Escolhendo um creme dental seguro
É muito difícil escolher um creme dental, porque a saúde dos dentes e de toda a cavidade oral depende muito disso. Muitas pessoas olham apenas para o preço, escolhendo o que é mais barato. Essa abordagem está errada, é por causa dessa atitude em relação à escolha que na maioria dos casos os dentes, as gengivas e todo o corpo humano como um todo podem sofrer. Falaremos sobre como escolher uma pasta de dente, a composição mais segura e outras nuances de escolha em nosso artigo.
A composição mais segura
Os dentes, ou melhor, sua camada superior, são especialmente atacados por micróbios. Sob a influência de certos compostos químicos, pode facilmente começar a se decompor. Além disso, podem ocorrer danos às gengivas devido a quantidades inadequadas de nutrientes. Portanto, vale a pena dar atenção especial à composição da pasta. Alguns de seus ingredientes podem causar grandes danos aos dentes e aos tecidos moles ao seu redor.
Em primeiro lugar, preste atenção à presença de uma substância como o laurilsulfato de sódio na pasta. Na maioria das vezes, esse componente é utilizado na fabricação de detergentes, pois contribui para a formação de espuma. Este creme dental deve ser usado com cautela, pois o lauril sulfato forma óxidos e nitratos devido a várias reações e transformações químicas. Eles, tendo se instalado profundamente no corpo, são capazes de causar várias sensações desagradáveis, como coceira e queimação.
Preste atenção a um componente na composição da pasta como o propilenoglicol. É frequentemente utilizado em instalações industriais como anticongelante. Essa substância é capaz de se sedimentar, acumulando-se gradativamente na região do fígado e rins, causando alergias.
Não negligencie uma substância como o triclosan.É um antibiótico e destrói micróbios nocivos.
É permitido o uso de uma pasta com este componente na composição somente por recomendação do médico e sob sua supervisão em regime ambulatorial, uma vez que o triclosan não afeta da melhor forma o desempenho da digestão, pulmões e rins, ele pode também atrapalham o funcionamento do cérebro.
O próximo item da lista de substâncias nocivas é o parabeno. É o conservante usado com mais frequência para prolongar a vida útil dos alimentos, aumentando sua vida útil. O parabeno é capaz de causar o aparecimento e desenvolvimento de tumores malignos.
Também vale a pena mencionar sobre os polifosfatos. Este componente é frequentemente utilizado na fabricação de sabão em pó, pois ajuda a suavizar a água. No entanto, se entrar na cavidade oral, pode causar inflamação da membrana mucosa, além de aumentar drasticamente os níveis de colesterol.
Curiosamente, o flúor também pertence à lista de substâncias nocivas. Claro, este é um componente necessário para a saúde do esmalte dentário, no entanto, é recomendado o uso de dentifrícios que o contenham somente por recomendação de um dentista competente. Essa substância pode trazer não apenas benefícios para os dentes, mas também muitos danos. Portanto, pode contribuir para o escurecimento dos órgãos mastigatórios, além de causar o desenvolvimento de uma doença como a fluorose.
Às vezes, todas as substâncias acima nas pastas de dente são essenciais para o tratamento dentário completo. Mas, como mencionado acima, você não precisa usar essas pastas todos os dias e apenas por recomendação de um especialista competente.
Quanto a escolher uma boa pasta que não prejudique nem os dentes nem o corpo, é muito mais fácil do que parece.
Então, a base principal de absolutamente qualquer pasta de dente são componentes como água, abrasivo, hidratante e vários aditivos.
A água, claro, é um componente importante, vamos lidar com o abrasivo. Às vezes, elementos completamente desnecessários atuam em sua função. Normalmente são pequenos grãos que são adicionados para a limpeza mecânica da superfície dentária, porém, a dureza desses grãos às vezes não é levada em consideração em relação ao esmalte dos dentes. Na maioria das vezes, uma substância como o carbonato de cálcio atua como um abrasivo na pasta de dente.
No entanto, o óxido de alumínio às vezes atua como um abrasivo. É importante saber que com o uso frequente de dentifrícios, este componente pode ter efeitos negativos na saúde humana, causar inflamação da cavidade oral, e ainda contribuir para a formação de várias úlceras e tumores. Em alguns países, o uso do composto de alumina é proibido pelos motivos acima.
A opção mais favorável na composição da pasta será um composto de óxido de silício.
Esta substância é capaz de remover a placa com mais suavidade, suavidade e ao mesmo tempo, sem quaisquer consequências negativas para a pessoa e seu corpo.
Quanto ao hidratante na composição da pasta, é ele quem contribui para sua fácil aplicação na escova de dente... Por conta disso, possui textura cremosa. Você nem precisa se preocupar com isso. Se os fabricantes anteriores usavam propilenoglicol um tanto prejudicial em sua produção, agora eles mudaram para a glicerina e o sorbitol, que são seguros para o corpo.
O último componente também é importante na pasta de dentes - vários extratos ou aditivos. Deve-se dar preferência apenas aos naturais, pois são os mais seguros para uma pessoa e seu corpo.
Avaliação de marcas populares
Considere quais empresas fazem cremes dentais seguros.
Argital
Esta marca italiana é merecidamente a primeira na nossa classificação. O creme dental deste fabricante é seguro para os dentes, além disso, tem uma composição quase totalmente natural. Ela é capaz de limpar os dentes o mais delicadamente possível, sem causar irritação na membrana mucosa.
Sensodyne
O fabricante desta pasta de dentes é a Grã-Bretanha.Muito procurado entre os especialistas, está entre as melhores ferramentas tanto em termos de eficiência como de rapidez de ação. Esta pasta ajuda a prevenir a inflamação da gengiva e também ajuda a fornecer profilaxia oral de qualidade. Escovar os dentes com ele será eficaz, você pode usá-lo a partir dos 12 anos. A desvantagem é a presença de componentes sintéticos em sua composição, além de um grande número de falsificações.
Weleda
Outro fabricante bastante comum de cosméticos e medicamentos naturais, incluindo pastas de dente. Sua composição é totalmente segura e totalmente natural. Em geral, este é um produto de alta qualidade, cuja única desvantagem pode ser um preço bastante alto.
SPLAT
Outra marca popular de pasta de dente. Além disso, sua popularidade é bem merecida. A composição dessas pastas é geralmente segura para a saúde bucal. Além do mais, as vantagens incluem o fato de a pasta possuir um tubo grande, ser capaz de limpar bem os dentes, ao mesmo tempo em que não causa absolutamente nenhum desconforto na hora da limpeza. Outra vantagem desse produto para o consumidor é o preço.
Levrana
Esse fabricante é famoso pela composição natural de seus cosméticos, que inclui pasta de dente. A vantagem da pasta dessa marca, além da composição, é um tubo bastante grande. O produto não contém fluoreto perigoso, é totalmente seguro para os dentes e, além disso, ajuda a manter o hálito fresco por um período bastante longo. Somente o preço desse produto para os dentes pode alienar um potencial comprador.
R. O. C. S.
Este é um fabricante russo de pasta de dente. Sua composição também não é ruim. Inclui o glicerofosfato de cálcio, que afeta a resistência do esmalte, o xilitol, que protege a cavidade oral da cárie, e a bromelaína, enzima que ajuda a eliminar rapidamente a placa bacteriana. Além do mais, a composição do produto inclui vários sabores: hortelã e frutas e ervas e vários outros - resta escolher de acordo com seu gosto.
Presidente único
É um renomado fabricante italiano, cujos produtos também são recomendados por especialistas. Entre as propriedades dessa pasta estão o fortalecimento do esmalte, proteção contra os efeitos negativos de bactérias nocivas, além de redução da alta sensibilidade.
A pasta de dentes President contém um composto de cálcio, sal de potássio, papaína e vários elementos vegetais.
Este produto pode ser usado diariamente. No entanto, a massa tem uma desvantagem que você definitivamente deve ter em mente. Devido à presença de sal de potássio na composição, que ajuda a bloquear a sensibilidade, você pode não perceber sintomas que indicam certas doenças dentárias.
Oral-B Original
Outra pasta de dentes que você pode ver nas prateleiras das nossas lojas com muita frequência. Ele contém esses componentes que ajudam a fortalecer a camada superior dos dentes, que é chamada de dentina. A sensibilidade dos dentes e gengivas geralmente diminui após a escovação constante com essa pasta.
Colgate
Pasta não menos popular, que muitas vezes aparece em anúncios. Ele contém componentes como fluoreto de sódio e nitrato de potássio. A maioria dos dentistas recomenda este produto. Em geral, tem muitas vantagens para um comprador potencial, uma delas é o preço.
Nuances de escolha
Como já mencionado, a escolha da pasta de dente é uma questão responsável e bastante difícil, porque a saúde do seu corpo como um todo depende muito disso.
Ao escolher um creme dental, em primeiro lugar, você deve prestar atenção à sua composição e à presença de componentes nocivos nele. Vale ressaltar que é preferível comprar creme dental na farmácia.
Observe também que você não deve se preocupar muito com o preço. Salvar e comprar pasta de dente de baixa qualidade pode levar a ainda mais resíduos e problemas com os dentes, gengivas e muito mais.
Dado o custo dos dentistas de hoje, economizar na pasta de dentes pode ser bastante caro no futuro.Portanto, ainda temos qualidade em primeiro lugar.
Além disso, preste atenção à classificação das pastas de dente. Para fazer isso, você precisa saber exatamente pelo menos o estado do esmalte do dente.
Para isso, eles alocam uma pasta higiênica, que é adequada para o uso diário para quem não tem absolutamente nenhum problema com a saúde dos dentes e da cavidade oral em geral.
As pastas anticárie são indicadas para quem sofre de cárie há muito tempo. Este creme dental ajudará a bloquear a degradação do esmalte.
A pasta de dentes clareadora é recomendada para aquelas pessoas que precisam remover a placa velha. No entanto, deve-se notar que esta pasta definitivamente não é adequada para proprietários de dentes com sensibilidade aumentada.
As pastas também se distinguem por sangrar nas gengivas. O creme dental de alta qualidade pode promover a cicatrização de feridas, além de ter um efeito antiinflamatório. Com a escolha certa, você ficará feliz com o resultado e com uma cavidade oral totalmente saudável.
Também vale a pena mencionar sobre os cremes dentais infantis. Têm um efeito suave e devem conter preferencialmente silício, assim como fosfato dicálcico.
Vale lembrar que crianças menores de 3 anos não devem usar cremes dentais que contenham flúor.
Em geral, cobrimos os principais aspectos da escolha de um creme dental seguro. E se ainda assim decidir usar um produto que contenha este ou aquele componente nocivo, certifique-se de consultar um especialista, caso contrário, as consequências disso para você e seu corpo podem estar longe de ser felizes.