Pasta de dentes

O que significam as listras na pasta de dente?

O que significam as listras na pasta de dente?
Contente
  1. Mitos e hipóteses populares
  2. Para que serve a rotulagem?
  3. Por que as listras são coloridas?
  4. Devo escolher a pasta pela cor do quadrado?

As listras e quadrados multicoloridos localizados nas costuras dos tubos da pasta de dente despertam uma curiosidade fundamentada em muitos consumidores. Muitos mitos e suposições estão associados a essa rotulação incomum, que nada tem a ver com a verdade. As marcas nas costuras soldadas dos tubos de pasta são decifráveis? Por que eles são coloridos? Devo escolher uma pasta com base nesta marcação?

Mitos e hipóteses populares

A falta de informações que expliquem a origem e o significado das marcações nas costuras das pastas de dente tem gerado muitos mitos e hipóteses entre os consumidores. Alguns usuários associam essa marcação às peculiaridades da composição da pasta de dente, outros - às suas propriedades. Também há quem acredite que as riscas e quadrados multicoloridos nos tubos indicam determinados países, para cuja população se desenvolveu a composição de um determinado dentífrico. Abaixo estão as versões mais populares amplamente adotadas no ambiente do consumidor.

Composição

Um dos mitos mais comuns associa as cores das listras e quadrados nas costuras dos tubos às peculiaridades da composição da pasta de dente. De acordo com esta versão, o marcador verde as cores localizadas na costura do tubo indicam que o produto contém ingredientes exclusivamente naturais, hipoalergênicos e ecologicamente corretos. Essa pasta, de acordo com esse mito, pode ser usada todos os dias em uma base regular.

vermelho o marcador, por sua vez, supostamente indica que a composição contém componentes prejudiciais à saúde, portanto, você não deve usar tais produtos de forma contínua. Listras e quadrados azul as cores, por sua vez, sinalizam (supostamente) a presença de ingredientes sintéticos na pasta na concentração máxima permitida. Tais produtos, de acordo com esta versão, devem ser usados ​​com cautela.

Preto o mesmo marcador, segundo esse mito, indica um alto teor na pasta de componentes extremamente perigosos e até tóxicos que podem causar graves doenças da cavidade oral e danos ao esmalte dentário. É categoricamente impossível escovar os dentes com tal pasta.

Segundo o mito em questão, a porcentagem de componentes nocivos e perigosos na composição de pastas com marcadores de cores diferentes é:

  • marcador verde - 0% (contém apenas ingredientes naturais: extratos vegetais, óleos);
  • vermelho - 50%;
  • azul - 80%;
  • preto - mais de 80%.

Outra hipótese popular associa a cor da marcação à presença de derivados de petróleo na composição do produto. Portanto, segundo esse mito, a maior quantidade de derivados de petróleo é encontrada nas pastas de dente com marcador preto no tubo. O teor insignificante de derivados de petróleo na composição, por sua vez, é indicado por marcadores azuis e vermelhos. A marca verde na costura do tubo indica que o produto não inclui derivados de petróleo e outros ingredientes tóxicos (o produto é amigo do ambiente e totalmente seguro).

Duração de uso

Outro mito comum relaciona a cor das marcações nas costuras dos tubos com o tempo recomendado de uso da pasta. Então, de acordo com esse mito, a pasta de marca preta deve ser usada no máximo 1 a 2 vezes por semana. Com o uso mais frequente dessa pasta, os princípios ativos que compõem sua composição podem danificar o esmalte dos dentes e causar inflamação da gengiva e da mucosa oral.

As pastas com marcadores azuis e vermelhos, de acordo com esta versão, podem ser usadas com mais frequência - cerca de 2 a 3 vezes por semana. Para o uso diário, uma pasta com um marcador verde é mais adequada, o que (supostamente) significa que este produto proporciona a escovagem mais delicada e suave dos dentes.

Outro mito popular deve ser mencionado aqui, relacionando a cor dos marcadores com a frequência de uso da pasta. Segundo esse mito, as pastas com marcador verde podem ser usadas diariamente, mas não mais do que 30 dias, com o vermelho - não mais do que 7 dias. As pastas com marcador azul, por sua vez, podem ser aplicadas todos os dias por um período ilimitado de tempo.

Os produtos com uma marca preta no tubo, seguindo esta versão, são recomendados para uso extremamente raro (alegadamente devido a um poderoso efeito de branqueamento).

Presença de tinturas

Alguns usuários estão convencidos de que a cor das marcações no tubo indica o nível de corantes e outros componentes químicos na pasta de dente. Segundo esse mito popular, a maior quantidade de corantes e ingredientes químicos inseguros que podem causar alergia encontra-se na pasta, que apresenta uma marca preta. Marcadores azuis e vermelhos supostamente também indicam a presença de corantes e componentes químicos na composição do produto, mas em concentração aceitável e segura para a saúde.

A pasta de dentes, que possui um selo verde na solda, é isenta de quaisquer corantes ou ingredientes químicos agressivos de acordo com esta versão. De referir que muitos especialistas associam a origem deste mito a uma inteligente jogada de marketing, que permitiu aumentar as vendas de pastas com rótulo verde, que muitos consumidores associam a componentes naturais e seguros na composição do produto.

Abrasividade

A qualidade da limpeza dos dentes e gengivas da placa depende diretamente do grau de abrasividade da pasta. Os abrasivos são pequenas partículas sólidas que compõem a pasta, que não só removem a placa, mas também dão brilho ao esmalte dos dentes. Se os abrasivos forem grossos, o desempenho da limpeza é reduzido e a probabilidade de danos ao esmalte aumenta. Por esta razão, pastas com alto grau de abrasividade não são recomendadas para uso permanente.

Assim, de acordo com outro mito popular, o maior grau de abrasividade é da pasta, que apresenta uma marca preta na costura do tubo. O uso prolongado deste produto pode causar sérios danos ao esmalte dentário, portanto, esta pasta (dentro desse mito) não deve ser usada por crianças e pessoas com dentes sensíveis. O grau médio de abrasividade, por sua vez, pertence às pastas com marcadores azuis e vermelhos.

Segundo esse mito, as pastas com faixa verde (quadrada) na costura do tubo apresentam o menor grau de abrasividade.

Classificação territorial

Um dos mitos mais absurdos explica a cor do marcador na tuba por "classificação territorial". Segundo esta versão, os cremes dentais que apresentam marcadores de cores diferentes no tubo também se diferenciam na sua composição, cuja receita é (supostamente) desenvolvida levando em consideração alguns fatores da vida da população de uma determinada zona geográfica. Então, os dentifrícios com marcações pretas são destinados a países pobres da Ásia e do terceiro mundo, com marcações azuis para os Estados Unidos, com marcações verdes e vermelhas para os países europeus.

Para que serve a rotulagem?

O projeto de tubos com pasta de dente é realizado de acordo com os requisitos estabelecidos por três GOSTs. De acordo com eles, o nome do produto, marca registrada e marca devem ser aplicados na embalagem do produto. Além disso, o tubo deve indicar o volume e a composição do produto, o prazo de validade e o prazo de validade permitidos. No entanto, nenhum dos documentos regulamentares que regem as condições de concepção dos tubos contém um requisito de marcação do tipo em questão (sob a forma de riscas ou quadrados coloridos na costura do tubo).

Para entender por que e como as marcações são colocadas na forma de listras coloridas e quadrados na costura dos tubos, devemos nos voltar para os meandros de sua produção. Contornando as nuances tecnológicas, todo o processo produtivo pode ser representado pelas seguintes etapas principais:

  • uma teia de polietileno ou laminado (com marcações já aplicadas na forma de faixas ou quadrados) se move ao longo do transportador e entra no dispositivo que lhe dá a forma de um tubo;
  • o "tubo" inteiriço avança e passa pelo aparelho, dividindo-o em fragmentos separados de determinado comprimento.

Inicialmente, a marcação aplicada na tela atua como um claro ponto de referência para o equipamento robótico, indicando o local do corte e posterior selagem da costura do futuro tubo. Assim, as marcações na forma de faixas ou quadrados coloridos são aplicadas exclusivamente para fins de produção. Para o consumidor final, não trazem nenhuma informação.

Para se ter certeza disso, basta examinar os produtos cosméticos e de higiene disponíveis acondicionados em bisnagas - todos terão exatamente as mesmas marcações multicoloridas nas costuras.

Por que as listras são coloridas?

Os modernos equipamentos utilizados na produção de bisnagas para dentifrícios são de alta tecnologia e ultraprecisos, mas sua capacidade de reconhecer cores e matizes ainda não é muito perfeita. Esses dispositivos inteligentes são capazes de detectar um espectro muito limitado de cores preto, vermelho, azul e verde. Nesse caso, os sensores ópticos do equipamento são capazes de determinar a marca da cor se ela for colocada contra um fundo contrastante.

Então, as marcas das cores indicadas são geralmente aplicadas a tubos em branco de tons claros - na maioria das vezes branco, com menos frequência - amarelo, laranja claro. Vale ressaltar que, ao contrário, marcações claras são aplicadas nos blanks para tubos escuros, contrastando com a cor principal da embalagem. Se, por exemplo, a marcação preta for aplicada a um tubo escuro (azul, verde), os sensores ópticos não serão capazes de reconhecê-lo e, como resultado, não serão capazes de determinar a localização exata do corte e vedação de a costura do tubo.

Devo escolher a pasta pela cor do quadrado?

Para escolher o creme dental correto, não tome o marcador colorido localizado na costura do tubo como principal ponto de referência. Como já ficou claro, esse detalhe do design da embalagem nada tem a ver com a composição do produto, nem com suas propriedades e qualidade. Você mesmo pode escolher a pasta de dente certa, levando em consideração os seguintes critérios básicos:

  • composição;
  • grau de abrasividade.

O flúor, que faz parte da pasta de dente, reduzirá o risco de cáries, e o triclosan reduzirá a inflamação em doenças da gengiva e da mucosa oral. Os mais seguros são os cremes dentais, que contêm uma quantidade mínima de conservantes, corantes e SLS (agentes espumantes). Para proprietários de dentes sensíveis, recomenda-se comprar cremes dentais com valores RDA (grau de abrasividade) de 20 a 50. Para proprietários de dentes saudáveis, dentifrícios com valores RDA de 50 a 80 são adequados. anos, você deve comprar dentifrícios com RDA 0, acima de 2 anos - com RDA até 20.

Uma das melhores decisões ao escolher o creme dental certo é a recomendação do dentista que está observando (tratando).

sem comentários

Moda

a beleza

casa