O ouro magnetiza e o que isso significa?
Itens de ouro sempre foram um símbolo de riqueza e sucesso, indicam o status de seu proprietário. O preço do ouro é bastante alto, então os itens feitos a partir dele podem ser falsificados. Muitos itens dourados são semelhantes em aparência ao ouro, mas não são. Há uma opinião de que o ouro não magnetiza, por isso vale a pena descobrir quais são as propriedades magnéticas de um metal precioso e como ele reage a um ímã.
Propriedades magneticas
O ouro é um metal especial com propriedades únicas. É altamente resistente a processos ácidos e oxidativos. Os itens de ouro têm alta densidade e, ao mesmo tempo, são bastante plásticos. As principais propriedades do ouro incluem sua suavidade, maleabilidade e inércia. Se você levar um ímã para uma barra de ouro com uma pureza de 999, ele não irá magnetizar, uma vez que tal metal tem propriedades antimagnéticas.
O ouro puro não é usado em joias, pois o metal é frágil e não é adequado para uso frequente.
Para criar joias, são utilizadas ligas especiais, onde, além desse metal, são utilizadas outras, chamadas ligaduras. Devido a isso, a liga possui alta resistência ao desgaste.
Se você levar um ímã para itens feitos de ouro, prata ou bismuto, ele não apenas não será atraído, mas, ao contrário, irá repelir... Isso sugere que os produtos feitos de metais de alta qualidade não magnetizam.
Se a liga tiver uma finura de 585, ela é considerada de alta finura.... Nesse caso, 58,5% virão do ouro e os 41,5% restantes serão divididos entre cobre e prata. Combinados entre si, eles não caem sob a influência de um ímã, uma vez que nem o ouro nem a prata são magnetizados, enquanto o cobre, por sua vez, adere insignificantemente.
Uma amostra gravada em uma joia indicará a composição.
Para essas joias, é escolhida uma liga consistindo de 37,5% a 75% de um metal precioso. A porcentagem de prata pode variar de 5 a 15, e o paládio também está presente - de 3 a 20%. O resto vai para o cobre.
Às vezes, você pode encontrar avaliações em que apenas o fecho da corrente é magnetizado... Isso se deve ao fato de o aço carbono ser utilizado na fabricação de fechos de mola. Caso o produto em si não seja magnetizado, você pode comprá-lo.
Por que o ouro pode reagir a um ímã?
Antes de comprar joias de ouro, muitos compradores costumam levar um ímã para a loja, tentando descobrir se o produto é genuíno. O uso de um ímã ajuda em alguns casos a identificar um espécime ornamental.
Alguns fabricantes sem escrúpulos produzem joias falsas. Mesmo que haja um teste em uma peça de ouro, isso nem sempre significa que ela é genuína, pois existe a possibilidade de ser uma farsa. Não é difícil colocar uma amostra em um produto e não pode ser um indicador da autenticidade do produto..
Se você levar um ímã para uma corrente, brincos ou pulseira de ouro, ele não os aceitará.
Se a composição contiver cobalto, ferro ou aço, esse produto ficará magnetizado e pode ser considerado uma falsificação.
De acordo com especialistas experientes, há vários motivos pelos quais os produtos começam a aderir a um ímã, e uma corrente ou anel é capaz de se magnetizar.
- Ao usar liga de ouro com cádmio ou níquel... Na maioria das vezes, eles são usados na fabricação de correntes grossas estampadas.
- Usando joias douradas... Agora, existem métodos eficazes de aplicação de uma camada protetora ao produto, na qual um filme se forma e fica firmemente preso à base.
Existem metais que são aparentemente semelhantes ao ouro, mas não têm propriedades especiais.
- Ligas de bronze de alumínio, que são 90% cobre e 10% alumínio.
- Variantes de Bartbronzecomposto por 50% de estanho e bronze.
- Ligas de Goldineonde cobre e alumínio são combinados. Goldin é usado por joalheiros em muitos países europeus na fabricação de bijuterias.
- Liga de platinaà base de cobre. Além disso, platina, prata, níquel e zinco estão presentes aqui.
O cobre tem propriedades magnéticas fracas e é semelhante ao ouro em aparência. Muitas vezes, fabricantes sem escrúpulos fazem joias de cobre falsas.
Para tornar esses itens semelhantes a joias de ouro, eles são cobertos com douramento.
Todas essas ligas imitam ouro perfeitamente. Um ímã não ajudará a identificar a autenticidade de tais produtos, uma vez que esses metais não ferrosos nem sempre são atraídos por ele. Verificar correntes, anéis e brincos de ouro em casa não pode dar resultados cem por cento no estabelecimento de autenticidade.
A cor dos produtos e sua verificação em um ímã não são um indicador confiável da qualidade do produto.
Em sua forma pura, o ouro não é magnetizado, portanto, quando a joia reage a um ímã, deve ser verificada sua autenticidade. Nesse caso, se o produto alcançar um ímã, você não deve comprá-lo. Em alternativa, é recomendável verificar a autenticidade com um joalheiro especializado..
Existem várias maneiras de testar a autenticidade de produtos de metais preciosos. Esta é a sua pesquisa de laboratório e o uso de vários reagentes. Utilizando reagentes e equipamentos especiais, especialistas verificarão os produtos e avaliarão sua autenticidade.
Recomenda-se comprar joias apenas em joalherias de renome que valorizem sua reputação. Também vale a pena verificar se você possui um certificado para esses produtos.
Essas precauções permitirão que você compre uma joia natural, e não uma falsificação barata.
Com base no exposto, podemos concluir que não é aconselhável verificar a autenticidade de um produto feito de metais preciosos por meio de um ímã, pois isso não fornecerá uma garantia de 100% de sua autenticidade.
Verificando a autenticidade do ouro com um ímã - no vídeo abaixo.