Qual é a diferença entre platina e ouro branco?
Atualmente, o mercado de joias é tão grande e diversificado que, ao escolher uma determinada joia, o comprador fica muitas vezes perdido e confuso, pois a joia pode ser feita de prata, platina e até ouro branco. Na aparência, apenas um profissional pode distinguir cada um desses metais nobres uns dos outros pela primeira vez e de forma inequívoca.
Uma vez que recentemente as joias feitas de platina e ouro branco têm sido mais procuradas, vamos tentar descobrir quais são as diferenças entre esses dois metais.
Parâmetros semelhantes
Para identificar os parâmetros semelhantes de dois metais, vale a pena familiarizar-se cuidadosamente com uma pequena característica de cada um deles. A platina é o metal precioso mais raro e caro, com um tom branco prateado característico, e é usado ativamente na fabricação de joias. Isso se deve ao fato de que a extração e o processamento desse tipo de metal demandam elevados custos. Ele derrete a uma temperatura de dois mil graus.
Para obter apenas 10 gramas de platina, é necessário processar 3 toneladas de minério (em comparação: para obter a mesma quantidade de ouro, será necessário processar 1 tonelada de minério).
A platina tem uma série de vantagens significativas, graças às quais goza de maior atenção por parte dos conhecedores de joias.
- Força e durabilidade. Devido à sua composição e tipo especial de densidade, a platina tem um maior nível de proteção contra vários tipos de danos e é um metal prático que não é sujeito a deformações.
- Plástico. Apesar de a platina ter um peso significativo em comparação com o ouro ou a prata, ela pode mudar facilmente de forma.Esta é uma grande vantagem que os joalheiros apreciam quando fazem designs complexos de joias.
- Resistência a qualquer ataque químico. A platina não corrói e oxida, aumenta a condutividade elétrica.
- Brilho natural e uma tonalidade branca como a neve única. A platina não precisa de uma camada ou revestimento protetor adicional. Você pode facilmente fazer um produto manchado brilhar com ródio.
- Vasta gama de aplicações: de joias e moedas a medicamentos e eletrônicos.
O ouro branco é um metal branco nobre, que é uma liga de ouro com vários componentes (prata, paládio ou níquel). A coloração do ouro em branco ocorre sob a influência do níquel ou paládio. A prata, que pode ser encontrada no ouro branco, confere ao produto um acabamento mais fosco. O ouro é um metal macio e, portanto, mais suscetível a danos ambientais.
O ouro dos tons de branco tem diferentes tonalidades: dos tons de cinza ao amarelo característico. Tudo depende dos elementos constituintes da liga. O ouro branco é revestido com uma camada especial de ródio, que fornece sua camada protetora e dá à joia um branco com um tom prateado. O ródio não é sujeito à descoloração e não pode ser arranhado. Mas esse metal frágil pode se desgastar e, portanto, depois de um tempo, as meias em uma coisa tão preciosa começarão a ficar amareladas novamente.
Para dar à joia sua aparência original, você precisa entrar em contato com um joalheiro para obter ajuda.
Tendo analisado as características de ambos os metais, conclui-se que eles têm alguns parâmetros semelhantes. Esses incluem:
- tanto a platina quanto o ouro branco são metais preciosos;
- esses metais ficam perfeitos com pedras preciosas;
- aparência semelhante.
Apesar da aparência semelhante, não será particularmente difícil distinguir a platina do ouro branco se você conhecer os pontos interessantes.
- Preço. As joias de platina são 3 vezes mais caras do que as joias de ouro.
- Influência na condição da pele. A platina é um metal hipoalergênico. O ouro branco pode conter níquel em sua composição, o que pode causar alergias em seu proprietário.
- Experimente. A fineza mais baixa para a platina é 850, para ouro - 500. A fineza mais alta para a platina é 950, para ouro - 750.
- O peso. A platina difere do ouro branco em seu maior peso.
Qual é a diferença fundamental?
A diferença fundamental entre a platina e o ouro branco pode ser chamada de sua origem, pois é desse fator que vêm as diferenças subsequentes entre esses dois metais. A platina é um metal puro extraído diretamente das entranhas da terra, e o ouro branco é o resultado final da combinação de um metal precioso com um ou mais elementos. (prata, níquel, paládio).
Acontece que apenas a platina pode ser chamada de metal verdadeiramente branco, e o ouro branco está apenas tentando "se aproximar" da aparência da platina misturando artificialmente os componentes em sua composição.
Qual é a melhor escolha?
Ao escolher as joias, o comprador deve confiar apenas em suas preferências pessoais e capacidade financeira. Comprar joias em platina e ouro branco é benéfico porque cada uma dessas compras é classificada como metais preciosos. Os cuidados com o primeiro produto e com o segundo serão idênticos. As joias de platina são um indicador de riqueza. Essas joias são ideais para o papel de relíquia de família devido à sua durabilidade e resistência.
Claro, se o apreciador de joias tem pele sensível, é melhor escolher a platina, pois esse metal é seguro e não causa alergia. O ouro branco é permitido em contato com essa pele delicada apenas se não houver níquel em sua composição. Se as possibilidades financeiras não permitem a compra de um produto feito de platina, você sempre pode escolher uma opção interessante feita de ouro branco.Externamente, tal ornamento não será de forma alguma inferior à platina, mas a um preço será muito mais barato.
Para obter mais informações sobre por que os itens de platina são mais caros do que os de ouro, veja o próximo vídeo.