O que é melhor: uma escova de dentes normal ou uma elétrica?
A escova de dentes é um item de higiene pessoal que literalmente todas as pessoas usam. A escolha dessa escova é muito responsável, pois dela depende a saúde dos dentes, da gengiva e de toda a cavidade oral como um todo. No mercado de mercadorias, os fabricantes oferecem dois tipos de escovas de dente: elétricas e comuns. Qual é a diferença, qual é o melhor escolher - isso será discutido em nosso artigo.
Comparação do princípio de funcionamento das escovas de dente
As escovas de dente convencionais são as mais comuns atualmente. Portanto, vamos começar com sua consideração.
Convencional
Usar uma escova de dentes simples é muito fácil e até as crianças menores aprendem isso rapidamente. Nesse caso, você precisa escovar os dentes por conta própria, com algum esforço.
Porém, é importante ressaltar que é importante não só escovar os dentes corretamente, não com muito zelo na prensagem, mas também escolher a escova certa para você.
Ao escolher o mais simples deles, eles geralmente são guiados por apenas um critério - o nível de rigidez das vilosidades.
Então, a escova de dentes mais macia é destinada principalmente a crianças que ainda não têm molares. No entanto, também é adequado para os adultos que sofrem de certas doenças das gengivas ou dos dentes. Essas doenças incluem, por exemplo, periodontite ou aumento do esmalte dentário sensível.
Uma escova menos macia que a anterior é perfeita para quem sofre de sangramento nas gengivas. Além disso, essas escovas são geralmente recomendadas para mulheres grávidas e lactantes.
A dureza média é ótima para todos os adultos que não têm problemas dentais ou gengivais. Simplesmente difícil - para aqueles que abusam do uso de bebidas à base de café, fumam cigarros e também sofrem de forte placa dentária. Em outros casos, o uso dessa escova de dentes não é recomendado, pois pode prejudicar tanto os dentes quanto as gengivas.
A alta rigidez das vilosidades é adequada principalmente para quem usa dentadura, aparelho ortodôntico ou placa. Nesse caso, limpar a boca será mais eficaz.
Além de tudo isso, As escovas de dente comuns são subdivididas em higiênicas e de tratamento e profilático.
A primeira das variedades envolve o arranjo das vilosidades da escova no mesmo nível, paralelas umas às outras, razão pela qual escovar os dentes com ela não se torna a mais eficaz.
Seria mais racional usar o segundo tipo de escovas dentais convencionais, terapêuticas e profiláticas. Normalmente possui pastilhas de borracha ou silicone para massagear a gengiva e a língua, bem como para polir a superfície dos dentes. As vilosidades desse tipo de escova estão localizadas em níveis diferentes e geralmente têm durezas diferentes, o que torna a limpeza mais eficaz.
Elétrico
Agora, passemos a uma análise dos princípios de funcionamento de uma escova elétrica, e também consideremos os critérios para sua seleção.
A escova de dentes elétrica começou recentemente a ganhar popularidade. Esse tipo de escova geralmente funciona com uma bateria que precisa ser carregada periodicamente ou com baterias. A parte responsável por escovar os dentes geralmente começa a funcionar e girar quando você pressiona o botão desejado.
Usar uma escova de dentes elétrica não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Você só precisa mover a escova de um dente para outro, ela fará o resto do trabalho para você. Nesse caso, vale a pena agarrar não só os dentes, mas também as gengivas e, por último, ir limpar a língua. Depois de tudo isso, basta enxaguar a boca - essa etapa é a última.
As escovas de dente elétricas também têm um segundo tipo - as escovas de dente ultrassônicas. Eles funcionam quase da mesma maneira, mas em vez de girar a ponta da escova de dentes, as vilosidades vibram. Ao usar este tipo de escova, você mesmo deve limpar os dentes. Porém, a vibração das vilosidades contribui para sua melhor limpeza.
Ao escolher essas escovas de dente, os seguintes critérios são seguidos: fonte de alimentação (baterias ou bateria recarregável), o número de acessórios no conjunto e a tecnologia de sua movimentação, a presença de funções adicionais.
Funções adicionais podem incluir a presença de uma variedade de modos que ajudam a controlar a escovagem de dentes e gengivas e a cuidar deles de maneira mais cuidadosa, bem como a presença de Bluetooth. Este último está disponível para modelos especialmente avançados e implica interação com um smartphone. Graças à presença de tal função, o usuário abre uma oportunidade como a análise do cuidado de toda a cavidade oral.
Isso permite o controle total sobre o cuidado com os dentes e gengivas, além de melhorá-lo, se necessário.
As principais diferenças
Como já entendemos, uma das diferenças mais óbvias entre uma escova elétrica e uma escova de dente comum é o processo de usá-las. Agora vamos considerar os principais critérios pelos quais uma escova de dentes elétrica difere de uma escova comum.
O critério mais óbvio é o custo desses itens de higiene. Escovas de dente simples vêm em uma ampla variedade de preços. No entanto, em qualquer caso, seu custo será significativamente menor do que o custo das escovas de dente elétricas.
A próxima diferença é a praticidade. Se as escovas comuns não exigirem manutenção adicional, a elétrica deve ser carregada periodicamente ou as baterias devem ser trocadas. Além disso, os pincéis simples são quase leves, são confortáveis de segurar na mão, o que não se pode dizer dos elétricos. A vantagem disso é que eles se adaptam a absolutamente qualquer dente e gengiva, você só precisa escolher a dureza certa.
No entanto, há um mas importante: ao usar a escova de dentes mais simples, recomenda-se recorrer a serviços profissionais de limpeza e clareamento dos dentes pelo menos várias vezes por ano ou seis meses.
Outra diferença é a qualidade da limpeza, que é o fator mais significativo para muitos. Infelizmente, apesar de todas as vantagens acima, uma escova de dentes simples é significativamente inferior a uma escova elétrica. Algumas áreas dos dentes durante a escovação podem permanecer intactas, além disso, a própria limpeza pode ser irregular e, ao mesmo tempo, devido à intensidade insuficiente, a placa dentária permanece nos dentes.
Uma escova elétrica ajuda a eliminar não só a placa dentária, mas também uma pedra, que uma pessoa simples não consegue lidar com precisão. Além disso, massageia suavemente as gengivas, além de ter a propriedade de clarear e limpar os restos de comida das fendas e cavidades mais inacessíveis. A vantagem disso é que geralmente vem com acessórios especiais para limpar a língua.
No entanto, a escova elétrica nem sempre é adequada para os dentes e nem para todas as pessoas. Se você usa coroas ou dentaduras, essa escova pode afetá-los de forma negativa e contribuir para sua destruição.
Recomendamos que você consulte um especialista sobre este ponto.
Qual é melhor escolher?
Para determinar com precisão a escolha de uma escova de dentes, você deve inicialmente estudar cuidadosamente os prós e os contras de cada uma das duas variedades. Falamos sobre eles um pouco mais alto.
Tendo avaliado todos os prós e contras, podemos afirmar com certeza que a escova elétrica é a opção mais confortável de usar. Ela garante uma limpeza dos dentes de alta qualidade e, como resultado, um bom resultado do seu trabalho. Naturalmente, tal escova de dentes claramente tem muitas vantagens e supera o usual em muitos critérios, e portanto sua compra pode ser chamada de racional. No entanto, é significativamente inferior em termos de fator de preço.
Muitos concordariam que o custo de uma escova de dentes simples para o usuário médio é mais acessível do que o custo de uma elétrica.
Sim, as escovas de dentes regulares precisam ser trocadas com bastante frequência. No entanto, o mesmo pode ser dito sobre as escovas elétricas, bicos para os quais também precisam ser adquiridos periodicamente, pois também tendem a se desgastar e deteriorar. Em termos de custo, tal cabeça será igual ao preço de uma boa escova de dentes comum. Em geral, a este respeito, ambas as variedades são iguais.
Uma escova de dentes elétrica em geral é uma coisa muito boa. No entanto, não se esqueça de que não é adequado para todos. Definitivamente, você deve consultar seu dentista sobre isso.
Se analisarmos todos os fatores acima, podemos chegar à conclusão de que a questão da escolha deste item de higiene é de natureza puramente individual. Avalie todas as vantagens e desvantagens de cada uma das variedades e, a seguir, decida qual você prefere.