Inveja

Como se livrar da inveja?

Como se livrar da inveja?
Contente
  1. Por que a inveja é perigosa?
  2. Como lutar?
  3. Exercícios psicológicos
  4. Conselho do psicólogo

Emoções pesadas, sentimentos negativos, antes de mais nada, ferem e esgotam psicologicamente quem os vivencia. Ficar obcecado por ressentimento, inveja, ódio e raiva pode prejudicar seriamente a saúde psicológica. Portanto, você precisa ser capaz de se livrar rapidamente dessas reações. Neste artigo, falaremos sobre a inveja: seus motivos e como derrotá-la.

Por que a inveja é perigosa?

O sentimento de inveja afeta a psique de uma forma muito destrutiva. A malícia sempre coexiste com ele. E depois disso, um desejo de prejudicar, de se vingar da pessoa que a pessoa inveja, surge na mente.

Uma pessoa invejosa não pode se alegrar não apenas nos outros, mas até em suas próprias vitórias. Este último ele simplesmente deixa de notar, porque está absorto em avaliar os sucessos e fracassos de outras pessoas. Por causa disso, simplesmente não sobra tempo e energia para viver sua vida.

A psicologia da inveja de outras pessoas sempre reside na própria pessoa invejosa, e não no ambiente ou nas circunstâncias. A ocorrência frequente de sentimentos de inveja é um sinal de que uma pessoa não pode ou não quer trabalhar sobre si mesma. Ele está imerso na busca de desculpas para sua falta de bem-estar em qualquer área. E o culpado por erros pessoais, fracassos, ele considera outra pessoa mais bem-sucedida aos seus olhos.

Claro, tal atitude em relação a si mesmo e aos outros não é um bom presságio. Em vez de superar a preguiça de si mesmo, endurecendo as fraquezas de caráter, tentando se livrar das deficiências de sua personalidade, o invejoso teimosamente estampa no local. Ao mesmo tempo, ele também abala significativamente seu estado psicoemocional, porque os sentimentos mais negativos e difíceis andam de mãos dadas com a inveja séria e duradoura: raiva, ressentimento, ódio e outras emoções destrutivas.

Sem dúvida, é preciso aprender a se livrar do sentimento de inveja em seu próprio embrião. Várias técnicas psicológicas, por exemplo a meditação, desde que praticadas regularmente, ajudam a combater as emoções negativas de forma muito eficaz.

Como lutar?

Existem diferentes períodos na vida: listras pretas se alternam com boas mudanças e subidas. Mas mesmo nas circunstâncias mais difíceis e infelizes, ficar sentado quieto e com inveja de outra pessoa certamente não é uma opção.

Para seguir em frente, você deve começar com o seu mundo interior, resolver suas deficiências, erradicar as qualidades e emoções negativas que estão puxando você para o fundo. O desenvolvimento futuro dos eventos em sua vida dependerá do sucesso desses primeiros passos em trabalhar sobre si mesmo.

Deixe a busca por justiça

Nossos planos e desejos muitas vezes estão em desacordo com a realidade. Ninguém ainda conseguiu governar o mundo e subordinar completamente suas leis às suas expectativas. Você não deve transformar isso em uma catástrofe, ofendendo-se e zangando-se com a terra e o céu por sua intratabilidade. Cada um de nós é capaz de se desenvolver e mudar. E em que direção essas mudanças ocorrerão, cabe a nós decidir.

Portanto, livrar-se da negatividade, incluindo a inveja, é um passo sério e necessário para mudanças positivas na vida.

Pare de criticar

A crítica é bastante direta. Estamos todos muito sujeitos a avaliações negativas das atividades ou ações de outras pessoas.

Claro, nós próprios somos frequentemente criticados - e nem sempre de forma objetiva e construtiva. Mas em qualquer caso, não repita o que você não gosta nos outros.

E para lidar com a necessidade de fazer comentários negativos ou criticar alguém mais uma vez, tente se imaginar no lugar de outra pessoa em situação semelhante. Tente desenvolver empatia pela pessoa que você pretende repreender. Provavelmente, isso o ajudará a se conter e a falar de maneira mais gentil e correta, sem ofender ninguém.

Autodesenvolvimento

Torne uma regra ver os sucessos e as experiências de vida dos outros não como objetos de inveja, mas como lições para o seu desenvolvimento pessoal.

Atividades interessantes que você pode realizar todos os dias ajudarão a remover a apatia, que muitas vezes acompanha as emoções negativas. Faça um hobby, leia livros, assista a filmes e programas educacionais. Siga o exemplo de pessoas de sucesso. Não se afunde na inércia e na negatividade em relação aos outros.

Passe seus dias de forma produtiva. Mesmo se você tiver que trabalhar muito, encontre meia hora ou uma hora para uma atividade favorita interessante. Isso o encherá de energia, ajudará você a se livrar do estresse e das preocupações acumuladas durante o dia.

Motive-se

Defina-se como objetivos específicos quanto possível. Se você diz a si mesmo “Eu quero que tudo seja bom para mim”, esta é uma atitude insuficiente, porque você não entendeu o que “tudo” e quão “bom” você deveria ter.

Ao mesmo tempo, ao definir suas metas, tente focar especificamente em seus ideais, inclinações, desejos e valores pessoais. A adesão cega a padrões e padrões de vida impostos é um erro.

Digamos que você esteja com ciúme de seu ex-marido, porque ele tem uma nova família e filhos de outra mulher. Mas ouça a si mesmo. Talvez, ao romper o relacionamento com você, o seu homem o libertou do dia a dia, deu-lhe a oportunidade de ser livre, gastar seu tempo em treinamento, carreira, viagens.

Um amigo já tem 4 filhos de 30 anos. Pense se você realmente queria o mesmo na idade dela ou se era apenas mais um modelo imposto.

Liberar a inveja do sucesso dos outros virá a você quando, em vez de rastreá-los incansavelmente, aprender a se concentrar em seus objetivos pessoais na vida. A motivação passo a passo adequada (sim, quase nunca ninguém tem tudo de uma vez) o ajudará a alcançá-los.

Coloque-se no lugar de outra pessoa

Na maioria das vezes, o objeto de inveja são sucessos específicos ou uma das áreas da vida de outras pessoas.No entanto, o invejoso nem pensa no preço a que alguém obteve estes ou aqueles benefícios.

Tente suprimir seu distanciamento e se colocar no lugar de quem você inveja. Certamente você será capaz de discernir outros aspectos menos coloridos de sua vida.

O vizinho tem outro carro novo caro, mas se você observar, ele sai de casa de manhã cedo e chega do trabalho tarde da noite. Pergunte a si mesmo se vale a pena um trabalho tão desesperador e exaustivo, absorvendo todas as forças e todo o tempo livre que poderia ser gasto com sua família ou com seu hobby favorito.

Por mais bonito que o romance de uma amiga possa parecer, ela parou de aparecer em sua companhia. O novo namorado simplesmente a privou da liberdade de se comunicar com os amigos. Pense se você gostaria de um noivo invejável em troca da falta de independência pessoal.

Alguém subiu rapidamente na carreira, mas não tem absolutamente nenhuma oportunidade de prestar atenção em sua família. Ou, como costuma acontecer, ele nem consegue ligar. E há muitos exemplos semelhantes, quando “em algum lugar desapareceu, em algum lugar chegou”.

O principal aqui é definir as suas prioridades e segui-las, sem perder o rumo, olhando de perto a vida das outras pessoas.

Exercícios psicológicos

  1. Tente olhar para os sucessos e ganhos de outras pessoas de forma diferente. Transfira-se para a posição deles e alegre-se genuinamente - em vez de ficar aborrecido e com inveja. Feche os olhos e imagine como você entra em um novo apartamento tão esperado. Sinta todas as emoções sobre este evento. Traga sentimentos de alegria à tona. Em geral, mude sua posição do ponto "Tenho inveja" para o ponto "Estou sinceramente feliz por você". Em seguida, imagine-se nos momentos em que seus desejos se tornam realidade. Percorra essas imagens em sua cabeça o máximo possível e desfrute da alegria da vitória e do sucesso. Certamente você não gostaria que alguém o odiasse e desejasse o mal em tais momentos de grande alegria. Portanto, você também precisa superar a tendência à inveja.
  2. Arranja um pequeno caderno. Escreva os objetivos e áreas da vida mais importantes e prioritários para você na primeira página. Provavelmente, você ficará surpreso ao descobrir que já tem muito do que deseja ou está perto disso. No final de cada dia, faça uma anotação no bloco de notas que comece com “Hoje agradeço que ...”. A seguir, relacione tudo o que foi bom e positivo para você durante o dia, que o fez feliz e o ajudou a progredir em alguma coisa. E tente entender para si mesmo que a ausência do mal também é felicidade. Lembre-se de ser grato porque o infortúnio não aconteceu com você e por não passar por muitos dos problemas que os outros têm.
  3. O próximo exercício é em certo sentido uma piada, mas perfeitamente anima e fortalece a autoconfiança. Escolha sua foto, de preferência um retrato no qual você goste de você. Cole-o no centro de uma grande folha de papel em branco. Este será um “certificado” que o Universo premia para você. Mas indique as nomeações em que se destacou e que são dignas de admiração. Pode ser, por exemplo: "a amiga mais solidária", "a mãe mais carinhosa", "o melhor marido", "excelente especialista", etc. Escreva seus títulos em lindas letras coloridas embaixo da foto. Admire e elogie a si mesmo.
  4. Quando você ficar "quente" novamente e sentir os sintomas desagradáveis ​​de uma inveja incipiente, experimente uma técnica psicológica comprovada. Escreva em um pedaço de papel uma lista das pessoas que você inveja, indicando o objeto específico da inveja. Por exemplo, o carro do seu vizinho, as botas novas de um colega, a viagem de um amigo ao mar. Em seguida, percorra a lista e analise cada item. Você realmente quer a mesma coisa? Você está procurando um jipe ​​gigante que consome gasolina? O estilo e a cor das botas recentemente compradas por um colega combinam com você? Você gostaria de viajar para o lugar exato que seu amigo visitou recentemente ou você tem outros interesses em viagens? Se a resposta for não, risque o item e tire a inveja de nossas cabeças. Se você realmente deseja a mesma coisa, comece a desenvolver um plano para atingir essa meta.

Conselho do psicólogo

Aprender a superar os sentimentos de ciúme é uma tarefa difícil para muitos.Nossos desejos mudam com o tempo, e muitos sonhos e planos nunca se realizam.

Em primeiro lugar, tente perceber o mundo ao seu redor como ele é, junto com suas falhas e imperfeições.

Você também precisa aprender a aceitar e amar a si mesmo, a se alegrar com seus sucessos. E embora isso pareça muito simples, para muitos é exatamente isso que se torna mais difícil de realizar.

Não se prenda ao mal, saiba como aproveitar o seu próprio sucesso e o dos outros, aprenda coisas novas, se desenvolva. Freqüentemente, uma pessoa começa a olhar para a vida e a inveja de outras pessoas apenas por causa do tédio e da monotonia.

A meditação é uma boa terapia para o ciúme. Você pode começar com técnicas simples, como concentrar-se na respiração. Com o tempo, você será cada vez mais capaz de alcançar um estado de paz e tranquilidade. Muito do que o preocupava deixará de incomodar e ficará em segundo plano.

Se você sente que muitas vezes tem ciúme e sofre com isso, não fique quieto, livre-se desse sentimento negativo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa