Como determinar a pureza do ouro?
Provavelmente, todos sabem que nem todos os metais preciosos em joias são usados em sua forma pura. Portanto, às vezes é difícil para uma pessoa comum determinar a confiabilidade de uma amostra de ouro. Mas mesmo sem componentes especiais, e em casa, é possível descobrir a autenticidade da amostra de joias de ouro.
Padrões
Na produção de qualquer joia feita de metais preciosos, marca de teste. Ouro e prata têm sua própria classificação de amostra. Mas às vezes os fabricantes tentam economizar dinheiro nos materiais usados. Eles adicionam menos metal à impureza do que o indicado na amostra. Os números mostram quantos gramas de metal puro (no nosso caso, ouro) estão contidos no peso total do produto. Quanto menor o número, pior é a qualidade do produto.
Cada país de fabricação coloca sua própria marca na amostra e, quanto mais alta, mais cara é a joia.
Existem dois sistemas principais de governo para avaliar joias.
Métrica
As seguintes marcações se aplicam aqui: 375, 500, 585, 750, 958, 999. Isso significa que para 1000 gramas de liga existe uma certa quantidade de gramas de ouro puro, dependendo da amostra declarada. O resto da diferença são os metais adicionados (prata, cobre, zinco, níquel). Por exemplo, 585 itens de ouro contêm 58,5% e os 41,5% restantes são ligas de outros metais. Em joalheria, 375 amostras de ouro são apenas 37,5% e assim por diante.
Karat
A joia, que é 100% ouro puro, está avaliada em 24 quilates. Normalmente, essas joias são raras devido ao seu alto custo e às propriedades físicas do ouro. O metal em si é muito macio e facilmente sujeito a fatores externos. Finura 999 corresponde a 24 quilates, respectivamente, finura 375 é de 9 quilates.
E também, dependendo da quantidade de metal adicionado, o produto terá seu próprio sombra... Por exemplo, com alto teor de prata, a joia terá uma cor mais clara - o chamado ouro branco. Com alto teor de cobre, a cor da decoração já será avermelhada.
Todas as empresas que se dedicam à produção legal de joias passam por controle na supervisão do ensaio estadual... Antes de o teste ser carimbado, os produtos acabados são verificados quanto ao teor de ouro. Via de regra, os produtos são verificados seletivamente ou parte deles de cada lote produzido.
Durante a análise, a joia em si não perde sua aparência, composição ou peso declarado.
Freqüentemente, fabricantes, joias lojas ou oficinas conduzem de forma independente uma verificação interna da amostra declarada.
Métodos de determinação
Antes de determinar a pureza do ouro, especialmente em casa, você precisa considerar cuidadosamente a marca da própria amostra... Deve estar no centro do produto. Por exemplo, se você deseja avaliar uma amostra em um anel, ela deve ser localizada a uma distância igual das bordas do círculo. Todas as designações numéricas devem ser do mesmo tamanho e claramente visíveis que o próprio contorno da amostra. Se esses requisitos não atenderem, existe uma probabilidade de uma marca imprecisa no produto.
Em casa, você pode descobrir de forma independente a amostra de ouro e verificar sua autenticidade.
Porém, vale lembrar que nem todos os métodos são precisos e confiáveis, além disso, devem ser realizados de maneira correta.
A seguir, consideraremos várias maneiras de verificar uma amostra.
Iodo
Uma das maneiras mais populares de testar uma amostra de ouro é usando iodo. Para decoração você precisa pingar algumas gotas de iodo, se escurecer, podemos concluir que praticamente não há ouro nele.
Vinagre
Da mesma forma, você pode verificar as decorações com vinagre.... É importante apenas que a amostra declarada não seja inferior a 585. Se você tiver uma falsa, ela ficará imediatamente mais escura.
Migalhas de pão
Demora 2-3 dias para determinar a autenticidade da amostra desta forma. A decoração é enrolada até virar uma migalha de pão e depois de alguns dias é desenrolada. Se o pão ficar esverdeado, a amostra é verdadeira.
Cerâmica
Você pode usar grés não queimado para verificar a amostra, como um prato. Se você executá-lo com um ornamento de ouro, não deve haver listras escuras. Se apareceram listras na cerâmica, então a joia não contém ouro.
Magnético
Essa é a maneira mais fácil, pois o ímã não atrai ouro. Se você levar um ímã para uma peça de joalheria e ele será atraído por ela, significa que ela contém outros metais além do ouro.
No entanto, também existe uma maneira mais confiável de verificar a amostra em casa. Requer componentes especiais: ácido nítrico ou ouro clorídrico. Se uma peça de ouro, interagindo com uma dessas substâncias, muda de cor e fica escura ou mesmo enegrecida, então é uma farsa.
Para ter certeza da autenticidade das joias de ouro, é melhor consultar um especialista. Os produtos podem ser verificados em casas de penhores ou em locais de compra de ouro. Lá eu uso para verificar pedra de toque... É um bloco preto de xisto silicioso. Duas linhas são desenhadas nele, uma é um produto, a segunda é uma amostra de referência. Em seguida, é mergulhado em uma solução especial. Se os dois recursos forem da mesma cor, não haverá dúvidas sobre a autenticidade do produto.
O que não deve ser feito?
Não se empolgue com o processo de verificação das joias de ouro, caso contrário, você pode simplesmente estragá-las. Para evitar que isso aconteça, você precisa se lembrar de alguns pontos:
- é melhor fazer verificações de teste pelo lado de dentro da joia, sua face externa tem a mesma composição;
- não vale a pena conferir os produtos nos locais onde existem pequenas peças ou travas, pois esses locais devem ser verificados por especialistas antes da venda do produto;
- nunca se faz um teste para dourar, por isso é melhor não desperdiçar energia com isso;
- se a decoração consiste em várias partes e partes, então as amostras podem estar separadas em algumas delas.
Agora, devido à grande variedade e disponibilidade de joias de ouro, é fácil se tornar vítima de golpistas.
E mesmo ao comprar ouro em joalherias, você pode se deparar com uma farsa. O teste é feito principalmente nas fechaduras e fechos das joias; um vendedor sem escrúpulos pode retirar apenas essas peças individuais para controle. Quando o teste apropriado é afixado a eles, eles são inseridos em uma joia falsa.
Para não se encontrar em uma situação desagradável ao comprar ouro, você precisa conhecer regras simples.
- Visite lojas famosas ou lojas com uma grande rede de varejo... Em caso de dúvida, você tem o direito de solicitar certificados e documentos para a decoração. Nenhuma loja decente arriscará sua reputação ao se recusar a fornecê-los.
- Se o vendedor afirma que o ouro veio do exterior e, portanto, não há nenhuma marca nele, isso está incorreto. Cada país do mundo coloca seu próprio teste na fabricação de joias. Outra coisa é que em cada - tem o seu próprio, por exemplo, na Europa e, especificamente, na Bélgica o ensaio 585 é denotado pelo número 3, 750 - o número 2, 833 - 3. Nos EUA, o método do quilate é usado.
- As amostras mais populares são 750 e 585. Hoje em dia é raro encontrar a amostra 583, ela não é mais usada, mas você ainda pode encontrar produtos com ela. Esse teste foi feito na época da URSS e hoje é uma espécie de garantia de qualidade. Se você encontrar uma joia assim, não duvide de sua autenticidade.
- Se você comprar joias e o vendedor afirmar que se trata de uma liga de titânio com ouro, então não há ouro nessas joias. Esta é apenas uma jogada de marketing para atrair compradores.
- Você precisa entender que produtos de alta qualidade não podem ter defeitos. Sem riscos, sem irregularidades, sem lascas e até mesmo a cor deve ser uniforme em todo o produto. Se você notar algum defeito, significa que a amostra da joia não corresponde à declarada.
- E o mais importante, joias com alto teor de ouro não podem ter um preço baixo... O próprio ouro é um metal caro. Quanto maior a porcentagem de ouro na joalheria, mais cara ela será. E também o preço vai depender da complexidade da joia, do país de origem e do peso total do produto.
Você precisa abordar conscientemente a compra de joias de ouro.
Entenda que nem uma única loja, ou ainda mais em uma casa de penhores é impossível encontrar itens feitos de ouro 999 puro... Como observado acima, o ouro é um metal macio e se presta facilmente à pressão física. Caso contrário, não seria misturado com outros metais para joias ou moedas.
Você pode aprender mais sobre outra maneira de determinar a amostra de ouro em casa no próximo vídeo.