Ouro

Qual ouro é melhor: amarelo ou vermelho?

Qual ouro é melhor: amarelo ou vermelho?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Qual é a diferença?
  3. Qual escolher?

Ao comprar joias de ouro, poucas pessoas pensam no que é. ouro vermelho e amarelo, e também como essas variedades diferem. Enquanto isso, isso está longe de ser uma questão ociosa - afinal, a cor do metal com que essa ou aquela joia é feita está diretamente relacionada à sua vida útil. Este artigo ajudará você a entender a diferença entre ouro amarelo e vermelho e também explicará como escolher as joias de ouro certas para que mantenham seu brilho original com o tempo e encantem os proprietários com sua sofisticação e nobreza.

Peculiaridades

Este metal em sua forma pura nunca é utilizado pelos artesãos para a confecção de joias, pois muito macio, muito fácil de arranhar... Portanto, as superfícies dessas joias perdem rapidamente o brilho e embaçam. Além disso, são muito frágeis - podem ser facilmente dobrados e até quebrar algum elemento de design particularmente "arejado".

Há muito tempo no ramo de joias use aditivos especiais - ligas de dois ou mais metais, que são chamadas de ligaduras - eles adicionam a resistência necessária e outras propriedades úteis aos produtos de ouro. Os joalheiros aprenderam a selecionar a composição dessas ligaduras de diferentes maneiras, a fim de obter a maior variedade possível de graus de ouro, que se diferenciam entre si em suas características.

Na fabricação de joias de ouro, as propriedades desse metal como cor, resistência, maleabilidade e capacidade de fundir são muito importantes, portanto, os artesãos prestam mais atenção ao aprimoramento desses parâmetros.

Os principais componentes das ligaduras geralmente incluem prata e cobre em diferentes proporções quantitativas. Ao fundir tais ligaduras com ouro puro, alcançam a cor desejada do produto e melhoram suas características técnicas.Além de cobre e prata, as ligas de ouro podem incluir platina, zinco, paládio e níquel, que também adicionam certas propriedades benéficas aos produtos de ouro.

Atualmente, os mestres joalheiros são capazes de fazer joias de ouro de quase todas as cores: dos amarelos tradicionais aos verdes, roxos e até pretos, no entanto, os "clássicos do gênero" até hoje são joias de ouro feitas de metal com um rico matiz amarelo.

O conteúdo quantitativo desse metal precioso em uma liga de ouro se reflete em sua finura - ou seja, na porcentagem de ouro como componente principal. O mais comum é Teste 585 - este indicador significa que esta amostra contém 58,5% deste metal precioso e 41,5% de outros metais. Em outras palavras, existem 585 partes de ouro por 1000 partes da liga. Na Rússia, eles usam exatamente esse sistema de sondagem. O teste é aplicado na forma de carimbo ou impressão na superfície interna da decoração. Joalheiros estrangeiros podem usar o sistema de quilates.

O custo de uma peça de ouro depende da altura da amostrabem como de a qualidade das substâncias de liga presentes. Por exemplo, joias de ouro feitas de ouro branco, que contém platina, têm um valor bastante alto. Além da ampla Teste 585 (tais produtos se distinguem pela alta plasticidade e boa resistência, devido à qual são muito versáteis), há também 750 amostra... Produtos feitos de tal liga de ouro são mais caros devido ao alto teor de metal nobre em sua composição. Essas joias são muito mais duráveis ​​e duráveis.

Ouro abaixo do padrão 585 não é usado em joias, porque o teor de metal nobre nessas ligas é muito pequeno e os produtos a partir dele são obtidos de qualidade muito baixa: eles perdem muito rapidamente suas propriedades decorativas originais.

O ouro amarelo, com o qual são feitas joias caras, pode ter 585 ou 750 amostras. A composição de tal liga inclui prata e cobre, e a prata deve ser de 17 a 28 por cento, dependendo da amostra.

A quantidade de prata afeta a cor do metal: Esta decoração pode ser em diferentes tonalidades, desde o amarelo claro e limão ao amarelo rico. A prata confere ao produto maior dureza. Joias de ouro vermelho devido ao cobre incluído na liga, cuja quantidade aqui prevalece sobre a prata. Quanto mais cobre estiver presente em uma peça, mais intensa será sua tonalidade vermelha.

Qual é a diferença?

Assim, apesar da mesma pureza do ouro, os produtos feitos dele diferem tanto na cor quanto nas características. Qual é a diferença entre os graus de amarelo e vermelho deste metal nobre? Vamos comparar esses dois tipos mais populares.

Ouro amarelo obtido pela adição de uma ligadura de prata e cobre, que podem estar presentes em quantidades iguais. As joias de ouro amarelo possuem excelente qualidade e cores nobres "ensolaradas". Ao reduzir a quantidade de cobre e adicionar prata, são obtidos produtos de tonalidades mais claras. Essas joias geralmente não são incrustadas com pedras preciosas, com exceção dos diamantes. Eles são usados ​​apenas nas ocasiões mais solenes, tais produtos são muito caros.

Joias de ouro vermelho obtido pela adição de uma quantidade razoavelmente grande de cobre à liga. Esses produtos são muito duráveis ​​e maleáveis, e com eles é conveniente fazer várias joias, inclusive aquelas com pedras preciosas. Foi com este grau de ensaio 585 que foi o único com o qual as joias foram feitas na União Soviética.

Os brincos e anéis de ouro vermelho podem ser usados ​​sem retirar: são menos suscetíveis à oxidação e danos mecânicos em comparação com as joias de ouro amarelo, permanecendo em excelente estado por muito tempo. Além disso, esses produtos são mais baratos do que suas contrapartes feitas de metal precioso amarelo.

Qual escolher?

Para decidir por si mesmo a questão de qual cor de joia - amarelo ou vermelho, você deve escolher, você precisa entender para quais propósitos é comprado... Você pode comprar um produto que se tornará sua companhia constante - você vai usá-lo em casa e no trabalho, na escola e na faculdade, nos dias de semana e feriados. Você vai impressionar suas namoradas ou a escolhida ao aparecer com uma joia cara e deslumbrante em uma noite de gala ou no teatro. Para cada um dos casos descritos, a escolha será diferente.

Devido à sua durabilidade e preço relativamente baixo, para o uso diário, é melhor escolher uma joia de ouro vermelho: é muito mais resistente, não tem arranhões, dá até pra lavar no banho com brincos desse tipo de metal precioso. As joias de ouro amarelo costumam ser incrustadas com várias pedras preciosas. Você pode escolher brincos com inserções de topázio ou zircônia cúbica para um anel ou colar, decorados com os mesmos minerais - esse conjunto ficará perfeito mesmo em um ambiente festivo.

Devido à sua plasticidade, esta variedade é perfeita para a confecção de produtos dos mais requintados formatos, com ornamentos e padrões complexos.

Se você comprar um relógio, o melhor é optar por um produto feito de ouro vermelho. - servirá por muitos anos sem perder o brilho original.

Atualmente dourado joias amarelas estão no auge da popularidade... Tradicionalmente, é costume dar alianças feitas com este nobre metal - a cor amarela simboliza o amor, a lealdade e a prosperidade. As joias feitas de ouro amarelo se distinguem por um design minimalista. Essas joias geralmente não têm incrustações na forma de pedras preciosas ou semipreciosas, ou custam apenas uma quantidade mínima. Minerais transparentes ou translúcidos de cores quentes, como crisólita, safira amarela ou espinélio, são perfeitos para esse tipo de joia de ouro.

Você não deve comprar itens com inserções de granada e jaspe vermelho - essas pedras não combinam com a nobre cor amarela deste metal precioso.

Esta vista é perfeita combina com qualquer cor de pele, as joias feitas com elas se distinguem pela elegância e sofisticação, essas coisas caras e requintadas são capazes de enfatizar a beleza individual de seu dono.

Deve ser lembrado que com a ajuda de joias de ouro, você pode não só chamar a atenção para si mesmo, criar seu próprio estilo individual, mas também corrigir algumas imperfeições do rosto. Basta escolher o desenho correto da joia de ouro, bem como a cor do metal precioso com que é feita.

Para mais informações sobre ouro vermelho e amarelo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa