Ouro

Características de uma onça troy de ouro

Características de uma onça troy de ouro
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Onde é usado atualmente?

Onça troy de ouro: o que é, onde se utiliza atualmente, por que exatamente esta medida se tornou uma referência - essas questões surgem frequentemente quando se fala da unidade tradicional de medida de metais preciosos. O nome incomum frequentemente evoca associações com Troy ou Trinity. Para entender sua real origem, é necessário estudar o histórico de ocorrência e peso em gramas de onças troy, e ao mesmo tempo aprender um pouco mais sobre como usar esta unidade de medida.

O que é isso?

Onça troy de ouro é uma unidade de medida usada em bancos, joias, cosmetologia. Possui uma determinação precisa do peso em gramas, permite obter informações precisas sobre a quantidade da substância. Em relação aos metais preciosos, são utilizadas as seguintes designações:

  • XPD para paládio;
  • XAU - para ouro;
  • XPT - para platina;
  • XAG é para prata.

Onça troy de qualquer um desses metais pesa 31,1034768 gramas. Essa precisão é muito importante. O sistema de peso Troy é construído sobre ele, que inclui a libra Troy. Este é o nome da libra esterlina em moeda de ouro, que inclui exatamente 12 dessas onças. E também neste sistema, uma medida de 1/480 de onça troy é usada - um grão.

É importante notar que antes do advento dessa medida de peso, libras eram usadas nos cálculos. Eles eram usados ​​no comércio de metais preciosos e outras substâncias raras: especiarias, incenso. O antigo protótipo romano da libra - libra - pesava 327,45 ge sua 12ª parte era chamada de onça.

Na Inglaterra, a libra esterlina estava em uso - moedas de prata. Sua libra pesava cerca de 0,35 kg, e uma medida russa antiga semelhante era igual a 410 g.

História de origem

A onça de Tróia é usada como medida de peso desde o século XIV.... A história de seu surgimento não remonta à lendária Tróia, mas a uma cidade completamente diferente de Troyes, na França. É conhecida pela maioria dos turistas e viajantes como a capital da província de Champagne, onde são produzidos os vinhos espumantes mundialmente famosos. Além disso, existem muitos monumentos históricos da Idade Média, e verdadeiros gourmets visitam as feiras locais para saborear uma iguaria especial - a linguiça à base de miúdos de animais da quinta.

A galeria comercial em Troyes existe desde o século V, mas ganhou popularidade especial no século XII. Foi durante este período que se organizou aqui uma feira regular, onde vinham comerciantes de toda a França e de outros países europeus. A primeira menção à onça troy em conexão com o comércio local data de 1390 em documentos. Foi então que a 12ª ação da libra ganhou sua própria designação - t oz / ozt. Essa medida de peso era usada no cálculo de pagamentos de grãos, remédios, lapidação e especiarias.

É interessante que no século XIV na França havia uma tradição relevante de iniciar seu próprio sistema métrico para cada cidade comercial importante. Por exemplo, Toulouse e libras celtas estavam em uso. Troyes decidiu que eles não eram piores do que seus vizinhos. Foi assim que surgiu o sistema de peso troy, cuja base era o livre francês, que correspondia a 1 libra de prata esterlina.

É interessante que, apesar de sua natureza arcaica, esse método de medição ainda permanece relevante e confiável, sua precisão desafia dúvidas mesmo séculos depois. Pela primeira vez, uma onça troy é mencionada por uma fonte confiável como o Dicionário Oxford. Em sua edição de 1390, essa medida de peso é indicada como referência para o comércio de grãos. E também foi usado na indústria farmacêutica para determinar a dosagem de medicamentos e matérias-primas a granel.

Ozt era usado na circulação de metais preciosos devido ao fato de que as moedas eram cunhadas em prata... Depois que o meio de pagamento recebeu uma composição mais barata, a onça troy continuou a ser utilizada para o comércio de metais preciosos: paládio, platina, ouro e prata. Após a Primeira Guerra Mundial, a maioria dos países adotou esse sistema em seus cálculos. Os principais cálculos foram realizados entre os EUA, Grã-Bretanha, África do Sul, Austrália, Canadá, onde sempre foram utilizadas unidades de medida anglo-saxônicas.

Com isso, os preços mundiais dos metais preciosos nas bolsas de valores passaram a ser determinados em termos de onça troy.

Onde é usado atualmente?

O sistema métrico tradicional do século 14 ainda é relevante hoje. A esfera moderna de aplicação da onça troy é a negociação de câmbio. Desde 2015, na definição dos preços dos metais preciosos, utiliza-se o comércio eletrônico. No âmbito do leilão, as alterações ocorrem duas vezes durante o dia GMT: às 10-30 e às 15 horas.

Até aquela época, de 1919 a 2015, apenas 5 empresas monopolistas na produção e comercialização de ouro em barras estavam empenhadas na fixação de preços. Representantes de 13 estados credenciados foram admitidos ao leilão hoje, a Rússia não está incluída em seu número.

A utilização da onça troy permite unificar os preços mundiais do ouro e da prata, do paládio e da platina - os principais metais de investimento. Mudanças em seu preço afetam o valor de avaliação das chamadas contas de metais, dentro das quais os fundos investidos são transferidos para metais preciosos. O peso das moedas emitidas pelos bancos centrais de vários estados também é medido em frações de onça.

Por exemplo, nos EUA, moedas de ouro foram cunhadas. Sua denominação de 50 dólares era o valor de referência, igual a 1 onça troy por peso. Com a redução no valor, a medida também foi dividida. Por exemplo, 1/10 onças foi avaliada em 5 dólares por uma moeda de ouro.

Na Rússia, o sistema de medição anglo-saxão não se enraizou em grande parte devido à falta de capacidade de influenciar o custo de uma onça troy. Esta designação é encontrada apenas nas esferas bancárias e de investimento, é usada para uso interno.Mas mesmo quando convertida em gramas, a massa das moedas preciosas cunhadas na Federação Russa ainda corresponde a frações ou onças inteiras. Por exemplo, uma moeda de prata de três rublos pesa 31,5 ge contém 31,1 g de metal nobre puro. Ou seja, atende totalmente à definição de onça troy.

Em cosmetologia, este sistema de medição também ainda é relevante. É usado para ingredientes sólidos ou fluidos particularmente valiosos. A este respeito, o mercado não mudou muito desde os dias das feiras de Troyes.

O vídeo a seguir fornece 10 fatos interessantes sobre ouro.

sem comentários

Moda

a beleza

casa