Creme dental com flúor infantil
Desde muito cedo, a criança deve ser ensinada a cuidar da cavidade oral, para isso são utilizados dentifrícios especiais. Escolhendo-os, muitos pais se perguntam - com ou sem flúor? Por um lado, é um produto útil, por outro lado, com o seu uso excessivo, podem surgir doenças graves. Como proceder - falaremos sobre isso em nosso artigo.
Vantagens e desvantagens
O flúor é um dos elementos mais importantes que desempenha um papel especial no combate à destruição do tecido dentário. Depois de escovar os dentes com pastas de flúor, a concentração do oligoelemento na saliva aumenta por várias horas. Como resultado, um ambiente é formado na cavidade oral que ajuda a proteger o esmalte do dente. Mas essas condições são adequadas para uma criança? Claro, o flúor tem seus méritos:
- junto com o cálcio, ele participa do fortalecimento do esmalte dos dentes;
- normaliza os processos de hematopoiese;
- promove o crescimento total de cabelos e unhas;
- remove sais de metais pesados e radionuclídeos dos tecidos.
A presença de flúor nos produtos odontológicos permite prevenir o aparecimento de inúmeras patologias da cavidade oral e resolver as existentes, nomeadamente:
- entrando na estrutura do esmalte, fluoreto elimina cáries na fase da "mancha branca" e impede o seu desenvolvimento;
- quando o flúor reage com os componentes do esmalte, a hidroxiapatita de flúor é formada - este sal restaura o esmalte e inicia a remineralização da superfície do dente;
- o flúor é responsável por bloquear a síntese do ácido láctico, isso é essencial inibe a reprodução de patógenos na cavidade oral;
- a deficiência de flúor leva ao enfraquecimento do esmalte dentário, causa defeitos no sistema esquelético.
Por isso, na hora de escolher o primeiro produto de higiene para um bebê, é necessário certifique-se de consultar um dentista... A presença de flúor em dentifrícios para migalhas é de grande importância, mas sua concentração deve sempre corresponder exatamente à idade, ao estado de saúde da criança e às necessidades atuais do organismo para garantir a remineralização total.
Variedades
Por ação
O flúor é incluído nas pastas de dente na forma de vários tipos de compostos.
- Monofluorofosfato de sódio - não é particularmente eficaz, uma vez que começa a atuar apenas no quarto ou quinto minuto de processamento.
- Fluoreto de Sódio - tem um forte efeito regenerador e antimicrobiano. Seus componentes ativos reduzem a capacidade da microflora patogênica de converter açúcar em ácido lático, o que cria proteção máxima do esmalte.
- Aminofluoreto - considerado o composto mais eficaz na prevenção da cárie.
- Fluoreto estanoso - tem eficiência suficiente. Mas, ao mesmo tempo, seus efeitos colaterais aparecem: esse composto de flúor primeiro ilumina todas as áreas restauradas do esmalte e, em seguida, faz com que elas escureçam visivelmente.
Para crianças, pastas com aminofluoretos são recomendadas.
Gosto
Para disfarçar os ingredientes insípidos da pasta de dente, temperos são adicionados às fórmulas para bebês. Isso torna os procedimentos de higiene mais agradáveis para a criança. Os adoçantes comumente usados incluem eucalipto, menta, erva-doce e laranja. Uma série de produtos com sabores sorvete, caramelo, cereja e morango foi criada especialmente para as crianças. É muito importante que todos os corantes e adoçantes sejam de origem vegetal - quaisquer ingredientes não naturais podem causar cáries.
De acordo com a idade
Por idade, todas as crianças podem ser divididas condicionalmente em vários grupos.
0-4 anos
Neste momento, o creme dental deve limpar os dentes o mais suavemente possível, portanto use um composto com abrasividade mínima... O ideal é que o produto seja comestível, pois os bebês nos primeiros anos de vida ainda não sabem enxaguar a boca e engolir a composição. É melhor dar preferência a produtos sem flúor, sua presença é permitida apenas para necessidades médicas. Nessa situação, a concentração do ingrediente ativo deve ser mínima.
4-8 anos
Durante este período, a transição dos dentes de leite para os molares começa nas crianças. Portanto, é imprescindível que o creme dental seja responsável por prevenir doenças e ao mesmo tempo reduzir o desconforto associado à troca de dentes. A abrasividade do produto nesta idade não deve ultrapassar 50 unidades, uma vez que o esmalte durante este período de tempo ainda não é suficientemente forte. A presença de flúor é permitida na faixa de 500 ppm.
8-14 anos
Em crianças dessa faixa etária, todos os dentes já são, em sua maioria, molares, portanto o teor de flúor pode ser aumentado. A abrasividade não deve ser superior a 50 unidades.
Quantos anos você pode usar?
Representantes da Associação Europeia de Dentistas Pediátricos aconselham a todos, mesmo crianças, a usar pasta de flúor, pois isso ajuda a prevenir processos causadores de doenças nos primeiros estágios de desenvolvimento. Porém, neste caso, as características de idade das crianças devem ser levadas em consideração:
- menos de 4 anos - até 200 ppm, somente conforme orientação de um médico;
- 4-8 anos - até 500 ppm;
- mais de 6 anos - 1000-1400 ppm.
Essas dicas são destinadas a pessoas que vivem em áreas onde a concentração de flúor na água da torneira é moderada. Com um conteúdo aumentado ou diminuído, os parâmetros do componente ativo da pasta de dente podem ser ajustados. Normalmente, todas as informações necessárias sobre a concentração de elementos minerais na água de cada assentamento específico podem ser encontradas no site da concessionária de água regional.
Como escolher?
Assim, dentifrícios contendo flúor são recomendados a partir dos 4 anos de idade. Se ocorrerem focos de cárie, podem ser usados já no segundo ano de vida. É melhor dar preferência a formulações com aminofluoreto em dosagens mínimas.
Alguns tipos de dentifrícios infantis contêm flúor e cálcio ao mesmo tempo. É aconselhável evitá-los - em uma embalagem, essas substâncias reagem e formam o fluoreto de cálcio. Este sal insolúvel não tem efeito terapêutico nos dentes.
Se o bebê costuma apresentar estomatite na mucosa oral, é melhor dar preferência a formulações que, além do flúor, contenham um complexo de enzimas (lactoferrina, lactoperoxidase, além de lisozima e glicose oxidase). Isso ajuda a aumentar a imunidade local.
A pasta de dente é considerada o produto básico de higiene dos dentes infantis. No entanto, seu papel na prevenção de doenças em crianças pequenas é frequentemente exagerado.... A adesão às regras de higiene oral dos bebês, os exames médicos periódicos e uma alimentação balanceada são muito mais importantes.
Procure escolher uma pasta com composição natural para suas migalhas, você precisa comprar na farmácia ou em lojas especializadas.