Inveja

Tudo sobre a inveja no trabalho

Tudo sobre a inveja no trabalho
Contente
  1. Principais sinais e causas
  2. Como lidar com a inveja da equipe?
  3. E se você estiver com ciúmes?
  4. Conselho do psicólogo

Cada pessoa pode, a qualquer momento, experimentar um sentimento de inveja por um colega ou sentir uma reação negativa semelhante por parte de um colega. Freqüentemente, as pessoas invejosas impedem os outros de subir na carreira, arruinando sua reputação.

Principais sinais e causas

O assunto da inveja pode ser o talento do funcionário ou sua capacidade de se relacionar bem com o chefe. Existem também outros motivos:

  • luta por uma posição;
  • ciúme do sucesso de um colega;
  • inveja de alto salário.

Às vezes, um funcionário obtém grande sucesso na área de trabalho, obtém uma promoção bem merecida. Mas então ele percebe o comportamento estranho dos outros. Os colegas de trabalho de repente começam a mostrar moderação nos relacionamentos. Cada vez com mais frequência você tem que captar olhares de inveja para si mesmo. O descontentamento é adivinhado nos sorrisos falsos dos colegas. Uma pessoa de sucesso começa a se sentir desconfortável no trabalho.

O ciúme feminino no local de trabalho tem algumas características... Colegas frequentemente olham de soslaio para mulheres bonitas e bem vestidas. Um colaborador invejoso é extremamente intrigante para um assunto irritante. Os críticos rancorosos gostam de enfatizar o status imerecido, a ilegalidade do dinheiro, a injustiça de quaisquer bens. Pessoas invejosas sempre mostram um interesse intrusivo na vida de outra pessoa, constantemente se comparam com os outros.

A inveja costuma ser disfarçada de familiaridade ou piadas.

Você pode entender que seus colegas estão com ciúmes de você pelos seguintes sinais.

  • A presença repentina de um grande número de concorrentes significa que seu sucesso tem um forte efeito sobre as pessoas ao seu redor. Eles querem estar à sua frente por todos os meios.
  • Críticas irracionais e irritações infundadas de colegas tornam-se seus companheiros constantes. Por exemplo, a gerência dá a você um novo computador. Colegas falam dele com desaprovação. Alguém faz piadas estúpidas, outros riem de forma desagradável. A alegria de outra pessoa é insuportável para os invejosos.
  • Um dos sinais de inveja é o aparecimento de mexericos. Você sempre existiu com tranquilidade em seu time. Nunca ouvimos rumores sobre nós mesmos. De repente, você percebe que todo mundo está fofocando pelas suas costas. As denúncias às autoridades estão se tornando mais frequentes. A razão para isso é o desejo de irritá-lo. Uma pessoa impressionável está sempre muito chateada com qualquer fofoca. E então o desejo do invejoso atinge seu objetivo.
  • Freqüentemente, a inveja se manifesta na tentativa de ignorar ou evitar uma pessoa de sucesso. O funcionário começa a se sentir um pária. As pessoas ao seu redor não se comunicam com ele durante o intervalo do almoço, procuram evitar ficarem juntos. As realizações de outras pessoas incomodam tanto algumas pessoas que elas estão prontas para abandonar completamente qualquer comunicação com uma pessoa de sucesso.
  • Colegas inventam histórias diferentes em suas tentativas de denegrir você. Eles sugerem que a promoção se deveu à atitude tendenciosa de seu chefe em relação a você, e não ao seu talento e tenacidade. Pessoas invejosas insinuam em todos que você caiu na categoria de sortudos por acidente.
  • Os malfeitores sempre tentam menosprezar a importância mesmo das pequenas vitórias. Em vez de alegria sincera e incentivo dos colegas, uma pessoa ouve frases como: "Basta pensar nisso!" ou "Então, o que há de errado nisso?"
  • A maioria das pessoas invejosas começa a copiar a forma de comunicação, estilo, hábitos, hábitos do assunto que é invejado. O comportamento imitativo indica um desejo de estar mais perto do ídolo, de se banhar nos raios de sua glória.

Como lidar com a inveja da equipe?

Pessoas nada invejáveis ​​são raras. Essa sensação desagradável pode estar completamente ausente apenas em uma pessoa com um nível muito alto de desenvolvimento espiritual. Nunca se gabe de seu sucesso e alto salário, mas também não reclame. Fale menos sobre você.

Se a parte feminina da equipe inveja seu estilo refinado e lindos trajes, troque seu guarda-roupa por um que corresponda às especificidades do trabalho.

Você precisa encontrar um estilo modesto, mas elegante, de uma mulher de negócios. Não realce sua beleza com maquiagem brilhante.

Nesse caso, o chefe também prestará atenção ao seu profissionalismo, qualidades pessoais e conquistas no trabalho, e não aos dados externos. Você não deve lutar com a liderança. Você está inicialmente em uma posição desigual. Os requisitos para você devem ser cumpridos. Ao propor ao seu chefe um plano de ação específico, certifique-se de aguardar a aprovação dele ou os ajustes que ele fez.

E se você estiver com ciúmes?

Na inveja está a falta de profissionalismo e a imaturidade da personalidade. Você não deve subestimar sua própria auto-estima. Reduza sua disposição de prejudicar a outra pessoa por medo de que ela o supere. Não se rebaixe a várias fofocas.

Para que o sucesso de outras pessoas não obstrua sua cabeça, muitas vezes lembre-se de suas realizações pessoais. Assuma os méritos de um colega ilustre, tente chegar ao nível dele.

Considere o sucesso de outra pessoa como um sinal motivacional para você. Isso significa que chegou a hora de mudanças pessoais: adquirir novos conhecimentos, dominar as tecnologias modernas.

Conselho do psicólogo

Os especialistas oferecem algumas recomendações:

  • não se oponha a outros membros da equipe;
  • mostrar respeito pelos outros;
  • escute atentamente o interlocutor;
  • não finja ser uma pessoa misteriosa e imprevisível;
  • honrar as tradições estabelecidas da equipe;
  • não ignore o sucesso dos outros, elogie-os;
  • não acertar as coisas com o invejoso com toda a equipe;
  • nunca dê desculpas;
  • não ceda às emoções;
  • esforce-se para construir relacionamentos;
  • siga firmemente o objetivo pretendido;
  • não preste atenção aos críticos maldosos, não tente agradá-los.
sem comentários

Moda

a beleza

casa