Tudo sobre ouro verde
O ouro verde é a liga metálica mais incomum devido à sua cor. Muitas pessoas estão interessadas em joias feitas de ouro semelhante, mas não sabem o que são, como cuidar delas e como distinguir o original de um falso.
O que é isso?
Os historiadores acreditam que o ouro verde apareceu pela primeira vez na ilha de Creta. Uma liga semelhante começou a ser feita no primeiro ou segundo milênio aC. Foi então que começaram a chamá-lo de electrum. O próprio ouro verde é uma liga de ouro e prata. Serviu para criar joias e uma variedade de itens religiosos.
Electrum é um dos tipos de ouro nativo mais procurados no Mediterrâneo.
A concentração de prata nesse metal é de 10-40% e a lista de ingredientes também contém uma pequena quantidade de cobre.
Hoje, as moedas do rei Creso sobreviveram, que eram feitas nos tempos antigos com esta liga. E também os objetos preciosos dos citas chegaram até nós. Como exemplo, considere o lendário peitoral.
Como o ouro verde é uma combinação de ouro 750 ou 585 com outros metais, são esses metais que dão ao material uma cor esverdeada. A lista dessas matérias-primas é muito diversa, portanto, para se chamar uma liga de ouro verde, ela deve ter certas qualidades.
- Inércia. A liga deve ser dotada dessa qualidade para não sofrer oxidação ao entrar em contato com o ar, para não reagir a certas substâncias.
- Plástico. Electrum pode suportar certas cargas, devido às quais a tensão aparece em seu interior. Isso inclui alongamento ou torção.
- Dureza. Este indicador é necessário para que as bordas mantenham uma superfície polida.
- Hipoalergênico.
Com base nessas condições, você pode abandonar imediatamente um par de metais com os quais pode dar uma tonalidade verde ao ouro. Rubídio com cádmio não é adequado para esta finalidade. A primeira opção é excluída devido às suas características químicas. Se usado em uma liga, o resultado final é uma conexão frágil demais para joias. O rubídio também pode causar alergias quando entra em contato com a pele.
O cádmio é muito tóxico e, no território da Rússia, bem como nos países da União Europeia, é impossível explorar o cádmio como metal de liga. Mas alguns estados usam um metal semelhante para joias. O material tem uma cor branca prateada, diminui o ponto de fusão dos metais e é frequentemente relevante para uma reação química.
Ao inalar seus vapores, uma pessoa pode obter um alto nível de concentração de substâncias tóxicas, cuja proporção total pode levar à morte. Ao usar cádmio no trabalho com joias, o joalheiro arrisca muito mais a sua saúde do que a pessoa que vai usar o acessório criado. Deve-se ter em mente que o cádmio tende a se acumular no corpo e atua como cancerígeno. Portanto, esses metais não são usados na composição do ouro verde.
Deve-se observar que o electrum possui uma aparência original e incomum. Entre suas características, várias qualidades podem ser distinguidas.
- O ouro verde é muito frágil. Por este motivo, não é adequado para uso diário.
- O próprio procedimento de criação de joias é mais caro quando comparado aos metais amarelos tradicionais.
- O custo do item será maior em comparação com o ouro clássico.
Amostras
O padrão 585 ou 750 é colocado em ouro verde. Os metais presentes na composição são convertidos em formas líquidas em diferentes condições de temperatura. Isso sugere que o processo de fabricação será dividido em várias etapas.
Se falamos sobre o sistema de quilates de amostras, então o metal tem os seguintes marcadores: 10, 12, 14, 15, 18. De acordo com as normas adotadas no território da Federação Russa, existem 4 tipos de electrum, que são demonstrados por vários tipos de ligas.
- 585º teste. A concentração de ouro é 58,5%, prata - 41,5%. A liga é caracterizada por uma cor verde.
- 585º teste. O ouro está contido na mesma concentração de 58,5%, a prata - 29,5%, junto com o cobre, cuja participação chega a 12%. O esquema de cores é amarelo com um tom esverdeado.
- 750º teste. Aqui, a participação do ouro é de 75,5%, o resto da composição é prata. O metal é verde.
- 750º teste. O ouro está contido em uma proporção de 75,5%, as demais substâncias são prata em uma concentração de 14,5% e cobre em uma quantidade de 10%.
Aplicativo
No território da Federação Russa, os testes 585 e 750 são usados apenas em joias. O primeiro teste só pode ser usado para criar acessórios de joalheria: correntes, pingentes, pulseiras, brincos, relógios, botões de punho e outros itens. O 750º teste é relevante não só para trabalhar com joias, mas também para fazer souvenirs. Pode ser usado para joias esmaltadas.
O ouro verde do 585º teste, que contém prata e cobre, é semelhante em resistência e ductilidade ao ouro amarelo. Várias joias são feitas com ele, que diferem em um tom prateado-esverdeado.
Produtos combinados feitos de ouro de cores diferentes parecem luxuosos. E também o ouro verde é usado com vários graus de saturação - o esquema de cores varia do verde oliva ao vegetal. Muitas vezes você pode encontrar joias com um tema floral, em que padrões elegantes com galhos, cachos de uvas e outras soluções de design são criados em anéis ou brincos.
Electrum fica bem com pedras preciosas e semipreciosas de tom idêntico. Isso inclui esmeraldas, safiras, citrinos e quartzo.
Se o ouro verde tiver um matiz rico, que é obtido por meio da adição de substâncias especiais, ele será forte, mas frágil. Portanto, não funcionará para criar uma joia sólida. Todos os componentes são feitos por meio de fundição e são usados como inserções, overlays.
Como escolher?
Pessoas que gostam de comprar joias em lugares questionáveis podem encontrar falsificações. Eloxal é frequentemente vendido sob o disfarce de ouro verde. É uma liga que imita externamente não apenas o ouro colorido, mas também o clássico.
Para excluir a compra de um falso, é recomendável usar o conselho de especialistas.
- Em primeiro lugar, vale a pena verificar a presença de marcações. As joias de ouro verde são obrigatoriamente marcadas com a marca 585 ou 750.
- Os componentes de conexão devem ser verificados cuidadosamente: nos brincos, são fechos, e nas pulseiras - fechos e elos. Em uma farsa, eles são rapidamente apagados.
- O ouro verde não contém aço ou ferro. Portanto, você pode verificar a autenticidade com um ímã - se colar, o produto é falso.
- Para ouro falso, a resistência química não é característica. Ele começa a escurecer com o contato com sabão, álcool e iodo. Não é recomendável verificar a reação ao ácido, pois o composto intermetálico também não teme o ataque químico.
- A falsificação é mais leve do que metais preciosos. Mas isso só é perceptível em itens grandes.
- Para excluir a compra de um produto falso, é recomendável comprar joias apenas de marcas confiáveis.
Conselhos sobre cuidados
As joias feitas de ouro verde requerem um manuseio cuidadoso. Eles precisam de mais cuidados quando comparados aos produtos clássicos. Por isso, não é recomendável usar acessórios todos os dias, é melhor usá-los apenas para uma festa.
A atividade física deve ser excluída. O ouro pode quebrar se cair, ser atingido ou pressionado.
Para mais informações sobre os diferentes tons de ouro, veja o próximo vídeo.