Higiene bucal

Tudo sobre escovas de dentes

Tudo sobre escovas de dentes
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Por que precisamos disso?
  3. Variedades
  4. Modelos populares
  5. Como escolher?
  6. Como usar?

As pessoas começaram a escovar os dentes antes mesmo de começarem a escrever a história. No início, pequenos galhos de árvores eram a ferramenta de limpeza. Com o tempo, as pessoas inventaram uma escova de dentes especial que faz um trabalho muito melhor na limpeza da placa bacteriana na boca. Mas mesmo as escovas mais caras e modernas não conseguem alcançar a placa formada entre os dentes que estão fortemente adjacentes uns aos outros. Portanto, para a proteção da mais alta qualidade dos dentes contra o tártaro, uma ferramenta especial foi criada - uma escova interdental. Neste artigo, explicaremos por que você precisa deste dispositivo, como usá-lo e como escolher a opção certa.

Peculiaridades

A superfície principal dos dentes, que é visível a olho nu, é adicionalmente limpa por algum alimento durante a mastigação, mas as partes laterais de cada dente permanecem sujas. No total, a área das paredes laterais ocupa cerca de 40% de toda a superfície dentária localizada acima da gengiva. Este local é suficiente para que fiquem pequenos pedaços de comida e se multipliquem os microrganismos nocivos.

Muitas pessoas estão cientes do problema da placa interdental, por isso usam palitos de dente ou fio dental. O segundo método é bastante eficaz, mas nem todos podem usar fio dental - o uso de fio é impossível se você tiver colchetes, pontes, próteses ou outras construções ortodônticas instaladas.

Em tal situação, palitos de dente estão disponíveis para limpar sua boca.

Externamente, a ferramenta lembra o desenho de uma escova de cozinha, com a qual as donas de casa lavam pratos com gargalo estreito. Mas As escovas de dentes especiais são muito pequenas, permitindo penetrar nos locais mais estreitos da cavidade oral. Na produção, requisitos muito elevados são impostos aos produtos: a estrutura deve ser forte, confiável, não causar alergias e também não deve oxidar ao interagir com a saliva humana. Portanto, o objeto de limpeza da cavidade interdental é feito de materiais de alta qualidade.

A escova irá limpar facilmente a área máxima de incisivos, caninos e molares, pois o pequeno tamanho da escova permite a penetração em espaços interdentais estreitos, sob dentaduras, aparelhos ortodônticos e arcadas. Os produtos são fabricados em um pequeno conjunto completo, composto por um prático porta-cabo e várias escovas substituíveis. Na maioria dos casos, os acessórios de fixação são removíveis, mas às vezes existem modelos econômicos de uma única peça.

Os utensílios de higiene pessoal têm várias características pelas quais podem ser distinguidos:

  • comprimento e volume da haste da escova;
  • a frequência da localização das vilosidades na haste;
  • forma de pincel (pode ser curva, cilíndrica ou cônica);
  • a matéria-prima da qual as vilosidades são feitas (geralmente náilon);
  • material para fazer a haste (liga médica ou plástico).

Os portadores de implantes ou próteses podem utilizar com segurança esse item de higiene, pois durante a produção as vilosidades são revestidas com uma capa protetora especial que evita danos aos dentes e às estruturas ortodônticas. O dispositivo para implantes concorre com um irrigador caro, pois a eficiência da limpeza da cavidade oral é a mesma e o custo de produção varia bastante.

Por que precisamos disso?

As escovas dentais são uma parte importante do processo de criação de um sorriso deslumbrante e sua invenção pode ser considerada um passo importante no progresso da odontologia. O item de higiene da nova era limpa completa e eficientemente todas as fossas, depressões e fendas de contaminação, protegendo a cavidade oral de doenças. Vamos examinar mais de perto todos os benefícios do uso de ferramentas de limpeza de dentes.

  • Limpa as lacunas interdentais de restos de comida. Usar uma ferramenta especial é muito mais eficaz para escovar os dentes e mais seguro para as gengivas do que usar palitos de dente de bambu. Você protege sua boca de lesões e evita o sangramento ao usar uma escova em vez de um palito.
  • Penetre em pequenas fissuras. A escova é adequada para a limpeza de molares, caninos e incisivos bem pressionados.

Além disso, uma ferramenta de higiene pessoal será útil para quem tem lacunas entre os dentes - uma escova de dentes comum não é adequada para a remoção da placa, mas uma haste em miniatura com vilosidades cabe facilmente no espaço livre.

  • O uso de uma escova evita a cárie dentária. Mesmo se você usar fio dental especial para limpar fendas estreitas na boca, algumas áreas podem permanecer sujas. Ao contrário de uma escova, as pequenas vilosidades da escova até penetram na bolsa periodontal, removendo a sujeira na base dos dentes, logo abaixo da linha da gengiva.
  • Limpe o esmalte. O uso de um dispositivo higiênico ajuda a remover manchas, placa e microflora patológica prejudicial da superfície dos dentes.
  • O tártaro é removido. Antes, os depósitos de tártaro só podiam ser removidos em clínicas odontológicas, mas agora isso pode ser feito em casa com um irrigador ou uma opção mais econômica - uma escova dental. Mas você também não deve abusar dos itens de higiene pessoal - se a pedra ocupa uma grande área na superfície dos dentes, é melhor entrar em contato com um dentista profissional. O médico ajudará a limpar o esmalte da sujeira e poderá mostrar com clareza o uso correto das escovas para a remoção do tártaro.
  • Melhora a circulação sanguínea nas gengivas. Ao limpar os dentes com um dispositivo interdental, a escova macia também massageia suavemente as gengivas.A massagem leve melhora o fluxo sanguíneo, o que proporciona uma nutrição mais intensiva dos dentes com oxigênio e microelementos benéficos.
  • Reduz a probabilidade de periodontite. A limpeza regular e completa da cavidade oral não só ajuda a melhorar a condição dos dentes, mas também protege os tecidos periodontais de inflamações e doenças.
  • Remova o mau hálito. Os restos de comida geralmente se acumulam nos espaços interdentais, que, com o tempo, podem começar a emitir um odor desagradável. Os dispositivos interdentais ajudam a eliminar esse problema.
  • São a única opção para limpar a cavidade oral ao usar estruturas ortodônticas.

Para pessoas com aparelho ortodôntico, pontes, implantes e próteses instaladas, pequenas escovas permitem a limpeza de alta qualidade do esmalte em locais de difícil acesso.

Variedades

O design básico de todas as escovas interdentais é o mesmo: uma empunhadura de plástico, uma haste de liga médica e fibras de silicone. As alças de plástico têm um formato de tubo redondo padrão que se torna plano e largo mais ou menos no meio e, em seguida, torna-se redondo novamente. Este design foi criado de forma a maximizar a comodidade de utilização de um artigo de higiene.

Mas o formato do pincel em si possui diversas variedades, adaptadas para diferentes finalidades. Existem três tipos principais: escova curva, cilíndrica e cônica. Vamos considerar os recursos de cada modelo.

Curvado

A haste com vilosidades em tal escova é feita na forma de um semicírculo - o que proporciona um uso conveniente para pessoas que têm aparelhos instalados. A forma curva da haste permite chegar a locais inacessíveis a uma escova de dente convencional: sob as travas do aparelho, nos espaços entre as coroas.

Além disso, a unidade de higiene faz um excelente trabalho de limpeza de implantes, próteses e pontes. Em alguns casos, o desenho é complementado por cerdas duplas, que melhoram o resultado do procedimento de limpeza oral. A escova curva é a melhor escolha para quem usa uma variedade de sistemas ortodônticos, mas é a mais cara entre os outros tipos.

Cilíndrico

Um item de higiene desse tipo é feito com as mesmas vilosidades ao longo de todo o comprimento da haste - essa estrutura garante uma limpeza uniforme do espaço interdental. As escovas cilíndricas são mais eficazes quando lacunas como diastemas e tremores estão presentes entre os dentes. O formato da escova é perfeito para a limpeza de suportes de implantes - colo radicular, cujo cuidado evita o aparecimento de doenças periodontais. Um item de higiene é considerado universal - é conveniente para a maioria das pessoas, além disso, as escovas cilíndricas têm o menor custo.

Cônico

A estrutura do pincel em tal modelo de pincel assemelha-se a um formato de cone - na base das vilosidades são longas, e mais perto da ponta elas diminuem gradualmente, e na própria borda seu comprimento não é superior a 1 mm. Essas escovas interdentais são projetadas para uso diário. - o formato cônico permite que você penetre nas aberturas mais estreitas que são inacessíveis a outros tipos de itens de higiene, como escovas ou palitos.

O produto não é muito caro, mas também não é barato - pertence à categoria de preço médio.

Modelos populares

Devido aos produtos serem eficazes e muito procurados pela população, existem muitas empresas que fabricam escovas interdentais. Os produtos estão sujeitos a requisitos rigorosos, portanto, são feitos de materiais de alta qualidade seguros para os seres humanos.

Considere algumas empresas populares e seus produtos.

  • Dantaid. A empresa fabrica uma ampla gama de produtos para atender aos diferentes tipos de mandíbulas. Por exemplo, o modelo Nano tem um diâmetro pequeno - até 0,6 mm, esse tipo de pincel é adequado para pessoas com esmalte sensível.Microescovas com cerdas de até 0,9 mm são projetadas para mandíbulas estreitas onde os dentes estão muito próximos ou se sobrepõem. A Mini ferramenta interdental é um modelo padrão e é adequada para uso em espaços dentais normais. O cônico é o maior tamanho de pincel deste fabricante, com cerdas de até 1,3 mm de diâmetro, por isso o modelo é adequado para pessoas com espaçamento entre os incisivos.
  • Presidente. A empresa fabrica uma grande variedade de produtos, mas o tipo mais popular é a escova interdental PresiDENT Classic XS. O diâmetro das cerdas é de 0,28 mm, as cerdas são feitas de náilon Tynex durável especial. A forma da escova é ondulada - conveniente para inserção em áreas apertadas da cavidade oral que são difíceis de alcançar. O uso do instrumento interdental PresiDENT Classic XS é indicado para pacientes que usam implantes e próteses. O design do aparelho é conveniente para limpar incisivos, caninos e molares muito próximos.
  • Colgate. Esta empresa, conhecida por qualquer pessoa, produz uma grande variedade de produtos de higiene para a cavidade oral: escovas, dentifrícios, enxaguatórios bucais, fio dental e, claro, escovas. O Colgate Total é fabricado em um conjunto de três itens de higiene com diferentes diâmetros de fiapos - 2, 4 e 5 mm. As cerdas da haste têm o formato de um cone ou triângulo - essa estrutura permite que você penetre suavemente no espaço entre os dentes. Graças ao seu poder de penetração, o Colgate Total remove facilmente a sujeira em espaços apertados.

O item de higiene é adequado para o uso diário.

  • LACALUT. O fabricante não é menos famoso do que o anterior. Uma vasta gama de produtos desta empresa irá satisfazer as necessidades de qualquer cliente. Entre os produtos encontra-se um instrumento interdental de tamanho L com cerdas de 4 mm de diâmetro, é útil para pessoas com grandes espaços entre os dentes. A empresa também fabrica escovas interdentais nos tamanhos XS, S e M - o diâmetro das vilosidades nelas é de 2, 2,4 e 3 mm, respectivamente. Cada instrumento de higiene é adequado para a remoção diária de placa sob coroas e pontes.
  • R. O. C. S. O produto mais interessante desta marca é o R. O. C. S. minis, o conjunto de produtos inclui um conjunto de 10 escovas interdentais. As vilosidades são criadas a partir de um náilon especial intercalado com microcristais. O diâmetro das cerdas é de apenas 2 mm, o que permite que sejam utilizadas com sucesso para diversos fins. A gama dos modelos R. O. C. S. minis é utilizada para manter a higiene oral das pessoas que têm alguma estrutura ortodôntica instalada. Além disso, o tamanho da escova permite que você limpe o espaço entre os dentes espaçados. Com o uso diário, as escovas limpam a superfície dos incisivos de manchas senis que apareceram após comer junk food ou fumar.
  • Braun Oral-B. A empresa é especializada na produção de produtos de limpeza bucal de qualidade. Ela também fabrica modelos populares de escovas de dente, uma das quais é a Oral-B Interdental. O conjunto de produtos inclui 6 escovas diferentes com diâmetro de vilosidade de 2,7 mm. O eixo do acessório é feito de um material elástico durável que pode ser dobrado. O acessório interdental cilíndrico é adequado para pessoas com espaços interdentais estreitos.

Como escolher?

Você pode consultar um profissional para determinar qual dispositivo interdental é adequado para limpar sua boca. O dentista determinará o tipo de mandíbula, a presença de sistemas ortodônticos e o estado geral da cavidade bucal, a seguir indicará um item de higiene adequado. Na maioria das vezes, os especialistas aconselham as pessoas com uma estrutura mandibular padrão a usar escovas com um comprimento médio de vilosidades. Quando o paciente apresenta lacunas entre os incisivos ou molares, recomenda-se selecionar um pincel de tamanho um pouco maior que o normal - as vilosidades devem atingir 3 mm.

No caso de próteses, aparelhos ortodônticos ou outros sistemas serem instalados na cavidade oral, é melhor limpar os dentes com vários tipos de instrumentos.

Depois de conversar com seu dentista, você poderá escolher o conjunto de escova certo para adultos e crianças. Mas, se necessário, você pode determinar de forma independente a forma desejada do item de higiene. Você precisará levar em consideração vários parâmetros para escolher de forma independente a ferramenta apropriada, iremos considerar cada um deles com mais detalhes.

  • Manuseie o material. O instrumento de higiene bucal está disponível em duas versões: metal e plástico. A primeira opção é muito durável e confiável, adequada para uso a longo prazo. Mas este modelo não é adequado para crianças: se você usar a escova sem cuidado, pode danificar gengivas delicadas. Os cabos de plástico são universais - não causam alergias, são recomendados para aquelas pessoas que sofrem frequentemente de estomatite.
  • O volume do eixo e cerdas. A escolha depende principalmente das características da estrutura da mandíbula e da idade da pessoa. Muitas pessoas preferem modelos de escova pequenos e organizados que possam penetrar facilmente em fendas estreitas. Mas há consumidores que querem uma alça maior que não escorregue de seus dedos acidentalmente. As cerdas do eixo podem ter diâmetro uniforme ou diferir na base e na ponta. O diâmetro da base e das cerdas é determinado pela posição específica dos dentes, presença de aparelho ortodôntico, diastemas ou problemas gengivais.
  • Rigidez. Este critério depende da sensibilidade de suas gengivas e esmalte. Se durante a escovagem a boca frequentemente sangra ou começa a doer os dentes sem motivo, é aconselhável escolher escovas com escovas macias. Se você não notou problemas com as gengivas, e o esmalte é bastante forte e insensível, pode-se usar escovas com dureza média de vilosidades. Ao usar o instrumento interdental pela primeira vez, muitas pessoas notam um leve sangramento - isso é normal; após alguns dias de escovação regular, suas gengivas se acostumarão e as consequências desagradáveis ​​não aparecerão mais.
  • Comprimento da barra. Uma grande variedade de tamanhos de hastes é produzida na produção, portanto, 5-6 tipos podem ser encontrados nas lojas. Na hora de escolher o comprimento da escova, é preciso levar em consideração a idade de quem a vai usar. Para usuários jovens, escolha o menor tamanho de pincel - S, que seja confortável de segurar com os dedos minúsculos.

Os adultos costumam usar os tamanhos médio a grande do dispositivo sanitário - L ou XL.

  • O comprimento das vilosidades. Um critério importante na escolha do comprimento das cerdas é a presença ou ausência de distância entre os dentes. Se a dentição for bastante densa, é necessário escolher um dispositivo com um cochilo curto - de 1 mm. Essa ferramenta é adequada quando estruturas ortodônticas são instaladas na boca. Quando houver diastemas na boca, recomenda-se o uso de escovas com cerdas com comprimento de 3 mm ou mais.

Como usar?

Para usar o dispositivo de higiene corretamente, você deve seguir as instruções passo a passo - isso ajudará a obter o máximo efeito de limpeza, bem como evitar lesões na cavidade oral. Além disso, você não precisa de pasta de dente durante o processo de limpeza interdental. Para usar o pincel corretamente, você precisa seguir alguns passos simples:

  • primeiro, você deve limpar o esmalte da maneira usual - com uma escova e pasta de dente;
  • enxágue a boca e molhe a escova;
  • suavemente, sem esforço, insira a haste entre os dentes onde suas bases estão em contato com a gengiva e pare quando a ponta da escova aparecer na parte de trás dos dentes;
  • limpar o espaço interdental em movimentos circulares ou alternativos, em nenhum caso mova a haste para cima e para baixo - não se pode usar a escova como fio dental, isso pode prejudicar o esmalte;
  • após limpar o espaço entre os dentes, remova lentamente a escova e enxágue com água.

Desta forma, continue limpando o espaço entre os incisivos, caninos e molares. Enxágue a boca de vez em quando para remover qualquer resíduo de comida empurrado para fora das rachaduras.Após o término do procedimento enxágue bem o pincel com água corrente e cubra com a tampa incluída no kit.

Para aquelas pessoas que usam aparelho ortodôntico, as especificações de limpeza da cavidade oral são ligeiramente diferentes. Além do procedimento usual, também é necessário limpar a própria estrutura para o alinhamento. Manipulações posteriores são realizadas com um dispositivo em forma de cone interdental - isso permite que você penetre com precisão próximo às mechas do sistema ortodôntico.

Para remover a placa do aparelho ortodôntico, siga estas instruções simples:

  • movendo o dispositivo para frente e para trás, processe todos os bloqueios;
  • inserir a escova sob o arco, primeiro por fora e depois por dentro, limpando o espaço em movimentos circulares;
  • enxágue o pincel com água após o procedimento.

Você não deve continuar usando o item de higiene se estiver muito apertado no espaço interdental - é melhor comprar uma escova com um diâmetro de cerdas menor.

É necessário substituir o instrumento interdental com bastante frequência - uma vez a cada 8-12 dias, mesmo que ainda pareça novo. Os primeiros dias de uso de um novo limpador oral são adaptativos - a maioria das pessoas sangra. Em no máximo uma semana, as gengivas se acostumarão ao novo procedimento, e o uso de abrilhantador amenizará o período de adaptação.

Se, após a limpeza, o sangue fluir abundantemente e após 2-3 dias houver um aumento da sensibilidade dos dentes e inflamação das gengivas, significa que o item de higiene foi escolhido incorretamente. Pare de usar o pincel e consulte um profissional que pode ajudá-lo a encontrar uma ferramenta mais delicada.

sem comentários

Moda

a beleza

casa