Escovas de dentes infantis
A saúde, como dizem, deve ser protegida desde a juventude, por isso muitos pais procuram incutir bons hábitos nos filhos desde muito novos. Manter os dentes limpos é tão importante quanto lavar as mãos antes das refeições e tomar banho regularmente, mas ficar inquieto para se acostumar com as atividades rotineiras não é fácil. Os fabricantes estão cientes disso, então eles pensam sobre o design e a função das escovas de dente infantis.
A gama de produtos produzidos às vezes confunde a imaginação, mas escolher a ferramenta certa para a higiene torna-se difícil. Para facilitar o já difícil trabalho dos pais, neste artigo examinaremos as características das escovas de dente infantis e suas variedades.
Peculiaridades
Recomenda-se começar a cuidar dos dentes a partir dos três meses - no momento em que começam a erupcionar. Apesar do fato de que os dentes de leite serão substituídos por dentes ossudos na adolescência, eles também precisam de cuidados - o conforto de seu filho depende disso. Se a saúde da cavidade oral não for monitorada, o esmalte afetado por cáries ou tártaro pode ser transferido para os incisivos, caninos e molares permanentes. Além disso, um ambiente favorável para a vida da microflora patogênica aparece na membrana mucosa poluída - isso leva a doenças infecciosas, como estomatite ou pulpite. No futuro, essas doenças podem causar curvatura dos dentes ósseos e perturbação do trato gastrointestinal.
Todos esses problemas podem ser evitados se a criança for ensinada a tempo sobre o hábito diário saudável de escovar os dentes. A higiene oral é especialmente importante para os bebês, porque seu corpo ainda não é forte o suficiente para combater microorganismos nocivos.
O principal ajudante para proteger a saúde é a escova de dentes infantil - o processo de limpeza da cavidade oral com a abordagem certa pode ser uma experiência emocionante para o bebê e seus pais.
A melhor prevenção de doenças bucais é a limpeza regular da placa bacteriana. Aqui estão algumas diretrizes simples de higiene oral:
- é necessário limpar a cavidade oral 2 vezes ao dia - de manhã e à noite;
- substitua sua escova de dentes a cada 3-4 meses;
- usar fio dental para limpar o espaço interdental;
- Visite o dentista a cada 6-7 meses.
A limpeza dos dentes tem características próprias em diferentes idades, pois o corpo da criança está em constante reconstrução e crescimento - até os 16 anos, a mordida continua mudando. Os fabricantes pesquisaram cuidadosamente as mudanças padrão na cavidade oral e dividiram as pessoas em diferentes categorias de idade - cada uma das quais sugere seus próprios produtos de higiene oral específicos.
Além disso, existe uma classificação dos diferentes tipos de escovas de dentes de acordo com o método de utilização. A vasta gama de instrumentos interdentais disponibilizados pelo mercado irão satisfazer qualquer necessidade.
Variedades
Todas as escovas de dente são convencionalmente divididas em 4 tipos: mecânica, elétrica, sônica e ultrassônica. Vamos considerar cada tipo de instrumento com mais detalhes.
Mecânico
Artigos de higiene tradicionais que são familiares a qualquer pessoa - a escovagem dos dentes com esse dispositivo é realizada com movimentos físicos para a direita-esquerda ou de cima para baixo. Portanto, para uma ferramenta elétrica, uma parte muito importante é a estrutura ideal do suporte e da cabeça, que permite realizar com conforto o processo de limpeza da cavidade oral.
As empresas estão constantemente melhorando seus produtos, equipando-os com elementos novos e convenientes. Todos os pincéis modernos possuem um cabo de silicone espesso que se encaixa ergonomicamente na mão. Além disso, em muitos instrumentos, o suporte para cabeça é conectado por uma gaxeta de borracha elástica, o que torna a escova móvel e reduz o risco de lesões orais.
Elétrico
Esta categoria de itens de higiene funciona com baterias ou baterias recarregáveis. Para aumentar a vida útil, é possível substituir a escova por fibras, deixando a parte elétrica para uso posterior. A ferramenta está configurada para 2 modos: movimento das cerdas pulsantes para suavizar a placa e em círculo para remover a sujeira. Além disso, existem funções adicionais, como alterar a velocidade de rotação e mudar os modos para diferentes níveis de sensibilidade do esmalte.
Uma escova de dentes elétrica tem muitas vantagens, mas você só pode começar a usá-la quando tiver 4-5 anos de idade. E também o uso de tal mecanismo não é recomendado para aquelas crianças que têm hipersensibilidade gengival.
Som e ultrassônico
Modelos baseados em ondas sonoras limpam a boca com mais do que apenas uma escovação física. Um item de higiene de alta tecnologia gera ondas vibracionais em altas frequências - durante o funcionamento do mecanismo, ocorrem cerca de 18 mil pequenas vibrações. Essa especificidade da limpeza do esmalte não apenas remove a sujeira qualitativamente, mas também destrói bactérias patogênicas. O dispositivo é recomendado para uso por crianças com mais de 3 anos de idade.
Os instrumentos de higiene ultrassônicos geram microondas usando um transdutor embutido na alça do mecanismo. A escova vibra com uma frequência específica, o que comprovadamente reduz a dor, as cólicas e a inflamação, além de melhorar a circulação sanguínea nas gengivas.
Este dispositivo progressivo tem muitas vantagens, mas não pode ser usado por crianças, destina-se apenas a adolescentes a partir de 14 anos e adultos.
Como escolher?
Graças à produção em massa, você pode encontrar facilmente uma grande variedade de escovas de dente infantis nas prateleiras das lojas.... A primeira coisa a que os pais prestam atenção é o conhecimento da marca e a categoria de preço do produto. Algumas mães costumam escolher os pincéis mais caros, considerando o alto preço uma garantia de qualidade. Outros pais procuram opções de baixo custo, achando que o primeiro item de higiene ainda não será usado corretamente. No entanto, ambos os métodos estão um tanto errados.
Ao procurar um item de higiene adequado, você precisa confiar em outras características, como design, rigidez do fiapo, forma do cabo e alguns outros parâmetros importantes.
Rigidez
As fábricas produzem 2 tipos de escovas de dente: moles e semiduras. A cerda macia é adequada para as crianças mais pequenas - não irá danificar as gengivas delicadas e irá proporcionar a limpeza dos incisivos e caninos de leite erupcionados. Escovas de dentes de dureza média não são adequadas para limpar os primeiros dentes, tais artigos de higiene são indicados para crianças mais velhas com mandíbula mais forte.
Você não deve escolher escovas para uma criança com apenas dentes reforçados, que são destinadas a adultos... As vilosidades desses itens de higiene são criadas para limpar o esmalte dos incisivos, caninos e molares. Este dispositivo não é adequado para dentes de leite de bebê - as cerdas duras danificam o esmalte macio e o tornam muito sensível.
Restolho
Um critério importante para a escolha da escova de dentes infantil é o comprimento das vilosidades. As cerdas em um item de higiene destinado a bebês devem ter cerca de 9 a 10 mm. Este comprimento das vilosidades é ideal para um cuidado completo e de alta qualidade da cavidade oral da criança. Para bebês muito jovens com dentes recém-erupcionados, uma cerda mais curta também é produzida - de 4 a 7 mm.
Idade apropriada
Cada pessoa, desde o momento do nascimento até uma certa idade, passa por vários estágios de formação da mandíbula: a erupção dos primeiros incisivos, em seguida, seguem de 6 a 8 anos de uso dos dentes de leite, e então eles são substituídos por caninos e molares ósseos. É preciso cuidar da cavidade oral desde muito cedo, mesmo quando o bebê tem apenas 1 ano de idade, e ele não sabe segurar a escova nas mãos.
As empresas fabricam utensílios de limpeza oral para todas as idades. Não tenha medo de começar a limpar a partir do momento em que o primeiro dente de leite entrar em erupção - escovas com fibras macias de silicone foram criadas para este caso.
A gama de produtos correspondentes a diferentes idades é bastante ampla. Para não ficarmos confusos na escolha, vamos examinar mais de perto cada categoria.
- Bebês de 0 a cerca de 2 anos. Os recém-nascidos precisam de atenção e cuidado constantes de seus pais, portanto, as primeiras escovas de dente devem ser confortáveis não apenas para o bebê, mas também para mães e pais jovens. Na hora de escolher, dê preferência às escovas de dente de silicone com cabeça menor e vilosidades macias. E também não se esqueça do cabo longo e confortável, que tornará o procedimento de limpeza confortável e discreto.
Preste atenção aos materiais com os quais é feito o item de higiene do bebê - devem ser matérias-primas seguras e antialérgicas. Além disso, considere uma escova de dedo, uma pequena ferramenta útil que pode ajudar a mãe ou o pai a limpar a boca do bebê. Esse item permite remover completamente os microorganismos prejudiciais, bem como aliviar os desagradáveis sintomas de coceira dos incisivos e caninos em erupção.
- Bebês em 3 anos... Nessa idade, as crianças ficam tão inquietas e curiosas quanto possível, provavelmente terão o desejo de escovar os dentes sozinhas. Portanto, é muito importante determinar qual escova caberá confortavelmente na palma da mão da criança, pois existem muitos formatos de cabo e as necessidades das crianças ainda são difíceis de entender.
Na maioria das vezes, é conveniente para os agitados usar um dispositivo com um design anatômico de suporte e um revestimento de silicone macio.
- Crianças de 5 a 7 anos. Nesse período, ocorre a carga máxima nos dentes de leite, pois as crianças se tornam mais independentes e passam a comer alimentos sólidos. Para que a dentição resista a todos os testes, é necessário limpar completa e regularmente a cavidade oral de placas e restos de comida. Para inquietações nessa idade, são adequados pincéis, que na estrutura se assemelham a dispositivos para adultos, mas com cerdas mais macias e suportes decorativos.
- Para crianças dos 7 aos 10-11 anos. Nessa idade, todo o corpo é gradualmente reconstruído, inclusive na cavidade oral - os dentes de leite são substituídos pelos ósseos. Portanto, é muito importante ensinar seu filho a limpar a cavidade oral todos os dias, 2 vezes ao dia - de manhã e à noite. Este hábito saudável manterá seu sorriso bonito e saudável por muitas décadas. Aos 10 anos, quando os incisivos, caninos e a maioria dos molares são ósseos, você pode começar a usar escovas de dente com cerdas mais rígidas. Na adolescência, as crianças percebem bem as informações e sua memória muscular é forte, então os fabricantes criam escovas com uma alça especial que vai te ensinar como segurar corretamente um item de higiene. Além disso, os padrões são marcados nas cerdas de um utensílio de higiene em cores diferentes, o que ajuda a aplicar a quantidade certa de pasta de dente nele.
- Para adolescentes com mais de 12 anos. A mandíbula nessa idade, na maioria dos meninos e meninas, está totalmente formada, então chega a hora de usar dispositivos interdentais comuns projetados para adolescentes e adultos.
Forma da alça
O suporte deve caber facilmente na palma da criança, ao mesmo tempo que deve ser confiável e não escorregar das mãos. Portanto, é aconselhável escolher com cuidado o formato da alça, pois se for desconfortável, o bebê não terá interesse em limpar a cavidade oral. O cabo de silicone é considerado o mais confortável e confiável - é macio e não fará mal à criança se ela decidir prová-lo. Além disso, esse revestimento é antiderrapante, o que significa que os pais não terão que rastejar no chão em busca da malfadada escova de dentes que escorregou dos dedos das crianças.
Dimensões da cabeça de limpeza
É também um critério muito importante para a escolha do primeiro dispositivo de limpeza, pois o conforto de uso depende diretamente do volume da cabeça e do comprimento das vilosidades. O formato do produto deve ser redondo ou oval, em nenhum caso escolha modelos com cantos - isso pode prejudicar a delicada mucosa da boca do bebê.
E também não pare de escolher as escovas grandes, acreditando que a criança vai mastigar uma grande superfície da escova e assim limpar melhor os dentes. Muito pelo contrário, é verdade - uma cabeça grande pode causar transtornos, porque o grande tamanho da parte de limpeza do dispositivo complicará a penetração na cavidade oral. Se um pouco de inquietação abrir constantemente sua boca para limpar os incisivos, os cantos de seus lábios começarão a doer, e a dor tirará qualquer desejo de usar a escova.
Para limpar os primeiros dentes, são criadas escovas especiais, que são complementadas pelo mordedor - este design garante simultaneamente a higiene oral e alivia a coceira e a dor da erupção dos incisivos e caninos. O roedor está localizado na cabeça da escova ou substitui o cabo. Tal adaptação facilitará muito a vida dos pais jovens, proporcionando mais silêncio durante o período do aparecimento dos primeiros dentes.
Aparência
Para que um jovem usuário se interesse por uma escova de dentes, é muito importante escolher um design brilhante. Um objeto que se parece com uma boneca Barbie, carro, tubarão ou outro brinquedo vai atrair a atenção do bebê e despertar nele o desejo de tentar escovar os dentes de leite. Para meninas e meninos, uma variedade interessante, brilhante e ampla de escovas de dente é criada na produção.
A grande maioria dos pais se esforça para fazer com que o filho se interesse pela higiene bucal, pois é impossível persuadi-lo com as palavras "é necessário" e "será melhor para você". A aparência brilhante da escova de dentes, combinada com a forma que lembra seus personagens de desenho animado favoritos, será a melhor ajuda no ensino de higiene bucal ao seu bebê.
Fabricantes populares
O mercado moderno oferece uma vasta gama de escovas de dentes infantis mecânicas, elétricas e sônicas. Para tornar mais fácil para você escolher a opção certa, analisamos as avaliações de compradores e dos fabricantes mais populares que criam produtos de qualidade. Apresentamos a você uma classificação das empresas que fabricam os produtos de higiene infantil de maior sucesso.
- Curaprox... Empresa suíça e alemã que produz uma ampla gama de produtos de higiene infantil. A escova mecânica Curakid CK 4260 pode ser diferenciada - é projetada para limpar os dentes desde o período da dentição e até 4-5 anos. Disponível em plástico seguro e em várias cores. As vantagens deste modelo são o cabo de silicone confortável e a altura ideal das cerdas para a criança.
A desvantagem é que o conjunto não inclui uma tampa protetora e a ampla base do suporte impede o armazenamento no estande.
- R. O. C. S. A empresa vem ganhando popularidade rapidamente nos últimos anos. Produz produtos higiênicos com um desenho monocromático lacônico, mas ao mesmo tempo em cores bastante vivas. A fabricante cria escovas de dente para crianças e adolescentes, adaptando-se às necessidades de cada idade.
- B bucal. Uma empresa de grande porte que usa generosamente personagens de desenhos animados em seus produtos, o que aumenta a demanda por seus produtos entre os jovens pais. A empresa também é bastante popular entre adolescentes e adultos, pois a Oral-B possui um design ergonômico no qual há um bico substituível.
Como usar corretamente?
Em cada idade, métodos diferentes são usados para limpar a cavidade oral, e o procedimento começa, ao contrário dos equívocos, desde o nascimento. Recém-nascido para limpar gengivas delicadas, são usados absorventes higiênicos especiais, que removem a sujeira da maneira mais eficiente possível e mantêm a limpeza. Com esta ferramenta, os bebês são esfregados suavemente na parte interna das bochechas, gengivas e língua.
Bebês a partir de 6 meses precisam de uma limpeza mais intensiva, por isso as mães usam escovas especiais para as pontas dos dedos. As cerdas de silicone especiais são perfeitas para limpar os dentes de leite durante a dentição. Os pais usam esse dispositivo até que a criança aprenda a usar uma ferramenta higiênica ela mesma. O uso desse objeto é bastante simples - é preciso fazer movimentos para a direita e para a esquerda ao longo do esmalte dos incisivos lácteos, além de limpar as delicadas gengivas, fazendo cuidadosas manipulações de massagens.
Para bebês de 3-4 anos É correto usar escovas de dente com tampa, porque os inquietos ainda não aprenderam a limpar bem os dentes e é preciso proteger a cavidade oral de danos. A contenção impedirá que a criança enfie o item de higiene muito fundo - isso irá protegê-la de sufocação. É claro que meninos e meninas não serão capazes de limpar bem a boca e os pais terão que ajudar a terminar o processo, mas você também não deve atrasar o aprendizado. Quanto mais cedo você incutir um bom hábito em seu filho, menos problemas com doenças surgirão no futuro.
Nessa idade, as crianças começam a imitar seus pais e entes queridos, por isso é aconselhável mostrar pelo próprio exemplo como escovar os dentes corretamente. Se você começou a ensinar seu filho a escovar os dentes regularmente desde muito jovem, já aos 6 anos ele poderá realizar este procedimento sozinho.
Os pais só precisam monitorar a correção da manipulação útil - pequenas inquietações devem processar toda a área dos dentes, e a duração do processo deve ser de pelo menos 2 minutos.
Cuidado com a escova
Para evitar contaminação da superfície da escova infantil, é necessário armazená-la de maneira adequada. Considere algumas precauções para tais itens de higiene.
- Os dispositivos de limpeza para os mais pequenos são feitos de um material muito macio que se deteriora rapidamente. Portanto, eles precisam ser trocados a cada 2 meses.
- Após o procedimento de limpeza da dentição, é necessário enxaguar abundantemente o instrumento com água corrente.
- O dispositivo interdental das crianças deve ser armazenado em um estande separado para que bactérias de outras escovas não entrem nele.
- Não coloque um item de higiene úmido na caixa. É melhor fazer isso depois que estiver seco.
- Se a criança teve uma doença infecciosa, substitua a escova de dente.