Tudo sobre ouro amarelo
O ouro amarelo é um belo metal precioso. Quais são suas características, composição química, tonalidades, bem como critérios de seleção, consideraremos com mais detalhes.
O que é isso?
O ouro é naturalmente amarelo brilhante - nenhum outro metal pode se orgulhar dessa cor. Isso é explicado pela teoria física da luz e as peculiaridades da visão humana.
O fato é que a cor de qualquer metal dependerá de seu espectro de absorção da radiação das ondas. A estrutura eletrônica do ouro tem significados diferentes quando comparada com os indicadores da energia quântica de outros metais. Deste modo o ouro é capaz de absorver todas as emissões de ondas de luz, exceto aquelas que são visíveis ao olho humano (amarelo). Portanto, vemos isso desta forma.
Antigamente, o ouro recebia o status de metal precioso. Ele era considerado um símbolo de pessoas ricas e poderosas.
Há uma lenda de que o metal amarelo simboliza calor e amor entre os cônjuges., por isso é usado para criar anéis de casamento.
O metal puro não é usado para trabalhos de joalheria por causa de sua ductilidade, portanto, o ouro amarelo é uma liga à base de metal precioso. Todas as impurezas que são adicionalmente usadas em ligas são chamadas de ligaduras. Como elementos adicionais, a composição química é determinada por prata, bismuto, ferro, cobre.
A extração de ouro é realizada em diferentes partes do mundo, atualmente até no Congo, que é considerado o centro dourado da África.
Vantagens e desvantagens
Se falarmos sobre as desvantagens de tal liga, devemos notar imediatamente que os produtos de alta qualidade são muito frágeis e podem mudar quando pressionados e outras cargas mecânicas.Isso se deve ao fato de que o ouro puro é muito dúctil. É por isso que uma ligadura é adicionada a ela para que possa ser usada em joias.
Joias de ouro amarelo têm muitas vantagens:
- esquema de cores incomum e atraente;
- longa vida útil, se os cuidados adequados forem fornecidos;
- não sujeito a ferrugem e corrosão;
- devido à plasticidade, joias com um padrão original podem ser feitas;
- o ouro é um investimento digno no futuro, porque seu valor aumenta a cada ano.
Propriedades
Como já mencionado, o ouro puro é caracterizado pela alta ductilidade. Seu grau é tão alto que o metal pode ser cortado facilmente com uma faca, pode até ser rasgado com as mãos.
O metal precioso é a única matéria-prima caracterizada por uma rica cor amarela.
O material também difere em um brilho rico. No entanto, também existe o ouro fosco, que só é obtido cobrindo-o com uma camada especial.
Ouro puro sem impurezas derrete ao menor calor.
Tons
O ouro amarelo pode variar em seus tons.
A cor da liga depende da composição da impureza. A ligadura determina o esquema de cores do metal precioso.
Para tornar o tom da liga mais quente, é adicionado cobre e o ouro torna-se avermelhado.
Muitas pessoas são atraídas pelo ouro-limão com um esquema de cores vivas. Mas se você adicionar um pouco de prata, o tom ficará mais claro. A quantidade de prata determina a brancura e tonalidade mais clara do metal.
Amostras
Na maioria das vezes, você pode encontrar ouro amarelo 585 ou 750 em joalherias. Às vezes, você pode encontrar 375, 500, 583.
O mais popular é o metal precioso com 750 de finura. Se falamos do componente, então em porcentagem ele contém ouro no valor de 75%, e a ligadura consiste em 8% de cobre e 17% de prata. As joias serão dotadas de resistência a altas temperaturas e ao desgaste. Na maioria das vezes, a liga é usada para criar itens caros com safiras, diamantes e outras pedras preciosas.
A amostra 583 não é usada atualmente. Foi substituído pelo 585. A matéria-prima tem uma resistência superior a 750, por isso é importante para a confecção de correntes, brincos, anéis e até talheres. O metal sempre agrada seus proprietários com uma superfície brilhante, caracterizada por um esquema de cores quentes. A composição deve-se a 13,5% de cobre e 28% de prata. O resto é ouro.
Itens baratos são feitos de ouro de 375 quilates, que é considerado de baixo grau. A liga contém paládio, cobre e prata. As joias serão monótonas, frágeis e baratas.
Se uma pessoa decidir comprar produtos de ouro no exterior, deve-se lembrar que o sistema de quilates é usado em países europeus e no Oriente. Prevê os seguintes valores: máximo de 24 quilates, bem como 22, 23, 21,18, 12, 9 quilates.
Se o item tiver uma marca de 18 quilates, isso indicará que 18 quilates de metal puro são alocados para um quilo de liga. Para descobrir a abundância do precioso componente da liga, você precisa dividir 18 por 24 e multiplicar por 100. Você obtém 750 gramas.
Força
O mais durável é o ouro amarelo com um tom avermelhado. Tem uma vida útil mais longa quando comparada às ligas cor de limão europeias.
Aplicativo
Uma proporção significativa de ouro é usada para criar joias. Se falarmos sobre as matérias-primas que são extraídas no território da Rússia, a maioria delas permanece na reserva estatal. Além disso, o metal pode ser usado para os seguintes fins:
- como revestimento para quadros elétricos, para criar condutores;
- na fabricação de alvos para a esfera nuclear, como uma concha para bombas do tipo de nêutrons;
- como revestimento de metalização para janelas;
- em próteses dentárias;
- em alguns medicamentos;
- em cosmetologia.
As joias feitas de ouro amarelo podem ser adornadas com pedras preciosas.Esmeralda, rubi, diamante, safira e outros minerais são inseridos nos produtos, resultando em variações interessantes.
para quem é isso?
Existem tradições segundo as quais o ouro é chamado de metal da idade. Os jovens preferem prata e joias, e o ouro amarelo fica bem em representantes de uma categoria de idade mais madura. Mas você pode escolher tons de branco e amarelo que também parecerão frescos e jovens.
O ouro amarelo combina com mulheres com um tipo de cor de outono. A melhor opção é combinar com âmbar. O tipo de cor de primavera também vai bem com metal amarelo.
Com joias de ouro, os homens podem se sentir mais confiantes. Os produtos enfatizam o status de seus proprietários e demonstram sucesso.
Critérios de escolha
Ao escolher joias ou outros produtos, algumas regras devem ser observadas. Preste atenção na amostra, que é a chave para a autenticidade das matérias-primas. A amostra demonstra quanto do metal precioso está presente na liga. Essa característica deve ser expressa em um número de três dígitos.
Antes de comprar, deve-se entender que uma amostra alta custará mais caro. Deve ser confirmado não apenas com uma impressão, mas também com um certificado.
O selo na amostra pode ser diferente dependendo do país de produção. Por exemplo, para a Rússia, no momento, esta é a imagem do perfil certo de uma garota em um kokoshnik.
Você também precisa prestar atenção à qualidade do produto.
- Lixamento uniforme. Não é permitida a presença de depressões, irregularidades e hematomas. Rachaduras, abrasões e fraturas também são excluídas.
- Preste atenção na etiqueta. Deve indicar a empresa que confeccionou as joias, a localização da empresa com seus dados de contato, o nome completo do produto, peso, amostra e preço.
- Se a joia contiver inserções feitas de pedras ou metal de um tipo diferente, elas também devem ser refletidas na etiqueta.
Conselhos sobre cuidados
Depois de algum tempo após o uso, as joias de ouro amarelo podem começar a desbotar e perder sua atratividade anterior. Esse processo é irreversível e está associado à reação oxidativa da prata, paládio e cobre, presentes na liga. Mas não se desespere - a situação pode ser resolvida.
Você pode limpar ouro amarelo usando substâncias simples:
- amônia;
- detergente líquido para a louça regular;
- peróxido de hidrogênio;
- sal-gema.
Se houver amônia na casa, a limpeza exigirá:
- tigela profunda;
- um copo de água limpa;
- uma colher grande de sabão em pó (sem grânulos coloridos);
- uma pequena colher de amônia.
Todos os ingredientes são misturados até ficarem homogêneos, após o qual você pode colocar joias de ouro na mistura resultante por algumas horas. Em seguida, você precisa retirá-lo, enxágue-o na torneira e seque-o com um pano macio.
Para restaurar o brilho original com sabão em pó, você precisa de uma panela pequena, um copo de água e uma colher pequena com o detergente. Todos os ingredientes são colocados em um recipiente, uma toalha e joias são colocadas no fundo. A panela é colocada em fogo baixo e o líquido é levado para ferver.
A joia deve ferver por 10 minutos, após o qual é necessário retirá-la, enxaguar com água corrente e enxugar com um pano.
O peróxido de hidrogênio é uma aposta segura para restaurar o apelo das peças de ouro. Você precisa misturar 50 ml de peróxido com 200 gramas de água morna, 1 colher de chá de amônia e uma colher pequena de sabonete líquido (pode ser substituído por detergente líquido). Todos os ingredientes são misturados, após o que o ouro é colocado na massa resultante por 20 minutos. Em seguida, os produtos são retirados, lavados em água fria e enxugados.
O sal também pode ajudar a reduzir o escurecimento. Para realizar o procedimento, você precisará de 150 ml de água fervente, 3 colheres grandes de sal-gema grosso. O ouro deve ser colocado nesta solução durante a noite. Pela manhã, os produtos são retirados e colocados em água fria por 15 minutos.
Ouro amarelo também pode ser banhado com ródio - isso pode ser feito em uma oficina de joalheria. Esse revestimento elimina o escurecimento da matéria-prima, adiciona um brilho metálico e a torna mais atraente.
Para obter informações sobre a diferença entre ouro de cores diferentes, veja abaixo.