Saias

Como escolher um tecido para saia?

Como escolher um tecido para saia?
Contente
  1. A escolha do tecido com base no estilo
  2. Tipos populares de tecidos em termos de densidade e espessura
  3. Quanto tecido é necessário para uma saia: técnica de cálculo
  4. Dicas para iniciantes

Se você vai costurar uma saia com suas próprias mãos, primeiro você precisa decidir de que material será feita a costura. A seleção de um tecido adequado é baseada em muitos fatores. Entre eles estão o estilo do produto, e as nuances do corte, e a finalidade da saia, e a cor desejada, e o tipo de figura.

A escolha do tecido com base no estilo

Sol e meio sol

Para saias deste estilo, diferentes materiais são selecionados de acordo com o comprimento do produto. Batista, chiffon, malhas finas e lã são especialmente populares.

Uma saia de seda parece atraente.

As saias com este corte de materiais translúcidos ficam bem, especialmente se forem costuradas em várias camadas.

Lápis

Para saias deste tipo, escolhe-se um material denso que não perde a forma, que não deve ser muito macio nem muito fino.

Uma boa opção é o fato de ser tecido, que seja natural (enruga e pode encolher) ou misto (esse tecido é mais fácil de limpar).

Além disso, as saias lápis são costuradas com malha densa, seda densa, tweed, linho, veludo cotelê, algodão.

Tulipa

Este estilo requer o uso de um tecido que cairá bem e formará dobras suaves. É importante que o tecido flua e não enrugue.

As escolhas frequentes são cetim, seda, algodão com adição de elasticidade, viscose e semi-lã.

Com babados

O tecido é selecionado levando em consideração que o folho se apresenta com uma bela linha fluida, e não sobressai para os lados. Na maioria das vezes, os modelos com esse acabamento são costurados de chiffon, algodão e vários tecidos para vestidos.

Com dobras

Para essas saias com dobras passadas a ferro, você deve comprar um material que seja denso o suficiente para manter sua forma.Não deve ser volumoso ou solto. Sintéticos ou tecidos mistos são mais frequentemente preferidos.

Se a saia plissada for verão, o material é escolhido para ser móvel e leve. Para a versão de inverno, preste atenção aos tecidos para vestidos e ternos, além da lã.

Balão

Para essa saia, você precisa comprar um tecido que não flua e que não fique pendurado. O material deve manter sua forma para que o produto tenha o volume necessário.

Com bolsos

A melhor opção para esses modelos seriam tecidos grossos, por exemplo, jeans, cetim, linho ou veludo cotelê. Esses materiais podem ser naturais ou com adição de elastano.

Estreito

Os critérios de tecido mais importantes para tal saia serão maciez e elasticidade. O tecido não deve enrugar ou enrugar.

As malhas de peso médio são consideradas a melhor escolha. A renda macia é frequentemente escolhida.

Trapézio

Esta saia é costurada com materiais que mantêm a forma. Uma boa escolha seria tecido de cambraia, veludo, chita, denim, jacquard, malha de densidade média.

Ano

As saias deste estilo são feitas de materiais soltos. Seda e raiom funcionam bem, assim como algodão fino. Uma boa opção para os modelos de “ano” também é o denim ou o jacquard.

Tutu

Essas saias são tradicionalmente feitas de tecidos claros e translúcidos. Os mais populares são o tule, a malha e o chiffon.

Tipos populares de tecidos em termos de densidade e espessura

Ao escolher o tecido para uma saia, você pode ver muitas características diferentes em seu rótulo. Dentre eles, destaca-se a densidade superficial do material. Este parâmetro dirá a você o quão durável é o tecido - quanto mais alto o valor, mais tempo a saia feita desse material vai durar.

A espessura do tecido também pode ser indicada na etiqueta. Essa característica é influenciada pela densidade do fio, o tipo de trama das fibras, o acabamento do tecido e outras nuances. Quanto mais espesso o tecido, maior será sua resistência, proteção contra calor e resistência ao desgaste.

Com materiais mais grossos, são costurados modelos de saias para o inverno e para a meia estação. Isso inclui lã densa, veludo cotelê e malhas densas. Para saias de verão, são usados ​​tecidos menos grossos, por exemplo, chiffon, cambraia, crepe de chine, linho fino.

Quanto tecido é necessário para uma saia: técnica de cálculo

Normalmente, para costurar uma saia, adquire-se um pedaço de tecido de largura padrão (150 cm) com um comprimento que corresponda ao comprimento desejado da saia mais alguns centímetros de reserva para a bainha. Por exemplo, para uma saia reta, pegue um comprimento mais 10 cm, que é o suficiente para as costuras, bainha e cinto.

Para um cálculo mais preciso da quantidade de tecido necessária, você deve levar em consideração sua altura, volume e outros fatores que aumentam o consumo de tecido, como por exemplo, a presença de bolsos de remendo ou babados no modelo. Se a largura do material for menor que o padrão, o consumo também aumentará.

A maior parte do tecido é necessária para saias "sol", bem como modelos com muitas camadas ou dobras. Às vezes é preciso comprar material de até cinco metros de comprimento. Para calcular o consumo exato, o melhor é construir um molde no papel e dispor, levando em consideração o corte do material.

Assim, você verá claramente a quantidade de tecido necessária para criar um modelo de saia específico.

Dicas para iniciantes

  1. Se você não tem experiência em fazer sua própria saia, não deve escolher tecidos com um padrão complexo ou estampa xadrez.
  2. Iniciantes não devem trabalhar com chiffon, couro, jacquard, veludo ou cetim. Jeans, viscose, malhas, seda, linho, gabardine e algodão grosso são considerados tecidos mais adequados para as primeiras saias com as próprias mãos.
  3. Se você está planejando costurar uma saia longa, não compre um material muito denso para ela. Lã, linho, seda ou jeans são boas escolhas.
  4. Tecidos muito densos também não são recomendados para costurar uma saia que fará parte de um vestido de noite. As melhores opções de materiais para saias elegantes são cetim, guipura, seda, veludo, renda.
sem comentários

Moda

a beleza

casa