História e características do ouro cita
As lendas sobre o ouro dos citas têm atormentado os arqueólogos por muitos anos. Menções sobre eles podem ser encontradas até mesmo em Heródoto. Em um determinado período, os citas viviam no território da Rússia e da Ucrânia, portanto, a maior parte dos tesouros está localizada nesses países.
História
Os primeiros itens de ouro dos citas apareceram no final da Idade do Bronze. Nesse período, os artesãos já aprenderam a processar o metal com alta qualidade. Para entender o valor do ouro cita, é necessário primeiro entender quem eram essas pessoas.
De acordo com fontes antigas, as principais tribos citas viviam no território das estepes da região norte do mar Negro.
Sua origem também é controversa. Acredita-se que os primeiros citas viveram nas margens do rio Dnieper. A maior parte do tempo que as tribos dos citas estiveram no território da Crimeia. No entanto, no século 3 aC, eles foram praticamente destruídos pelas tropas góticas.
Uma cultura distinta foi criada pelos citas. Deixaram a memória de si próprios pelo facto de enterrarem com grandes honras representantes da nobreza. Com eles os objetos de ouro mais caros foram colocados nas tumbas, que deveriam ajudá-los a viver na vida após a morte com o mesmo luxo que durante a vida.
É por isso que muitas pessoas procuram os túmulos dos citas e os estudam. No entanto, alguns deles se assustam com os mitos sobre os feitiços impostos a todas as joias enterradas no solo.
Afinal, alguns arqueólogos que participaram das escavações e retiraram itens caros de lá morreram nesses montes.
Por causa disso surgiram histórias de que quando uma pessoa encontrava joias de ouro, ela tinha um ataque cardíaco. Os arqueólogos que sobreviveram ficaram doentes por toda a vida.Isso sugere que você não deve perturbar os citas mortos durante seu sono eterno.
No entanto, isso não impediu todos. Portanto, uma grande quantidade de ouro e outras coisas caras foram encontradas e enviadas para armazenamento em vários grandes museus do mundo ao mesmo tempo.
Decorações e imagens comuns
Há um grande número de ornamentos encontrados em túmulos citas. Todos eles não são apenas bonitos, mas também têm um certo significado. Entre os achados em exposição nos museus, os mais populares são várias exposições interessantes.
- O Museu da Grécia contém brincos feitos no século 4 aC. Seu esplendor é simplesmente impressionante em sua beleza.
- Na coleção de l'Hermitage, você pode ver um disco de ouro com as cabeças da Medusa. Quase todos os visitantes não conseguem tirar os olhos dessas "belezas".
- No mesmo museu, existem muitos vasos de ouro representando uma variedade de cenas do cotidiano.
- Outra exibição do Hermitage que é simplesmente impossível de passar é a estatueta de um veado dourado.
- A coleção Hermitage traz ainda uma pinça de cabelo em forma de grifo, que dilacera uma cabra.
- Além disso, também pode ver um pente de ouro, no qual se destaca a imagem das batalhas militares.
- Na coleção da Criméia você pode encontrar um incrível diadema de ouro, que foi criado 150 anos antes de nossa era.
- Há também um colar no qual há uma imagem de cenas interessantes do cotidiano.
- Nesta lista, é impossível ignorar o amuleto, no qual você pode ver a imagem da deusa cita da terra Api, que patrocinava a fertilidade e a prosperidade.
- Além disso, há também uma estatueta de ouro "Touro Alado", que foi vendida em um dos leilões de Paris. Feito no século 5 aC.
O peitoral real também merece atenção especial. Foi encontrado no século passado, a saber: 21 de junho de 1971 no monte Tolstaya Mogila. Os citas fizeram este enterro na área do rio Dnieper. O conhecido Mozolevsky liderou a expedição.
Os membros dessa expedição descobriram muitas joias de ouro de formato incomum, mas a mais valiosa entre elas foi a peitoral. Sua massa é de 1 quilo e 140 gramas e seu diâmetro é de 30 centímetros. A forma desta decoração lembra uma lua crescente. A própria composição possui 3 camadas, que são separadas por tubos. Além disso, eles são decorados com pseudo-grãos.
No nível superior, cenas da vida cotidiana com a participação de pessoas e vários animais são capturadas. Portanto, no centro estão imagens de homens seminus segurando uma pele de ovelha nas mãos. Nos lados direito e esquerdo, você pode ver cavalos com potros, bem como vacas com bezerros. Imediatamente atrás deles estão os citas ordenhando os animais. Tudo isso nos permite entender como as pessoas viviam aproximadamente naquela época. Portanto, o peitoral é de grande valor.
Na camada intermediária, você pode ver imagens de flores e brotos de plantas, incluindo pássaros. No nível mais baixo, as cenas de caça são capturadas. Muitos especialistas acreditam que artesãos gregos experientes criaram essa decoração como um peitoral diretamente por ordem dos citas. Os cientistas ainda estão debatendo o significado das imagens.
Alguns deles afirmam que a lenda do velo de ouro é retratada no peitoral, outros insistem que se trata de cenas da vida cotidiana dos citas.
O peitoral está localizado no Museu de Tesouros Históricos de Kiev, na Ucrânia.
Localizações
Muitas joias de ouro foram encontradas diretamente nos cemitérios da nobreza cita, ou seja, nos montes. Todos eles eram de grande valor. Os achados mais valiosos de montículos foram feitos na região do Mar Negro - em Kul-Oba, Chertomlyk e Solokha. Todos os representantes dos museus mundiais sonham com eles hoje.
Kurgan Kul-Oba
Se traduzirmos este nome da língua tártara, significa "uma colina de cinzas". O enterro foi localizado no cume de uma montanha que vai do Monte Mitrídates. Em 1981, vários arqueólogos começaram a pesquisar este monte. A própria tumba foi encontrada por acaso quando uma pedra caiu.
Um sepultamento bastante significativo foi descoberto nele, que foi feito de acordo com o rito cita. Todos os fósseis encontrados compunham o núcleo da coleção de antiguidades mantida em l'Hermitage.
Kurgan com "carta Issyk"
Esta descoberta foi feita perto de Almaty em 1969. Os cientistas cazaques ficaram muito felizes com as descobertas. Afinal, o monte estava completamente intocado. Graças a isso, eles receberam um grande número de artefatos à sua disposição.
De acordo com especialistas, esse enterro pertencia ao príncipe dos citas. Isso foi descoberto graças às roupas encontradas na pessoa enterrada, que continham fragmentos da "carta Issyk". Apenas um especialista do Instituto de Arqueologia poderia lê-lo. Além disso, mais de 4 mil objetos de ouro foram encontrados no monte, entre os quais havia uma tigela de prata.
Kurgan Ych-Oba
Este cemitério feminino, localizado perto de Kerch, foi encontrado no século passado - em 1965. Duas mulheres foram enterradas na tumba, cujos restos mortais foram descobertos por arqueólogos. A expedição foi chefiada por Kirilin D.S.
Muitas joias de ouro foram encontradas junto com os restos mortais. Vamos listar alguns deles:
- brincos em forma de esfinge;
- diadema com padrões, bem como imagens em relevo;
- anel de escaravelho;
- placas representando vários animais míticos, por exemplo, um pégaso ou uma águia, bem como flores de lótus;
- deusa alada;
- contas de incrível beleza;
- sinos de formas incomuns e muito mais.
Monte de Solokha
As escavações deste cemitério, localizado perto da cidade de Nikopol, foram feitas em 1913. A expedição foi liderada pelo arqueólogo russo Nikolai Ivanovich Veselovsky. Muitos itens de ouro foram encontrados aqui.
Entre eles, vale destacar um distintivo de ouro no formato de um veado. Nos tempos antigos, ela estava protegida por algum guerreiro cita de uma classe rica.
Onde está o ouro agora?
Uma das peças principais do ouro cita, incluindo várias joias, até recentemente estava nos museus da Crimeia. No entanto, em 2014, quase todo o patrimônio cita da Crimeia foi exportado para a Holanda para uma exposição.
A coleção continha um grande número de itens - mais de 500 itens. Em 2016, algumas das exposições foram devolvidas a museus na Ucrânia. Seu número era de apenas 19 itens. Os 565 itens restantes, consistindo de 2.111 unidades, são mantidos hoje no Museu de Amsterdã. A arrecadação está estimada em 10 milhões de euros.
Em 2010, após a conclusão da reconstrução, ocorreu a exposição “Antiga Sibéria. Quinto Pazyryk Kurgan ". Inclui não apenas produtos feitos de madeira ou tecido, mas também itens de ouro. Esta exposição está planejada há vários anos. Portanto, acabou sendo muito atencioso e impressionante.
A exposição teve como base a famosa coleção de Pedro, o Grande. Ela é considerada uma das primeiras na Rússia. Além disso, um grande número de itens dos túmulos citas da região do Mar Negro, que foram encontrados no século 19, podiam ser vistos lá. No entanto, a parte mais importante da exposição foi ocupada por achados já feitos por arqueólogos modernos de l'Hermitage.
Um grande número de joias citas de ouro está no mundialmente famoso museu de São Petersburgo - no Hermitage. A coleção é considerada a mais rica em vários itens da época cita. Graças a esta exposição, pode-se entender o quão diversa era a vida do povo cita.
Em 2017, foi organizada uma exposição em Londres trazida do Hermitage. Mais de 850 itens foram enviados para lá, que representam a cultura do povo cita no período do século VIII aC ao século IV dC.
Resumindo, podemos dizer que os representantes dos citas eram pessoas muito ricas. Isso é evidenciado por vários objetos recuperados em momentos diferentes de tumbas citas.Portanto, resta apenas regozijar-se que esse povo antigo tenha conseguido, pelo menos de forma tão estranha para os tempos modernos, preservar a memória de sua vida.
Quem são os citas e o que é ouro cita, veja o vídeo.