Como branquear os dentes com carvão ativado?
O clareamento dos dentes em casa com carvão ativado obteve inúmeras análises positivas, mas os benefícios e malefícios dessa limpeza exigem uma avaliação mesmo na fase de preparação para o procedimento. Todas as manipulações não demoram muito, são indolores. Como clarear os dentes com carvão ativado, quantas vezes e quantas vezes você pode escovar os dentes com ele, vale a pena falar mais detalhadamente antes de usar esta ferramenta.
Benefício e dano
Ao decidir clarear os dentes com carvão ativado, você deve avaliar adequadamente os possíveis benefícios e malefícios desse procedimento. Você pode limpá-los várias vezes com um remédio natural para restaurar a tonalidade natural do esmalte. O carvão vegetal ajuda a obter dentes brancos sem ir ao consultório do dentista usando os ingredientes disponíveis.
Pode ser útil de várias maneiras.
- Para a microflora da cavidade oral. Esta droga tem propriedades bactericidas pronunciadas, destrói bactérias patogênicas.
- Ao remover a placa. Como resultado da reação química do carvão ativado com a água, o oxigênio ativo é formado, o que torna possível dissolver efetivamente os contaminantes.
- Para iluminar o esmalte. O clareamento é o mais delicado possível. Com o carvão ativado, uma tonalidade natural pode ser alcançada sem o efeito porcelana.
- No processo de cura do dano. Na presença de úlceras e outras inflamações na cavidade oral, o carvão ativado acelera sua cicatrização.
Também vale a pena falar sobre como é prejudicial branquear com carvão ativado. A principal desvantagem do uso de tal remédio é o efeito sobre o processo de assimilação do cálcio pelo esmalte dos dentes. Ele diminui visivelmente. Com um único uso, isso não tem um efeito sério. Utilizando constantemente carvão ativado para limpar os dentes, deve-se tomar cuidado com a ingestão adicional de medicamentos com teor de cálcio.
Existem contra-indicações?
Limpar a superfície do esmalte dos dentes com carvão ativado pode parecer o mais indolor possível. Mas ela também tem contra-indicações. Se entrar na boca, parte do produto pode chegar acidentalmente ao estômago e aos intestinos. Isso representa um perigo para as pessoas com úlcera péptica, gastrite, pode causar uma exacerbação. Também é importante levar em consideração a capacidade de coloração do pó. Comprimidos esmagados podem causar descoloração dos dentes e gengivas por um tempo. Além disso, com exposição intensa, o esmalte pode apresentar rachaduras e outros danos. Para proprietários de dentes sensíveis, recomenda-se aplicar a composição sem o uso de escovas ou outros abrasivos.
Existem também outras contra-indicações.
- A presença de fissuras no esmalte dos dentes. Nesse caso, qualquer clareamento caseiro é contra-indicado para eles. O procedimento deve ser realizado exclusivamente no consultório odontológico.
- Eliminação recente de chaves. Nesse caso, o dano causado aos dentes muitas vezes ultrapassará o benefício.
- Infância. A deterioração da absorção de cálcio pelo esmalte em pré-escolares ou escolares é muito mais perigosa do que em um adulto.
A presença de contra-indicações é a norma para qualquer procedimento. O clareamento dos dentes, mesmo em casa, exige todos os cuidados. Então, o resultado não será motivo para decepção.
Opções de clareamento
Além da habitual limpeza dos dentes com pasta de dente e outros meios, pode-se realizar em casa procedimentos que ajudarão a manter a brancura do esmalte. Existem várias receitas destinadas a torná-lo mais leve. Algumas pessoas preferem clarear os dentes com bicarbonato de sódio, mas não é difícil para uma pessoa em casa fazer isso com carvão ativado preto. Você só precisa escolher a receita certa, além de seguir todas as recomendações.
Com pasta de dente
Nesse caso, o preparo do branqueador pode ser feito em porções ou com reserva. No primeiro caso, 1-2 comprimidos de carvão ativado são necessários para uma tira de pasta de até 2 cm de comprimento. Isso é suficiente para 1 procedimento. Você também pode misturar o conteúdo de um tubo de 50 ml com um pó de 10 comprimidos triturados. A mistura deverá ser armazenada em um recipiente hermeticamente fechado.
A aplicação do produto não requer muito esforço e inclui várias etapas.
- Coloque uma porção de pasta de dente misturada com carvão na escova de dentes.
- Espalhe suavemente sobre a superfície do esmalte dentário. Você precisa se certificar de que o produto cobre completamente a superfície.
- Use movimentos de massagem para limpar e polir. Você precisa mover o pincel na direção da gengiva, estritamente na vertical.
- Continue a ação por 2-3 minutos. Você pode iniciar um cronômetro.
- Enxágue bem a boca, eliminando todos os vestígios de pasta de dente.
- Avalie o resultado.
As principais dificuldades na preparação de uma composição de branqueamento estão na trituração de comprimidos de carvão ativado. Eles são esmagados em uma tigela de porcelana ou pilão até que sejam pulverizados. Partículas grandes nunca devem ser deixadas para trás - elas podem ferir o esmalte ou danificar a pele da gengiva. A escolha da massa também é muito importante. Produtos que contenham partículas abrasivas não são adequados. Formulações de gel também devem ser deixadas de lado.
Para o branqueamento, as pastas comuns de flúor branco são perfeitas, são bastante espessas e fáceis de misturar.
Com pó
Para quem não tem problemas com o aparelho digestivo, assim como para quem quer deixar o resultado do clareamento mais pronunciado, existe outro método. O pó de carvão triturado pode ser encontrado pronto em lojas especializadas, ou você mesmo pode prepará-lo triturando tabletes. A composição é utilizada da forma mais simples possível: são digitadas em uma escova úmida e, em seguida, escovam os dentes.
Deve-se notar que o efeito abrasivo no esmalte com este método é mais pronunciado. Por isso, é recomendável usar apenas escovas sensíveis com cerdas macias. Não esfregue muito o pó - se houver microfissuras, ele pode corroer a superfície. Para um efeito mais delicado, recomenda-se substituir a escova por uma almofada de algodão ou tecido macio. Você só precisa trabalhar a superfície externa da dentição.
Existem muitas receitas para limpar o esmalte com pó. Lata:
- dilua-o com água até um estado pastoso;
- misture com bicarbonato de sódio e aplique na limpeza com um pincel úmido;
- combine com ácido cítrico, então o clareamento será o mais ativo possível.
O impacto direto do pó de carbono na superfície do esmalte dos dentes pode ser muito traumático. Você não deve usar este método de clareamento se a pessoa tiver problemas óbvios com a sensibilidade dos molares. Se você tiver lesões de cárie, deve primeiro concluir o tratamento e, em seguida, tentar produtos de clareamento caseiro.
Com mistura mastigável
Para aqueles que desejam minimizar os danos do procedimento de clareamento, podemos recomendar um método associado à mastigação de comprimidos de carvão ativado sem esmagá-los primeiro. Este método de uso não possui uma alta taxa de impacto. O efeito clareador do esmalte aparece gradualmente, ao longo de 4-6 semanas. Porém, não há risco de lesões nos dentes e nas mucosas, e a ação do agente se estende por toda a superfície da dentição.
As características do procedimento incluem vários pontos.
- Uso de 2 comprimidos para 1 procedimento.
- Mastigação completa das partículas resultantes. O processo deve durar pelo menos 5 minutos.
- Enxaguar a boca. Deve-se ter cuidado para não engolir os comprimidos e suas partículas.
Usar este método permite clarear gradualmente a superfície do esmalte do dente, retarda a formação da placa bacteriana. Pode ser usado para prevenir a formação de placas causadas por vinho tinto, chá e café fortes e tabaco.
O que deve ser considerado?
A escovagem com carvão ativado não deve ser feita com muita frequência. O suficiente 2-4 vezes por semana até que o efeito óptico desejado seja alcançado. Além do mais, recomenda-se seguir uma série de regras simples para tornar o procedimento o mais seguro possível.
- Evite esforço excessivo. É importante que a pressão na superfície do esmalte seja mínima. O pincel é usado apenas para distribuir o produto uniformemente. Você não precisa esfregar ou pressionar o pó.
- Moa os comprimidos completamente. Pedaços de carvão ativado muito grandes podem causar ferimentos. Para evitar que isso aconteça, os comprimidos devem ser devidamente esmagados em um pó homogêneo em um almofariz ou outro recipiente.
- Reduza o impacto negativo. Para evitar o adelgaçamento do esmalte em decorrência do clareamento frequente, recomenda-se o uso de preparações de cálcio para a remineralização periódica.
- Não aplique pasta de dente imediatamente após o procedimento. Será o suficiente para enxaguar bem a cavidade bucal.
- Se o esmalte ou gengiva escurecer, tome as medidas adequadas. Normalmente, esse efeito é o resultado de um procedimento muito frequente. Em condições normais, as partículas de pó teimosas podem ser removidas com um simples enxágue, após 20-30 minutos.
Estas são as principais orientações a serem seguidas ao usar carvão ativado como agente de clareamento dentário.
Visão geral da revisão
Impressiona a opinião de quem já tentou clarear os dentes com carvão ativado. A julgar pelas análises, o pó faz efeito após alguns minutos. Na maioria das vezes, o carvão ativado é usado em combinação com pasta de dente, mas existem maneiras mais extremas.Por exemplo, os compradores aconselham mastigar comprimidos inteiros, alegando que esse método é mais seguro para o esmalte.
Também existem opiniões negativas. Basicamente, eles estão associados a expectativas injustificadas. Para quem já tem uma tonalidade clara de esmalte, o resultado do clareamento é quase invisível. Usar o produto com maior sensibilidade dos dentes pode até levar ao desastre. Quem não seguiu as normas de segurança se depara com uma grave exacerbação desse sintoma, até dor intensa ao entrar em contato com alimentos quentes e frios.