Tudo sobre ouro puro
O ouro puro não é um metal puro, mas uma liga com adição de cobre. Ele deve seu requintado tom avermelhado a ela. O termo "chervonnoe" não foi aplicado ao ouro na classificação moderna por muito tempo. Agora você só pode ouvir falar dele em linguagem coloquial.
O que é e quando apareceu?
Liga agora é muito raro e não se aplica realmente, uma vez que é impraticável e inconveniente para o uso diário. Você pode obter joias feitas de liga de ouro puro encomendando sua produção a um joalheiro individualmente.
Extraoficialmente, é chamado de "russo", mas ao mesmo tempo na Rússia há pouca demanda por joias feitas desse metal. Uma liga com ouro puro é chamada de ouro puro. Deve conter até 10% de aditivos e pelo menos 90% de metais preciosos.
Por apresentar alta maciez, esse material é tradicionalmente misturado a aditivos na forma de irídio, cádmio, além de platina, prata, zinco, cobre e outros. Essas impurezas são chamadas ligadura... Com eles, as propriedades do ouro são aprimoradas, incluindo sua força. Os aditivos também afetam a cor do precioso material.
Chervonny ou, como se costuma dizer, escarlate na tradução do Eslavo da Igreja Antiga significa escarlate, vermelho. Na Rússia czarista, eram usadas moedas de ouro estrangeiras, geralmente chamadas de chervonets. Na Rússia, eles começaram a cunhar suas próprias moedas apenas no século 15 na forma de decalques de prêmios.
O aparecimento dos primeiros chervonets russos como meio de pagamento foi uma consequência do reforma monetária realizada por Pedro o Grande. Seu peso e valor de liga correspondiam a moedas estrangeiras. Chervontsy valeu a pena com súditos estrangeiros.
Eles também começaram a fazer joias caras com eles, porque então não havia ouro mais puro do que ouro puro.
Presumivelmente, para obter um tom avermelhado nos velhos tempos ouro foi misturado com tinta de um extrato de um tipo especial de vermes. De acordo com outra versão, o termo originou da palavra obsoleta "escarlate", que significa cor "vermelho escuro". Há também uma terceira opção, na qual a palavra "chervonny" é interpretada como "em brasa"... Quando aquecida, a liga tinha um brilho “vermelho”. Na presença de grande quantidade de aditivos, a cor vermelha não apareceu.
No passado, a quantidade de ouro em itens era medida carretéis (4,266 g)e para tudo de 72 zolotniks pertenciam a Chervonnoe... Historicamente, sua finura foi considerada alta (não menos que os atuais 750). Às vezes, mesmo agora, o metal precioso vermelho é erroneamente chamado de "chervonny": no ouro vermelho, a porcentagem de cobre é muito maior - 41,5, o que corresponde à marcação do padrão 585.
As joias feitas de ouro puro eram consideradas pouco práticas e só eram feitas por joalheiros de casas famosas.
Eles eram principalmente especiais Joias da familia, ansiosamente guardado e transmitido de geração em geração. A exceção eram coisas em que a fragilidade e suavidade eram compensadas pela massa. Os produtos "escarlates" encontrados com mais frequência pesam cerca de 10 gramas.
Nos dias modernos, o termo "chervonny" é entendido não apenas como uma sombra de ouro, mas também diretamente nos chervonets do czar. Na época soviética, essas moedas eram usadas para fazer coroas dentárias... Do ponto de vista médico, tal solução não era ruim: um metal nobre puro e macio, com grande inércia, não reagindo a ácidos e álcalis, ou seja, seguro para a saúde.
Uma sombra com "vermelhidão" deve parecer quase imperceptível, visível apenas em comparação com o produto, por exemplo, marcando 585 amostras. Infelizmente, atualmente, o termo "ouro puro" é geralmente usado para denotar uma liga barata com ouro, uma cor vermelha distinta devido ao teor excessivo de cobre. O verdadeiro ouro nobre só exibe sua famosa tonalidade avermelhada quando aquecido.
Propriedades
A porcentagem de cobre pode variar, mas a quantidade de ouro sempre excede 90%, o que significa que é uma variedade valiosa de alta qualidade. As características de uma liga de ouro puro são diferentes das do ouro puro. ductilidade, fusibilidade, maciez excessiva. É tão sujeito à deformação e abrasão que sua autenticidade foi determinada por um teste de mordida primitivo - marcas de dentes eram claramente visíveis nesta liga.
Amostras
O que é absoluto 100% ouro não é encontrado na natureza, um fato conhecido. Existe apenas alta qualidade, convencionalmente chamado de "puro". É um material pouco prático e facilmente deformável. É adequado para a produção exclusivamente de barras de ouro.
Mas seria correto classificá-los na categoria de ouro puro? Não há consenso sobre este assunto. Os joalheiros referem-se à liga com cobre como ouro puro na faixa de amostra de 916 a 986. mas em várias publicações, este é o nome de um metal amarelo suculento que vai para os lingotes: 995, 999 e 999,9 amostras, ou seja, quando 99,99% é um metal nobre e o restante é constituído de impurezas.
Acontece que há muita confusão em torno do ouro "russo". Em qualquer caso, estamos falando de ligas do mais alto padrão... Em relação a ligas de chervonny populares, então, além do componente principal, eles contêm proporções de prata e cobre vermelho.
Ao comprar essas joias, você precisa estar especialmente vigilante. Os fraudadores adicionam cobre ao metal de baixa qualidade, obtendo a famosa tonalidade avermelhada. Isso não deve afetar o valor e o custo do produto de forma alguma. Na hora de comprar, não só é possível, mas também necessário peça ao consultor um certificado de qualidade produtos. Se o item for comprado de forma privada, custa Garanta o negócio consultando um joalheiro e, quando pretende comprar antiguidades - a especialistas em museus.
A pureza da liga é determinada precisamente por sua maciez e flexibilidade. Moedas antigas foram experimentadas como dente e, se houvesse marcas de dentes nelas, isso atestava sua autenticidade.
O metal nobre perde sua suavidade se cobre, prata, platina ou zinco são adicionados à liga.
Preço
Para responder à pergunta sobre o custo de itens feitos de ouro puro, é necessário descobrir qual amostra específica está sendo considerada, uma vez que ouro puro é um conceito bastante extenso. Ele não pode ter uma amostra inferior a 916. Com base na amostra, o preço pode ser de até 2.500 rublos por grama, levando-se em consideração o fato de que o custo de uma 585ª amostra do produto flutua na faixa de 1.600 rublos por grama.
Para determinar o preço, você precisa saber exatamente qual é a finura da liga. Hoje, esse termo é entendido como ligas de marcação: 916, 958, 980 e 999. Isso significa que um lingote de 1 kg contém, por exemplo, 916 g de ouro, e o restante cai na liga (cobre, níquel). Conseqüentemente, se um lingote tem 1 kg, ele contém 999 g de ouro e apenas 1 g de outras inclusões - no momento, esse é o padrão mais alto.
Note-se que o preço depende não só da taxa de ouro fixada no momento em questão para o fundo mundial ouro e divisas, mas também da forma em que se encontra.
Lingotes de bancoassim como onças com estampa de ensaio são oferecidas em latas pelo mesmo preço. Em casas de penhores eles aceitam sucata de ouro, como regra, a um preço reduzido. Avaliação de joias é realizado não apenas pela quantidade de metal nobre, mas também pela qualidade do trabalho executado, pela presença de pedras preciosas ou inserções de outros metais, e assim por diante. Respectivamente, seu valor de varejo também pode variar... Em que nas cotações de metais preciosos na bolsa mundial, o ouro não pode ocupar uma posição abaixo da prata e acima da platina ou do paládio.
Aplicativo
Atualmente, o ouro puro é de uso limitado. Nos círculos dos joalheiros russos, a liga de marcações mais popular é a 585, sendo menos usada 750. Possui grande robustez, resistência a danos mecânicos, oxidação. Ele mantém sua apresentação original por muito tempo. Existem poucos produtos do 750º teste no mercado interno. Ao mesmo tempo, o ouro puro de qualquer amostra é procurado em alguns países como joalheria, justamente por seu alto custo.
Nesses países em desenvolvimento, a taxa de inflação da moeda nacional é elevada, portanto, na primeira oportunidade, as pessoas tendem a investir em metais preciosos, preferindo usá-los na forma de joias no corpo.
Os principais ramos do uso do ouro puro incluem várias áreas.
- Indústria elétrica, mais precisamente, eletrônica. A excelente condutividade e resistência à corrosão permitem que a liga seja utilizada em dispositivos eletrônicos para reforço de contatos por banho de ouro.
- Produção de joias. Para fortalecer os produtos, aumentar a qualidade do metal valioso e transmitir cores extraordinárias, aditivos para ligaduras são usados para o metal puro.
- Medicina, principalmente odontologia. Fabricação de coroas, pontes, aparelhos ortodônticos.
- Setor financeiro. Cada país tem uma reserva de ouro - o grau mais alto, 999 bares. Em uma situação econômica instável, são considerados o investimento mais lucrativo tanto para o Estado quanto para os cidadãos.
- Aeroespacial. Para lubrificar algumas partes mecânicas, revestir as superfícies internas da espaçonave e proteger os astronautas da radiação interna.
- Esporte. Por fazer medalhas de ouro. Atualmente, não se usa metal precioso puro para isso, mas douramento. Mas a tradição de mordiscar o prêmio é preservada.
Atualmente ouro é um equivalente financeiro global sólido e indestrutível... Muitos países do mundo estão acumulando suas próprias reservas de ouro no caso de um colapso do sistema monetário baseado no dólar e no euro. Assim, o ouro puro ainda é considerado a principal medida monetária.
Para as características do ouro puro, veja o vídeo.