Características do mais alto padrão de ouro
Ao comprar joias de ouro, muitos buscam adquirir o item de mais alto padrão, mas isso se justifica? O que é isso, o mais alto padrão de ouro usado em joias? Nosso artigo vai ajudar a responder a essas perguntas, falar sobre as vantagens e desvantagens dos itens de ouro com diferentes conteúdos desse metal nobre, e também dar recomendações sobre como escolher uma joia de ouro de alta qualidade que fará as delícias de seus proprietários por muitos anos.
Características principais
Na Rússia, assim como nos países da CEI e da Europa, todos os itens de ouro devem passar pelo procedimento de ensaio - ou seja, a aplicação de um selo especial indicando o teor de metal precioso puro em ppm. A amostra mais alta contém 999,9 ppm ou 99,9%.
Esse tipo de ouro também é chamado de "quatro noves", esse número nos diz que temos um metal quase 100% puro: 1 kg de um lingote contém 999,9 ge apenas 0,1 g são impurezas.
A propriedade principal Este metal precioso é incrivelmente maleável e dúctil, devido ao qual pode ser enrolado em folha ou trefilado em arame fino.
Não é à toa que o ouro é chamado de metal nobre: não reage com outras substâncias químicas, por isso não perde sua aparência luxuosa por muito tempo.
Para aumentar a resistência da joia, bem como reduzir seu peso e tornar o preço mais acessível, Os mestres joalheiros adicionam substâncias de liga à liga - cobre, prata, bem como platina, paládio, zinco ou níquel. Nesse caso, a porcentagem de ouro puro em tal liga diminui, respectivamente, o preço do produto diminui, mas sua força e resistência ao desgaste aumentam significativamente.
A liga em que o teor de metal nobre é reduzido pela adição de ligaduras tem uma finura inferior. Os seguintes graus métricos de ouro existem atualmente: 958, 750, 585, 500 e 375.
Os EUA, Canadá e Suíça usam sistema de quilates determinação da quantidade de metal nobre na liga, tendo como base 1/24 de sua massa total. Assim, a maior amostra em sistema métrico, que é igual a 999,9 ppm, corresponde a 24 quilates, 958 fineza corresponde a 23 quilates, 750 - 18, 585 - 14, 500 - 12, 375 - 9.
De tudo o que foi dito, fica claro que "Quatro noves" praticamente não são usados em joias. Essas joias têm vida muito curta, são caras e também têm excesso de peso. Para fazer joias, os artesãos preferem levar metal 750 e abaixo, além disso, a relação ótima dos parâmetros preço - qualidade possui ouro 585.
No entanto, este padrão de qualidade é corretamente considerado 750 ouro - e não é coincidência. Contém 75% desse metal precioso e, para aumentar a resistência da joalheria, os artesãos acrescentam prata, cobre, além de paládio e níquel.
Graças a esses aditivos, a liga de ouro ganha tonalidades diferentes.
Artesãos experientes preferem usar metais preciosos de 750 quilates para criar verdadeiras obras-primas da arte joalheira. Esses itens de ouro têm uma aparência verdadeiramente nobre. Esta liga retém maciez e ductilidade suficientes inerentes ao verdadeiro ouro nativo; a partir dele, você pode forjar produtos perfurados complexos, decorados com esculturas finas ou ornamentos arejados.
Ao mesmo tempo, graças aos componentes de liga, essas joias são muito mais fortes do que os produtos de metal puro; podem ser usadas sem medo de causar danos irreparáveis às joias.
Vantagens e desvantagens
A vantagem de um metal precioso do mais alto padrão, que é usado por joalheiros na fabricação de joias, são principalmente seu brilho quente e nobre e cores ricas e ricas. Essa joia enfatiza o status de seu proprietário, dando-lhe uma imagem de elegância e sofisticação. Brincos, anéis e colares de ouro, assim como relógios decorados com diamantes, safiras, pérolas, outras pedras preciosas ou semipreciosas, nunca perderão sua beleza e não sairão de moda.
É um excelente investimento, porque o ouro, ao contrário de qualquer moeda, não cai de preço.
Devido à sua propriedade de não entrar em reações químicas com outras substâncias, este nobre metal não oxida no ar e na água, pode ser usado praticamente sem descolar.
Outra coisa - tendência a danos mecânicos e deformação. Devido à maciez inerente ao ouro de alta qualidade, incluindo 750, que é amplamente utilizado em joias, com o uso frequente dessas joias, eles podem ficar arranhados e perder o brilho original.
Liga de ouro 750 fácil de processar, esses itens costumam ser cobertos com esmalte de joias.
São joias muito caras, que só pessoas muito ricas podem usar.
Onde é usado?
O ouro "quatro noves" raramente é usado pelos joalheiros para fazer joias em nosso país. Além disso, esse tipo de metal precioso não é muito popular na América e na Europa. Mas nos países do Oriente, as pessoas preferem comprar itens de ouro de 24 quilates, o que corresponde exatamente ao nosso padrão de 999. No entanto, não se sabe o quão autênticas essas joias são.
Em nosso país, o teste dos “quatro noves” é usado para fazer lingotes, que são armazenados no Banco Central da Rússia e são as reservas de ouro de nosso país.
Essa variedade raramente é vista nas prateleiras das joalherias, podendo ser adquirida na forma de moedas de ouro, nas quais é conveniente investir seu dinheiro. No entanto, deve-se ter em mente que tais investimentos não terão retorno em breve.
Metal precioso do mais alto padrão vai para fazer folha de ouro, com a qual as cabeças das igrejas são cobertas para proteger o telhado das condições ambientais adversas - afinal, o ouro não sofre oxidação e não enferruja.
Oficinas de arte usam ligas 950, a partir desses materiais são feitas várias joias e objetos de arte. Esse revestimento é frequentemente aplicado na forma de douramento em objetos de arte e arquitetura, bem como em dispositivos domésticos comuns, como telefones.
Ouro de 750 e 585 valores de avaliação é usado para fazer joias e está em alta demanda.
Preço
O preço dos itens de ouro depende da porcentagem de metal precioso puro que está incluída em sua composição, bem como da qualidade dos componentes da liga. Quando adicionado ao paládio ou liga de platina o preço do produto aumenta significativamente, ao substituir parte do ouro por cobre ou níquel - torna-se mais baixo. Recentemente, alguns países proibiram o uso de níquel como substância de liga devido ao aumento de suas propriedades alergênicas.
O preço de 1 grama do metal precioso é estabelecido pelo Banco Central da Federação Russa. Hoje, esse número é significativamente maior do que há alguns anos.
Um grama de ouro de 750 quilates custa mais de 3.000 rublos e seu preço é determinado pelo fabricante.
Como escolher os produtos?
Ao escolher joias, você deve preste atenção à presença de uma amostra, que geralmente é aplicado na parte interna de um anel, no fecho de um brinco ou na caixa de um relógio. A amostra deve ser transparente; para avaliar sua qualidade, peça ao vendedor uma lupa ou leve-a com você. Nas joias de ouro russas modernas, a impressão é feita na forma de uma cabeça de mulher em um kokoshnik; ali você pode ver os números que correspondem à quantidade de metal precioso puro em ppm.
Ao comprar joias de ouro evite falsificações, compre em joalherias e em vendedores de confiança, dando preferência a marcas bem conhecidas. Em nenhum caso você deve comprar produtos de ouro de suas mãos, especialmente durante suas viagens turísticas ao exterior.
Ouro do mais alto padrão tem grande suavidade, antes, a autenticidade das moedas de ouro era verificada "por um dente": um traço permanecia na superfície de um item de ouro.
Para verificar a qualidade da joia, você pode levá-la a um ímã: o ouro verdadeiro não é magnetizado, por isso não será atraído.
Em casa, você pode verificar a autenticidade das joias de ouro mergulhando-as em solução de ácido acético... Um produto de qualidade não muda de cor.
Qual é a aparência de uma barra de ouro de 999 quilates - veja o vídeo abaixo.