Inveja

Definição de inveja e como se livrar dela

Definição de inveja e como se livrar dela
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Sinais
  4. Causas
  5. Por que é perigoso?
  6. Como se livrar?
  7. E se eles invejarem você?

Enquanto a humanidade existir, a inveja também existirá. Esse sentimento ruim corrói gradualmente o interior de qualquer pessoa. Portanto, é muito difícil viver com ele o tempo todo. No entanto, não é tão fácil livrar-se da inveja. Para fazer isso, você precisa trabalhar em si mesmo, a saber: prevenir emoções negativas e manter seu estado emocional sob controle.

O que é isso?

A inveja é um fenômeno social. Ele captura os sentimentos e emoções de uma pessoa, afeta seu comportamento na sociedade. Quando a inveja se desenvolve, o sujeito desenvolve um desejo por um objeto ou fenômeno possuído por outro sujeito. Enquanto esse sentimento destrutivo existe, muitas pessoas o estudam. Por exemplo, os filósofos vêem a inveja como um fenômeno humano universal destrutivo. Quando a inveja surge, uma pessoa tem o desejo de tirar e se apropriar de realizações que pertencem a outra pessoa.

Melanie Klein observou que todas as tentativas do sujeito para satisfazer sua inveja são em vão. É por isso que podemos dizer com segurança que esse sentimento leva as pessoas para o caminho errado.

A psicologia dá a seguinte definição: a inveja é uma combinação complexa de emoções e experiências emocionais que leva o indivíduo a um estado de depressão. Portanto, pode causar ansiedade e destruir gradualmente a personalidade.

Se considerarmos a história como um todo, então deve-se notar: a inveja como sentimento não desperdiçou suas qualidades com o tempo. Permaneceu o mesmo, apesar da evolução que ocorreu no pensamento humano. O componente mais frustrante do ciúme é a frustração de ver o sucesso de sua própria espécie.Tal manifestação interfere no enfoque em objetivos úteis.

Sabemos que a inveja é estudada há muito tempo. Portanto, os especialistas identificaram as etapas de seu desenvolvimento. Vamos considerá-los:

  • uma pessoa começa a perceber que sua riqueza financeira ou posição social está em uma posição pior do que a de outras pessoas;
  • depois do que a pessoa começa a ficar aborrecida, ela gradualmente se transforma em antipatia por aquelas pessoas que se distinguem por seu sucesso e bem-estar;
  • Como resultado dos fatores acima, as emoções desagradáveis ​​de uma pessoa gradualmente se transformam em declarações ou ações negativas específicas contra uma pessoa que difere das outras em seu desenvolvimento mais bem-sucedido.

Pessoas autossuficientes e bem-sucedidas geralmente não experimentam emoções destrutivas.

Visualizações

A psicologia diz que a inveja é um sentimento que combina muitos componentes emocionais e surge como resultado da comparação. Em geral, ele une todo ressentimento, agressão, raiva e irritação em um todo. Quando a inveja patológica se instala, a psique humana inclui proteção. Como resultado, ele tem desprezo pelo sujeito que tem em seu arsenal pessoal aquilo que outras pessoas não têm.

As pessoas podem sofrer várias manifestações negativas e também causar inveja. Tem muitas variedades. Aqui estão apenas algumas de suas variedades: impotente, cáustico, hostil, cego e até verde (quando as pessoas dizem: uma pessoa apenas “ficou verde de inveja”, eles querem dizer o seguinte: inveja muito forte de outras pessoas).

Existem diferentes tipos de inveja.

  • Curto prazo. Ele se manifesta na forma de emoções. Por exemplo, um sujeito conseguiu ganhar uma pequena quantia de dinheiro na loteria. Outro sujeito teve um mau pressentimento. No entanto, ela evaporou rapidamente quando percebeu que é impossível cultivar emoções ruins na alma.
  • A inveja de longo prazo já é um problema. Esta categoria é muito forte em suas manifestações e, portanto, evoca certos sentimentos. Por exemplo, uma garota tem ciúme de seu amigo bem-sucedido porque ela se casou com sucesso.
  • Também há inveja privada (este é um sentimento oculto que leva à depressão e conflitos internos).
  • Também existe ciúme público (geralmente este tipo não causa manifestações negativas).

Além dos fatores acima, também existe a inveja dos negros e brancos. Vamos considerar esse problema com mais detalhes.

Branco

É bom quando uma pessoa tem inveja branca. Não é à toa que essa combinação de palavras é usada quando querem expressar emoções positivas. Em geral, essas formulações são usadas por pessoas quando desejam enfatizar sua admiração pelo sucesso dos outros. Ao mesmo tempo, os sujeitos também expressam seu desagrado pelo fato de não possuírem as qualidades que gostariam de ter.

Como esse sentimento é útil? O fato de que pode ser direcionado na direção certa. A saber: motivar-se para realizar qualquer ação que o mova para frente e se torne o ponto de partida no caminho para mais sucesso.

Preto

Esse sentimento não pode ser construtivo, pois é considerado destrutivo. Porque essa manifestação faz a pessoa se sentir negativa em relação às pessoas mais bem-sucedidas. A inveja negra é capaz de suplantar tudo o que há de bom em uma pessoa. Ela o deixa com raiva e insensível. E sabemos que a lei da vida é esta: um negativo liberado para a liberdade sempre retorna com força ainda maior para aquele que o liberou. A pessoa gradualmente perde amigos e se torna solitária e desnecessária.

Sinais

A inveja pode destruir o "eu" humano. Quando uma personalidade capta um sentimento destrutivo, ela deixa de sê-lo e se transforma em uma sombra. Em uma pessoa invejosa, a raiva e a agressão para com o mundo exterior aparecem no personagem. Ele se compara a outras pessoas mais bem-sucedidas e fica deprimido.E então essa pessoa começa a viver em um mundo fictício. Parece-lhe que aqueles que o rodeiam são hostis a ele. Portanto, ele rapidamente se torna inseguro.

Como você sabe que começou a sofrer de um sentimento tão destrutivo? Muito simples. Se você começou a notar os fatores acima atrás de você, então definitivamente precisa lidar com os sinais negativos. Lute até que eles tomem conta de sua mente.

Lembre-se: raiva e ódio irracionais contra outras pessoas não farão nada de bom para você pessoalmente.

Além disso, algumas pessoas sentem inveja de outras pessoas. Não é difícil entender que você é invejado.

  • Quando a rivalidade surge de seu amigo ou de outra pessoa, você gradualmente começa a senti-la. Por exemplo, seu amigo está sempre tentando chegar à sua frente em quaisquer ações e, assim, agradar o chefe. Assim, ele tenta provar a si mesmo que é melhor do que você.
  • As pessoas costumam se comunicar nas redes sociais. Eles postam várias fotos que indicam seu sucesso. Se seus conhecidos virtuais estão zangados com seus sucessos, isso significa que eles o invejam.
  • Calúnia é outro sinal de ciúme. Por exemplo, devido ao fato de seu amigo ter ciúmes de você, ele tenta menosprezar seu verdadeiro status e sucesso. Portanto, o falso amigo espalha rumores de que você não tem certos talentos para o sucesso. E para provar isso, ele cita informações implausíveis no argumento.
  • A traição por parte de um ente querido também pode ser um sinal de inveja. Se a pessoa inveja de você, então, mais cedo ou mais tarde, ele certamente irá machucá-lo. Portanto, o invejoso encontrará um objeto com o qual tentará prejudicá-lo.

Por exemplo, um amigo está em conluio com alguém. Assim, ele cometerá traição.

Causas

Para se livrar do problema, você precisa estabelecer de onde vem a inveja. Vamos considerar os motivos de seu surgimento com mais detalhes.

  • Uma pessoa começa a ter inveja se não encontrar um lugar ao sol nesta vida. A insatisfação com o destino e consigo mesmo é o psicotrauma mais poderoso. Em decorrência da ocorrência de tais motivos, o sujeito passa a vivenciar neuroses e agressões contra aquele que tem sucesso.
  • A frustração (incapacidade de atender a certas necessidades) torna-se fonte de inveja. Ele se transforma em patologia. Por exemplo, a falta de fundos ou poder, ou a inveja do sucesso dos outros, força o indivíduo a se comparar com outras pessoas. Simplificando: uma pessoa pobre começa a invejar uma pessoa rica, e uma pessoa malsucedida começa a invejar uma pessoa bem-sucedida.
  • Esse sentimento surge devido à insatisfação com seus dados externos. Por exemplo, uma garota tem ciúme de sua linda amiga. Ela é oprimida pelo ressentimento e começa a dissolver os mexericos sobre sua amiga mais bem-sucedida. Nesse ínterim, a jovem só precisa entender: talvez a natureza a tenha privado da beleza, mas dotada de mais do que outras virtudes. Ela precisa identificá-los e usá-los.
  • Quando as operações mentais de uma pessoa não estão no nível mais alto, ela pode invejar pessoas mais inteligentes e bem-sucedidas nesse aspecto.
  • A doença também pode causar um sentimento destrutivo. Se o sujeito sofre de alguma enfermidade, ele tem ciúme de pessoas saudáveis. Ele também quer viver e se divertir da maneira que os outros fazem facilmente.
  • A subjetividade pode estar envolvida no surgimento da inveja. Se um indivíduo tem fixação por problemas, então começa a parecer que todas as pessoas ao seu redor são muito bem-sucedidas. Como resultado, ele começa a se comparar com colegas de classe ou colegas. Como resultado, esse indivíduo se torna negativo.
  • No entanto, o trauma da infância também pode desempenhar um papel na inveja. Se uma criança é limitada em desejos ou comparada a crianças mais bem-sucedidas, então, com o tempo, ela pode começar a experimentar uma sensação de competição. E este é um caminho direto para a patologia que levará à depressão.

Por que é perigoso?

Não há dúvida sobre o perigo de várias manifestações destrutivas mentais. O ciúme é um sentimento ruim que leva a consequências que podem realmente machucar você. Considere o que pode acontecer a uma pessoa se ela comparar constantemente sua vida com a vida de outras pessoas.

  • Essa direção existe na medicina e na psicologia, que é chamada de "psicossomática". Estuda a influência de fatores psicológicos na ocorrência de certas doenças. Na verdade, a inveja tem um efeito muito forte na saúde humana. Se ele estiver constantemente exposto a esse fator negativo, pode ficar gravemente doente. Lembre-se de que as experiências emocionais têm um efeito muito forte no funcionamento dos órgãos internos. Eles começam a falhar. Como resultado, o assunto fica gravemente doente.
  • O fluxo de emoções negativas afeta as ações de uma pessoa. Como resultado, ele constantemente comete erros e gradualmente arruína sua vida. Tudo isso dá margem a dúvidas.
  • A inveja pode levar a consequências terríveis, ou seja, à raiva geral. Lembre-se de que o mal gera o mal. Quando você age de maneira negativa, você prejudica não apenas as pessoas ao seu redor, mas também a si mesmo.
  • A inveja mata as emoções positivas. A pessoa fica deprimida e essa circunstância não ajuda em nada a comunicação com outras pessoas. Como resultado, ele corre o risco de ficar completamente sozinho.
  • Quando um sentimento destrutivo surge na alma, ele torna a pessoa vulnerável. Sempre tem a impressão de que um acontecimento terrível está para acontecer em sua vida. Portanto, ele fica nervoso e não consegue se acalmar.
  • Uma pessoa não vive em paz, pois sempre tenta provar a si mesma e aos outros que é o melhor. Esse ritmo faz com que a psique trabalhe muito. Portanto, com o tempo, essa pessoa pode desenvolver neuroses e a vida se tornará insuportável.

Como se livrar?

Naturalmente, se você tem tendência para a inveja, precisa lutar de qualquer maneira. A inveja humana é um vício que mais cedo ou mais tarde o levará a uma posição desesperadora. Você pode discutir esse assunto por muito tempo e entrar na filosofia, mas é melhor começar a agir.

  • Em primeiro lugar, uma pessoa precisa admitir que está constantemente com inveja de alguém. No final, envergonhe-se por isso. A consciência é o seu melhor controlador. Ela definitivamente dirá em que direção você precisa se mover.
  • A constatação de que você é uma pessoa invejosa já é um progresso no caminho do sucesso. Portanto, reflita sobre o seu comportamento e pense: é esse comportamento que, em primeiro lugar, traz sofrimento para você.
  • Não tente apenas "acalmar" seu ciúme. Isso é inútil, pois ela sempre "acordará" o tempo todo assim que uma pessoa mais bem-sucedida aparecer ao seu lado.
  • Não lute contra o ciúme elevando-se aos próprios olhos. Essas ações levarão à sua maior proliferação. Portanto, em primeiro lugar, aceite o fato de que existem pessoas no mundo que são muito mais bem-sucedidas do que você. Basta ser honesto consigo mesmo, então o mundo ao seu redor parecerá simples e compreensível para você.
  • Lembre-se de que uma pessoa decente se torna a melhor pessoa neste mundo. No entanto, se você discorda dessa afirmação, pense assim: o mundo ao nosso redor não é justo. Aceite este fato e chegue a um acordo com ele. E se você não quer tolerar a injustiça, aja e alcance resultados.
  • Aprenda a ser feliz com o sucesso de outras pessoas. Basta dizer a si mesmo: "Os outros também têm direito à felicidade". Se você estiver cercado de pessoas felizes e alegres, sua vida será repleta de alegria, pois você poderá se recarregar com energia positiva.
  • Seja justo com as pessoas ao seu redor. Se uma pessoa trabalha muito e tenta alcançar um novo nível, então a inveja dela é completamente inadequada. Lembre-se disso quando surgir um sentimento destrutivo.
  • Nossa vida consiste em altos e baixos. É possível que um aumento vertiginoso espere por você em breve. Portanto, não desperdice energia com emoções vazias, mas melhore a si mesmo.
  • Estabeleça metas e vá em direção a elas, apesar das dificuldades. Definir metas é bom para uma pessoa inteligente. Como resultado, você não terá tempo para experiências vazias.
  • Desenvolva o pensamento positivo. Primeiro, proíba-se de pensar de forma destrutiva e, a seguir, abandone completamente qualquer negatividade. Essas medidas o ajudarão a alcançar um novo nível de desenvolvimento.
  • O exato oposto da inveja é a benevolência. Aprenda a ser uma pessoa gentil. O bem atrai o bem. Depois de seguir este conselho e agir de maneira positiva, você terá sorte.

Não espere que tudo dê certo em sua vida. Tome uma atitude para obter o que deseja. Então a inveja ficará em segundo plano.

E se eles invejarem você?

É uma sensação bastante desagradável quando as pessoas ao seu redor são hostis a uma pessoa por causa de seu sucesso. Nesse caso, uma pessoa de sucesso deve se defender e se distanciar de tais manifestações negativas de fora, pois o sentimento acima descrito destrói a casca energética daquele que é muito invejado. Como resultado, essa pessoa pode perder saúde e sorte. E também não é muito agradável perceber que você está no centro de expressões externas destrutivas. Portanto, tente se livrar de um fenômeno tão desagradável como a inveja. Algumas dicas irão ajudá-lo com isso.

  • Você dificilmente poderá ignorar as pessoas invejosas. Portanto, tente não se esconder deles, mas se proteger. Por exemplo, você pode colocar proteção de energia. Jogue um pano reflexivo sobre você à vista de seus inimigos. Desconecte-se completamente e passe por eles. Desta forma, você eliminará picos negativos que serão liberados em sua direção.
  • Não conte a ninguém sobre seu sucesso. Deixe seus invejosos apenas adivinharem sobre eles. Eles terão que trabalhar um pouco para conseguir alguma informação sobre você. Eles gastarão alguma energia e isso reduzirá o impacto negativo sobre você.
  • Você sente que certa pessoa o trata negativamente. Por exemplo, ele constantemente menospreza sua dignidade e tenta picá-la com palavras. Pare de se comunicar com ele. Se esta condição não puder ser satisfeita, então comporte-se friamente ao se encontrar com ele e fale apenas o assunto.
  • Mesmo nos tempos antigos, as pessoas se protegiam do mau-olhado com a ajuda de vários amuletos. Tente este método também. Você pode pegar um alfinete comum e prendê-lo na roupa por dentro, com a ponta para cima. Acredita-se que assim o negativo seja neutralizado.
  • Existem pessoas que tiram sua energia por meio de ações negativas. Normalmente eles têm inveja. Portanto, você precisa lutar contra eles no tempo. Se você notar algo semelhante atrás de qualquer pessoa ao seu redor, entre em ação.

Pela primeira vez, bastará expressar as suas queixas perante o seu agressor. Se a pessoa realmente tiver sentimentos negativos por você, ela ficará assustada. Isso vai desencorajá-lo de querer machucá-lo.

No próximo vídeo, você encontrará uma definição de ciúme e como se livrar dele.

sem comentários

Moda

a beleza

casa