Ouro

Características do ouro rosa

Características do ouro rosa
Contente
  1. O que é isso?
  2. Composição e propriedades
  3. Comparação com outras espécies
  4. Amostras
  5. Para quem é adequado?
  6. Aplicativo
  7. Recursos de cuidados

Pessoas que estão longe do mundo da joalheria costumam se perguntar o que é ouro rosa. Na verdade, tal liga parece incomum e bonita, mas sua composição e amostras levantam algumas dúvidas - a querida marcação 925 simplesmente não existe aqui. Por que o ouro rosa se tornou uma tendência na joalheria, como escolhê-lo, o que buscar no cuidado, vale a pena falar com mais detalhes.

O que é isso?

O ouro rosa é um tipo de liga de joalheria que possui uma cor atípica para o metal puro. Sua superfície tem uma tonalidade característica, mais ou menos saturada, dependendo da porcentagem de ligadura contida na composição. A liga parece incomum devido à impureza do cobre, que dá uma cor vermelha. No entanto, se a composição contém apenas cobre e ouro, então é ouro vermelho. Uma cor mais delicada e delicada pode ser obtida apenas adicionando prata.

O ouro rosa é um material rejeitado pelos joalheiros há muitos anos como inutilizável. Na Idade Média, quando experimentos com metais eram ativamente realizados, apenas materiais puros eram apreciados. No futuro, várias tentativas foram feitas para melhorar as propriedades do ouro, para aumentar sua resistência. O ouro rosa entrou em moda já na década de 90 do século XX.

Em busca de novas soluções de design, os joalheiros voltaram suas atenções para uma liga de cores inusitadas, que permitia realçar o brilho das pedras preciosas de uma nova forma.

Composição e propriedades

O ouro rosa pertence às variedades não ferrosas de ligas baseadas no elemento químico Au. Além disso, suas propriedades químicas dependem diretamente da composição. Uma combinação de 3 elementos é sempre usada aqui:

  • ouro puro do mais alto padrão 999;
  • cobre;
  • prata pura.

Essas ligas são chamadas de ligas forjadas porque permanecem razoavelmente macias e dúcteis. A mistura de prata varia de 2,75% a 9%, os tons de metal podem ser designados como "rosa" (para tons mais brilhantes) e "rosa" (para os mais claros). Quanto maior o conteúdo de ligadura, mais fortes e duráveis ​​são os itens de ouro rosa.

O equilíbrio na amostra 585 é considerado ótimo, não tem medo de danos mecânicos, resistente a arranhões, oxidação sob a influência de fatores externos.

Comparação com outras espécies

A principal diferença entre o ouro rosa e o ouro amarelo regular é a tonalidade da liga. Os joalheiros preferem fazer eles próprios a partir de lingotes, misturando os ingredientes nas proporções certas.

A rosa também difere do ouro vermelho relacionado, e não apenas no teor de cobre (é em cada uma dessas variedades), mas também a presença de prata. Claro, esse metal precioso não pode ser chamado de puro - o volume da ligadura nele é significativamente maior. Mas os produtos acabados são muito duráveis, fáceis de processar e resistentes às cargas de deformação.

O ouro branco é o mais valorizado, com a diferença de preço devida principalmente à impureza do paládio... Este metal raro aumenta as propriedades físicas do ouro, mas não reduz seu custo. Os produtos acabados lembram a platina em sua tonalidade, combinam bem com pedras coloridas. Composições de joias complexas são feitas de liga branca - esta é uma excelente versão de fundo da moldura.

O debate sobre qual ouro é melhor já se arrasta há muito tempo. Se falarmos sobre as tendências atuais, então As ligas rosa e branca estão no auge da moda hoje em dia e são escolhidas para suas coleções pelas principais joalherias. Mas vale considerar que é muito difícil combinar ouro na sombra da madrugada em produtos com pedras coloridas, pois requer um transparente ou complemento de cor semelhante. Além disso, as tendências já estabelecidas classificam a liga rosa como um material para joias juvenis e de casamento.

Mulheres maduras estão em melhor situação escolhendo tons nobres de ouro vermelho, branco e amarelo.

Amostras

O ouro rosa é caracterizado por 3 tipos de amostras, pelo seu valor nominal correspondente ao teor de metal puro na composição. Cobre e prata atuam como componentes adicionais que determinam as cores incomuns. A saturação da cor do metal e sua tonalidade dependem de seu conteúdo.

375

Esse tipo de metal rosa contém apenas 37,5% de ouro puro, o cobre representa a mesma quantidade e a prata ocupa 25% do volume total. A liga acabada tem um tom rosa escuro profundo. Este ouro rosa é mais parecido com ouro vermelho ou puro, produzido na época soviética de acordo com o padrão de 583 quilates.

Desta liga raramente fazer joias de arte, mas ele pode ser usado na produção de itens grandes e volumosos como uma moldura. Com o desgaste frequente, a liga oxida, adquirindo gradativamente um aspecto pouco estético. No sistema de medidas dos quilates, o ouro rosa de 375 quilates corresponde a 8 quilates. Isso deve ser levado em consideração ao comprar produtos no exterior.

585

Ouro rosa com teor de metal puro de 58,5%. Prata é responsável por 9%, cobre - 32,5%. A liga resultante tem uma cor rosa pálido original, que é muito popular entre os joalheiros. Ele ele se presta bem ao processamento, ao mesmo tempo que é bastante durável, não tão macio quanto o ouro normal.

A prata na composição dá ao metal uma delicada tonalidade rosa perolada. É ouro rosa de teste de 585 quilates que é especialmente procurado no design de joias. No sistema métrico de quilates, corresponde a um indicador de 14 quilates.

750

Maior amostra disponível. Devido ao grande volume de ouro puro (75%), a liga acaba sendo amarela, com um leve subtom rosa. É menos durável e requer uma manutenção mais cuidadosa e cuidadosa. Além do ouro, a composição inclui prata no valor de 9%, além de 16% de cobre.O ouro rosa de 18 quilates não é tão original e decorativo quanto os outros tipos, mas é altamente valorizado por seu alto teor de metais preciosos. Esta liga corresponde a um indicador de 18 quilates.

Liga de joias com características semelhantes é bastante popular na fabricação de produtos de massa e arte... Entre as desvantagens estão o aparecimento de riscos, a necessidade de polimentos periódicos.

Os anéis e brincos em ouro rosa 18 quilates também são os mais resistentes à deformação.

Para quem é adequado?

As joias de ouro rosa se tornaram um verdadeiro sucesso em joias da moda para noivas. É para as noivas que as maiores fábricas e oficinas privadas hoje produzem uma ampla gama de produtos: anéis, brincos, pingentes e fones de ouvido que tornam a imagem o mais harmoniosa possível. Eles ficam lindos neste design versões vintage de produtos, além de uma direção retro. O design no estilo pré-revolucionário é considerado um chique especial, é interessante e não muito trivial.

O ouro rosa é indicado para pessoas cujo tom de pele é quase branco. Quanto mais clara for a cor, mais difícil será combinar joias feitas de metal amarelo puro com ela. Proprietários de pele rosa pálida devem escolher opções que tenham tons próximos para evitar o glamour excessivo das joias contra o pano de fundo geral.

Acredita-se que ligas de metais não ferrosos devem ser usadas por jovens. Na verdade, até mesmo o design dessas joias é mais voltado para os jovens. Mas para loiras naturais que preferem tons pastéis em suas roupas, essa proibição pode ser desconsiderada: joias de ouro rosa se encaixam perfeitamente em sua imagem em qualquer idade.

Pessoas alérgicas a esse metal não devem usar joias que contenham cobre. Com o aumento da sensibilidade da pele, a irritação é inevitável. Uma exceção pode ser produtos do teste 750, mas aqui, também, você deve ter cuidado.

O ouro rosa será uma escolha malsucedida para quem tem pele escura, pois na imagem deles os tons delicados simplesmente se perderão.

Aplicativo

As ligas à base de ouro, cobre e prata têm aplicações técnicas e joalheiras. Eles podem cobrir metais menos nobres dos quais bijuteria. Esses produtos geralmente são baratos, mas em termos de apelo visual podem não ser inferiores às melhores joias. Produtos de design feitos à mão com revestimento dourado podem até custar mais do que a estampa de fábrica apresentada nas lojas.

O ouro rosa de 375 quilates é bastante raro. Pode ser visto como base em cruzes peitorais e grandes pendentes. Essa liga também é utilizada na fabricação de broches, botões para roupas de grife, acessórios que complementam bolsas e artigos de couro, nas caixas de utensílios de escrita, abotoaduras masculinas e cigarreiras.

A amostra 585 é a mais comum. A variedade de joias feitas desse ouro rosa é a mais ampla possível. Isso inclui:

  • correntes;
  • argolas;
  • brincos;
  • encantos;
  • pingentes;
  • pulseiras;
  • colar;
  • clipes;
  • tiaras.

É claro que a produção em massa não fornece apenas uma variedade de nomes. O ouro rosa costuma ser combinado com diamantes e zirkonia cúbica, usados ​​em joias com ligas brancas e amarelas, criando verdadeiras obras-primas a preços acessíveis. Os produtos emparelhados também são populares: nas versões masculina e feminina.

As joias do designer são feitas de ligas de 750 quilates.... Este não é mais um produto de massa, mas um produto exclusivo, na maioria das vezes criado de acordo com esboços individuais. O custo desses itens de ouro rosa será um dos mais altos. A qualidade também não é satisfatória. Esses produtos são vendidos no mesmo nível de outras joias premium.

Há também séries colecionáveis ​​de joalherias famosas, onde tons incomuns de metais preciosos são usados ​​para criar peças exclusivas e acentuadas.

Recursos de cuidados

O ouro rosa não é mais caprichoso de cuidar do que as variedades amarelas desse nobre metal. No entanto, certas regras ainda precisam ser seguidas.

  1. Eliminação do contato com ácidos. Eles podem reagir com a liga ou seus componentes, afetando negativamente o estado da joia.
  2. Proteção contra deformação. Quanto maior a pureza do ouro rosa, mais macio ele será. Ao remover contaminantes da superfície de produtos com as marcas 750 ou 585, é obrigatório usar apenas ferramentas especiais e materiais macios. A limpeza com abrasivos está completamente excluída.
  3. Proteção térmica. O alto teor de cobre torna a liga instável a altas temperaturas. Não é recomendado ferver itens de ouro rosa. Eles são lavados apenas em água morna, usando shampoos especiais ou outras formulações líquidas. Antes de limpar a louça ou o encanamento, os anéis são removidos ou protegidos com luvas especiais para uso doméstico.
  4. Limpeza mecânica com escova macia. Se a superfície estiver muito suja, as joias de ouro rosa podem ser tratadas com uma solução de limpeza aplicada a uma escova macia. Uma escova de dentes para esmaltes sensíveis funciona aqui.

Com essas dicas em mente, você sempre pode manter suas joias de ouro rosa em ótimas condições e mantê-las brilhantes e lustrosas por muitos anos.

Para mais informações sobre os diferentes tipos de ouro, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa