipos de fio dental encerado, que deslizam mais facilmente em espaços confinados;
  • para viagens, é mais confortável usar fios ou flossers descartáveis, embalados em porções.

O fio dental no cabo é adequado para viagens de negócios e uso em resort, confortável em casa.

Eles são adequados para os idosos e qualquer pessoa que considere problemático usar fio de uma meada em um contêiner padrão. O fio dental no cabo é ideal para quem não tem oportunidade de comprar um palito elétrico com fio dental. E que todas as manipulações tenham que ser realizadas de forma independente, mas é acessível, higiênica e conveniente.

Os fios dental estão disponíveis com suporte flexível, cabos longos e curtos, formatos simples e em forma de figuras de animais, especialmente para crianças. Com atendimento odontológico complicado, na presença de estruturas e pontes ortodônticas, é mostrado o uso do superfloss - um tipo especial de palito de fio dental com áreas de estruturas diferentes.

Regras de aplicação

O fio dental com uma linha como palito de dente em um suporte de plástico é fácil de usar para o fim a que se destina. Até uma criança pode lidar com essa tarefa.

  • A alça é mantida em uma das mãos.
  • Os movimentos em diferentes direções são feitos sem esforço e pressão. A máquina é movida para cima e para baixo em zigue-zague de acordo com o mesmo princípio de quando você usa o fio dental com os próprios dedos.
  • O fio não é pressionado entre os dentes para não ferir as gengivas, a máquina de limpeza move-se de e ao longo das gengivas.

Os dentistas divergem sobre a melhor forma de usar o fio dental - antes ou depois de escovar com uma escova de dentes. Alguns especialistas acreditam que primeiro é necessário remover a placa principal com uma escova e, em seguida, remover o restante com um fio. E outros têm certeza de que é certo fazer o contrário, caso contrário, pode-se retirar o flúor que fica na superfície dos dentes após o processamento com o creme dental - eles atuam na prevenção da cárie. De acordo com estudos recentes, a segunda opção é mais eficaz. Ao mesmo tempo, as associações odontológicas recomendam atuar de acordo com suas próprias preferências, pois é melhor, em princípio, usar um fio do que não usá-lo.

Se a máquina de passar fio dental for usada corretamente, a higiene oral diária será muito mais eficaz, o que terá um efeito positivo na saúde dos dentes. Além disso, essa abordagem proporcionará um hálito mais fresco e um sorriso aberto.

sem comentários

Moda

a beleza

casa