Como escovar os dentes sem escova e pasta de dentes?
A pasta de dente há muito é um produto de higiene diária. É difícil imaginar um adulto que possa prescindir dos cuidados com a cavidade oral - o produto refresca o hálito, desinfeta e previne o aparecimento de patologias dentais. No artigo falaremos sobre como estar no campo se não houver pessoal especializado disponível.
Como você pode escovar os dentes com carvão ativado?
A alternativa mais comum para pastas é o carvão ativado. Pode ser aplicado sozinho ou com a adição de algumas gotas de água oxigenada. Este último tem um efeito antiinflamatório e antimicrobiano pronunciado, e o próprio carvão remove efetivamente a placa bacteriana e limpa o esmalte dos dentes. Para um único uso, um comprimido e algumas gotas de peróxido são suficientes.
O carvão vegetal tem um forte efeito de clareamento, mas deve ser usado intermitentemente se for absolutamente necessário.
Por si só é um abrasivo poderoso, com uso prolongado prejudica o esmalte dentário e leva ao desenvolvimento de patologias.
Limpeza de sal
O método de limpar os dentes com sal é conhecido desde 1674. Foi então que o inventor da Holanda Antony van Leeuwenhoek descobriu micróbios e ao mesmo tempo uma maneira de combatê-los com sal. Uma vez que os cotonetes de sua boca estavam no vidro sob um microscópio - lá ele notou uma grande quantidade de bactérias. Depois de limpar os dentes com um pano e sal, ele não encontrou essas bactérias na nova lavagem.
Outras opções
Se a pasta acabou e não há como comprar uma nova, você pode usar as ferramentas disponíveis.
Soda
Para criar um dentifrício eficaz, misture 1/2 colher de chá. refrigerante com 1/4 colher de chá. agua. Esta mistura remove eficazmente o tártaro e a placa amarela dos dentes e também refresca o hálito. Para aumentar o efeito de clareamento, adicione 2-3 gotas de suco de limão ao bicarbonato de sódio.
Esteja ciente de que refrigerante é um abrasivo forte. Portanto, após o uso, é aconselhável evitar beber chá, café, coca-cola ou suco por algumas horas - eles podem manchar o esmalte danificado.
Além disso, o uso de alimentos quentes e frios não é recomendado - isso leva à rachadura do esmalte dos dentes.
Dentifrício
O pó dental é considerado uma boa alternativa ao creme dental. É baseado em carbonato de cálcio triturado, cloreto de alumínio, argila e carbonato de sódio são usados como aditivos.
Entre as principais características que distinguem os pós das pastas estão:
- abrasivos em pó são mais grossos e afiados;
- a estrutura pulverulenta seca inclui mais micropartículas, por isso o processamento torna-se melhor do que quando se utiliza uma massa pastosa.
No entanto, eles não podem ser um substituto completo para a massa.
A pasta é selada. Os pós são comercializados em pote com tampa que se abre totalmente e entra em contato com fatores externos desfavoráveis. Isso leva ao seu contato com bactérias patogênicas e torna-se a causa de infecção das superfícies mucosas da cavidade oral, principalmente se houver feridas e úlceras na mesma. Portanto, a massa é considerada uma solução mais higiênica. Além disso, os componentes do pó não podem fornecer proteção antimicrobiana fundamental.
O uso prolongado do pó pode causar afinamento do esmalte. Produtos altamente abrasivos não são adequados para usuários com esmalte sensível. No entanto, como medida temporária, o pó dental pode ser uma boa alternativa ao creme dental.
Taxas de planta
Nossos ancestrais usavam ervas e ervas para limpar os dentes. E hoje em dia as fito-coletas podem ser usadas quando a massa não está disponível. O uso de tais misturas geralmente mantém as gengivas saudáveis. No entanto, este tipo de produtos de higiene deve ser tratado com cautela, pois existe sempre o risco de intolerância individual aos preparados fitoterápicos e de desenvolvimento de alergias.
As ervas têm propriedades positivas: eles fortalecem o esmalte, aliviam a inflamação das membranas mucosas, estancam o sangramento das gengivas, destroem bactérias, fungos e outros microorganismos patogênicos. Além disso, possuem um leve efeito clareador.
Os mais eficazes são cravo, sálvia, hortelã, erva-doce, tomilho e raiz de cálamo. Mas casca de carvalho e chá não devem ser usados, pois podem manchar o esmalte dos dentes. Nesse caso, livrar-se da cor escura será muito difícil.
Ao compilar a coleção, use uma erva ou uma mistura de componentes. Para processar a cavidade oral, os componentes da planta são colocados em um recipiente com água, despejados com água fervente, insistidos e resfriados. Na solução resultante, uma escova de dentes é umedecida e aplicada na superfície dos dentes. Repito o tratamento até que cada dente esteja completamente livre de placa.
Leite em pó
Todo mundo sabe que o leite contém uma grande quantidade de componentes minerais, incluindo cálcio. Está presente no leite de forma biodisponível, portanto, penetra na estrutura do esmalte dentário e o fortalece. No entanto, é impossível escovar os dentes com leite líquido - é melhor levar um componente seco para isso. A desvantagem desse método é sua baixa capacidade de limpeza: o pó não remove a placa bacteriana dos dentes.
Além disso, o leite não elimina o odor desagradável, por isso esse método é usado apenas se nenhum outro estiver disponível.
Casca de banana
Poucas pessoas sabem, mas a casca de banana é considerada um excelente limpador com forte efeito clareador.Para realizar os procedimentos de higiene, as superfícies externa e posterior dos dentes são tratadas com a parte branca da casca. A banana é deixada por 4-6 minutos, então esfregada com uma escova e enxaguada abundantemente.
argila branca
Se necessário, você sempre pode substituir a pasta de dente por pó de argila caseiro. É aconselhável mudar periodicamente os tipos de argila, usando branco, azul e outras variedades - neste caso, os oligoelementos úteis (estanho, cobre, manganês e zinco) irão se alternar. Isso tem um efeito complexo de fortalecimento sobre os dentes e tecidos moles da cavidade oral.
Para maximizar o efeito, a raiz de cálamo triturada pode ser adicionada à argila. Este composto fortalece as gengivas, reduz o sangramento e previne a perda dos dentes.
Cinza
Em vez de pasta de dente em condições de campo, você pode usar cinzas. Tília, carvalho, bem como bétula e salgueiro são adequados para esses fins. Ash tem propriedades de branqueamento excepcionais; em seu efeito, é semelhante ao carvão ativado. Possui uma estrutura finamente dispersa, graças à qual a limpeza ocorre de maneira suave.
Observe que a cinza de árvore resinosa não pode ser usada. O mesmo se aplica ao pó obtido após a queima de painéis de fibras, aglomerados e compensados. Durante a combustão, eles liberam substâncias tóxicas e, se ingeridos, causam graves problemas de saúde.
Óleos
O óleo da árvore do chá é muito eficaz. Refresca o hálito por muito tempo e, além disso, contém componentes antibacterianos que suprimem o crescimento da microflora patogênica. Para preparar uma composição de trabalho, é necessário misturar o óleo da árvore do chá com água na proporção de 3-4 gotas por copo de líquido.
Funciona bem para escovar os dentes Óleo de côco... Possui propriedades antibacterianas, efetivamente limpa os dentes e refresca o hálito. Pode ser usado puro ou misturado com outros óleos essenciais ou bicarbonato de sódio.
Todos esses componentes limpam os dentes com eficácia. No entanto, você não deve usá-los em sua forma pura, é melhor misturá-los com outros produtos.
Por exemplo, ao diluir argila branca, você pode adicionar um pouco de limão e mel. Esta pasta remove rapidamente a placa, branqueia os dentes, destrói bactérias e amolece as membranas mucosas.
Se você não tiver nenhum desses produtos em mãos, experimente escovar os dentes. com uma escova úmida. Mergulhe em água sem gás e limpe a boca. Desta forma, você pode se livrar da placa desagradável e remover todas as partículas de alimentos presas no espaço interdental. No entanto, esse método tem uma desvantagem significativa - ele não permite que você obtenha um hálito fresco.
E se não houver escova?
Se você não tem uma escova à mão, pode escovar os dentes algodão comum. É estéril, limpo, destinado a uso único, portanto é absolutamente higiênico. Se você não tiver algodão à mão, pode escovar os dentes com um curativo, papel limpo ou qualquer outro pano. Como último recurso, você pode tentar escovar com o dedo. No entanto, esse método só funcionará se você estiver usando abrasivos em pó.
Você pode escovar os dentes, refrescar o hálito e desinfetar a cavidade oral, mastigar uma fatia de polpa de limão. No entanto, durante o processo de mastigação, a superfície de cada dente é limpa em vários graus. Como resultado, alguns dos dentes ficarão sujos.
Para pessoas com esmalte sensível, é melhor mastigar não a polpa, mas as raspas - isso reduzirá os efeitos agressivos do ácido.