Como obter ouro de componentes de rádio?
O ouro é um material quase incomparável. Possui propriedades únicas, devido às quais é amplamente utilizado não só para a fabricação de joias, mas também em diversas indústrias. No passado, o ouro era usado com bastante frequência em componentes de rádio. Portanto, muitos agora estão tentando obter renda adicional extraindo o metal nobre da eletrônica. Como fazer isso corretamente e com segurança - você pode descobrir lendo este artigo.
Peculiaridades
Primeiro você precisa saber exatamente onde e como extrair ouro. Para tornar essa "extração" mais eficaz, é necessário estudar de quais elementos do equipamento de rádio é possível extrair o volume máximo. Para esses fins, existem catálogos de componentes de rádio, que indicam a quantidade de ouro. Você também pode descobrir examinando os passaportes do equipamento de rádio. E então direcionar seus esforços para a busca desses itens contendo ouro.
Por si só, esse negócio é bastante interessante e, apesar dos esforços despendidos na extração de ouro, vai dar um bom lucro.
Não exige grandes custos e conhecimentos específicos, basta ter um equipamento eletrônico contendo ouro, produtos químicos e tempo para um trabalho minucioso. Mas, neste caso, há uma pequena peculiaridade. A compra de metais preciosos só pode ser realizada por organizações e empresas especializadas. Portanto, antes de organizar a mineração e venda de ouro em grande escala, vale a pena estudar os atos jurídicos regulatórios para entender se isso é legal ou não em seu país, se no futuro haverá problemas com órgãos de segurança pública.
Em que partes está o ouro?
Muitas pessoas se perguntam por que esse metal nobre é tão difundido para revestir peças na indústria eletrônica. Por exemplo, a prata é mais barata e tem melhor condutividade elétrica, bem como menor resistência elétrica. A resposta está na superfície: a capacidade de oxidação do ouro é muito menor do que a da prata, e isso permite que ele sirva em engenhos por um período mais longo.
A quantidade máxima de metais preciosos pode ser extraída de peças da era soviética, especialmente aquelas usadas para fins militares.
Deve-se prestar atenção aos eletrônicos domésticos fabricados antes de 1985-86. Naquela época, a quantidade de ouro usada para cobrir os componentes do rádio era decente.
Certamente, muitos têm equipamentos antigos em garagens, sótãos e armários, talvez até de trabalho, que é uma pena jogar fora. Nestes dispositivos soviéticos: televisores, gravadores, receptores de rádio, existem muitos componentes de rádio que contêm ouro. Não se pode dizer que não está nos detalhes dos fabricantes estrangeiros, está presente, mas apenas em quantidades muito pequenas.
Uma lista aproximada de elementos contendo ouro do equipamento de rádio:
- transistores, muito metal precioso está na série KT;
- microcircuitos;
- os conectores do período soviético foram cobertos com uma pequena camada de ouro;
- tubos de rádio, você pode encontrar outros itens preciosos neles;
- diodos.
E A maior atenção deve ser dada aos capacitores - até 8 gramas de ouro podem ser extraídos deles. Mas, como eram usados com mais frequência na esfera militar, é muito difícil enfrentá-los. Além disso, um pouco de metal pode ser encontrado em produtos modernos, por exemplo, em placas-mãe (e quanto mais velhas, mais ouro existe), em cartões SIM para telefones e módulos de memória.
Métodos de extração
Como já mencionamos, separar o ouro dos componentes do rádio em casa levará tempo, produtos químicos, peças que contenham esse metal precioso, uma sala separada com boa ventilação e alguma destreza. O ouro pode ser fundido de várias maneiras, mas as duas mais eficazes e comprovadas são químicas (é chamado de refino) e físicas (isolamento por eletrólise). A primeira opção é mais fácil e acessível, pois é mais fácil conseguir reagentes químicos do que encontrar ou fazer um banho de eletrólise. E em termos de custos financeiros, é muito mais lucrativo, mas mais perigoso para a saúde.
Com a ajuda de "vodka real"
Para obter ouro de componentes de rádio e separá-lo de outros metais, precisamos de um agente oxidante muito forte. Podem ser cianetos, mas sua grande concentração é muito perigosa para a saúde, por isso são usados apenas em instituições especializadas. Uma mistura de ácido nítrico e clorídrico é ideal para auto-refino, essa solução é popularmente chamada de "água régia".
É necessário seguir estritamente as instruções passo a passo.
- Desmontamos os componentes do rádio, tanto quanto possível retiramos os componentes que não contenham metais preciosos. Para melhorar o processo, você pode moer os elementos restantes.
- Nós nos livramos da matéria orgânica queimando peças.
- Abrimos janelas ou abrimos a ventilação da sala.
- Prepare uma solução misturando ácido clorídrico e nítrico (proporção 1: 3) em um recipiente especial. A mistura deve ser preparada imediatamente antes do uso.
- Baixamos as peças preparadas na solução acabada, aquecemos no fogão elétrico e deixamos por no máximo 6 horas. Este é o tempo que leva para o metal se dissolver e precipitar. O volume da "água régia" deve ser, em média, 3 vezes maior do que o peso dos materiais contendo ouro.
- Depois que o ouro é dissolvido no líquido, ele cai para o fundo do recipiente na forma de pequenas partículas quase invisíveis. Para isolar o metal precioso da solução, você precisará adicionar 0,5% de hidroquinona a ele. É preparado assim - 5 gramas por 100 gramas de água.
- O líquido preparado é adicionado com muito cuidado à solução ácida (1 ml de solução por 100 ml de ácido).Depois misturamos tudo e esperamos mais 4 horas.
- Como resultado dessas ações, um sedimento com ouro deve cair no fundo dos pratos. Drenamos a parte líquida da mistura, evaporamos e secamos o resto da mistura.
- Da mistura seca produzida, fundimos metais preciosos, é melhor fazer isso em um cadinho especial (isso minimiza as perdas) usando um queimador.
Sem aquecimento
Se você tiver tempo suficiente, você também pode usar o método de processamento a frio. No entanto, isso levará cerca de 7 dias. Os componentes que contêm ouro são imersos em uma solução que consiste em ácido clorídrico e peróxido de hidrogênio na proporção de 2: 1. O líquido deve ser mexido diariamente. Depois de uma semana, o ouro se separará. Em seguida, a solução deve ser filtrada e o precipitado lavado com álcool metílico. O sedimento resultante, como no caso anterior, deve ser seco e fundido novamente.
Existe uma lenda de que você pode obter ouro de peças sem o uso de ácido. Então isso não é verdade!
O eletrólito da bateria usado nesses casos também é um ácido, embora nem todos saibam disso.
Outra opção não térmica, para a qual é necessário um recipiente especial, é o cloreto de ouro e o ácido clorídrico.
Além disso, o ouro 999 é necessário para atuar como ânodo, mas alguns especialistas aconselham o uso de aço inoxidável, e o ouro novo se acumulará no cátodo durante a eletrólise.
Para que uma reação ocorra, uma corrente contínua deve ser conectada ao cátodo e ânodo. Em seguida, remova com cuidado o metal acabado do cátodo. Todos os métodos de mineração de metais preciosos em casa podem levar a uma perda de cerca de 10% do volume de ouro, e nem sempre é obtido puro. Será necessária uma limpeza adicional, o que também leva a uma diminuição na quantidade de metal.
Medidas de precaução
Você precisa entender que a mineração de ouro com ácidos concentrados é um processo bastante perigoso e, para manter a saúde, é necessário observar as medidas de segurança durante este trabalho. Afinal até mesmo uma pequena quantidade de ácido na pele pode causar queimaduras químicas graves, e os vapores de odor fétido podem danificar o sistema respiratório e os olhos. Para evitar que isso aconteça, você precisa usar luvas e óculos de proteção para proteger os olhos e a pele. É melhor ter um conjunto completo de roupas de proteção.
Se o ácido entrar em contato com a pele, os primeiros socorros são necessários com urgência. A área afetada é lavada em água corrente por pelo menos 15 minutos. Em seguida, é feita uma compressa de refrigerante com uma solução de refrigerante a 2% por 10 minutos. Em seguida, a compressa é removida e a pele enxugada. Após esses eventos, você precisa consultar um médico.
A sala onde ocorre o processo de refino deve ser bem ventilada ou possuir excelente sistema de ventilação.
Nesse caso, quando a solução é derramada, é necessário cobrir esse local com areia, retirar e jogar fora. Após a limpeza, esta parte do pavimento deve ser tratada com uma solução de soda e enxaguada com água limpa.
Seguir essas precauções básicas salvará sua saúde e sua vida.
Como você pode ver, obter ouro de componentes de rádio é um negócio lucrativo, embora seja difícil e demorado. Você terá que gastar muita energia procurando por materiais que contenham o metal precioso, reagentes, um local adequado, etc. E, novamente, não se esqueça dos perigos para a saúde associados a esta atividade e possíveis conotações criminosas. Ambos podem ser evitados com a revisão das instruções e leis de manuseio de produtos químicos.
O vídeo a seguir mostra o processo de obtenção de ouro em placas eletrônicas em casa.
Em quais capacitores o ouro é usado? Há paládio e platina, condensadores da série KM! Existe mais paládio do que platina.