Ouro 24 quilates
No mundo moderno, o ouro encontrou uma aplicação multifacetada em várias esferas e ramos da atividade humana. E essa amplitude de uso aumenta seu valor de ano para ano. Para os investidores, o metal precioso é uma excelente ferramenta para gerar lucros estáveis. E para joalheiros de todo o mundo, esta liga brilhante torna possível dar vida às suas ideias criativas para criar produtos que trazem alegria e encanto às pessoas.
Os produtos produzidos pela indústria joalheira são avaliados segundo diversos indicadores: praticidade, apelo estético e pureza do metal. Já a pureza real da liga, registrada pela quebra, tem a maior influência na formação dos preços.
O que é e que tipo de teste é?
O ouro é extraído de maneiras diferentes. Mas qualquer tipo disso: pepitas, minério contendo ouro ou placer não difere em pureza natural. Sempre há muitas outras impurezas nele. Da mesma forma, as joias contêm aditivos. A qualidade da própria liga e as coisas feitas a partir dela dependem de sua quantidade. Os indicadores são claramente regulados em nível legislativo e fornecidos pelo processo de branding. Uma marcação especial é aplicada a cada produto - uma amostra.
Para determinar os indicadores de qualidade, um dos quatro sistemas é usado. A Rússia usa o sistema métrico, que mostra o uso de um número de três dígitos que mostra quantos gramas de ouro existem em 1000 gramas da liga. Por exemplo, 1000 g de liga 958 contém 958 g de um metal nobre. Os restantes 42 g são aditivos.
Na Federação Russa, 5 amostras são padrão. A amostra de 375 contém a menor quantidade de metais preciosos - 37,5%, e 62,5% é contabilizada por aditivos.O maior grau de pureza 999 contém 99,9% de ouro. Essa composição é chamada de ouro puro.
Os demais estados usam outros métodos de cálculo: quilate, carretel e lote. Países europeus, China, Emirados Árabes Unidos e América preferiram a finura do quilate, mostrando uma fração de ouro puro em 24 partes da liga. Os testes de quilates também são 5. O mais baixo - 9, correspondendo a 375 métricas. O mais alto é 24 (999 métricas). Isso significa que 9 quilates equivalem a 9 partes de ouro 24. E ouro de 24 quilates significa 24 partes do máximo de 24 (padrão de 999).
O preço do metal puro é um importante indicador econômico que vem sendo utilizado pela humanidade há muito tempo. Durante esse tempo, o valor do metal não diminuiu em nada, tornando-se mais e mais a cada ano. É por isso pessoas em todo o mundo preferem comprar barras de ouro investindo seu dinheiro nelas. Um grama hoje custa 2.313 rublos à taxa de câmbio do Banco Central. Mas esse valor só é usado para transações de metal em nível estadual. E para pessoas físicas, cada banco tem sua própria taxa real, que sempre difere das cotações do Banco Central e da Bolsa de Valores de Londres.
No momento, o preço de 1 grama de ouro de 24 quilates na gradação de 3320-3340 rublos.
Composição e propriedades
O ouro de 24 quilates corresponde a 999 finura e contém 99,9% de ouro puro. Uma impureza de 0,01% é permitida com aditivos de paládio e platina. A densidade do ouro puro, igual a 19,32 g / cm³, auxilia na sua extração, proporcionando um alto grau de recuperação da rocha. Em sua forma pura, o metal é muito dúctil, pode ser puxado para formar um fio. É forjado em folhas de folha de ouro translúcida com aproximadamente 0,1 mm de espessura.
O ouro puro é macio e sujeito a deformação sob a influência do esforço físico. Possuindo alta resistência química, não reage ao oxigênio ou ao enxofre. Resistente à umidade, não interage com ácidos, álcalis, sais.
É capaz de se dissolver em misturas de alguns ácidos e formar facilmente um amálgama quando combinado com o mercúrio.
Cortinas de liga
A cor natural do metal nobre é amarelo, mas os artesãos aprenderam há muito tempo a dar-lhe vários tons. O ouro puro, que se distingue pelo seu característico amarelo brilhante, parece muito elegante tanto em peças pequenas quanto em lingotes grandes.... O sortimento de joalherias inclui joias de outros tons. Eles também são procurados e são um grande sucesso. A paleta de cores dos itens de ouro depende exclusivamente das descobertas de metalúrgicos e químicos, bem como dos caprichos de uma moda em constante mudança.
O metal é colorido por aditivos estranhos.
A cor branca cria uma ligadura de platina e paládio. O níquel, por outro lado, dá à tonalidade branca um tom amarelado quase imperceptível. O popular ouro vermelho tem alto teor de cobre. O ouro rosa é feito por liga de cobre e prata. Hoje, os itens de ouro negro com ligaduras de prata, níquel e cobalto tornaram-se tendência. O ouro de 24 quilates e 999 quilates, tendo uma quantidade desprezível de impurezas, nunca muda de cor e é sempre caracterizado por um amarelo brilhante.
Onde é usado?
O ouro é um dos 7 elementos familiares à humanidade há muitos milênios. Tem sido usado desde os tempos antigos. E a raridade do metal brilhante com sua beleza imperecível tornava-o realmente muito valioso. A maior parte da produção mundial de ouro é tradicionalmente direcionada à produção de joias preciosas. Além disso, este metal nobre é utilizado na fabricação de coroas e dentaduras, contatos elétricos, está contido na composição de medicamentos.
Grande demanda por ele e na indústria alimentícia. Já o ouro comestível possui propriedades bactericidas e seu uso na produção de alimentos está se expandindo em todo o mundo. É registrado como aditivo alimentar E175, aprovado para uso na indústria de alimentos na Federação Russa.Em alguns países, Goldschlager, uma aguardente suíça que vale US $ 300 a garrafa, é popular com Goldschlager. Esta bebida alcoólica mais incrível do mundo contém ouro verdadeiro em flocos - aproximadamente 13 mg por litro.
Empresa italiana dos arredores de Florença "Carry Dante" lançou uma edição limitada de sabonetes de ervas de alta qualidade com ouro puro de 24 quilates, em que você pode ver salpicos dourados. Após a aplicação, faíscas douradas brilham no corpo e gotas douradas permanecem na saboneteira. Também produzem pizza, café com as menores partículas de ouro e muito mais.
Já para a produção de joias do tipo 999, ela é pouco utilizada para esse fim, visto que apresenta maior fragilidade e a capacidade de dobrar e deformar, portanto, raramente os joalheiros trabalham com esse metal. O alto custo também não contribui para a popularidade desse material. Os joalheiros preferem usar ligas de 9 a 23 quilates para seus produtos. Das ligas de alta qualidade, utiliza-se principalmente 958 finura de 23 quilates, que apresenta 0,42% de impurezas em sua composição.
O metal solar, marcado com alta finura 958, destina-se apenas a produtos artesanais originais criados em exemplares avulsos. Embora se possa notar a tradicional popularidade de produtos preciosos de ouro puro nos países da região do Oriente Médio. Os japoneses também consideram necessário que as coisas sejam feitas de ouro puro. O resto dos povos prefere ouro em ligas.
Deve-se notar que em lingotes de banco, que compõem a Reserva de Ouro do Estado, e em moedas comemorativas, a fineza de 999,99 é colocada. O que é apenas parcialmente verdade. Eles contêm 999,96 de ouro com aditivos de chumbo e antimônio. Claro, os materiais de enchimento não devem exceder 10%.
É muito difícil obter a finura de 999,99 e só encontrou ampla aplicação na indústria química para douramento galvânico da superfície de um produto feito de níquel, latão ou cobre. A douradura galvanizada é uma forma barata de enobrecer um produto. Ouro puro é usado para o revestimento superior - isto é dourado.
Um exemplo é a medalha de ouro olímpica, que na verdade consiste em 925 prata esterlina com 6 gramas de ouro puro aplicados.
Como escolher os produtos?
Produtos de joalheria sempre estarão em demanda. Portanto, muitas vezes é falsificado, substituindo-o por metais amarelos mais baratos. Existem muitos substitutos naturais para o ouro. O mais famoso mineral de cor dourada com brilho metálico é a pirita. Você deve prestar atenção especial à qualidade primeiro, não apenas ao design.
Para não comprar um falso do "samovar gold", você deve seguir o conselho universal: compre apenas em um lugar seguro. No entanto, ao entrar em um salão de beleza com um grande nome, publicidade brilhante e localização incrivelmente conveniente, você sempre pode "topar" com bens de consumo de joias ao preço de produtos de alta qualidade ou a venda de produtos obsoletos que foram repetidamente polidos no salão com o uso de agentes de limpeza.
Portanto, antes mesmo de fazer uma compra, é necessário realizar uma inspeção visual da marca com cuidado, que deve ser clara. Números irregulares, marcas difusas e símbolos de amostra são um sinal de falsificação. Todas as partes da joia devem ser testadas para garantir que cada peça seja feita de um material precioso.
Uma inspeção cuidadosa por meio de uma lupa ajudará você a ver se a marca é relevante para a amostra. Ou esta impressão é apenas letras e números sem sentido. Com um vendedor não verificado, isso pode acontecer facilmente. Os métodos populares também não garantem autenticidade. Afinal, a essência de iodo e vinagre vai interagir com a superfície do produto sem atingir a composição interna.
Mas se o desejo de ser convencido da autenticidade em casa for forte, todos os experimentos devem ser realizados no lado interno invisível da superfície.
As joias de ouro são realmente consideradas um investimento e são acumuladas pela população em grandes quantidades. Apenas uma pequena fração das joias é devolvida ao mercado na forma de sucata. Agora existe outra maneira de armazenar fundos de forma lucrativa. Normalmente, os métodos de investimento mais populares são a compra de metais preciosos e moedas. O custo das barras corresponde ao custo do ouro tanto quanto possível. O peso das barras grandes, via de regra, pode oscilar tanto para cima quanto para baixo. Além disso, em lingotes grandes, o teor de ouro não é muito alto, cerca de 99,5%. Em lingotes pequenos, o peso é mais preciso e o teor de ouro é de 99,9%.
No fundo está a compra de moedas - Krugerrands e Sovereigns. Outros tipos de moedas são mais caros. Recomenda-se guardar as barras e moedas em sua embalagem original, sem retirá-la. Caso contrário, você terá que provar a autenticidade do produto. E os bancos relutam em aceitá-los, o que viola a integridade da embalagem e apenas a um preço reduzido.
A vantagem desse método de investimento está na confiabilidade e no crescimento estável do preço dos produtos.
Veja o vídeo abaixo para ver a aparência do ouro 999 real usado para fundir.