Pasta de dentes

Escolhendo uma pasta de dente

Escolhendo uma pasta de dente
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Benefício e dano
  3. Formulários
  4. Visualizações
  5. Composições
  6. Como escolher o caminho certo?
  7. Avaliação
  8. Visão geral da revisão

A pasta de dentes é um produto de higiene essencial usado todos os dias. Acompanha qualquer pessoa ao longo da vida. Portanto, sua escolha correta é um ponto importante.

Peculiaridades

Na maioria das vezes, ao escolher uma pasta de dente, a pessoa não se aprofunda muito nos detalhes. A escolha é feita em favor dos produtos anunciados. No entanto, pastas diferentes têm propriedades diferentes e isso deve ser levado em consideração na escolha. Faz sentido estudar a composição do produto para fazer a escolha certa.

Em nosso país, existem certos GOSTs que todos os fabricantes devem cumprir. Apesar da longa história de produção, os padrões ainda são válidos.

A pasta de dentes é um produto amplamente utilizado. Mas muitas vezes as pessoas não pensam nas características deste produto.

Benefício e dano

É necessário escovar os dentes - fato conhecido de todos. No entanto, você deve ter cuidado com a escolha deste produto de higiene. Ideal quando um profissional recomenda um dentifrício. Pode ser um dentista ou higienista oral. Normalmente, a recomendação não se limita a um dentifrício específico, mas sim a uma linha de produtos que podem ajudar a melhorar a saúde bucal.

Para obter o efeito desejado, é necessário trocar periodicamente o creme dental. Isso se deve ao fato de o corpo se acostumar com os ingredientes do produto, deixando de ser o mais eficaz possível. O flúor é um dos elementos mais comuns da composição dentária, podendo ser benéfico e prejudicial. O principal requisito é que não haja supersaturação no corpo humano.Visto que a fluoretação centralizada da água não é usada na Rússia, o creme dental com flúor não pode causar danos significativos à saúde.

As composições dentárias com efeito clareador requerem atenção especial. Eles devem ser selecionados e usados ​​com muito cuidado. Via de regra, essas pastas contêm um grande número de substâncias abrasivas, que podem ser benéficas na forma de tornar os dentes mais brancos e prejudicar a eliminação do esmalte dentário.

Algumas receitas contêm não apenas ingredientes químicos, mas também ingredientes naturais. Na hora de escolher um produto de higiene bucal, isso deve ser levado em consideração, pois uma pessoa pode ter alergia e rejeição a alguns componentes.

Formulários

Atualmente, a principal forma de pasta de dente é uma substância pastosa. Existem outras opções, mas esta é a forma mais comum no momento. Além da pasta líquida usual em tubos, é possível adquirir um agente de limpeza em comprimidos. Esta forma sólida para limpeza é bastante rara, mas alguns consumidores preferem escolhê-la.

Gel

Um limpador em gel é o preferido para pessoas com esmalte diluído. São compostos levemente abrasivos que têm um efeito mínimo no esmalte dos dentes. O gel é suave e não prejudicial.

Pasta de dente em pó é muito rara hoje em dia. Não é a forma mais conveniente de um produto de higiene bucal. No entanto, algumas empresas de manufatura produzem apenas este formulário.

Colar

Uma substância pastosa é considerada mais familiar. Tubos de pasta de dente são comuns em qualquer banheiro. E a maioria dos consumidores prefere esse formulário específico.

Visualizações

Existem muitos tipos de produtos de higiene bucal. Os produtos odontológicos estão disponíveis em várias especificações. Proteção profissional para as gengivas ou máxima proteção contra cáries - dependendo do que o consumidor específico desejar. Existem muitas classificações. Um papel importante é dado aos antiinflamatórios, que já são medicinais.

Ao escolher um produto de cuidado, cada consumidor escolhe para si as principais características:

  • contra cárie;
  • para diabéticos;
  • antibacteriano;
  • multifuncional;
  • ortodôntica;
  • analgésico.

Os mais populares são os cremes dentais anticariosos, considera-se que são eficazes e podem ser usados ​​para tratamento. Mas este não é o caso. A cárie é tratada exclusivamente por um dentista profissional. No entanto, eles podem ser usados ​​para prevenir doenças dentárias.

Higiênico

As composições dentais higiênicas são utilizadas exclusivamente para o descarte mecânico bem-sucedido da placa dentária. Eles podem ser usados ​​na ausência de doenças dentárias, doença periodontal.

Tratamento e profilático

As pastas terapêuticas e profiláticas são projetadas para prevenir o aparecimento de doenças dentárias. Essas pastas podem ser de vários tipos. Por exemplo, alguns têm como objetivo reduzir a sensibilidade dentária. Outros tipos são direcionados a efeitos clareadores ou antiinflamatórios.

Terapêutico

Os medicamentos podem melhorar o estado da cavidade oral. Apesar do nome, os cremes dentais “medicamentosos” são apenas agentes profiláticos eficazes. Em qualquer caso, os problemas dentários terão que ser resolvidos com um dentista e seguir as recomendações de profissionais que possam avaliar com precisão o seu estado e dar conselhos que possam realmente ajudar.

Composições

Para escolher o agente de limpeza correto, você deve se familiarizar com sua composição, que está indicada na embalagem. Existem elementos que devem ser evitados, e existem aqueles que, ao contrário, são benéficos, e sua presença nos dentifrícios é incentivada. Muitos tubos são rotulados como "naturais". Mas não é assim. Diz apenas que algum ingrediente natural está presente na composição. Hoje em dia, os fabricantes gostam de escrever sobre a naturalidade de seu produto, mas isso está longe de ser verdade, já que componentes químicos obtidos artificialmente estão presentes na composição de qualquer dentifrício.

A pasta de dente é uma composição complexa que inclui muitos componentes com enzimas. Estes são ligantes abrasivos, espuma e outros elementos. Existem também conservantes, aromatizantes e outros componentes. Os suplementos mais comumente usados ​​são a menta e o mentol para ajudar a refrescar o hálito. O creme dental com menta é um dos mais comuns. Também populares são os cremes dentais de ervas com própolis ou limão. Outro suplemento conhecido é o aloe vera. A planta é conhecida por suas propriedades benéficas.

Além disso, atualmente estão sendo produzidos dentifrícios concentrados, cuja principal vantagem é que é necessário muito pouco dinheiro para limpar a cavidade oral. Outro tipo é o produto de limpeza orgânico. Este produto não contém triclosan ou parabenos. Também sem laurilsulfato de sódio. Essa pasta é feita com base em materiais e componentes naturais e ecológicos. Para pessoas que sofrem de reações alérgicas, vale a pena dar preferência às formulações sem menta e mentol. As empresas fabricantes oferecem aos seus consumidores formulações hipoalergênicas.

Recentemente, a pasta de dente com sal está ganhando cada vez mais popularidade. É uma formulação sem açúcar que não prejudica a cavidade oral. A pasta de dente salgada tem um gosto um pouco diferente, mas o vício começa depois de alguns usos. Uma pasta com sal limpa bem, no entanto, deve-se optar por uma pasta onde o sal seja esmagado o máximo possível. Caso contrário, as propriedades abrasivas desta substância podem ter um efeito negativo no esmalte dentário.

Existem formulações com clorexidina. Esta substância é um anti-séptico. Portanto, as pastas, que incluem esse componente, são terapêuticas e profiláticas. Uma pasta anti-séptica é necessária se uma intervenção cirúrgica ou ortodôntica foi realizada. Também será útil após próteses. No caso de presença de doenças como estomatite ou gengivite, ou após extração dentária, é preferível usar apenas esses cremes dentais.

Além da clorexidina, outros anti-sépticos podem ser encontrados na composição da composição dentária terapêutica e profilática. Isso inclui dióxido de cloro, triclosan, zinco ou prata. A inclusão desses elementos na composição ajuda a se livrar das doenças gengivais, do mau hálito.

Atualmente, os fabricantes oferecem dentifrícios em diferentes cores - clássico branco, vermelho, azul, verde. Mas, na hora de escolher, deve-se lembrar que, via de regra, uma cor rica indica a presença de princípios ativos químicos.

Nem todos os suplementos são prejudiciais. O xilitol ou o eucalipto podem ser uma boa adição à composição. As pastas com xilitol ou eucalipto são bons refrescantes de hálito. Não faz muito tempo, surgiram no mercado nacional composições com componentes inusitados. Por exemplo, com coco. Este aditivo não possui propriedades medicinais ativas, mas confere à pasta um sabor agradável.

A pasta de dente enzimática é freqüentemente usada para clarear os dentes. A enzima mais comumente usada em dentifrícios é a bromelaína. Esta substância é obtida a partir do suco de abacaxi. Outro ingrediente muito comum é a papaína. Esta enzima é obtida da árvore do mamão e do melão.

Como escolher o caminho certo?

A escolha da pasta de dentes é necessária dependendo das necessidades emergentes. Para viagens, deve-se dar preferência a tubos pequenos que não ocupem muito espaço na bagagem de mão. Uma sacola de viagem deve estar cheia apenas de coisas úteis, portanto, você deve levar apenas tubos pequenos ou recipientes com dispensadores na estrada. Escolher um dentifrício em trânsito é diferente de escolher uma pasta de dente para o uso diário. Mas em qualquer caso, você precisa prestar atenção à data de validade. Normalmente, as pessoas raramente olham para a data de validade da pasta de dente impressa na embalagem. Ao escolher, você precisa levar em consideração as características individuais dos dentes e suas necessidades.

Você também precisa prestar atenção a vários aspectos:

  • custo dos produtos;
  • empresa de manufatura;
  • embalagem conveniente e atraente.

Avaliação

A produção de produtos odontológicos é um processo tecnológico complexo. Mas as empresas que se dedicam a esse tipo de produção levam em consideração as necessidades de seus clientes. Portanto, existe a oportunidade de escolher pastas para uma variedade de finalidades: para fortalecer a gengiva e o esmalte dos dentes, clarear, limpar.

Para dentes sensíveis

Muitas pessoas sofrem de sensibilidade dentária excessiva. É uma sensação desagradável que causa muito desconforto. Para reduzir o desconforto, vale a pena comprar pastas especiais projetadas para dentes sensíveis. As composições são selecionadas de forma a minimizar a influência de fatores externos. O uso contínuo de produtos especiais ajudará a reduzir o nível de sensibilidade. Mas isso não resolverá o problema para sempre. Os dentes sensíveis dificultam uma vida plena. Esse problema deve ser resolvido com o auxílio de um dentista. Nenhuma pasta irá curar o problema dos dentes sensíveis, ela apenas ajudará por um tempo.

Produtos para dentes sensíveis provaram ser bons: Sensodyne (mais eficaz de acordo com avaliações de clientes), Colgate e Splat. Os ingredientes são selecionados de forma a eliminar ao máximo a reação aos alimentos irritantes.

Para fumantes

Pessoas que fumam sofrem de dois fatores desagradáveis ​​- mau hálito e amarelecimento do esmalte dos dentes. Se a pessoa não consegue abandonar um mau hábito, vale a pena pensar em comprar a pasta de dente certa. A pasta clareadora de mentol é uma boa opção, que ajudará a se livrar de odores desagradáveis ​​e a manter os dentes limpos. Porém, é impossível o uso constante de compostos clareadores, pois eles violam a integridade do esmalte dentário. Para os fumantes, a melhor opção é adquirir um creme dental forte e aromático. Os fumantes nem sempre levam a sério e em vão a escolha da pasta de dente. Afinal, é ela quem pode ajudar a livrar-se de pelo menos algumas das consequências do impacto desse hábito negativo.

Os fumantes são aconselhados a prestar atenção às seguintes opções:

  • R. O. C. S;
  • Youtel Pharma;
  • Albadent.

Branqueamento

As pastas de clareamento permitem clarear o esmalte dos dentes em vários tons. No entanto, os procedimentos profissionais realizados em consultórios odontológicos são mais eficazes. O creme dental branqueador é uma medida temporária. Para obter um "sorriso de Hollywood", você precisa da ajuda de um dentista. Só ele, tendo realizado os procedimentos necessários, poderá obter o efeito de dentes brancos como a neve.

Os seguintes produtos provaram ser eficazes na limpeza da cavidade oral:

  • Biomed White Complex;
  • Himalaya Herbals Sparkly White;
  • Parodontax Gentle Whitening.

Livre de flúor

Recentemente, os cremes dentais sem flúor tornaram-se populares. O flúor é parte integrante de um grande número de pastas de dente. Mas alguns fabricantes estão mudando para um creme dental sem flúor porque ele tem fatores benéficos e negativos. Muitos consumidores optam pelas marcas comerciais Klatz ou Splat.

Para crianças

Muitas empresas de manufatura fazem uma distinção entre as formulações de creme dental para adultos e crianças.As pastas para bebés são geralmente muito mais macias, não contêm substâncias nocivas e têm um cheiro e sabor agradáveis. Se engolidas acidentalmente, essas pastas não são capazes de causar danos ao estômago. Os consumidores adultos costumam escolher Lacalut, Aquafresh, President.

Terapêutico

Os cremes dentais cicatrizantes são prescritos pelos dentistas quando ocorre sangramento nas gengivas ou sensibilidade excessiva do esmalte do dente. Em formulações medicinais de dentifrícios, a concentração de substâncias abrasivas não deve exceder a RDA 80-100. As pastas curativas diferem das higiênicas pela presença de ingredientes à base de ervas e aditivos ativos. Os mais eficazes são compostos de algas, com extratos de agulhas, camomila, sálvia e mil-folhas.

Deve ser lembrado que os dentifrícios medicamentosos não precisam ser usados ​​continuamente. São ferramentas que auxiliam no enfrentamento de problemas específicos que surgem na cavidade oral.

Após o tratamento ou intervenção de um ortodontista, o creme dental medicamentoso é muito benéfico.

Visão geral da revisão

Cada pessoa tem suas preferências pessoais na escolha dos produtos de higiene bucal. Mas, a julgar pelos comentários, na maioria das vezes os consumidores prestam atenção aos seguintes pontos:

  • o preço da pasta de dente;
  • a popularidade do fabricante;
  • consistência;
  • eficiência;
  • sabor e cheiro agradáveis.

Os usuários notaram um efeito positivo do uso constante de uma pasta específica. No entanto, alguns deles estão insatisfeitos com o efeito de clareamento insuficiente, e isso se aplica a muitas empresas. Mas muitas pastas são elogiadas por seu sabor e cheiro agradáveis.

sem comentários

Moda

a beleza

casa