Inveja

Como a inveja da mãe se manifesta e o que fazer?

Como a inveja da mãe se manifesta e o que fazer?
Contente
  1. Sinais de inveja
  2. Motivos principais
  3. O que fazer?
  4. Conselho do psicólogo

Isso é difícil de imaginar na vida, já que muitas vezes só pode ser visto em contos de fadas ou filmes, onde a madrasta é invejosa e a mãe é apresentada no papel de gentil e amorosa. No entanto, os psicólogos observam que o problema existe e se manifesta com mais frequência entre as mães que já têm filhos e filhas adultos. O artigo se concentrará na inveja materna de seus filhos. Vamos analisar os sinais e razões para este comportamento e também considerar formas de resolver este problema.

Sinais de inveja

Via de regra, sinais de inveja podem começar a aparecer devido ao fato de a mulher não estar psicologicamente preparada para um filho em sua vida. Ela pode ter seus próprios planos de vida, como progredir na carreira ou viajar. No futuro, essa mãe irá de todas as maneiras possíveis acusar e criticar seus filhos em várias ocasiões. Por exemplo, quando os filhos desejam compartilhar sua alegria com ela, ela desvaloriza esses sentimentos, fazendo com que os filhos experimentem emoções negativas.

E também uma mãe pode ter ciúmes e reclamar constantemente de sua vida, dizendo que sua filha ou filho teve mais sorte do que ela. Com isso, a criança não conseguirá entender porque a mãe a trata dessa forma, e se sentirá culpada por todos os seus esforços e acertos, bem como se culpará por possuir alguns talentos e habilidades. É claro que tais sentimentos provocarão na criança o desejo de fazer as pazes com a mãe por qualquer meio.

Na maioria das vezes, isso se manifesta ao presentear ela com vários presentes caros e surpresas que a mãe não aprecia verdadeiramente e até mesmo rejeita.

Outro sinal de inveja é a insatisfação da mãe com o parceiro de vida que seu filho escolheu. Isso pode ser explicado pelo fato de que com a idade, a mulher perde a capacidade de atrair fãs que tinha quando era jovem. Depois disso, todo namorado de sua filha ou nora em potencial é criticado e constantemente discutido.

A manifestação de inveja da mãe também pode ser expressa na rejeição de qualquer ajuda e cuidado prestado a ela pelos filhos. Ao mesmo tempo, ela sempre reclamará da vida, do pequeno salário e dos preços altos nas lojas, do fato de não poder pagar férias caras e novas moradias. Mas ela dirá que uma vez sacrificou todas as suas habilidades e sonhos para criar filhos.

Acontece também que a atitude para com os filhos de seus filhos torna-se indiferente, tudo isso se manifesta na forma de raras visitas e presentes. Toda a comunicação com os netos se concentrará apenas em apontar como criar adequadamente seus filhos com uma filha ou filho - para mimá-los menos e dar-lhes atenção constante.

Essa mãe muitas vezes pode dizer a outras pessoas que seu filho tem um casamento infeliz, problemas no trabalho, com filhos ou um marido infiel. Assim, ela mostra que sua filha cresceu fracassada em seu contexto. Embora, na verdade, a vida da filha seja muito melhor do que sua mãe descreve.

Motivos principais

Na verdade, as mães invejosas não desejam felicidade e bem-estar para seus filhos e nem mesmo percebem a complexidade desse problema. Na psicologia da família, diz-se que, via de regra, esse padrão de comportamento é transmitido dos pais para os filhos. Infelizmente, de geração em geração, a inferioridade materna só se fortalece, o que impede a harmonia nas famílias.

Muitas vezes as mães sentem inveja pelo fato de que na juventude alguns de seus objetivos e sonhos não foram realizados ou não tiveram a oportunidade de realizá-los. Quando os filhos crescem, os sentimentos maternos enfraquecem e na criança a mãe vê um rival que só causa irritação, não amor. A inveja permite assim afirmar-se, sentir algum significado próprio, pois, fora disso, nada de interessante acontece na vida.

A raiva da mãe devido à sua vida pessoal desconfortável pode se tornar o motivo de ela inconscientemente não aprovar nenhum cônjuge de seu filho, por melhor que ele seja. Essa mãe não quer uma vida melhor para seus filhos, convencendo-se de que perto dela ninguém deve e não tem o direito de ser feliz.

O motivo da inveja, que não é óbvio à primeira vista, pode ser também a falta de vontade de abandonar os próprios filhos, o desejo de torná-los dependentes e dificultar de todas as formas sua felicidade pessoal, para não ficarem só.

Isso a fará se sentir necessária e os filhos se sentirão culpados sempre que tentarem deixá-la.

O que fazer?

Em primeiro lugar, você precisa admitir para si mesmo que será muito difícil mudar essa mãe, a menos que a própria pessoa queira e não procure um especialista. Não tente se aproximar dela na esperança de melhorar as relações ou, ao contrário, tente competir, pois essas ações só vão agravar a situação. Ela sentirá sua vulnerabilidade, irá manipulá-la e usá-la para seus próprios fins.

A comunicação deve ser desenvolvida tanto quanto possível, de modo que todas as conversas sobre seus assuntos pessoais ou eventos que sejam significativos para você na vida sejam ignoradas. Caso contrário, a reação a qualquer um de seus sucessos e realizações será extremamente negativa. É melhor escolher temas neutros para conversar, desviar a atenção dela de você de todas as maneiras possíveis, discutir quaisquer notícias locais, hobbies, jardinagem, animais, o tempo ou seus programas favoritos na TV.

Se, no entanto, é sobre você, então não tome todas as palavras de sua mãe com repreensões e críticas irracionais pelo valor de face, tente mentalmente lembrar neste momento que na verdade você está enfrentando uma pessoa imatura e profundamente infeliz que precisa para simpatizar e aceitá-lo como ele é.

Em qualquer caso, você deve se esforçar para começar a viver separado e não devotar sua mãe aos seus negócios, família ou sucesso financeiro. Talvez essa distância a force a encontrar outro objeto de inveja.

Não se esqueça de ignorar todas as tentativas de sua mãe de acusar sua companheira de alguma coisa e não lhe dê motivo para reclamar de alguma coisa, caso contrário, você sempre ouvirá comentários pungentes na direção de sua escolha de companheiro e vida pessoal.

Conselho do psicólogo

A inveja materna é mais freqüentemente comparada à inveja de uma amiga que não foi realizada em vida. Na verdade, é. A mãe sente seu desamparo interior diante da filha ou do filho rival. Você não precisa se sentir responsável por ela, porque ainda não pode fazer nada a respeito do ciúme dela. Será difícil para ela admitir que você merece algo que você não tem apenas sorte na vida. Ela não será capaz de aceitar o seu valor e sucesso, bem como o fato de que todas as pessoas no mundo são dignas de amor.

Não tente obter aprovação e elogios de sua mãe, não se esforce para resolver as coisas toda vez que você se comunicar, porque, além de conflitos e mal-entendidos, você não alcançará nada dela. Se você sente que precisa do apoio dela, diga a si mesmo que você é ótimo, que tudo o que você fizer, com certeza terá sucesso. Avalie você mesmo seus resultados, elogie-se com mais frequência, mesmo por pequenas coisas. Esforce-se para se tornar uma pessoa autossuficiente e madura que não dependa da opinião de ninguém.

Não deixe uma mãe tóxica violar seus limites pessoais. Mantenha qualquer contato com ela o mínimo. Não se concentre nos sentimentos que sua mãe faz em você. Aprenda a não se deixar enganar pelas técnicas de manipulação que ela usa para evocar vários sentimentos negativos em você e destruir sua paz de espírito. Pense nessa pessoa apenas como um amigo invejoso que deseja superar você em alguma coisa.

3 comentários

Eu tenho uma mãe assim.

Eu tenho uma mãe assim: em sua juventude ela era uma belezura deslumbrante, mas a vida foi de tal maneira que ela trabalhou a vida toda em uma fábrica, no trabalho duro. Meu pai era capataz numa loja da mesma fábrica, tínhamos dois filhos, sempre faltou dinheiro. 6 anos atrás, papai morreu e mamãe ficou sozinha, ela particularmente não quer se comunicar conosco, ela fica constantemente ofendida com qualquer palavra e, sim, odeia qualquer homem que apareça em minha vida. Nunca fui casada, não tenho filhos, embora já tenha 39. Ela diz: é bom que não haja filhos. Agora eu moro com um homem, ele tem muito tato, o que acontece raramente. Mas a mãe, mesmo assim, constantemente, consciente ou inconscientemente, quer que ele desapareça, vá embora, evapore, para que ele não esteja lá. Isso é expresso tanto em palavras quanto em ações. Ela sempre me lembra que ele tem um emprego ruim. Ele diz que é mais jovem do que eu e que existem meninas. Afirma que vai tirar vantagem de mim e desistir e tudo mais. Fico triste com o pensamento: se ele realmente me deixar, será um grande feriado para ela. Se eu cozinhar algo, ela nunca come, ela imediatamente prepara o seu. E então, quando uma enorme panela de sopa ou uma montanha de tortas não é consumida na próxima meia hora, ela simplesmente me atormenta com frases como: "O quê, tão sem gosto?" ou "algo impopular tortas, não vou mais cozinhar para você." Tudo isso é dito com grande ressentimento, repetindo muitas vezes, você tem que se entupir com o máximo possível dessa comida com um sentimento de culpa. Apesar disso, eu a amo. Ela já está com 70 anos, sua saúde está prejudicada na produção pesada. Tento fazer de tudo para deixá-la feliz pelo menos alguma coisa.

Tenho 39 anos, minha mãe tem 61. Tenho duas filhas maravilhosas e um segundo casamento.Quando criança, não me sentia odiada. Mas minha mãe não organizou sua vida pessoal. Sempre me pareceu que tínhamos um ótimo relacionamento, isso durou até o quinto ano do meu primeiro casamento. Aí começou a histeria que o marido de um gigolô, um zangão ... Em suma, ela me empurrou para o divórcio, mas não estou dizendo que ela foi a culpada. Desde então, ela começou a me colocar constantemente antes de uma escolha: seu marido ou ela. Eu faço o que ela quer, ou ela tem um ataque de raiva e vai embora. Ele considera todos idiotas, estúpidos, traidores e assim por diante. Ela não tinha mais namoradas ou amigos. Ela também não se comunica com suas irmãs. Ele odeia minha filha mais velha, diz que ela é um monstro e eu a mimei. O último escândalo aconteceu quando minha família e eu saímos da cidade e a levamos conosco. Apressava-se a insultar a filha, gritava comigo: para que preciso desse marido, já sou bem-sucedida, deixe o gigolô dele ... Embora ele ganhe bem e me mima. Tudo termina com ligações histéricas e SMS raivosos com insultos e acusações. Ela só me irrita. Quando eu estava grávida de minha segunda filha, ela quase me levou ao parto prematuro. Sabendo que eu estava grávida e minha pressão arterial subiu, minha mãe me enviou mensagens de som e de texto no meu ambiente de trabalho todos os dias com tais acusações que era difícil para uma pessoa normal imaginar. Ainda a odeio por isso, mas tentei perdoar. Não posso esquecer, mas no fundo enterrei esse sentimento de ressentimento, então ela começa de novo. Eu não sei o que fazer. Há apenas um desejo - parar e nunca mais vê-la novamente. Mas também entendo que ela não tem mais ninguém! Exceto o yorick que dei a ela. O que fazer?

Moda

a beleza

casa