Ligas de ouro: tipos, composição e cores
Na produção de joias, o uso de metais preciosos em sua forma pura nem sempre é aconselhável, pois muitos deles não são suficientemente duros e resistentes ao desgaste. Para remediar a situação, costuma-se adicionar outros metais a eles, criando ligas.
Quanto ao ouro, alguns médicos acham que tem propriedades curativas, enquanto os esotéricos atribuem a ele características místicas. Seja como for, diferentes metais foram misturados há muito tempo com ouro puro, resultando no surgimento de várias ligas.
O que é ouro ligadura?
Ouro puro é um metal amarelo macio, sua dureza pode ser comparada com a dureza de um prego e, portanto, joias e quaisquer produtos feitos de ouro puro são difíceis de imaginar na vida cotidiana, eles seriam muito frágeis.
Ligadura de ouro é uma liga de metal puro com outros elementos. Na maioria das vezes, prata, platina, cobre, cádmio e outros elementos são adicionados ao ouro, dos quais dependem em grande parte a tonalidade final do metal e suas propriedades.
Em condições normais, o ouro praticamente não oxida, por isso os cientistas o classificam como um metal nobre e, portanto, um dos mais caros e procurados.
Quais metais são adicionados às ligas?
Quando a prata é adicionada ao ouro, torna-se ainda mais suave, com a cor final variando do amarelo claro com um tom de verde ao branco. Quanto maior o teor de prata na liga, mais leve será o metal no final.
O cobre é frequentemente adicionado ao ouro, o que torna o metal mais duro e mais resistente ao desgaste, mas dependendo de sua concentração, pode dar ao ouro uma tonalidade vermelha. Mas é muito apreciado.Ouro misturado com cobre é freqüentemente chamado de vermelho.
Como você sabe, o cobre pode oxidar e pode desenvolver ferrugem. Para evitar isso, a prata também é adicionada à liga.
A presença de zinco e cádmio na composiçãotende a tornar o ouro mais frágil. Essas ligas não são usadas em joias.
Liga de ouro e paládio permite obter a cor branca do metal, bem como preservar sua maleabilidade e propriedades básicas.
Ouro e níquel - esta liga aumenta a dureza do ouro e as qualidades básicas de fundição, mas ao mesmo tempo o metal adquire uma cor amarelada perceptível.
Uma liga de ouro e platina é obtida com um tom de branco. A cor branca é ainda mais rica do que se o paládio fosse misturado com ouro. Esta ligadura tem altas propriedades anticorrosivas e, portanto, é muito solicitada.
Sabe-se que a ligadura ouro e titânio 4 vezes mais difícil do que o titânio puro. Esta liga é usada principalmente para fins médicos.
E aqui uma liga de ouro e alumínio em termos de qualidades externas é praticamente indistinguível do ouro puroporque tem quase a mesma cor. É impossível detectar a liga a olho nu. Liga de cobre-alumínio também difícil de distinguir da cor do ouro real. Essa liga é chamada de "ouro francês".
A escolha de um ou outro aditivo depende de quais objetivos serão perseguidos por especialistas no futuro, bem como de quais propriedades o produto final deverá ter.
Os cientistas também obtiveram ligas ouro e ferro, mas também provaram que enferrujam muito rapidamente e, portanto, não gozam de grande popularidade. E não há necessidade especial para eles: o ferro em si não melhora as propriedades do ouro. No entanto, em casos muito raros, pode ser usada uma liga de ouro e ferro de 750 quilates, que tem uma tonalidade azulada, mas esta cor é apenas superficial, desgasta rapidamente e também é propensa à corrosão e encontra pouca aprovação dos joalheiros.
Para obter um tom caro e luxuoso de azul, aço, índio ou gálio são adicionados ao ouro. Dependendo do metal e de suas proporções, a tonalidade é mais ou menos intensa.
Cores
Apesar de todos estarem acostumados com o fato da cor do ouro ser o amarelo, também existem outras tonalidades, dependendo das impurezas do metal.
- Amarelo. A versão clássica das joias de ouro é o amarelo e seus tons. Normalmente 585 e 750 são usados para esta cor.
- Preto. A tonalidade preta do ouro pode ser obtida de várias maneiras. Na maioria das vezes, o metal é oxidado com cobalto, patinado ou revestido com ródio, às vezes rutênio.
- Branco. Essa cor de ouro pode ser obtida criando uma variedade de ligas - aqui e paládio, níquel e platina. Este último metal agora é usado extremamente raramente, uma vez que a mistura é muito refratária.
- Vermelho. A vermelhidão do ouro depende de quanto cobre é adicionado a ele. Em intensidade, a tonalidade pode ser rosa ou amarelo profundo. A popularidade do metal vermelho se reflete na criação de anéis de casamento.
Quanto a outros tons, existem esses tipos de ouro.
- Azul. É considerada única e muito rara, muitos nem sabem da existência de tal ligadura.
- Amarelo verde. Esta tonalidade é obtida se prata ou cádmio forem adicionados a ela. Não é recomendável usar essas joias por muito tempo, pois acredita-se que elas podem afetar negativamente a saúde devido à sua toxidade.
- Roxa. Por muito tempo, a criação de tal sombra parecia algo impossível. Mas descobriu-se que o tom roxo é fácil de obter se você adicionar alumínio e paládio ao ouro na proporção certa. Nesse caso, o metal será delicado e frágil e, portanto, só pode ser usado para decorar peças individuais de joias.
Nem todo mundo pode comprar joias de ouro caras, e é por isso que as ligas de imitação são muito procuradas no mundo.Um exemplo também pode ser uma peça de joalheria dourada, que é muito semelhante em aparência à coisa real. Também em alta demanda está liga médica, que é muito semelhante ao ouro, mas não é feito dele. Ele contém cromo, magnésio, níquel.
Como é feito?
Ao criar ligas de ouro, muita atenção é dada ao aumento da resistência do metal final, bem como à redução de sua temperatura de fusão. Após um tratamento térmico especial da liga, ela deve ser reaquecida. As ligas são feitas em uma unidade de produção especial sob a supervisão estrita de especialistas em cada etapa.
Marcando
A marcação é colocada da seguinte forma:
- ЗЛ - ouro;
- H - níquel;
- C - zinco;
- PD - paládio;
- PL - platina;
- KD - cádmio;
- СР - prata;
- C - chumbo;
- M - cobre.
Um número é colocado ao lado dessas letras, o que indica a proporção do conteúdo de um determinado metal.
A amostra é o conteúdo quantitativo de ouro em uma liga particular. As seguintes amostras de ouro são conhecidas de acordo com os padrões estaduais.
- 375. Inclui 5 metais. Na maioria das vezes, o cobre é usado nesta liga, mas isso não significa que a joia será totalmente de cobre, pois conterá cerca de 40% de ouro.
- 500. Na maioria das vezes, prata ou cobre são usados como componentes adicionais.
- 585. 9 metais são misturados aqui. O ouro desta amostra é usado mais ativamente na produção de joias.
- 750. 10 elementos. O ouro nessa ligadura é de 75%, o metal se presta ao polimento e, portanto, brilha por muito tempo.
- 958. Esta liga contém cerca de 96% de ouro puro, mas raramente é usada devido à sua fragilidade e maciez.
- 999. Inclui apenas um metal. Pode ser usado para criar as barras de ouro mais puras.
Também existe um sistema de quilates apenas para ouro. É usado nos EUA e em países europeus. Segundo ela, 24 quilates correspondem a ouro 100% puro.
Mas não os confunda com os quilates pelos quais as pedras preciosas são medidas.
Itens de ouro são sempre marcados com uma finura. Para branding em diferentes países do mundo, são utilizadas suas próprias inscrições e desenhos. O estigma dos fabricantes russos é o seguinte: uma senhora de kokoshnik olhando para a direita, e ao lado dela estão os números da amostra, que corresponde ao metal. A marca registrada é colocada pela inspetoria estadual de supervisão de análises.
Para obter mais informações sobre a amostragem de ouro, veja o vídeo abaixo.