Saias

Como lavar e passar a ferro uma saia plissada?

Como lavar e passar a ferro uma saia plissada?
Contente
  1. Características de lavagem
  2. As sutilezas dos produtos de passar roupa
  3. Técnicas de restauração de rugas

Uma saia plissada é um atributo elegante e romântico do guarda-roupa feminino. Parece ótimo em qualquer figura e permite combiná-lo harmoniosamente com muitas coisas. Porém, para que o produto esteja sempre bonito e atraente, ele deve ser bem cuidado.

Características de lavagem

Uma das etapas principais no cuidado de uma saia plissada é a lavagem.

O processo tem nuances próprias e é realizado de acordo com certas regras. Antes de começar a lavar as pregas pregueadas, é necessário realizar uma série de medidas preparatórias. Para fazer isso, você precisa colocar a saia sobre uma superfície dura e plana, alisar todas as dobras e dobrá-las de acordo com as dobras.

Em seguida, você deve pegar uma agulha fina, enfiar um fio de seda por ela e costurar cada dobra da cintura até a borda da bainha com pontos grandes. Depois disso, o produto precisa ser torcido com força e colocado em uma meia de náilon. Para evitar que a saia caia da capa improvisada durante a lavagem, a ponta da meia deve ser amarrada.

Recomenda-se lavar a saia plissada à mão com sabonete líquido e condicionador. A temperatura da água na bacia não deve ultrapassar 40 graus, caso contrário, a saia pode ficar fortemente deformada e as dobras ficarão retas.

Durante o processo de lavagem não é recomendável influenciar fortemente o produto, em caso de contaminação pesada, é melhor deixá-lo em água com sabão por 10 minutos. Não é recomendado manter coisas corrugadas na água por mais tempo: isso pode levar ao endireitamento das dobras e requerer medidas urgentes para reformatá-las.

Após a lavagem da peça, é necessário enxaguar em várias águas, adicionando condicionador. Em seguida, você precisa tirar a saia da água e pendurá-la com cuidado pelo cinto.Não é recomendado espremer o produto. Antes da lavagem na máquina, a saia também é costurada e colocada em uma sacola de náilon, após a qual é rolada nos modos de lavagem manual ou delicada em baixas velocidades. Girar o produto em uma centrífuga também é estritamente proibido.

As sutilezas dos produtos de passar roupa

A maneira como as saias plissadas são passadas a ferro depende inteiramente dos materiais de que são feitas. Portanto, é melhor passar a ferro um modelo escolar sintético ou de lã pelo lado sujo, colocando uma gaze úmida por cima. No entanto, antes de vaporizar as dobras, deve ler as informações do rótulo, uma vez que alguns artigos de poliéster não são, em princípio, recomendados para serem engomados. Em tal situação, você pode passar sem um vaporizador e usar o efeito de banho de vapor.

Para fazer isso, pendure uma saia ondulada sobre o banheiro em um varal ou cabide e ligue a água quente por 15 minutos. Ao mesmo tempo, a porta da sala deve ser bem fechada. Depois de encher o banheiro com vapor, é necessário endireitar delicadamente cada dobra com as mãos molhadas e deixar o produto na corda até que seque completamente. Com os modelos de lã, tudo é muito mais simples: eles são bem vaporizados em gaze, e suas dobras não perdem as formas originais por muito tempo.

Os produtos de chiffon são considerados os mais difíceis de passar e requerem cuidados especiais e precisão. Isso se deve ao fato de que uma gota d'água acidentalmente caindo no material deixará uma mancha, que só poderá ser removida por meio de lavagens repetidas. Recomenda-se passar a ferro esses produtos sem usar vapor, sem prensar o ferro. Depois de passada a flauta de chiffon, ela deve ser deixada sozinha por 10 minutos. Durante esse tempo, o tecido esfriará e assumirá a forma desejada.

Uma saia de jersey geralmente tem um forro, que é virado do avesso ao passar e passado a ferro separadamente. Para passar os modelos de malha, assim como de veludo cotelê, é necessário passar pela frente um pano úmido. No entanto, você não deve trabalhar muito ativamente com o ferro, e o processo de passar esses tecidos deve se parecer mais com vaporização do que com alisamento. Depois de passada a roupa, deve-se pendurá-la pelo cinto em uma corda e examinar todas as dobras. Se você encontrar áreas problemáticas com linhas de dobra indistintas, será necessário corrigir a situação com a ajuda de um vaporizador vertical.

Modelos de seda são passados ​​por dentro com gaze. Assim como no caso do chiffon, as gotas não devem cair no material. Isso pode causar queimação em áreas úmidas ou descoloração nessas áreas.

A saia de couro sintético deve ser passada do lado avesso, por meio de gaze úmida, a uma temperatura de ferro de 35 graus. O alisamento deve ser feito com cuidado, apenas tocando o material, movendo-se da cintura para a bainha da vestimenta. Se você tiver um gerador de vapor ou uma função de vaporização vertical para o ferro, poderá usá-los segurando o aparelho a uma distância de 10-15 cm do produto. O efeito do banho de vapor também suaviza rugas enrugadas em itens de couro sintético. Para isso, pendure a saia sobre o banheiro, abra a água fervente e endireite manualmente todas as dobras sobre o vapor. Da mesma forma, você pode endireitar uma saia de tule amassada, porém, seu tempo no vapor pode ser reduzido para 5-7 minutos. O material é bastante maleável e rapidamente assume suas formas originais.

Técnicas de restauração de rugas

Freqüentemente, após um longo desgaste ou uma lavagem malsucedida, as pregas se endireitam e a coisa perde sua atratividade anterior. No entanto, esse produto não deve ser jogado fora, pois existe uma maneira eficaz de devolvê-lo à sua aparência original em casa. Para fazer isso, rale meio pedaço de sabão em pó em um ralador grosso e dissolva em 1 litro de água morna. Então, à composição resultante, você deve adicionar clara de ovo, 1 colher de sopa. eu. vinagre e 1 colher de chá. amido. Todos os componentes devem ser bem misturados e colocados nesta solução com um pano macio de algodão ou gaze grossa.

Enquanto o material está na solução, você deve reformar as dobras endireitadas e alinhavá-las com uma linha fina com pontos frequentes. A seguir, a saia deve ser estendida sobre uma tábua de passar, previamente coberta com um pano limpo e seco, e quaisquer vincos devem ser esticados. Em seguida, você precisa apertar levemente a gaze embebida e cobrir suavemente a saia com ela. Depois que as dobras estiverem prontas para serem passadas, é necessário pegar uma folha grande de papel, espalhar sobre a gaze e começar a passar.

O uso de uma folha de papel é um pré-requisito para a realização deste procedimento. Caso contrário, a clara do ovo presente na solução começará a aderir ao ferro e a estragar rapidamente a base.

Após todas as dobras danificadas terem sido reformadas, retire o pano com papel e deixe o produto sobre a cartolina secar completamente. Em seguida, pendure a saia em um cabide ou corda e deixe por algumas horas.

O manuseio cuidadoso e o cuidado competente da saia plissada aumentam significativamente a vida útil do produto e permitem que ele mantenha sua aparência original por muito tempo.

Veja no vídeo abaixo algumas dicas úteis sobre como passar a ferro uma saia plissada.

sem comentários

Moda

a beleza

casa