Escova de dente

Tudo sobre escovas de dente ultrassônicas

Tudo sobre escovas de dente ultrassônicas
Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Indicações e contra-indicações
  4. Comparação com outras espécies
  5. Avaliação das melhores modelos
  6. Nuances de escolha
  7. Como escovar os dentes corretamente?
  8. Visão geral da revisão

O estado da cavidade oral depende diretamente da qualidade e regularidade dos procedimentos sanitários. As escovas tradicionais nem sempre conseguem limpar áreas difíceis de alcançar e remover completamente a placa bacteriana - isso leva a sérios problemas dentários. Para evitá-los, os dentistas recomendam a limpeza ultrassônica dos dentes.

Dispositivo e princípio de operação

Uma escova oral ultrassônica é um aparelho elétrico projetado para limpar dentes e gengivas. O aparelho está classificado como profissional. A limpeza é realizada pelo impacto das ondas vibracionais nas fibras menores da escova - essa é a principal diferença entre esses produtos de higiene dos produtos tradicionais. Um motor é fornecido dentro do dispositivo e uma placa piezocerâmica está localizada sob as cerdas. Ele vibra na faixa de frequência de 1,6-1,7 MHz, o que causa o movimento vibracional das vilosidades a uma velocidade de até 100 milhões de rotações por minuto. Devido a esta frequência de vibração, a penetração total das ondas ultrassônicas nas gengivas e dentes em 3 mm é garantida.

Ao operar uma escova de ultrassom com cerdas rotativas, os tecidos moles e duros da cavidade oral são aquecidos em 1-2 graus. Os usuários podem sentir um leve calor. Quando a temperatura sobe, o processo de liberação de nutrientes da pasta é acelerado - isso leva a uma melhora na circulação sanguínea na gengiva e também fortalece o esmalte dos dentes. Hoje, as máquinas de ultrassom estão substituindo cada vez mais os dispositivos tradicionais.Isso não é surpreendente, pois proporcionam um alto efeito de limpeza da cavidade oral.

As lojas oferecem uma vasta gama de produtos de higiene dentária de várias categorias de qualidade e preços. Eles diferem em características técnicas e operacionais e aparência.

Vantagens e desvantagens

Entre as principais vantagens dos dispositivos odontológicos ultrassônicos estão as seguintes:

  • eficiência de limpeza excepcional;
  • alto resultado para dentes com esmalte sensível;
  • remoção uniforme da placa;
  • realização de massagem gengival, melhorando o processo de circulação sanguínea nos tecidos moles;
  • iluminando o esmalte em 2 a 4 tons;
  • um alto grau de penetração de componentes úteis da pasta de dente nos tecidos da cavidade oral;
  • preservação do esmalte;
  • consumo mínimo de pasta;
  • alta velocidade de limpeza.

No entanto, eles têm suas desvantagens. Eles aparecem se o dispositivo for usado incorretamente:

  • alto risco de queda das obturações;
  • se a camada mineral do esmalte do dente for destruída, existe um alto risco de deterioração do estado dos dentes;
  • a necessidade de substituição constante de bicos;
  • alto preço do próprio dispositivo e de seus componentes.

Indicações e contra-indicações

Ao usar uma escova ultrassônica, você pode limpar de forma rápida e eficaz as lacunas entre os dentes, sulcos periodontais, bolsas periodontais e outras áreas de difícil acesso. A higiene regular da cavidade oral com a ajuda do ultrassom liberta os dentes das camadas densas e destrói a placa mineralizada. Como resultado, a superfície dos dentes se torna mais lisa e mais branca. No entanto, esta ferramenta deve ser usada com muito cuidado: existem várias contra-indicações ao uso do ultrassom.

Então, na periodontite, bolsas purulentas e cistos freqüentemente aparecem na cavidade oral. Os pacientes podem nem mesmo suspeitar que têm essa patologia, uma vez que ela se faz sentir apenas quando a imunidade é enfraquecida. Se a infecção for crônica, o uso de escovas ultrassônicas pode agravar a doença.

Levando em consideração que, segundo as estatísticas, mais de 70% das pessoas enfrentam esses problemas, o uso descontrolado de tais dispositivos não é recomendado.

Na inflamação aguda das gengivas (periodontite), o uso de ultrassom para tratamento dentário é estritamente proibido. O uso de fisioterapia só é possível na ausência de edema, sangramento e supuração. Acelerando a circulação sanguínea nos tecidos moles, o ultrassom promove a disseminação rápida da infecção - o que leva ao aumento do inchaço e aumento dos sintomas de dor. Com tal patologia, a escova ultrassônica só pode ser usada após um curso de terapia e subsequente limpeza profissional.

E aqui na periodontite crônica, o ultrassom não é recomendado mesmo após a limpeza por um médico. O fato é que essa patologia leva à destruição do tecido ósseo e sua substituição gradativa por granulação. A radiação de ondas irá acelerar este processo, como resultado, os dentes se tornarão móveis e começarão a cair. Portanto, em nenhum caso você deve confiar em uma propaganda que promete que o tratamento por ultrassom pode lidar com a doença periodontal.

As vibrações de alta frequência de uma escova de dentes elétrica penetram profundamente no tecido dentário e fazem com que as obturações vibrem. Em dentes fortes, os tecidos são homogêneos e as ondas, consequentemente, também estão uniformemente distribuídas neles. Nas vedações, as vibrações são distribuídas de acordo com um padrão diferente. O desencontro das ondas de vibração leva a um conflito entre o inserto e os tecidos naturais, prejudicando a aderência entre eles. Tudo isso mais cedo ou mais tarde leva à perda do inlay ortodôntico.

Manchas brancas podem ser vistas nos dentes de alguns clientes - nada mais são do que focos de desmineralização, são o primeiro sintoma das lesões de cárie. Nesses lugares, o esmalte dos dentes é especialmente frágil.Apesar de sua destruição ser dificilmente perceptível, nessas condições, apenas um médico experiente pode limpar com competência as áreas danificadas sem afetar as áreas danificadas. Quando exposta ao foco de desmineralização com ultrassom, a camada externa do esmalte começa a se desintegrar, e posteriormente tal dente terá que ser obturado.

Uma conclusão importante pode ser tirada: a escova ultrassônica dá um bom efeito apenas para pessoas com dentes absolutamente saudáveis, sem patologias de gengivas, obturações e coroas.

Além do mais, o uso de processamento de ultrassom da cavidade oral não é recomendado para gestantes. Sabe-se que qualquer tratamento odontológico no início da gravidez costuma levar ao aborto espontâneo. Não há fato comprovado de que uma escova ultrassônica seja prejudicial. No entanto, os médicos não recomendam o uso de tal dispositivo para mulheres em posição. Pessoas com diabetes mellitus, marca-passo e câncer também devem evitar o uso de escova de dentes elétrica.

Muitos pais estão interessados ​​em saber se é possível usar uma escova ultrassônica para crianças. Sim, os modelos elétricos devem ser usados ​​a partir dos 5 anos de idade. O aparelho de ultrassom é indicado para crianças, pois com a ajuda deles, os bebês podem efetivamente limpar a superfície dos dentes, ao mesmo tempo e massagear as gengivas.

Importante: para usuários jovens, modelos especializados foram desenvolvidos levando em consideração as características de idade da formação dos dentes. Não é recomendado o uso de dispositivos adultos para crianças menores de 12 anos de idade.

Comparação com outras espécies

Em comparação com as escovas de dente mecânicas tradicionais, as ultrassônicas fazem seu trabalho muito melhor, pois a limpeza dupla funciona. Aqui, a ação mecânica é combinada com o tratamento de alta frequência, o que proporciona um alto efeito terapêutico. É impossível alcançar tal resultado com um aparelho simples, os aparelhos de ultrassom protegem muito melhor a cavidade oral das bactérias e removem a placa mais rapidamente. Além disso, essas escovas funcionam suavemente.

As escovas ultrassônicas costumam ser comparadas às elétricas. Esses modelos têm um princípio de operação semelhante, mas, no entanto, há uma diferença entre eles. Trabalho elétrico a partir de um acionamento que, sob a ação de uma corrente elétrica, faz com que a cabeça de limpeza vibre. As vilosidades produzem movimentos alternativos ou pulsantes, eliminando assim a placa com eficácia. Uma escova de ultrassom é uma versão aprimorada de tal dispositivo. O movimento das vilosidades aqui ocorre sob a influência do ultrassom, que permite ao modelo lidar melhor até mesmo com a placa mais dura.

Avaliação das melhores modelos

Oferecemos uma pequena visão geral das 5 escovas de dente ultrassônicas mais populares.

Donfeel HSD-010

Dispositivo ultrassônico projetado para limpar áreas de difícil acesso da cavidade oral. Possui vários modos de operação, proporciona melhor qualidade de limpeza, rápida remoção de sujeira e depósitos. O dispositivo é elétrico, no entanto, ao usá-lo, o efeito da radiação eletromagnética prejudicial é totalmente excluído. Ele difere de modelos semelhantes pela presença de um desinfetante que limpa as cerdas de todos os micróbios e bactérias patogênicos. Ao contrário de muitos outros modelos, esta escova pode ser usada para a higiene de folheados, coroas, implantes e outras estruturas ortodônticas.

Prós:

  • bateria poderosa;
  • limpeza suave do esmalte dentário sem danificar os tecidos moles;
  • a capacidade de selecionar modos de operação;
  • função de massagem gengival;
  • uso econômico de pasta de dente;
  • a capacidade de remover a placa mineralizada;
  • efeito clareador pronunciado.

Desvantagens:

  • Preço Alto;
  • dimensões impressionantes da cabeça de limpeza;
  • falta de bicos sobressalentes no kit;
  • a duração do carregamento da bateria.

Além disso, o suporte dessa escova é grande e, portanto, ocupa muito espaço.

Asahi Irica AU300E

Um dispositivo ultrassônico japonês que suaviza e remove eficazmente o tártaro, os depósitos bacterianos e a placa bacteriana. Feito de plástico brilhante, inclui inserções de silicone. A escova é acionada por meio de um botão localizado na alça do aparelho.

Há uma escolha de modos de operação:

  • AUTO - projetado para limpeza padrão da cavidade oral por meio de vibrações mecânicas combinadas com ultra-som;
  • U-Sonic - modo suave com vibração reduzida, é utilizado para o tratamento do esmalte de dentes sensíveis e leve massagem das gengivas.

O corpo da escova de dentes é à prova d'água.

Prós:

  • praticidade e confiabilidade do dispositivo;
  • longo período operacional;
  • fácil de usar;
  • a capacidade de massagear tecidos moles;
  • disponibilidade de caixas de armazenamento;
  • design elegante;
  • carregamento rápido da bateria;
  • a incapacidade de danificar as gengivas.

Desvantagens:

  • se usado incorretamente, causa a perda de selos e implantes;
  • alto nível de ruído durante a operação do dispositivo;
  • o alto custo da própria escova e de todos os acessórios;
  • a necessidade de substituição frequente de bicos.

Acleon F36

Escova ultrassônica de fabricação alemã. O dispositivo possui um design ergonômico elegante e funcionalidade impecável. Disponível em duas cores: branco e preto. Há um cronômetro para 120 segundos - esse tempo é considerado ideal para a realização de limpeza de alta qualidade da cavidade oral. Além disso, o cronômetro pode ser ajustado para um tempo diferente, por exemplo, 30 segundos, de forma que avisa quando deve passar para o tratamento de outra parte da cavidade oral.

Este ultrassom penetra profundamente no esmalte do dente e limpa qualitativamente o esmalte da sujeira e da placa. A escova de dentes desta marca permite limpar até as zonas mais inacessíveis evitando assim o desenvolvimento de focos de cárie. O conjunto inclui 3 pontas convencionais e 2 destinadas ao processamento de estruturas ortodônticas. Existe um desinfetador embutido.

Prós:

  • a capacidade de escolher um dos 4 modos de limpeza;
  • massagem suave das gengivas;
  • clareamento suave;
  • trabalho autônomo de até 10-14 dias;
  • caixa de desinfecção com lâmpada UV;
  • carregamento rápido da bateria;
  • um grande conjunto de bocais;
  • cronômetro.

Nenhuma desvantagem foi identificada.

Escova de dentes ultrassônica Xiaomi

Esta escova é usada para cuidados profissionais. O dispositivo é feito de materiais de alta qualidade, graças aos quais limpa de forma mais eficaz e ao mesmo tempo cuidadosamente o esmalte dentário de microorganismos patogênicos. A mudança do modo de operação pode ser feita através de um aplicativo especial instalado no smartphone. E também pelo telefone, você pode conectar várias opções adicionais, por exemplo, para analisar a qualidade e eficácia da escovagem dos dentes.

Prós:

  • alta eficiência dos procedimentos de higiene;
  • compacidade e peso leve;
  • mobilidade;
  • proteção embutida contra umidade;
  • segurança para crianças e adultos;
  • silêncio do trabalho;
  • a capacidade de controlar a partir de um smartphone;
  • desligamento automático.

As desvantagens incluem:

  • falta de acessórios substituíveis incluídos;
  • o risco de apagar o esmalte do dente;
  • um grande número de contra-indicações de uso.

Soocas X3 Inter Smart escova de dentes ultrassônica branca

Este dispositivo possui um punho ergonômico e uma capa durável e durável. A bateria poderosa permite que você limpe sua boca em apenas 2-3 minutos. Oferece 4 modos de operação:

  • o primeiro é usado para o uso diário;
  • a segunda é para dentes com esmalte sensível;
  • o terceiro dá um bom resultado no clareamento dos dentes;
  • a quarta permite que você mesmo defina as configurações.

Graças à rica funcionalidade, você pode cuidar da cavidade oral, remover a placa mole e mineralizada e suspender a atividade de bactérias patogênicas. Uma das características distintivas do aparelho são as vilosidades - são feitas de material elástico e possuem seção transversal muito pequena.Isso determina a segurança do uso do medicamento, pois a limpeza não prejudica o esmalte nem a gengiva.

Prós:

  • forma e tamanho convenientes da cabeça de trabalho;
  • não deixa micro-arranhões no esmalte dentário;
  • proteção contra a entrada de água é fornecida;
  • cerdas ultrafinas;
  • aumento da vibração;
  • a capacidade de sincronizar com um gadget;
  • longo período operacional;
  • opção de carga rápida.

Desvantagens:

  • a bateria está carregando lentamente;
  • quando utilizada, a pasta é borrifada nas laterais;
  • Preço Alto.

Nuances de escolha

Ao escolher uma escova de dentes ultrassônica para você, é necessário prestar atenção a uma série de características.

  • Disponibilidade de funções adicionais. Sensores de pressão, indicador de desgaste, temporizador, função de habituação ao aparelho e irrigador - tudo isto permite não só simplificar o procedimento de higiene, mas também torná-lo o mais confortável possível. No entanto, não faz sentido pagar a mais por dispositivos equipados com funções das quais você provavelmente não precisará.
  • Tamanho da cabeça de trabalho e rigidez das cerdas. Normalmente, as escovas ultrassônicas são equipadas com cerdas semiduras e uma cabeça alongada. Esses dispositivos são ideais para pessoas com dentes saudáveis. Os usuários com maior sensibilidade ao esmalte optam por cerdas macias e cabeça de trabalho arredondada.
  • Tipo de comida. Vários modelos de escovas ultrassônicas podem operar com baterias ou baterias recarregáveis. Portanto, ao escolher um determinado modelo, você deve levar em consideração suas preferências: algumas pessoas gostam de dispositivos que requerem conexão à rede elétrica, outras gostam de dispositivos móveis.
  • Idade do usuário. Produtos destinados a bebês não têm um efeito perceptível quando usados ​​por adultos - a quantidade de vibrações neles é muito menor e eles não podem limpar adequadamente a cavidade oral de um adulto. Para as crianças, vale a pena escolher modelos compactos e leves, pois seguram-se confortavelmente na mão, não escorregam e são seguros.
  • Fabricantes. Em lojas modernas, você pode encontrar pincéis sônicos baratos feitos na China ou na Coréia. No entanto, os dentistas desaconselham comprá-los. É preferível dar preferência a dispositivos de fabricantes confiáveis ​​e confiáveis ​​que garantam a qualidade de seus produtos e sua durabilidade.

As marcas mais conhecidas neste segmento são Oral-B, Panasonic e Philips.

Como escovar os dentes corretamente?

As instruções para o uso de escovas à base de ultrassom praticamente não diferem de todas as regras e requisitos que se aplicam às suas variedades elétricas. O algoritmo de tratamento da cavidade oral pode ser dividido em várias etapas. O primeiro passo é enxaguar a boca com água para remover grandes restos de comida do esmalte dos dentes. Em seguida, a escova é umedecida e um pouco de pasta é aplicada sobre ela. Em seguida, ligue o dispositivo e execute a limpeza. É necessário processar não só a frente, mas também a parte de trás dos dentes, atenção especial deve ser dada às superfícies de mastigação.

Ao final do procedimento, a cavidade oral é enxaguada novamente com água ou solução odontológica especial. A limpeza com uma escova ultrassônica leva alguns minutos, leva 2-3 segundos para cada dente, molares e dentes de mastigação com um grande número de ranhuras e irregularidades são limpos um pouco mais.

Para obter o efeito desejado com o uso do ultrassom, você precisa seguir algumas regras:

  • antes de usar a escova, certifique-se de que a bateria está carregada;
  • os dentes precisam ser escovados 2 vezes ao dia com uma pequena quantidade de pasta;
  • para limpar as superfícies interna, externa e lateral dos dentes, a escova é utilizada em um ângulo de 45 graus;
  • ao escovar os dentes da frente, o dispositivo é segurado verticalmente;
  • ao escovar os dentes de mastigação, a escova é mantida na posição horizontal;
  • o processamento deve ser realizado de forma que as cerdas afetem os tecidos duros e moles;
  • após a limpeza da cavidade oral, as vilosidades devem ser bem enxaguadas e desinfetadas.

Conselho: fique atento ao estado de carga da bateria, troque as baterias regularmente para que o dispositivo fique em um estado funcional a qualquer momento. Para evitar danos ao dispositivo, não o mergulhe na água.

Visão geral da revisão

Hoje em dia, a limpeza ultrassônica dos dentes em casa está ao alcance de todos. Ajuda a remover a placa, clareia os dentes e interrompe o desenvolvimento da microflora patogênica. No entanto, nem todos os usuários estão dispostos a considerar essa escova o resultado do progresso técnico. Esses dispositivos só são bons para pessoas com dentes perfeitamente saudáveis. Infelizmente, hoje em dia eles são mais raros do que a regra.

Na presença de qualquer patologia nos dentes ou gengivas, os processos inflamatórios se desenvolvem muito mais ativamente. Eles levam a uma sensação constante de dor e dentes doloridos. Portanto, os especialistas não recomendam o uso dessas escovas em uma base permanente.

sem comentários

Moda

a beleza

casa