Ouro

O que é refino de ouro e como pode ser feito?

O que é refino de ouro e como pode ser feito?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Os caminhos
  3. Refino doméstico

O ouro pertence aos metais preciosos e é muito procurado hoje, como era há muitos anos. As pessoas, independentemente da idade e do sexo, complementam seu estilo com joias de ouro. Você pode obter este metal precioso com as próprias mãos em casa, usando uma tecnologia especial - o refinamento.

O que é isso?

O refino de ouro é um processo químico pelo qual o metal é purificado de várias impurezas. Depois de realizar este procedimento, o metal precioso é obtido na forma pura e processada. Este tipo de atividades pode ser realizado não apenas em um laboratório especialmente equipado, mas também em casa. A mineração de ouro dessa forma é considerada tóxica e perigosa, portanto, todos os cuidados devem ser levados em consideração ao fazê-lo. A obtenção de um metal precioso quase puro é possível a partir de matérias-primas que contêm esse elemento.

Isso inclui um componente de rádio, uma placa de TV e equipamento de informática, tubos de rádio e tipos de objetos dourados, bem como um relé, um transistor, um diodo e muito mais.

Os caminhos

Existem várias maneiras de realizar o refino

Químico

Freqüentemente, as pessoas usam o método químico para isolar o ouro. Em outras palavras, esse método é denominado úmido e pode ocorrer durante a interação com zinco, cobre, cloreto férrico e estanho.

Tratamento de zinco

Usando este método, o ouro é refinado com fragmentos de diferentes qualidades. Vale lembrar também que neste caso não é necessário ter mais de 50% do metal precioso. Para a execução do trabalho, vale preparar o zinco em quantidade igual ao volume do metal nobre. Antes de iniciar a fusão, o metal deve ser seco e o cadinho deve ser aquecido em um fogão elétrico. Antes do aquecimento, o cadinho deve ser seco, pois um úmido frequentemente estoura. Depois disso, uma broca é adicionada ao cadinho e derretida. Vale lembrar que neste caso o bórax deve ser disperso por toda a depressão do cadinho. Esta atividade pode ser facilmente realizada com um queimador. Nesse caso, o bórax é usado para evitar a formação de um filme de óxido.

O próximo passo é transferir o metal para o cadinho e aquecê-lo até que fique vermelho. Depois que o ouro derreteu na tempestade, uma bola aparecerá, o que significa que é hora de adicionar zinco, aquecendo constantemente a mistura. O metal deve ter a forma de pequenos pedaços, cada um dos quais deve ser trazido após o derretimento do anterior. Depois de adicionar todo o zinco, vale a pena mexer o conteúdo do recipiente com uma agulha de tricô. Além disso, o metal deve ser removido e, ao final do resfriamento, enviado para a água. O próximo passo no refino do ouro será a sua moagem até o estado pulverulento. Depois disso, é preciso preparar o ácido nítrico, cujo volume deve ser superior a 10 vezes o ouro.

Este procedimento pode ser realizado em argamassa.

Todos os procedimentos de refino subsequentes são feitos com máscara protetora e ao ar livre, uma vez que uma grande quantidade de gases perigosos é liberada. O pó deve ser despejado em um frasco de vidro e instalado no fogão elétrico. Despeje um terço do ácido no recipiente e espere a reação diminuir. Depois disso, vale acrescentar mais duas vezes ácido nítrico e ferver a mistura.

Vale a pena aquecer até que o vapor que sai do frasco seja branco. Em seguida, o sedimento deve ser lavado e adicionada água fria. Em seguida, convém sacudir a mistura e, depois que os flocos se acomodarem, escorra o líquido. Essas atividades devem ser repetidas até que o líquido se torne claro. O sedimento localizado no fundo será ouro puro. Após a secagem, o metal precioso pode ser enviado para refusão.

Refino de cobre

Este método é semelhante ao anterior, apenas no estágio inicial, o cobre é necessário 2 vezes mais do que a sucata. Em uma agulha com marrom derretido, o cobre é primeiro derretido e depois o ouro. No final da fusão do metal, ele deve ser separado do bórax e repetidamente enrolado em rolos. Antes de cada procedimento de laminação, o metal deve ser aquecido. Quando o ouro e o cobre começam a se despedaçar, pode-se evaporar em ácido nítrico, como no caso anterior.

Refino de estanho de cloro

Na presença de ouro dissolvido, um metal nobre pode ser obtido a partir dele pela interação com cloreto de estanho. Este método possui as seguintes características: facilidade de implementação; dano mínimo que pode ser causado durante a conduta a uma pessoa; como resultado dos procedimentos, é obtido ouro puro. Vale a pena adicionar 1 parte de água e ácido clorídrico ao cloreto de estanho em pó. Na presença de ouro em solução, uma reação imediata pode ser notada. Nesse caso, a solução fica por um dia. Durante esse tempo, o ouro é formado no fundo do recipiente na forma de um sedimento.

Eletroquímica

O refino do ouro pelo método eletroquímico é o mais difundido na atualidade, sendo utilizado em larga escala. A razão para essa demanda pode ser chamada de simplicidade e eficiência do método - eletrólise. Para usar esta opção de refino, primeiro você precisa preparar um recipiente e enchê-lo com cloreto de ouro na forma de uma solução de ácido clorídrico. Para obter uma amostra de 999,9 como resultado da operação, o banho deve ser conectado à fonte de alimentação. O resultado do experimento é geralmente um precipitado de ouro puro. Na indústria, são usados ​​cátodos de ouro puro, mas em casa, uma substância com ferro e chumbo é aplicável.

Refino doméstico

O principal método de extração de ouro puro de uma mistura de componentes de rádio é o refino químico, que pode ser feito em casa. Você pode fazer o procedimento em casa com "água régia" passando por um filtro e recuperando. Os métodos mais simples e comuns incluem o seguinte.

Limpeza com iodo

Para extrair ouro de um componente de rádio, você pode usar a solução de farmácia de Lugol, que se parece com uma combinação de iodo e iodeto de potássio. Durante a reação, aparecem ânions complexos, que contêm uma molécula de ouro. Para acelerar a reação, alguns químicos aconselham a adição de ácido sulfúrico ou nítrico. O procedimento de dissolução pode levar vários dias. Vários métodos podem ser usados ​​para depositar o metal nobre.

"Branco"

Alvejante doméstico popular e barato contém uma grande quantidade de hipoclorito de sódio. Esta substância contém uma proporção de ácido perclórico, portanto cloro é emitido a partir dela. Este último é usado para dissolver um metal nobre e formar cloreto de ouro. No final deste procedimento, o bissulfato de sódio é introduzido na solução. Quando a reação termina, partículas cinzentas podem ser encontradas no fundo do recipiente, que são ouro. Após a refusão, o metal precioso ganha sua cor natural. O segundo uso da "brancura" é misturá-la com sal de cozinha e eletrólito de bateria, que estão na forma de um ácido.

Como resultado da experiência, pode-se obter ácido hipocloroso, que dissolve o ouro. No futuro, o processo de restauração é realizado.

Peróxido de hidrogênio

Você pode extrair ouro de um componente de rádio usando peróxido de hidrogênio em casa. O peridrol reage com o ácido, após o qual o metal nobre se dissolve. Para isso, a parte que contém ouro é preenchida com ácido e peróxido. Como resultado do experimento, ocorre a formação de ácido cloroáurico, que é posteriormente capaz de se decompor em componentes. Para realizar o procedimento de decomposição, um método térmico será necessário. Um queimador precisará ser direcionado para a substância - sua chama azul. O processo de redução de metais preciosos requer o uso de sulfato ferroso.

Refinando com "água régia"

Para extrair ouro de um microcircuito ou de um componente de rádio, o uso de "água régia" é considerado um expediente. O processo de refino consiste nas seguintes etapas:

  • trituração mecânica de componentes, separação de peças contendo ouro;
  • eliminação de compostos orgânicos por queima ou perfuração;
  • abertura de janela para boa ventilação do ambiente;
  • preparação de um recipiente de vidro de borosilicato;
  • colocação de blanks em um recipiente, ou seja, 3 partes de ácido clorídrico, 1 parte de ácido nítrico, enquanto a introdução deve ser realizada gradualmente, em pequenas porções, cerca de 3 gramas de cada vez (para 100 g de matéria-prima vale a pena preparar 0,5 litros de "água régia");
  • aquecer a solução e adicionar gradualmente ácido nítrico a ela;
  • verificar a presença de um metal nobre usando cloreto de estanho.

Além disso, para restaurar o ouro, você pode usar peridrol, sulfato ferroso, ácido oxálico ou sulfato de hidrazina.

Refino de Zinco

Além da água régia, o refino pode ser feito com a participação do zinco. Apesar da laboriosidade desse procedimento, ouro de alta qualidade pode ser obtido como resultado. Para o trabalho, vale a pena preparar uma pinça de grande resistência, um cadinho, um raio de aço, um dispositivo de fusão, uma haste de titânio, uma placa e um frasco resistente ao calor. Primeiro você precisa aquecer e acender o cadinho, que contém o ouro. Em seguida, adicione o bórax e o bastão de titânio. Depois disso, são acrescentados pedaços de zinco um de cada vez, porém, vale lembrar que um novo é introduzido após o derretimento do anterior.

A mistura preparada será necessária para a reação subsequente do ouro com a "água régia". Nessa situação, o zinco desempenha o papel de um fermento em pó. As impurezas de um metal precioso de baixo grau não são capazes de reagir ao ácido, para sua saída da liga vale a pena misturá-las com o zinco. O material resultante deve ser coberto com um pano e também triturado com argamassa. O próximo passo é colocar a mistura no frasco e transferi-la para o prato.

Após todos os procedimentos acima, vale a pena adicionar "água régia" ao frasco em um volume não superior a 200 gramas.

Como resultado, deve-se formar um precipitado, que deve ser lavado repetidamente com água fria. Após 2-3 lavagens, vale a pena colocar um pouco de água no frasco e deitar junto com o resto do conteúdo no pano de algodão. O bórax deve ser derramado por cima. Em seguida, o cadinho deve ser coberto com uma tampa e transferido para o ladrilho. Quando o bórax e a gaze derreterem, você pode começar a fundir o ouro do material restante. Para purificar a substância resultante do bórax, você pode ferver em uma solução preparada com os seguintes ingredientes:

  • 0,5 litros de água;
  • 10 gramas de ácido nítrico;
  • 20 gramas de ácido clorídrico.

Na solução preparada, o lingote de ouro é fervido por cerca de 5 minutos, após o qual é lavado em água fria e resfriado. Refinar ouro em casa não é uma tarefa fácil, mas barato, já que seu custo será muito menor do que em um laboratório. Durante o procedimento de isolamento de um metal nobre, deve-se seguir atentamente as instruções e não violar as regras de segurança. Os especialistas recomendam o uso de roupas e máscaras de proteção para evitar efeitos negativos à saúde.

Você pode ver como fazer corretamente o refino de ouro no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa