Escolhendo uma escova de dentes
A escova de dentes é a principal ferramenta utilizada para a higiene bucal. Com sua ajuda, é possível remover a placa bacteriana e o tártaro, devolver o esmalte à sua cor natural e brilho. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre quais escovas de dente - manuais e descartáveis, de bambu e iônicas, mecânicas e elétricas, outros tipos - são consideradas as melhores, como escolhê-las corretamente.
História da aparência
Como mostram os resultados das escavações arqueológicas, mesmo os ancestrais distantes do homem moderno não negavam a si mesmos o uso de procedimentos de higiene. A limpeza dos dentes em diferentes momentos foi realizada com agulhas de osso, paus de madeira, casca de árvore, penas. A resina vegetal foi usada para remover a placa bacteriana e a inflamação.
A primeira escova de dentes apareceu no antigo Egito. Os faraós usaram pedaços de pano ou paus para essa função.
Posteriormente, ocorreu a invenção de aparelhos mais ou menos semelhantes às ferramentas modernas para a limpeza dos dentes. É sabido que as escovas feitas de madeira dividida eram usadas no Oriente já no século VII e na Rússia por volta do século IX. A escova de dentes familiar ao homem moderno foi inventada em 1770 por um cidadão britânico W. Addis. A ideia de combinar um cabo de osso com feixes de cerdas surgiu em condições muito incomuns - enquanto cumpria pena de prisão.
Rebelde por natureza, Addis não perdeu tempo na prisão. No início, sua invenção foi apreciada por outros prisioneiros em uma prisão inglesa. Na produção em massa, a escova de dentes apareceu após seu lançamento. Em 1780, ele patenteou a invenção e, em seguida, iniciou a produção industrial de produtos.A marca Wisdom Toothbrushes não só glorificou o nome de seu criador ao longo dos séculos, mas também conseguiu se firmar no mercado - a empresa está operando com sucesso no século 21.
Nos Estados Unidos, a primeira patente para a produção de escovas de dente foi concedida muito mais tarde, em meados do século XIX. O produto foi lançado em produção em massa em 1885 e era feito exclusivamente de materiais naturais: ossos e cerdas de animais selvagens. A qualidade dos produtos não era das melhores: os cabelos porosos favoreciam a reprodução da microflora patogênica, não secavam bem após a limpeza.
Apenas Oral-B foi capaz de resolver este problema. Foi ela a primeira no mundo, em 1938, a lançar uma escova de dentes com fios de fibra sintética - o náilon. Outro avanço foi a introdução de ferramentas elétricas de higiene bucal. Esta escova foi introduzida no mercado pela primeira vez em 1959.
O século 21 trouxe inovação ao processo de escovação dos dentes. Em 2012, os Estados Unidos registraram a patente de uma escova descartável destinada a solucionar os problemas de higiene de viajantes e residentes de regiões onde não há acesso gratuito à água potável. Nenhuma pasta ou líquido é necessário para usá-lo.
Peculiaridades
A escova de dentes possui um dispositivo bastante simples. Consiste nos seguintes elementos:
- alça - pode ser lisa ou nervurada, tem inserções emborrachadas para melhorar a aderência;
- o pescoço conectado à alça - geralmente possui uma construção inteiriça com ele, formato curvo, menos espessura;
- cabeça - localizada na extremidade do cabo e do pescoço, possui inserções em forma de cerdas de origem natural ou sintética.
As escovas de dentes podem ser de uma única peça ou de construção composta e são feitas de vários materiais, principalmente de origem sintética.
O formato da cabeça é clássico - retangular ou redondo. Essas opções são usadas com mais frequência por fabricantes de acessórios elétricos. A principal característica das escovas de dente é sua divisão de acordo com o grau de dureza.
Existem 3 categorias.
- Suave / Suave / Sensível. As cerdas mais macias, adequadas para dentes e gengivas sensíveis. Todas as escovas para bebês pertencem a esta classe.
- Médio / médio. Essa categoria inclui a maioria das escovas de dente produzidas em todo o mundo. Eles são versáteis e têm cerdas moderadamente rígidas. Esses indicadores são típicos para a maioria dos pincéis "adultos".
- Resistente / firme. Esta aula inclui produtos voltados para o cuidado de próteses. Eles têm as propriedades abrasivas mais altas.
Todas as outras características das escovas de dente não importam tanto. No entanto, sua classificação é muito mais ampla e inclui uma série de outros parâmetros: a localização das cerdas, seu comprimento e espessura.
Visualizações
Parece que os consumidores modernos que prestam muita atenção à higiene bucal sabem tudo sobre o que são escovas de dente. Mas uma classificação detalhada pode surpreender até mesmo conhecedores sofisticados. Hoje à venda estão modelos transparentes e opções em madeira natural, descartáveis e com tampa, monofilamento, grosso e com cerdas finas. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre todas as modificações possíveis.
Mecânico
A escova mais comum para a limpeza dos dentes, também chamada de "manual", envolve a aplicação de força no processamento da superfície do esmalte. O design de tais produtos é extremamente simples, eles têm uma estrutura integral sem elementos removíveis e estão sujeitos à substituição regular a cada 2-3 meses. Para limpar os dentes com uma escova manual, você terá que fazer mais esforço do que usar a opção elétrica.
Mas custa significativamente menos, você pode escolher o design e a rigidez das cerdas para todos os gostos.
Os modelos de tratamento e profilático também podem ser atribuídos às escovas comuns. Eles levam em consideração a presença de doenças gengivais ou da cavidade oral. A principal diferença do manual clássico é a localização das fibras.As cerdas têm alturas diferentes, proporcionam um efeito mais delicado na superfície do esmalte e limpam minuciosamente as áreas difíceis - no espaço interdental, próximo às coroas.
Elétrico
Uma escova de dentes automática é alimentada por baterias independentes. Seu design prevê a presença de um cabeçote rotativo, o que proporciona uma limpeza e polimento mais completos do esmalte. Esses produtos têm um peso impressionante e requerem a substituição regular da unidade de trabalho. Seu custo é significativamente mais alto do que o manual, mas a qualidade da higiene bucal, neste caso, é a mais alta possível.
Iônico
Um tipo inovador de pincéis com um componente especial na composição.
O dióxido de titânio nelas utilizado, quando umedecido com saliva, provoca uma reação química associada à atração de moléculas de hidrogênio.
A superfície dos dentes no processo de escovação entra em contato com o oxigênio ativo gerado, de forma mais rápida e eficiente na limpeza das impurezas. As escovas iônicas fornecem proteção antibacteriana de longa duração e ajudam a reduzir o consumo de pasta de dente e outros produtos.
Ultrassônico
Escovas especializadas, semelhantes às utilizadas em consultórios dentários. Eles combinam as vantagens de um dispositivo elétrico e um tratamento ultrassônico, que permite:
- livrar a superfície do esmalte da placa;
- remova o tártaro;
- restaurar a tonalidade natural dos dentes.
Combinada com agentes clareadores especiais, as escovas de dente ultrassônicas proporcionam o efeito do procedimento, como após uma visita a um consultório odontológico. Nenhuma pasta é necessária para a limpeza normal.
Diferentes acessórios fornecem a limpeza e a cicatrização mais eficazes da cavidade oral.
Ortodôntica
As escovas de dentadura profissionais têm aparência semelhante às escovas manuais normais. Mas sua forma e tamanho são um pouco diferentes dos clássicos. Os dentistas geralmente recomendam escovas especiais para implantes e coroas, pontes e aparelhos ortodônticos. Eles são mais rígidos e possuem uma estrutura de viga única. As opções profissionais proporcionam um nível de higiene muito mais elevado, uma pega curva especial e uma cabeça estreita ajudam-no a aceder até aos locais mais difíceis de alcançar.
Materiais de manufatura
De acordo com o tipo de superfície de trabalho, a classificação das escovas de dentes é dividida em 2 categorias principais.
- Com cerdas naturais. Esses produtos possuem alta rigidez e seu nível não pode ser controlado. As cerdas são pontiagudas, esfoliam facilmente e podem danificar a membrana mucosa. Os produtos são difíceis de desinfetar ou secar completamente. O cabelo acumula umidade, pode ressecar, cair.
- Sintético. Disponível com praticamente qualquer tamanho, diâmetro e rigidez de cerdas. Os cabelos têm ponta arredondada não traumática. As escovas de cerdas sintéticas podem ser descontaminadas quimicamente e limpas mecanicamente. Eles não têm medo da influência do ambiente externo.
Além do mais, a base da escova também difere significativamente em termos do material de fabricação. Antes eram todos de osso, depois de madeira. Os fabricantes modernos costumam usar vários compostos de polímero e plásticos, o que permite que o material forneça rigidez e resistência suficientes sem perder a flexibilidade. Os produtos transparentes são obtidos a partir de plexiglas, acrílicos de diversas cores.
Escovas combinadas com revestimento de borracha ou inserções feitas de materiais de alta tecnologia também são populares entre os fabricantes modernos. Eles podem ter superfícies adicionais para limpar a língua, um cabo mais ergonômico ou um pescoço flexível.
A escova de madeira também sofreu uma transformação notável. - hoje é bambu, carbono, com um revestimento especial nas cerdas e fibras vegetais adicionadas a uma liga de náilon. Este produto é considerado totalmente biodegradável.
Tamanhos e formas
O design das escovas manuais clássicas manteve-se tradicional durante séculos. A escova tem cabo medindo 10-12 cm, pescoço com cerca de 5-6 cm, o comprimento da peça de trabalho varia de acordo com a idade do consumidor:
- grande ou adulto - 30 mm;
- para crianças, a partir de 7 anos - 25 mm;
- pequeno ou berçário para pré-escolares - 2-2,5 cm.
A largura da cabeça de trabalho também varia. O intervalo usual é de 10 a 12 mm. Uma distância de cerca de 2,5 mm deve ser deixada entre as fileiras de cerdas. A forma ideal da cabeça de limpeza é redonda. Modelos alongados com cantos agudos têm menos manobrabilidade.
As escovas de dente elétricas geralmente têm uma cabeça redonda.
O formato do pescoço também varia. Ela pode ser:
- reta rígida;
- flexível;
- localizado em um ângulo.
Considera-se que as opções mais convenientes são o amortecedor elástico, contribuindo para a correta distribuição da carga sobre o esmalte dentário.
Estes produtos são considerados atraumáticos e adequados para pessoas com hipersensibilidade dentária e gengival. Em alguns casos, são utilizadas escovas cuja cabeça é fixada no pescoço em um ângulo de 45 graus.
O cabo tem formato cilíndrico e retangular, o design na maioria das vezes leva em consideração a ergonomia da localização do pincel na palma da mão. Pode haver inserções antiderrapantes emborrachadas na superfície. Para modelos elétricos, o botão liga / desliga está localizado aqui.
Avaliação das melhores modelos
Nem todo fabricante é capaz de revolucionar o mercado de escovas de dente. Hoje, você pode encontrar à venda produtos coreanos e japoneses, suíços, chineses e russos de marcas conhecidas. Entre eles, existem opções de produtos orçamentais e muito caras.
Despesas
Escovas de dente baratas estão à venda em uma ampla variedade. Entre eles, você pode encontrar modelos bastante interessantes que custam ao proprietário menos de 150-200 rublos.
- Colgate Silk Threads. A escova de carvão preto não tem apenas um design elegante. O conjunto inclui cabo ergonômico, cerdas extramacias, confeccionadas em seda, possuem pó antibacteriano. Essa é uma boa opção, a julgar pelas avaliações, para cuidar dos dentes após a escovação profissional.
- Alcance a empresa de acesso. Pincel moderno com ponta afilada na ponta e cerdas multinível. A alça é ergonômica e antideslizante.
- R. O. C. S. Pro 5490 Gold Edition. Pincele com cerdas sintéticas macias e um design atraente. Existem modelos à venda com bancadas na cor bege e preta. O produto é atraumático, indicado para proprietários de dentes sensíveis.
- Colgate Premier Ultra. Uma escova ergonômica e bastante bonita com cerdas atraumáticas arredondadas. As fileiras de cabelos são organizadas para limpar com eficácia até mesmo a sujeira dos dentes de mastigação. As cerdas semiduras permitem que a maioria das pessoas o use.
Caro
Em termos de eficiência, escovas caras da mesma classe diferem pouco das escovas econômicas. Na maioria das vezes, você tem que pagar mais por soluções de design incomuns, ergonomia ou reconhecimento de marca. As escovas de dentes mecânicas mais caras são assim.
- Radius Original. Este pincel pode facilmente receber um prêmio pelo melhor design. Possui uma alça superdimensionada, um corpo de cor transparente e um ângulo de cabeça incomum para facilitar a limpeza. Existem pincéis para canhotos e destros.
- Curaprox Single & Sulciular. Uma escova de dentes especializada para cuidar de aparelhos e dentes sem problemas ortodônticos. A qualidade suíça encontra um design elegante.
- All-in-One Oral-B Pro Expert. Escova universal para limpeza de dentes, gengivas e língua, possui indicador de desgaste.
Claro que existem outros modelos de pincéis à venda, mas estes definitivamente merecem uma atenção especial.
Critérios de escolha
Para escolher a escova de dentes certa para adultos ou crianças, há muitos fatores a serem considerados. Entre os critérios mais importantes estão os seguintes.
- Tipo de construção. A escolha principal é feita entre as opções elétricas e mecânicas. Eles são igualmente adequados para a limpeza dos dentes, mas os modelos automáticos têm uma série de contra-indicações de uso.Além disso, neste caso, é praticamente impossível variar a rigidez das cerdas, e a gama de modelos é menos diversificada. Em termos de qualidade de limpeza e funcionalidade, as escovas elétricas superam os modelos convencionais, são indicadas para polir o esmalte, removendo o tártaro.
- Rigidez das cerdas. Tudo depende da idade do usuário, do estado de saúde da cavidade oral. A escova de bebê só deve ser macia. O mesmo - marcado como Sensível - é adquirido para dentes sensíveis. Os modelos médios são adequados para a maioria das pessoas. Um médico o ajudará a escolher uma opção para limpar aparelhos ortopédicos, próteses, para locais de difícil acesso - essa escova será a mais difícil.
- Dimensões. O comprimento da alça deve ser tal que caiba confortavelmente na palma da sua mão. É melhor escolher a cabeça com formato ergonômico, com estreitamento e arredondamento na frente. Um pescoço muito longo pode interferir na higiene oral normal.
- Tipo de cerdas. A opção mais higiênica seria uma escova de náilon ou uma escova combinada com fios sintéticos. Esses produtos são pouco traumáticos, duráveis e mantêm bem a sua forma. As cerdas de porco naturais praticamente não são utilizadas pelos fabricantes modernos.
- Indicador de desgaste / tempo de limpeza. Essas opções ajudam a entender quando é o momento de trocar o pincel ou concluir o procedimento.
Estes são os principais critérios em que se deve confiar na escolha de uma escova de dentes. Além disso, é recomendável que você preste atenção na qualidade de acabamento do produto - ela deve corresponder ao nível da marca e ao preço.
Como usar?
Todas as escovas de dente precisam ser cuidadas adequadamente. Eles também precisam de substituição regular - total ou parcial, requerem a criação de condições ideais de armazenamento. O descuido com os itens de higiene pessoal pode ter consequências graves.
Por isso, no processo de utilização da escova de dentes, seja ela mecânica ou elétrica, várias regras devem ser seguidas.
- Limpe 2 vezes ao dia, de manhã e à noite.
- Enxágue a escova antes de usar para amaciar as cerdas.
- Meça sua pasta de dente corretamente. Uma tira de 1 cm de comprimento é suficiente para um adulto, 0,5 cm para uma criança.
- Coloque as cerdas em um ângulo em relação à superfície do esmalte. Mova os dentes da frente estritamente na vertical, a partir da membrana mucosa. Limpe as superfícies de mastigação em um plano horizontal, sem inclinar.
- Massageie as gengivas com uma escova macia para melhorar a circulação sanguínea.
- Limpe a língua pelo menos uma vez ao dia. A placa é removida da raiz às pontas.
- Use uma escova de dentes apenas para o fim a que se destina, estritamente individualmente. Evite o contato entre as cabeças dos produtos de higiene durante o armazenamento.
- Mantenha-se em pé. Use casos e coberturas apenas para viagens.
- Enxaguar as cerdas da massa e resíduos alimentares após cada utilização.
O controle visual também é importante. Se o conjunto de cerdas perdeu a forma, a elasticidade, parece desleixado, percebe-se o afinamento dos cachos, é hora de trocar a escova de dente.