Ouro

Tudo sobre ouro branco

Tudo sobre ouro branco
Contente
  1. O que é isso?
  2. Em que consiste?
  3. Aplicativo
  4. Como eles fazem isso?
  5. Característica
  6. Vantagens e desvantagens
  7. Como escolher?
  8. Conselhos sobre cuidados

As joias feitas de metais preciosos caros estão sempre em grande demanda entre os conhecedores da beleza. Os produtos feitos de ouro branco ganharam imensa popularidade. As decorações incluem uma certa quantidade de ligas. O ouro branco tem uma aparência apresentável e elegante.

O que é isso?

Na joalheria, existem diversas variedades de ouro que são chamadas de elite.

  • Amarelo... Ele contém cobre e prata. A tonalidade da joia depende do número de inclusões.
  • Verde... A cor incomum vem de prata e rubídio. É adequado para fazer joias elegantes. Não é altamente durável.
  • Cor de rosa... Uma liga única, cuja tonalidade depende da quantidade de cobre. O ouro rosa é usado na fabricação de delicados produtos perfurados.
  • Preto... O metal contém em sua composição cobalto, cromo e ródio. O tom escuro é obtido como resultado da oxidação artificial da superfície.

O ouro, denominado branco, ocupa um lugar especial. A tonalidade fria do metal confere-lhe uma elegância pretensiosa e nobreza. A joalheria se distingue por seu alto preço e aparência luxuosa.

O conceito de "ouro branco" não existe na natureza. É uma liga de metal precioso amarelo e materiais auxiliares (ligaduras) que influenciam a tonalidade do produto.

Muitas pessoas confundem este metal com prata. Na verdade, o ouro branco difere da cor prateada usual. Sua popularidade se originou na Europa no século XX do século passado, e a mantém até hoje.Muitas pessoas acreditam que o ouro branco parece mais nobre que o amarelo e tem propriedades mágicas incríveis. Tem um efeito benéfico no corpo humano e elimina as energias negativas. Os astrólogos têm certeza de que esta liga é adequada para pessoas nascidas sob os signos: Peixes, Libra e Escorpião.

Na maioria dos casos, o ouro branco é usado para fazer joias de elite adornadas com pedras preciosas. Será possível distinguir ouro branco de prata, tendo os seguintes conhecimentos:

  • a prata é conhecida por seu brilho frio; o ouro branco tem um brilho metálico;
  • um produto feito de prata deixa uma marca escura se for segurado sobre uma superfície clara;
  • O ouro genuíno não mudará de cor se você derramar tinta nele ou mergulhá-lo em um copo de vinagre.

No entanto, a definição exata de um produto feito de metal precioso será dada apenas por um especialista com a ajuda de experiência.

Todos os itens feitos de ouro são estampados em forma de "espátula". Ao mesmo tempo, a joalheria de prata é conhecida por sua estampa em forma de barril.

Em que consiste?

Para dar um tom claro, os seguintes elementos estão incluídos na ligadura:

  • prata - este metal tem maciez e ductilidade;
  • platina - as inclusões de platina dão ao ouro natural um tom prateado; a presença de um metal nobre na liga aumenta significativamente o custo do produto;
  • níquel - pertence ao grupo dos metais pesados, com o tempo sofre oxidação; frequentemente os produtos com adição de níquel escurecem; o níquel aumentou a ductilidade e se presta bem ao forjamento;
  • zinco - o metal tem uma tonalidade azulada; ilumina a cor da liga e diminui o ponto de fusão;
  • cádmio - o elemento apresenta maior maciez e tonalidade prateada; na composição da ligadura, abaixa a temperatura de fusão e mantém o nível de plasticidade;
  • manganês - metal quebradiço, que dá à liga uma tonalidade acinzentada;
  • paládio - o elemento pertence ao grupo da platina; é responsável pelo brilho do produto e tem maior durabilidade.

Às vezes, as joias são cobertas por uma fina camada de um metal raro - o ródio. É conhecido por sua baixa ductilidade e só é relevante como capa externa para joias. Este tratamento confere à roupa uma cor rica e brilho.

Joias sem banho de ródio estão sujeitas a arranhões e oxidação.

Aplicativo

O ouro branco é amplamente utilizado em joias. Ele se harmoniza maravilhosamente com diamantes, esmeraldas e pérolas negras. E também a liga é usada em odontologia. Por exemplo, verdadeiros apreciadores de beleza preferem enfatizar sua posição financeira com coroas de ouro branco. Os anéis, brincos, pulseiras ou colares são geralmente feitos de metal nobre.

Um broche elegante feito de ouro branco é popular.

Como eles fazem isso?

O ouro branco é obtido por meio de dois métodos principais. O primeiro é relevante na fabricação de ligas caras de alta qualidade. O ouro puro é derretido em condições industriais e a liga mestre é preparada. As inclusões de outros metais são medidas cuidadosamente de acordo com os padrões. Eles são derretidos e misturados para obter uma massa espessa e homogênea. A etapa mais difícil desse processo é a última. Depende dele o quão alta qualidade será a liga.

Já no segundo método, o níquel é adicionado à liga, o que com o tempo "ajuda" a decoração a mudar de cor e não para melhor.

Característica

A cor de um produto de ouro branco depende da porcentagem de inclusões presentes na liga.

Tons

O ouro branco pode ser representado nos seguintes tons:

  • o brilho clássico da prata é dado pelo paládio, níquel e prata;
  • um tom amarelo é obtido adicionando cobre à liga;
  • uma tonalidade verde aparece devido ao prata;
  • um tom avermelhado é obtido a partir das inclusões de cobre e prata;
  • tom de azul exótico é obtido usando processos tecnológicos complexos.

    Outra observação importante dos joalheiros é a mudança natural da cor do ouro branco. O fato é que com o tempo, a camada de ródio vai se apagando, a decoração fica amarela. Isso acontece pelos seguintes motivos:

    • longa vida útil dos produtos - se um anel ou brincos forem usados ​​sem remover, os produtos ficarão amarelos;
    • dano mecânico - algumas mulheres preferem limpar e cozinhar sem tirar as joias; É melhor confiar a limpeza dos produtos a um mestre profissional.

    Importante! Ao usar um anel de ouro branco, você deve ter cuidado e respeito.

    Amostras

    A presença de certas inclusões determina a pureza do ouro branco. Então, vamos dar uma olhada nas características mais comuns.

    • 375... Ouro classificado como de baixa qualidade. A liga contém apenas cerca de 40 por cento do metal precioso, o resto dos componentes são níquel, zinco e prata. Os especialistas observam que essas joias tendem a escurecer e perder o brilho com o tempo.
    • 500... Praticamente não utilizado pelos joalheiros, já que o cobre e a prata, que fazem parte da liga, conferem às joias um tom amarelado. Esses produtos parecem ásperos e sem gosto.
    • 585... A amostra mais comum de ouro branco. Os produtos têm uma aparência apresentável e se distinguem por uma longa vida útil. A liga inclui paládio, platina e cobre.
    • 750... A liga consiste quase inteiramente em ouro puro (80%) e uma pequena quantidade de inclusões. A plasticidade deste material permite criar obras-primas únicas na arte da joalheria. As joias feitas de ouro de 18 quilates podem ser encontradas em lojas de alto padrão. Seu preço é bastante alto.

    É importante compreender que o ouro branco não pode ser marcado acima de 750. A composição do material deve conter uma ligadura, que “alveja” a liga. Alguns vendedores de joias podem oferecer a seus clientes “produtos de ouro branco” com pureza de 925. Na verdade, essa marca se refere à prata.

    Este teste significa que o produto foi melhor testado.

    Força

    Sem dúvida, as joias feitas de ouro branco têm maior durabilidade e aparência apresentável. Ao mesmo tempo, são as inclusões que conferem resistência ao metal precioso.

    Por si só, o ouro puro aumentou a maciez e não é absolutamente adequado para a fabricação de joias.

    Vantagens e desvantagens

    As principais vantagens do ouro branco incluem as seguintes características:

    • aparência apresentável;
    • longa vida útil;
    • relevância - os produtos feitos dessa liga nunca sairão de moda;
    • uma liga de alta qualidade não escurece com o tempo e não perde seu brilho.

    Além disso, as joias requintadas de elite enfatizam a situação financeira de seu proprietário. Além disso, a versatilidade das joias de metais preciosos pode ser notada. Adequam-se a qualquer tipo de aparência e estão em perfeita harmonia com vários estilos de roupa.

    No entanto, esses produtos apresentam desvantagens. Por exemplo, joias de ouro branco são muito caras. Além disso, existem muitas falsificações no mercado moderno. E também na composição da liga podem ocorrer inclusões de níquel, que podem causar uma reação alérgica. Não se esqueça de que, com o tempo, até as joias de ouro branco mais caras e de alta qualidade ainda perdem sua aparência apresentável. Além disso, joias delicadas são facilmente arranhadas e é bastante caro consertar essas imperfeições. Na Rússia, 1 grama de ouro branco é uma ordem de magnitude maior do que o amarelo.

    Como escolher?

    O melhor é adquirir itens de ouro branco em um salão de joalheria especializado, cujos vendedores fornecerão incondicionalmente um certificado de qualidade e um cartão de garantia.Caso contrário, o comprador corre um grande risco de adquirir uma falsificação de baixa qualidade, mas cara. Se ele ainda duvida da autenticidade do produto, então é melhor checar em um laboratório.

    Observe que a porcentagem da ligadura e sua composição são determinadas de acordo com GOST.

    E você também pode verificar a autenticidade do produto, que é feito de ouro branco, em casa. Os especialistas dão as seguintes recomendações:

    • apenas pegue o de costume magnético e aproxime-o do produto; se houver uma reação, então há uma farsa na sua frente;
    • determinar a autenticidade do metal precioso ajudará lapis, você pode conseguir na farmácia; basta mergulhar levemente o produto na água e, a seguir, desenhar um lápis sobre ele; se não houver vestígios deixados no metal, então temos ouro verdadeiro;
    • a autenticidade das joias será determinada por pesagem; o fato é que uma liga barata de estanho e cobre tem baixo peso, em contraste com o metal precioso;
    • o procedimento de verificação é realizado usando iodo; basta pegar uma pequena quantidade de iodo e desenhar uma pequena tira sobre o produto - se for colorido é uma farsa.

    Todas as joias feitas de ouro são capazes de fazer o mesmo som quando caídas em uma superfície de vidro... Portanto, basta levar uma joia já comprada e um produto cuja autenticidade você duvida. Jogue ambos os produtos suavemente na superfície e preste atenção ao som que eles fazem. Homens e mulheres de diferentes categorias de idade podem usar joias de ouro branco. E também as joias são adequadas para crianças que estão apenas começando a formar seus hábitos.

    Os joalheiros afirmam que as joias de ouro branco nunca perderão sua relevância.

    Conselhos sobre cuidados

    Você pode acompanhar os produtos feitos de ouro branco em casa. As dicas a seguir devem ser levadas em consideração:

    • você pode limpá-lo de poeira e sujeira com uma solução de sabão; é aplicado na decoração com pincel macio;
    • é melhor recusar o contato com produtos químicos domésticos;
    • os especialistas não recomendam limpar joias com detergentes agressivos;
    • o polimento é feito, via de regra, em joalherias; Não é recomendável realizar este procedimento por conta própria, pois existe um alto risco de danos às joias.

    Importante! A camada de ródio é recuperável. O processo envolve a remoção completa da camada "antiga" e a aplicação da "nova". Um produto de qualidade está sujeito a renovação a cada 7 a 10 anos. Relógios e correntes feitos de metais preciosos também são limpos regularmente.

    Para amostras de ouro branco, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa