Escova de dente

Escolha e uso de escovas de dente elétricas

Escolha e uso de escovas de dente elétricas
Contente
  1. Recursos, prós e contras
  2. Visualizações
  3. Maneira de trabalhar
  4. Como escolher?
  5. Modelos populares
  6. Como usar corretamente?
  7. Visão geral da revisão

No mercado de ferramentas de higiene bucal, as escovas de dente elétricas há muito tempo e com firmeza ocupam a posição de liderança. Em nossa análise, falaremos sobre como esses pincéis são organizados, diremos como eles são úteis e como são prejudiciais.

Recursos, prós e contras

Primeiro, um pouco de história. Os primeiros desenvolvimentos na criação de uma escova de dentes elétrica surgiram nos anos anteriores à guerra, mas a difícil situação do mundo não nos permitia lidar com essa questão de perto. Somente em 1954, o inventor Philippe-Guy Voogh da Suécia foi capaz de criar e introduzir na produção em massa o primeiro modelo da marca Broxo... Esta escova de dentes foi projetada para pessoas com deficiência, era bastante volumosa e precisava de uma conexão AC constante.

Desde então, as capacidades dos produtos de higiene foram continuamente modernizadas e melhoradas, surgiram escovas mecânicas, rotativas, modelos silenciosos com cabeça rotativa e muitos outros dispositivos.

Uma escova de dentes elétrica moderna é um dispositivo de higiene funcional para o cuidado diário dos tecidos duros e moles da cavidade oral. Os movimentos da cabeça de limpeza são realizados por alimentação de corrente - é alimentada por baterias ou por bateria recarregável. O dispositivo possui a seguinte funcionalidade:

  • eliminação da placa nos dentes;
  • polir a superfície dos dentes;
  • massagem gengival;
  • limpar a superfície da língua.

Este dispositivo ganhou enorme popularidade devido a ergonomia, versatilidade, facilidade de uso e eficiência de limpeza aprimorada. O resultado do tratamento da cavidade oral atende a todas as normas de limpeza profissional elaboradas no âmbito das clínicas odontológicas. Devido ao movimento translacional das cerdas rígidas, a placa dentária é eliminada, o tártaro é reduzido, os restos de comida são removidos do espaço interdental e as bactérias patogênicas são neutralizadas. O uso regular da escova elétrica permite clarear o esmalte em 2-3 tons.

No entanto, junto com as vantagens óbvias, as escovas elétricas têm suas próprias desvantagens. O principal deles é considerado de alto custo. - o preço desses produtos é dezenas de vezes superior ao preço de um instrumento tradicional para o tratamento da cavidade oral.

É muito difícil escolher a escova de dentes certa sem consultar um dentista responsável, não é incomum que o usuário segure a alça de forma desconfortável ou o tamanho da cabeça de limpeza não é adequado. Se este último for escolhido incorretamente, não dará uma limpeza de boa qualidade, enquanto tal equipamento não é substituído nas farmácias.

Outras desvantagens incluem:

  • a necessidade de carregar constantemente a bateria ou comprar novas baterias;
  • custos adicionais devido à necessidade de aquisição de acessórios de reposição.

Importante: existem contra-indicações ao uso da escova elétrica:

  • processos inflamatórios agudos na cavidade oral;
  • aumento da abrasão do esmalte dentário;
  • sangramento nas gengivas por duas ou mais semanas;
  • manchas brancas ou defeitos em forma de cunha no esmalte.

O uso de escova de dentes elétrica não é recomendado para pessoas com próteses, implantes e coroas. Sob a influência da vibração, sua descarga pode começar.

Você também deve consultar primeiro seu médico sobre a conveniência de tal tratamento para mulheres grávidas e pessoas com problemas no sistema cardiovascular.

Visualizações

A classificação das escovas elétricas para dentes e boca inclui vários tipos de dispositivos.

Convencional

Um motor elétrico é integrado ao corpo de uma escova elétrica convencional. Ativa dois tipos de movimentos.

  • Rotativo-alternativo - as vilosidades se movem em círculo. Nesse caso, é necessário transferir o dispositivo dente a dente e limpar cada um deles separadamente.
  • Cima baixo - os movimentos são semelhantes aos realizados ao escovar os dentes com uma escova tradicional.

Iônico

Não faz muito tempo, surgiram no mercado dispositivos iônicos sem fio, que são alimentados por baterias ou a partir da energia solar. A fonte de alimentação é conectada diretamente à placa de dióxido de titânio. Quando ativado, ele forma um fluxo de íons carregados negativamente. Apesar de uma estrutura tão complexa, este pincel parece absolutamente comum.

As vantagens do dispositivo iônico são óbvias.

  • Ao usar um pincel semelhante a acidez da cavidade oral volta ao normal muito mais rápidodo que com os modelos tradicionais.
  • Quando os íons se formam, os elétrons são liberados em paralelo. Contribuem para a máxima penetração do creme dental no tecido dentário, e assim, sob a ação de íons, as formações cristalinas começam a se decompor, pois a escova iônica evita o aparecimento de tártaro.

Ao mesmo tempo, os médicos estão céticos sobre o alegado efeito antiinflamatório dos dispositivos iônicos.

A utilidade deste dispositivo diz respeito apenas a cursos terapêuticos de curta duração; o uso prolongado acarreta uma deterioração do estado dos órgãos da cavidade oral.

O uso de uma escova de dentes iônica tem várias contra-indicações sérias. Não é recomendado para fumantes. O fato é que a nicotina já tem efeito patológico na mucosa oral. Com a exposição regular a íons, que também afetam a membrana mucosa, o risco de processos inflamatórios aumenta em grande medida.

Som

Os pincéis sônicos são muito populares. Ao contrário do padrão eles fornecem um fluxo de ar de alta velocidade. Ele faz com que o ar e os líquidos (água e pasta de dente) se misturem e se apliquem nos dentes e gengivas pela ação de um jato de ar.

Simplificando, para obter o efeito ideal, você não precisa pressionar as cerdas contra a superfície do esmalte - uma distância de 1–2 mm será suficiente.

A velocidade de operação de tal dispositivo é tão alta que durante a limpeza você pode ouvir os sons do movimento das cerdas. É assim que o dispositivo recebeu esse nome. As ondas sonoras têm a capacidade de penetrar no espaço interdental, onde um grande número de bactérias e restos de alimentos se acumulam. Essa escova faz 10-30 mil vibrações por minuto.

As vantagens do dispositivo incluem:

  • risco mínimo de danos às gengivas e ao esmalte dos dentes;
  • eliminação de placa mole e cálculo dentário duro.

Entre as deficiências, pode-se destacar Preço Alto. O custo de tal dispositivo é muito mais alto do que soluções típicas. As desvantagens incluem o uso limitado - escovas sônicas não são recomendadas para pessoas com coroas, folheados e obturações.

Ultrassônico

O tipo mais moderno e progressivo de dispositivos elétricos para o tratamento da cavidade oral são os modelos ultrassônicos. A primeira escova patenteada foi introduzida nos Estados Unidos em 1992 e manteve sua posição de liderança no poder desde então.

Inicialmente, a sonicação era realizada exclusivamente em consultórios odontológicos.

Em termos de funções, esses dispositivos quase não são diferentes dos sonoros, a diferença está na intensidade. Por exemplo, as escovas sônicas podem realizar de 10 a 30 movimentos por minuto, a versão ultrassônica pode fornecer até 2 milhões de movimentos ao mesmo tempo. Assim, A escova elétrica ultrassônica pode ser considerada um instrumento profissional único que fornece limpeza sem precedentes até mesmo nas áreas mais difíceis de alcançar da cavidade oral.

As desvantagens das escovas ultrassônicas são as mesmas das sônicas. Esta é a opção mais cara para uso doméstico. O preço desses produtos chega a 10 mil rublos.

Maneira de trabalhar

A conveniência de usar o dispositivo diretamente depende da vida útil da bateria. É por isso não ignore em qual fonte de energia o produto opera... As escovas elétricas são recarregáveis ​​e movidas a bateria.

Recarregável

Para garantir um funcionamento contínuo, a escova de dentes elétrica possui uma bateria incorporada. O conjunto inclui uma base de carregamento que se conecta à rede elétrica CA. Produtos de bateria recarregáveis ​​devem ser carregados antes do uso, o tempo médio de carregamento é de 10 a 20 horas. O nível de carga é monitorado por meio de um indicador especial.

Alimentado por bateria

Os modelos mais baratos de escovas de dente funcionam com baterias removíveis. Eles devem ser substituídos após a alta. O custo total de aquisição de baterias pode resultar em uma quantia considerável, por isso a compra de modelos recarregáveis ​​é considerada mais prática.

Como escolher?

No mercado hoje, você pode encontrar muitos modelos de escovas de dente elétricas de diversos fabricantes. As lojas oferecem modelos americanos, alemães, chineses, coreanos e japoneses. As escovas têm diferentes características técnicas e operacionais e de design.

Ao escolher o modelo ideal, é necessário levar em consideração muitos fatores que afetam a funcionalidade da escova elétrica.

  • Rigidez das cerdas... Quanto mais flexível for a pilha, mais eficazmente limpará as áreas de difícil acesso. Mas é importante que as cerdas permaneçam rígidas, caso contrário, elas não removerão a placa e os depósitos duros de forma eficiente. Portanto, para gengivas e dentes saudáveis, um modelo com cerdas médias duras será o ideal.
  • Parâmetros de cabeça... As dimensões da área de trabalho são importantes: quanto menor a cabeça do dispositivo, mais oportunidades ele abrirá para o processamento completo de cada dente individual, espaço interdental e bolsa gengival.O tamanho de 18 a 30 mm é considerado universal, os parâmetros exatos são determinados levando em consideração a idade do usuário. Portanto, para adultos, um tamanho máximo de cabeça de 30 mm é preferível, e para crianças, um modelo com cabeça de 20–25 mm é melhor.
  • Densidade das cerdas. Ao escolher uma escova elétrica para crianças, são recomendados dispositivos com um número de feixes de 20-25 peças. Quando ocorre uma mudança completa de mordida na adolescência, você pode mudar para modelos com até 40 cachos. Os adultos podem levar modelos com 50–55 pacotes.
  • Princípio de operação... Diferentes modelos de escovas fornecem modos de velocidade variável e a natureza do movimento da cabeça de trabalho. Alguns bicos fazem movimentos pulsantes, outros retribuem. Os pulsantes removem a placa com eficácia e combatem bem os depósitos, mas podem lesar o esmalte sensível e não são recomendados para membranas mucosas inflamadas. Os movimentos alternativos proporcionam uma limpeza mais suave, são uma boa solução para crianças, idosos, também para pessoas com esmalte sensível.
  • Pressão ajustável... As mais modernas escovas elétricas são equipadas com sensor de pressão e podem ajustar de forma independente a velocidade do movimento da cabeça. Quando há pressão ativa sobre o esmalte, esse tipo de escova desvia ligeiramente a área de trabalho e, assim, protege-a de ferimentos e danos.

E, claro, você deve prestar atenção a Projeto dispositivo. Portanto, para adultos, um modelo branco ou preto é adequado. Para crianças, amostras de rosa, azul, laranja e outras cores são preferidas.

Modelos populares

De toda a variedade de dispositivos odontológicos no mercado, existem vários modelos que receberam as avaliações mais positivas de usuários e dentistas.

Oral-B Professional Care 700

A Oral-B é uma das empresas líderes na produção de escovas elétricas de nova geração. Este modelo possui uma cabeça arredondada, o que permite limpar cada dente um a um. A embalagem inclui um bico adicional com uma pilha colorida - é uma espécie de indicador da qualidade do desgaste da escova. Assim que a tinta sair, o bico deve ser substituído. Esse aparelho produz 9 mil movimentos direcionais e 20 mil pulsantes por minuto.

Kolibree V1

As cerdas dessa escova executam vibrações de baixa amplitude - até 15 mil movimentos por minuto. O dispositivo fornece apenas um modo de operação. No entanto, está 100% cumprindo sua tarefa principal.

O conjunto inclui duas cabeças sobressalentes com cerdas duras médias. Conta com bateria, cronômetro embutido, bluetooth e possibilidade de conexão com smartphone para coletar estatísticas sobre o tempo gasto em procedimentos de higiene e a qualidade do tratamento da cavidade oral.

Oral-B Smart 6 6000N

Mais um dispositivo sem fio da Oral-b para toda a família. Possui três bicos redondos projetados para processar cada dente separadamente com movimentos de rotação e translação. Acessórios de clareamento são fornecidos.

O aparelho opera em diversos modos: massagem, delicado, standard e clareamento. Os movimentos da cabeça são combinados: pulsando até 48 mil por minuto e direcionados até 11 mil por minuto. O kit inclui carregador de bateria, bluetooth com smartphone e sensor de pressão.

Como usar corretamente?

A limpeza da cavidade oral com uma escova de dentes convencional leva 3-5 minutos. Os elétricos agem muito mais rápido - economizando significativamente o tempo e o esforço do usuário. Porém, para que o procedimento não só seja eficaz, mas também seguro, é necessário desmontar passo a passo o procedimento correto de utilização do equipamento.

Primeiro, umedeça o pincel com água e aplique uma pasta curativa - para uma limpeza eficaz da cavidade oral, uma bola com um diâmetro de 4–5 mm será suficiente.

Ligue o modo de velocidade. Ele pode ser gentil ou máximo. Então você pode começar a escovar a parte externa dos dentes.

A sequência em que os dentes são processados ​​não importa. Você pode primeiro limpar a mandíbula superior e depois passar para a inferior ou fazer o contrário - não é importante. Os movimentos devem ser suaves, 1-2 segundos são alocados para um dente. O pincel é mantido em um ângulo de 45 graus.

Após a limpeza externa, pode-se proceder ao processamento da face interna dos dentes. O princípio de operação é semelhante aqui - a escova é movida com movimentos suaves de um dente para outro. Para limpar os dentes da frente, a escova é girada verticalmente.

Atenção especial deve ser dada limpar os dentes de mastigação. Eles correm mais risco de desenvolver pulpite e cárie. Eles devem ser limpos com muito cuidado em cada lado. Durante este tratamento, uma leve pressão é permitida na escova - isso limpará completamente o espaço interdental.

Depois de limpar o tecido duro, você pode prosseguir para a limpeza da gengiva e da língua. Para isso, você pode usar um acessório especial para massagear as gengivas ou realizar o tratamento com o aparelho desligado.

Depois de completar os procedimentos de higiene, você precisa enxágue bem os acessórios com água corrente. A maioria dos fabricantes conhecidos produzem estojos desinfetantes especiais para seus dispositivos - eles permitem a você livrar completamente a escova da microflora patogênica. Você precisa armazenar as escovas no banheiro em um suporte em uma caixa especial - isso aumentará significativamente a vida útil do dispositivo.

Ao usar uma escova de dente elétrica pelo menos uma ou duas vezes por semana, ela deve ser alternada com uma escova de dente tradicional. Os dentistas dizem que assim você vai diminuir a carga no esmalte.

Visão geral da revisão

Avaliações de usuários de aparelhos elétricos odontológicos são muito positivas. Seus proprietários afirmam que o uso de tais dispositivos simplifica muito o procedimento de limpeza e economiza tempo. No caso de uso correto, o tratamento aumenta a vida dos dentes, possibilitando melhorar significativamente seu estado e aparência.

Considerada uma grande vantagem garantindo higiene oral eficaz e de alta qualidade em casa... A compra de tal escova elimina a necessidade de visitas regulares ao dentista para limpeza profissional.

A escova elétrica será a melhor solução para pessoas com patologias motoras e coordenação de movimentos prejudicada. O mecanismo está programado para realizar movimentos de limpeza, não sendo necessário que o próprio usuário os faça. Ao mesmo tempo, a limpeza não requer habilidades especiais para trabalhar com o dispositivo.

Se você comprar vários acessórios substituíveis, essa escova pode ser usada como família. É adequado para crianças e usuários maduros. A coisa mais importante - escolha o dispositivo certo.

O uso de escova de dente elétrica, segundo compradores, é boa prevenção de doenças da cavidade oral, inflamação da atrofia dos tecidos duros e moles. Em geral, o uso dessa escova previne o desenvolvimento de problemas dentários e melhora a aparência dos dentes, além de permitir um cuidado integral dos mesmos. No entanto, o procedimento tem muitas contra-indicações, portanto, antes de comprar uma escova elétrica, você deve com certeza obter as recomendações do seu dentista responsável.

Você aprenderá informações ainda mais interessantes sobre escovas de dente elétricas no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa