Cremes dentais RDA
Nem todo mundo compra pasta de dente olhando apenas para a etiqueta de preço e o nome do fabricante. Existem compradores exigentes que não têm preguiça de estudar a composição. E essa abordagem está correta. Se você pegar vários pacotes e comparar a composição, pode se surpreender com as diferenças entre os produtos que são projetados para uma questão simples - escovar os dentes. Mas o estado da boca, gengivas e dentes é diferente para cada pessoa, portanto, uma abordagem individual faz sentido. Por exemplo, alguém verá pastas de dente abrasivas.
Índice de abrasividade
Cada pasta contém um abrasivo, que ajuda a limpar de forma confiável e eficiente o esmalte da placa. Este abrasivo amolece o tártaro, ajudando a removê-lo. E o grau de eficácia da pasta depende precisamente do coeficiente ou índice de abrasividade. Na maioria das pastas populares, esse número é cerca de 100 unidades ou um pouco menos. Ou seja, ainda é impossível comparar com a limpeza profissional, mas para clarear os dentes por um tom, ou mesmo dois, uma pasta com esse indicador vai ajudar.
Para que serve tudo isso: pequenas partículas pulverulentas na pasta atuam mecanicamente sobre a camada de esmalte. O abrasivo ajuda a polir a coroa do dente, o que a limpa bem da placa e decompõe os elementos a partir dos quais a pedra é formada.
O RDA na pasta pode variar.
- Até 50 unidades. Esse produto é adequado para o cuidado diário. Pasta praticamente não abrasiva. Aqueles que possuem uma camada fina de esmalte são recomendados para usá-lo.
- Até 80 unidades. Esses dados também indicam que a pasta é de baixa abrasão. A composição é suave. O produto pode ser usado por adultos e crianças por muito tempo.
- 80 a 100 unidades. Essa ferramenta pode ser usada periodicamente, claro ou em intervalos. Mas não de forma permanente.
- Acima de 100 unidades. O aumento é agressivo, mas se correlaciona com a eficácia do produto de limpeza. Uma pasta semelhante pode ser usada por uma semana, 10 dias e, em seguida, fazer uma pausa de 2 a 3 meses.
A propósito, se os dentes se tornaram mais sensíveis, reagem mais agudamente ao frio / calor, talvez a pessoa goste de pastas altamente abrasivas. Mas isso geralmente acontece se, além dessa pasta, ele usa constantemente uma escova elétrica: esse é um tandem perigoso.
O tamanho da partícula do abrasivo, que está necessariamente presente na pasta, deve ser controlado. Portanto, é imperativo olhar para o índice RDA, ele mostra o quanto aumenta o risco de lesão dentária. Sim, o composto altamente abrasivo é excelente no combate à placa, mas se usado em excesso, destrói o esmalte. Uma coisa é usar uma pasta tão eficaz em cursos, outra é usá-la o tempo todo. Então a eficiência se transforma em agressividade.
Como determinar?
Existem dois tipos de componentes em uma pasta que supostamente clareia os dentes ao limpá-los ativamente da placa bacteriana. Estes são diretamente abrasivos, bem como ingredientes de branqueamento. Se você precisa se livrar do amarelecimento dos dentes, pigmentação pronunciada, ajude:
- papaína;
- fosfatos;
- polidona;
- bromelaína.
Esses componentes devem ser procurados na composição da embalagem. E para que a pasta crie um efeito de polimento, as seguintes substâncias precisam estar presentes na composição: carbonato de cálcio, dióxido de titânio, compostos de silício.
As pastas abrasivas podem, obviamente, proporcionar um efeito de limpeza muito rápido. Acontece que mesmo um procedimento é suficiente para um resultado perceptível. Mas eles, do tipo abrasivo, são perigosos devido à possibilidade de adelgaçamento da camada de esmalte, aparecimento de microfissuras no esmalte. Ou seja, é necessário limitar de forma inequívoca o uso de pastas abrasivas. Além disso, não há notícias muito boas para os fumantes - nem todas as pastas abrasivas podem remover a placa que se forma nos dentes de pessoas com esse mau hábito.
Os melhores cremes dentais abrasivos
Mas se você decidir usar tal produto, você precisa escolher o melhor. De todas as classificações mais notáveis de pastas abrasivas, uma média pode ser compilada. Aqui está o que está nesta lista.
- LACALUT branco. O produto contém óxido de silício, bem como dióxido de titânio e fluoreto de sódio. Graças a esses componentes, o produto lida bem com a placa, efetivamente solta as formações rochosas e também clareia o esmalte. O índice de abrasividade do produto é de 100 unidades.
- SPLAT. Seu índice de abrasividade é ligeiramente inferior ao do concorrente - 90 unidades. O dióxido de silício se tornou o principal componente da pasta. Acredita-se que essa ferramenta possa reduzir a sensibilidade dos incisivos em pouco tempo. A placa remove rapidamente, já na primeira semana de uso, pode-se notar um clareamento perceptível das coroas.
- SILCA Arctic White. O coeficiente de abrasividade é ainda mais baixo - 80 unidades. Isso significa que essa pasta pode ser usada com mais frequência. A composição contém silício e dióxido de titânio. Ilumina os dentes com eficácia, remove a placa bacteriana, promove a destruição do cálculo, controla o limiar da sensibilidade. Este produto cativa com seu relativo baixo custo.
- PresiDENT White Plus. E, neste caso, o índice de abrasividade aumenta drasticamente - até 200 unidades. A composição contém glicerofosfato de cálcio, diatomita. Como o RDA é enorme, a pasta não pode ser usada mais do que uma vez por semana. Mas o grau de limpeza dos dentes também é adequado.
- Rembrandt "Anti-tabaco e café". A abrasividade do 110 ainda é uma limpeza relativamente suave com compostos de silicone e alumínio. Os abrasivos neste produto são combinados com monofluorofosfato e citroxína e, portanto, a placa amarela deixa os dentes muito rapidamente. É lógico que o próprio nome contenha a categoria de compradores aos quais o produto se destina.
- R. O. C. S. PRO Fresh Mint. O índice de abrasividade é alto - 139 unidades. Se você usar a pasta com frequência (ainda que nos intervalos necessários), pode contar com uma eliminação rápida da pigmentação e do amarelecimento do esmalte.A pasta também é considerada um protetor confiável contra a formação de cárie. O polimento dos dentes é muito minucioso, pois o sorriso ficará realmente branco como a neve, como promete o anúncio.
- Blend-a-med 3D White. O índice de abrasividade está dentro de 95 unidades. Uma boa opção para o clareamento rápido dos dentes, além de amaciar a pedra. É verdade que a composição promove a lixiviação do cálcio dos dentes. Deve haver um intervalo entre os procedimentos de aplicação da pasta de pelo menos 4 dias.
- Parodontax. Este produto é dominado por sal mineral, fluoreto de sódio e bicarbonato. Existem muitos remédios na fórmula e ingredientes à base de plantas - hortelã, sálvia, equinácea. A abrasividade está dentro de 100 unidades. A pasta, entre outras coisas, é boa para quem tem sangramento nas gengivas. Clareamento suave do esmalte. Pode ser usado por adolescentes com mais de 14 anos.
- Colgate Complex Whitening. Outro fabricante famoso, a abrasividade deste produto é de 110 unidades. A camada de esmalte é suavemente iluminada, a estrutura óssea do dente é enriquecida com minerais valiosos. A pasta pode ser usada por muito tempo. Restaura gradativamente a cor natural dos dentes. O esmalte não está danificado.
- Natura House Extra Whitening. A abrasividade não chega nem a 80 unidades. A composição é baseada no máximo de ingredientes naturais. Devido ao xilitol, os dentes brilham, o cálcio e o flúor resistem à cárie. O produto é capaz de restaurar a estrutura do esmalte danificada. Mas o remédio não pode ser usado por pacientes com fluorose.
- Oral-B 3D Branco. A abrasividade é baixa, cerca de 80 unidades. O cuidado é suave, a proteção da mucosa é alta. O clareamento é de alta qualidade, gradativo, sem riscos para o esmalte. Mas para pessoas com excesso de flúor no corpo, esse produto não funcionará.
Melhor conselho do que um médico que acabou de fazer um exame detalhado da cavidade oral de um paciente não é dado por ninguém. E isso também se aplica à escolha da pasta, o indicador de sua abrasividade. A atribuição individual é sempre mais precisa.