Tudo sobre o banho de ródio
Desde tempos imemoriais, as joias foram consideradas um sinal de riqueza ou mesmo de luxo. Um acessório bem escolhido indicou o excelente gosto de seu dono. Hoje em dia, as joias de ouro são um presente maravilhoso para meninas e mulheres adultas. Não se esqueça das apresentações luxuosas para homens. Para dar ao metal amarelo uma aparência expressiva, os especialistas usam revestimentos especiais.
O que é isso?
No auge da popularidade estão as joias, na fabricação das quais foi utilizada a tecnologia de banho de ródio de ouro. Durante este procedimento, o produto é revestido com outro metal - o ródio.
O banho de ródio é usado ao trabalhar com joias de várias amostras, incluindo 585, que é o padrão para a maioria das joias.
Como resultado do processamento, o material amarelo adquire uma tonalidade clara e se torna semelhante ao ouro branco.
O ródio pertence aos metais preciosos e está incluído nos metais do grupo da platina. Possui todas as propriedades físicas e químicas necessárias. É um elemento sólido e inerte incluído na tabela periódica. Além disso, os especialistas notaram a alta refletividade do ródio, graças ao qual a joia adquire brilho e esplendor expressivos.
A substância usada no tratamento de joias foi descoberta em 1803. Devido ao pequeno número de depósitos deste metal, seu valor está em constante aumento.
O revestimento leve e brilhante tem uma finalidade não apenas visual, mas também prática. Não se esqueça de que, embora o ouro seja um belo metal, é naturalmente macio.
Com uma leve carga, deforma-se, arranhões e outros defeitos aparecem.
O banho de ródio torna o produto mais resistente, remove o excesso de plasticidade.
O banho de ródio é usado para os seguintes fins:
- mudanças na tonalidade do produto;
- decoração de sombreamento;
- reforço do fixador;
- beneficiamento de locais destinados à incrustação de pedras no produto.
Vantagens e desvantagens
O banho de ródio tem suas próprias vantagens e desvantagens, que foram identificadas por conhecedores de joias e ourives profissionais.
Este procedimento possui uma série de características positivas.
- O tratamento de metal do grupo da platina confere aos produtos uma aparência única. As joias folheadas a ródio tornam-se mais radiantes, expressivas e nobres. Além disso, essa aparência é mantida mesmo com o uso intensivo de joias.
- Se você deseja preservar uma peça antiga de metal precioso, é recomendável levá-la a uma joalheria solicitando um serviço de banho de ródio. Tal processamento irá alterar as características químicas do metal e, com isso, a vida útil dos produtos será significativamente estendida.
- Uma camada de metal nobre e leve torna os produtos menos vulneráveis a influências ambientais negativas, por exemplo, a temperaturas e vários reagentes. Os produtos processados não têm medo de álcalis, ácidos, cloro e outros componentes agressivos. Esse fator é importante para quem usa joias quase sempre.
- Com a ajuda do ródio, os especialistas mudam a cor padrão do ouro. Na maioria dos casos, ao usar o metal do grupo da platina, uma tonalidade branca brilhante é obtida na superfície de uma joia de ouro. No entanto, com a ajuda de elementos químicos adicionais, você pode dar ao produto outra tonalidade incomum.
- Através do processamento, você pode renovar joias antigas, dando-lhes uma aparência moderna. Este é um serviço de baixo custo acessível a todos.
São listadas as principais vantagens relacionadas ao uso do ródio na indústria joalheira. Na verdade, há muito mais vantagens desse tipo de processamento. Apesar de suas muitas vantagens, esse procedimento tem suas desvantagens.
Os contras são os seguintes.
- Alterar a aparência de um produto é considerado uma vantagem e uma desvantagem ao mesmo tempo. O fato é que devido ao ródio, é difícil identificar visualmente o metal com o qual a joia é feita. Alguns compradores que prestam atenção especial às joias podem determinar a pureza do ouro a olho nu. Mas nem todos os usuários podem fazer isso. Para não se tornar vítima de golpistas ao gastar dinheiro em uma falsificação, você precisa fazer uma compra em uma loja confiável. Recomenda-se também verificar a documentação que acompanha cada joia.
- Outra desvantagem é que o revestimento é raspado. Apesar da força e da resistência ao desgaste do ródio, uma fina camada é aplicada aos produtos durante o processamento, que se desgasta com o tempo. Nesse caso, você terá que atualizar constantemente a cobertura, e isso é um custo financeiro adicional.
O efeito visual do processamento e sua vida útil dependem do artesão que executa o trabalho e de outros fatores.
A camada de ródio pode ter várias espessuras, variando de 0,1 a 0,25 milímetros.
A resistência ao desgaste, praticidade e resistência da camada adicional a influências externas dependem deste parâmetro.
Tecnologia
Hoje em dia, os profissionais de joalheria usam várias tecnologias de revestimento de ródio. Durante este processo, a eletrólise é usada.
Este é um processo físico-químico especial que requer habilidades e habilidades especiais.
Antes do banho de ródio, você precisa preparar as joias. Eles são cuidadosamente limpos com soluções especiais e polidos. Em seguida, desengordurado com álcalis e lavado - sucessivamente em água quente e fria.Na etapa final de preparação, os produtos são mantidos por vários segundos em solução de ácido sulfúrico. Isso é feito para melhorar a adesão do ródio à superfície do ouro.
Ao mesmo tempo, uma solução líquida de sais de ródio está sendo preparada. Os produtos são imersos em um banho líquido por onde passa uma corrente elétrica. Durante o processamento, as moléculas desse metal de platina formam uma camada uniforme e lisa.
A espessura máxima do revestimento é de 25 micrômetros. Este indicador é 4 vezes menor que a espessura de um cabelo humano.
Banho de ouro branco
Ao usar ródio para processar produtos de metal branco, uma camada adicional é aplicada sobre toda a superfície do produto. Isso ocorre porque a liga de base é da mesma cor do revestimento protetor. Mesmo se a camada superior for apagada ou danificada, a diferença não será perceptível. Em alguns casos, ao trabalhar com metais preciosos leves, o banho de ródio é usado para fins de proteção.
Processamento de ouro amarelo e vermelho
Nesse caso, os artesãos aderem à mesma tecnologia de trabalho com ouro branco. A principal diferença está na aplicação parcial do ródio na superfície do produto. O fato é que, com o tempo, o metal base começará a aparecer gradualmente através da camada adicional. Como resultado, a aparência da joia se deteriorará, a estética será violada.
No trabalho com metais preciosos não ferrosos, apenas o leito das pedras é revestido com ródio, aumentando sua refletividade. Após o processamento, o brilho da radiância é significativamente aumentado.
O banho de ródio é muito semelhante ao processo de douramento. Em ambos os casos, uma fina camada de metal é aplicada ao produto, que altera a aparência do produto e atua como uma proteção. A principal diferença é que a camada de ródio é branca, enquanto o dourado é amarelo.
Variedades de processamento
O banho de ródio é usado para diversos fins. Existem vários tipos de revestimento que são utilizados por profissionais há mais de uma década.
O processamento padrão é usado na maioria dos casos. Com a sua ajuda, os produtos adquirem um brilho frio e uma tonalidade prateada. O revestimento dura muito tempo, prolongando a vida útil.
Esse tipo de revestimento é utilizado para trabalhar ouro, prata e até joias.
Banho de ródio preto
Nesse caso, as propriedades protetivas usuais da camada de metal são mantidas, enquanto os objetos recebem uma escuridão nobre e sofisticada. Com a ajuda desse processamento, os produtos adquirem um aspecto antigo. O assistente pode ajustar a saturação do revestimento de cinza claro a preto profundo. Esta opção de processamento é perfeita para itens com pedras pretas ou pérolas. O efeito original é obtido devido à composição química especial.
Cuidados com joias
Os produtos banhados a ródio requerem cuidados cuidadosos e regulares. E embora o ródio aumente a resistência e durabilidade das joias, ainda é uma fina camada de revestimento que desgasta com o tempo.
Para manter os itens tratados com ródio com aparência apresentável, o revestimento deve ser atualizado periodicamente.
As regras básicas com produtos processados estão em vários pontos.
- Guarde as joias em uma caixa ou estojo separado.
- Apesar da resistência do ródio aos compostos químicos, é aconselhável proteger as joias do contato com reagentes.
- Antes de ir para a cama, limpar, aplicar cosméticos e usar produtos químicos domésticos, os produtos devem ser retirados.
- Os anéis são especialmente sujeitos à abrasão. Assim que perderem a aparência apresentável, devem ser encaminhados a uma joalheria.
- Recomenda-se a limpeza periódica dos produtos. O trabalho deve ser executado sem o uso de substâncias agressivas ou abrasivas. Você pode usar um pano macio ou escovas.
Veja o vídeo a seguir para ver os benefícios do banho de ródio.