Como escovo os dentes com uma escova elétrica?
A escovagem dos dentes é um processo diário e necessário do cuidado da cavidade oral. Para torná-lo muito mais eficaz ajudará o uso de uma escova de dentes elétrica moderna que funciona com uma bateria recarregável ou baterias substituíveis. Tal dispositivo é capaz de limpar superfícies dentais de alta qualidade, mesmo nos locais onde uma escova comum não chega, portanto, o tratamento dentário com uma escova elétrica é equivalente à limpeza dentária profissional.
Regras fundamentais
O cuidado minucioso da cavidade oral, realizado de forma regular, é uma profilaxia que visa prevenir a formação de cáries, tártaro, e também previne o desenvolvimento de várias doenças gengivais. Apesar de todas as vantagens de uma escova elétrica, o dentista costuma chamar a atenção de seus pacientes para o fato de que, em decorrência do uso inadequado de um moderno aparelho de higiene, ocorrem certas patologias da cavidade oral. Para evitar tais situações, antes de começar a usar a escova elétrica, você precisa aprender a fazê-lo corretamente.
Antes de começar a escovar os dentes com uma escova elétrica, você deve estudar cuidadosamente as instruções que a acompanham. O dispositivo pode ser usado com frequência, mesmo se você tiver aparelho ortodôntico instalado, mas isso deve ser feito com cuidado e com moderação.
Antes de usar, você precisará carregar a bateria do dispositivo ou colocar baterias substituíveis - caso contrário, a escova não funcionará.Se as baterias estiverem com carga fraca, a escova elétrica perderá notavelmente a carga, o que, por sua vez, o impedirá de usar seus recursos da maneira mais eficiente possível. Portanto, o modelo da bateria do dispositivo deve ser recarregado regularmente, e para modelos com baterias, elas devem ser substituídas em tempo hábil.
No caso em que a escova está completamente descarregada, ela pode ser usada como um análogo mecânico convencional.
Assim como as escovas de dente comuns, a versão elétrica fica guardada no banheiro, próximo à pia. Para não deixar cair acidentalmente o aparelho na água e não sofrer ferimentos elétricos, é necessário encontrar um local conveniente para a escova elétrica, o que exclui a possibilidade de a mesma cair.
O dispositivo alimentado por bateria precisará ser carregado com antecedência. Em média, esse processo leva de 8 a 12 horas para diferentes modelos, e a prontidão da escova elétrica para o trabalho pode ser determinada pela cor de um indicador especial.
Um ponto importante no uso da escova de dentes é a rigidez das cerdas. O grau de dureza deve ser selecionado levando-se em consideração o estado das gengivas e a sensibilidade do esmalte dentário. É melhor que o seu dentista possa ajudá-lo a escolher a rigidez das cerdas. Na maioria das vezes, as cerdas macias são usadas para problemas com as gengivas e para limpar os dentes em crianças; para outras pessoas, cerdas semiduras são adequadas. Já a escova de fibras duras raramente é usada e somente por indicação do médico.
É melhor escolher cerdas de náilon para uma escova de dentes elétrica, pois é melhor submetido à limpeza antibacteriana. É importante observar que as pontas das cerdas devem ser arredondadas para evitar arranhões no tecido gengival e no esmalte dentário. Com o tempo, durante a operação, as cerdas de náilon podem se desgastar, portanto, periodicamente é necessário examinar cuidadosamente a escova de dente e, se necessário, substituí-la a tempo. Ao cumprir essa condição, você poderá garantir a si mesmo a mais alta qualidade e a limpeza mais eficaz dos dentes. Ao verificar o estado das cerdas na escova elétrica, preste atenção aos seguintes pontos:
- a presença de pontas denteadas ou afiadas nas cerdas;
- a presença de áreas de perda de cerdas da escova;
- uma diminuição na intensidade da cor das cerdas coloridas.
Os dentistas recomendam a troca da cabeça da escova elétrica a cada 3 ou 4 meses e, caso sejam encontrados defeitos, a troca deve ser feita imediatamente.
Antes de iniciar o processo de escovagem dos dentes, a escova deverá ser levemente umedecida com água, após o que uma pequena quantidade de creme dental é aplicada em suas cerdas, aproximadamente no máximo o volume de uma pequena ervilha.
Para tornar o processo de escovação dos dentes mais eficaz, é aconselhável espalhar o creme dental sobre a superfície dos dentes. É melhor fazer isso antes de ligar o pincel.
Os dentistas recomendam o uso de dentifrícios contendo flúor, que ajuda a remover a placa bacteriana e fortalece o esmalte durante o processo de limpeza. Se você tem esmalte sensível, para este caso, você pode escolher uma pasta de flúor projetada especificamente para dentes sensíveis. Esse remédio reduz o aumento da sensibilidade do esmalte e o protege do desenvolvimento de processos cariosos.
Instruções de uso
De acordo com as estatísticas, se você usar regularmente e corretamente uma escova elétrica, ela ajuda a limpar a placa bacteriana dos dentes com 20% mais eficácia do que uma simples escova. O uso de um aparelho elétrico facilita o cuidado não só da cavidade oral, mas também de próteses removíveis. A psicologia humana é tal que ele escova os dentes com muito mais atenção e precisão se usar um dispositivo na forma de um aparelho elétrico para esse fim.
Os principais requisitos que devem ser observados ao se usar uma escova de dente elétrica são não pressionar com a cabeça de limpeza sobre o tecido da gengiva e dos dentes, e também não permanecer por muito tempo em uma área da superfície tratada. Tais restrições se devem ao fato de que o dispositivo elétrico, ao girar o bico, cria de forma independente a força de pressão necessária na superfície a ser limpa, e a rápida rotação da cabeça de limpeza permite processar qualitativamente a área desejada do cavidade oral em apenas alguns segundos. Assim, basta aproximar a escova elétrica o mais possível dos dentes e não fazer movimentos intensos adicionais bruscos com a cabeça de limpeza durante o processo de limpeza, para não danificar a gengiva ou o esmalte dentário.
As escovas de dentes elétricas modernas são projetadas de forma que durante a operação girem ou funcionem em modo de vibração. Em ambos os casos, o dispositivo permite processar qualitativamente toda a dentição, gengivas, bem como a língua e a superfície lateral interna da bochecha. Para usar uma escova elétrica corretamente, é necessário seguir o procedimento de limpeza da cavidade oral em uma ordem específica.
Colar aplicativo
Antes de iniciar o procedimento, a escova deve ser umedecida com água e uma pequena porção da pasta de dente deve ser espremida na superfície da cabeça de limpeza. Deve-se lembrar que o excesso de creme dental levará à formação excessiva de espuma durante a escovação, o que, por sua vez, pode interferir na qualidade do processo. A escolha da pasta também é importante ao usar uma escova elétrica. A melhor opção é uma pasta com abrasividade de no máximo 50 unidades, o que garante a segurança para a saúde do esmalte dentário. Essa pasta não apenas limpa bem a sujeira da superfície, mas também dá brilho à superfície dos dentes.
Posição do pincel
Para limpar a dentição sequencialmente, sem perder um único local, os dentistas recomendam dividir mentalmente a cavidade oral em 4 zonas. Cada uma dessas zonas precisa ser processada por 30 segundos, sem exceder ou reduzir esse tempo. Durante a limpeza, o braço dobrado no cotovelo deve formar um ângulo de 45 ° com a linha da gengiva, com a cabeça de limpeza paralela à frente da dentição.
Para processar seus dentes, você precisa prestar atenção a 3 superfícies.
- Lado externo... Neste caso, a cabeça de limpeza é posicionada de forma que não só cubra a dentição com cerdas em um ângulo de 45 °, mas também toque a gengiva. Não é necessária uma pressão forte, o cabeçote de limpeza é mantido em cada área por não mais do que alguns segundos. A escova não necessita realizar os chamados movimentos de varredura, pois a cabeça vibratória limpa de forma independente a placa e os depósitos.
- Lado interno. Para limpar a dentição do maxilar inferior, a escova deve ser segurada em um ângulo de 45 °. As etapas de processamento, neste caso, são exatamente as mesmas da escovação externa dos dentes. Mas, para limpar a dentição da mandíbula superior, a escova elétrica deve ser mantida na posição vertical.
- Superfície de mastigação. Para limpar os dentes que estão além dos caninos, você precisará limpá-los da posição superior. A limpeza será mais eficaz se a cabeça de limpeza for posicionada nos molares posteriores e movida em direção aos caninos.
Em geral, você deve levar pelo menos 2 minutos para concluir a limpeza de toda a dentição. Também não é recomendável ultrapassar esse tempo.
Limpeza de dentes
O procedimento de limpeza da dentição deve ser feito com cautela, pois a prensagem excessiva é muito prejudicial ao esmalte dos dentes. Qualquer escova elétrica faz pelo menos 4000 rotações em 1 minuto, e se você descumprir as regras de uso deste dispositivo, o esmalte do dente se desgasta muito rapidamente e os dentes se tornam muito sensíveis a quaisquer influências.
Para tornar o processo de escovação dos dentes o mais confortável e suave possível, é importante não esquecer alguns pontos.
- Dependendo da saúde de seus dentes e gengivas, você precisa escolher a rigidez certa das cerdas da cabeça de limpeza e fazer a escolha certa da pasta de dente.Para dentes sensíveis, a abrasividade da pasta deve ser baixa.
- Tenha especial cuidado ao usar acessórios projetados para branqueamento e polimento de dentes. O esforço excessivo durante esses procedimentos pode causar lesões nas gengivas ou no esmalte dos dentes.
- Para obter resultados visíveis, o procedimento de escovação dos dentes deve ser seguido de acordo com as normas e deve ser feito regularmente. Recomenda-se escovar os dentes 2 vezes ao dia: de manhã e antes de dormir, por 2 minutos.
Você deve estar ciente de que uma escovagem excessivamente longa não levará a melhores resultados, portanto, o uso de uma escova de dentes elétrica só será benéfico se as regras de seu uso forem rigorosamente seguidas.
Conclusão
Após 2 minutos, o tratamento da dentição está concluído. Desta vez, é o bastante para colocar os dentes em ordem. Mas este não é o fim do procedimento de tratamento da cavidade oral, é preciso completar suas etapas finais.
- A face interna da bochecha, o palato superior, a superfície da língua são limpos e as gengivas também são processadas. Para uma limpeza suave dessas superfícies, você pode usar a escova elétrica no modo desligado.
- Na próxima etapa, os dentistas recomendam limpar os espaços interdentais de difícil acesso com fio dental.
- A fase final do procedimento é a utilização de soluções especiais com propriedades desinfetantes, que proporcionam proteção a longo prazo da cavidade oral contra bactérias e refrescam o hálito.
Após a conclusão de todas as etapas de limpeza da cavidade oral, a escova elétrica deve ser desligada da rede elétrica. Em seguida, você deve processá-lo.
- Para fazer isso, enxágue o creme dental restante do cabeçote de limpeza em um jato de água morna corrente.
- Em seguida, a escova deve ser sacudida das gotas de água e seca com um pano limpo.
- O acessório é colocado no corpo do dispositivo e colocado para secar na posição vertical. Durante o processo de secagem, a cabeça de limpeza não deve ser coberta com tampas ou filmes, pois isso ameaça o desenvolvimento de um ambiente bacteriano na superfície das cerdas.
As cerdas da cabeça de esfrega devem ser tratadas semanalmente com qualquer antisséptico, depois enxágue o pincel com água e seque. É importante substituir a cabeça da escova pelo menos 2 vezes por ano.
Para que o aparelho funcione por muito tempo, é importante cuidar bem da bateria, não se deve deixar a escova elétrica permanentemente conectada à rede elétrica. É aconselhável colocar o dispositivo na base de carregamento somente se a bateria estiver descarregada.
Quando você não deve usar uma escova?
Para manter a saúde bucal, os dentistas aconselham seus pacientes a alternar entre o uso de uma escova simples e seu equivalente elétrico. Se você usa uma escova de dentes elétrica regularmente, as pessoas com sangramento nas gengivas ou com o esmalte dos dentes fraco podem sentir efeitos colaterais indesejados ao longo do tempo.
Existem algumas limitações no uso de uma escova de dentes elétrica que não devem ser negligenciadas.
- É contra-indicado o uso do eletrocheck em casos de doenças periodontais, gengivites, bem como outros processos inflamatórios localizados na cavidade oral.
- A baixa densidade do esmalte dentário é uma contra-indicação absoluta ao uso deste dispositivo.
- Áreas de cárie nos dentes são contra-indicação temporária ao uso de escova elétrica até que essa patologia seja eliminada.
- Não é recomendado o uso de escova elétrica para quem sofre de fluorose, hiperestesia, defeito em forma de cunha. Nestes casos, o esmalte dos dentes é frágil e a ação mecânica sobre ele contribuirá para sua destruição. Somente após o procedimento de remineralização do esmalte, com a autorização do médico, este dispositivo pode ser utilizado, mas de forma suave.
Durante a gravidez, assim como em pessoas com doenças cardiovasculares, você pode usar uma escova de dentes elétrica sob a supervisão de um médico e com extremo cuidado.