O que são saias plissadas?
Talvez toda mulher tenha uma saia plissada em seu guarda-roupa. Os donos dessas saias costumam ter um gosto especial. Esses modelos permitem sofisticar a imagem, conferindo sofisticação e leveza. Essas coisas permitem que elas se mantenham confiantes, pareçam mais femininas e pareçam mais jovens e frescas. Embora os modelos plissados sejam considerados difíceis de manter, seu uso oferece uma oportunidade de complementar o guarda-roupa de maneira lucrativa e adicionar elegância.
O que é isso?
A moda de produtos plissados passa por altos e baixos regularmente. Nesta temporada, graças à casa Gucci, esses modelos voltaram a ser muito populares. Os estilistas da casa de moda têm procurado devolver as pregas aos desfiles, utilizando materiais menos tradicionais para os seus modelos na forma de tecidos de veludo, couro, têxteis com estampas, etc.
As primeiras informações sobre roupas plissadas datam de tempos muito antigos. O uso de pregas é conhecido desde o reinado de Ramsés II. As primeiras saias deste corte surgiram há cerca de 4-5 mil anos. Presumivelmente, tais produtos eram originalmente usados apenas por homens, mais tarde essas roupas apareceram no guarda-roupa da bela metade da humanidade.
Plissado é um tecido que é alisado em tiras com um ferro e depois costurado com uma sanfona. Essas dobras podem ser largas ou estreitas, e as pregas podem ser parciais ou completas.
As pregas parciais fazem com que as peças acabadas pareçam originais e às vezes até criativas. O uso de plissado completo ajudará a adicionar ternura e romance ao visual.
Uma saia plissada é um modelo em forma de cone, que recebe uma textura em forma de dobras que conduzem em uma direção. Sua largura depende da densidade do material usado. Deve-se observar que, na maioria das vezes, as dobras são verticais, mas em alguns modelos podem ser localizadas na horizontal ou na diagonal.
As pregas estão agora no auge da popularidade. É por isso que muitos designers estão usando cada vez mais esse estilo para produtos de costura. Em muitas coleções, você pode ver produtos leves e esvoaçantes feitos de tecidos delicados, como seda ou chiffon. Essas saias arejadas são mais adequadas para a temporada de verão-primavera.
Para a estação fria, escolha tecidos mais quentes na forma de lã grossa, malhas ou couro. A variedade de tecidos usados na costura de saias plissadas permite que você crie uma grande variedade de imagens e, ao mesmo tempo, sempre tenha uma aparência elegante e moderna.
Comparação com saias plissadas
Muitas pessoas confundem os conceitos de "ondulado" e "pregueado", acreditando que se trata de um tipo de produto. Embora externamente sejam semelhantes, ainda diferem de várias maneiras. Na criação de tecidos ondulados e plissados, passa-se por um certo processo, que inclui a formação de dobras no material ao pressioná-los com formas especiais. Como resultado, aparecem dobras que parecem um leque, e é comum chamá-las de "ondulado" ou "pregueado". Para saber qual a diferença entre eles, você deve se familiarizar com as características de cada método.
Para tecidos ondulados:
- as dobras estão localizadas obliquamente, em um ângulo, externamente parecem um leque ou um acordeão;
- a largura da dobra e da bainha será a mesma.
Para telas plissadas, os seguintes pontos são característicos:
- arranjo paralelo de dobras;
- externamente, as dobras parecem igualmente suavizadas;
- as dobras e as dobras neste caso terão larguras diferentes - portanto, com uma largura de dobra de 2 cm, a dobra será de 1,5 cm.
Ou seja, a principal diferença é a largura diferente da dobra.
Plissado é um tecido “reclinado” e alisado, enquanto uma prega parece uma dobra volumosa.
Variedade de modelos
Se falamos de estilos, agora muitos especialistas notam o quanto o corte dessas roupas mudou. Junto com o arranjo vertical usual de pregas, é permitido adicionar um corte diagonal. Esses modelos são mais adequados para mulheres com um corpo não muito normal.
Quanto ao comprimento dos produtos, pode ser muito diverso, enquanto o corte da bainha pode ser uniforme ou assimétrico. Além do comprimento clássico do joelho, o comprimento máximo do produto, bem como o comprimento curto e midi, permanecem relevantes.
Alguns designers continuam a fazer experiências não apenas com o material ou comprimento do produto, mas também com seu corte. Assim, tornaram-se populares modelos de duas camadas feitos de pregas translúcidas e uma anágua densa para combinar com o próprio tecido ou em cores contrastantes.
Normalmente, um cinto em estilo clássico é feito na forma de uma tira fina. De acordo com designers de moda, modelos com um cinto largo, parecendo um jugo ou corpete, também parecerão interessantes.
Por tipo de estilo
As pregas plissadas são, por si só, uma decoração para saias, por isso não requerem decorações adicionais, como bolsos. Como um pequeno acréscimo, pode ser usado um cinto fino que desce até os quadris. Esta opção é mais adequada para roupas com comprimento máximo.
As saias plissadas variam em estilo. Pode ser:
- modelos em um jugo;
- saia calças;
- shorts com saia;
- produtos com cintura alta ou baixa;
- queimado.
Via de regra, são cortados como o sol ou meio sol.
As saias plissadas femininas passaram a fazer parte do guarda-roupa da mulher moderna, mas ao escolher um estilo semelhante, deve-se ter em mente que tais dobras podem esconder defeitos de figura, mas em alguns casos aumentam visualmente os quadris. Este estilo é mais adequado meninas magras em vez de mulheres com formas grandes.
Nesse caso garotas gordinhas vale a pena escolher modelos com corte assimétrico. Escolher um chiffon plissado ou saia de seda seria uma boa opção para eles. Graças a este material, toda a imagem ficará clara, enquanto o modelo não vai sobrecarregar a silhueta.
É aconselhável escolher um corte com dobras a partir da linha do quadril, permitindo visualmente tornar as coxas menos massivas e ao mesmo tempo alongar as pernas. É preferível que as mulheres cheias escolham um produto ligeiramente acima do joelho.
O produto se tornará uma opção universal para proprietários de diferentes tipos de carrocerias. em um elástico. Ao escolher esta opção, você pode criar rapidamente diferentes imagens, que vão desde o escritório ao neutro, de rua.
Por comprimento
Já o comprimento dos modelos plissados pode ser variado, dependendo das características da figura, da estação do ano ou simplesmente de preferências pessoais:
- para meninas altas, será preferível escolher modelos com comprimento acima do joelho;
- mulheres com baixa estatura são mais adequadas para saias com cintura alta.
Saias longas plissadas no chão definitivamente não valem a pena usar para garotas baixas, porque elas vão parecer visualmente ainda menores. Uma opção mini ou na altura do joelho é mais adequada para eles.
Materiais (editar)
A saia pregueada da moda atingiu seu pico de popularidade em algum momento dos anos 80 do século passado. Não é à toa que esse corte foi usado em ternos e uniformes para a escola. Atualmente, esses modelos se tornaram mais sofisticados e multifacetados, podendo ser chamados simplesmente de universais. Uma saia plissada pode ser encontrada em um estilo normal de negócios e casual ou como um vestido de noite.
Inicialmente, apenas tecidos naturais como a seda eram usados para costurar esses produtos. Eles pareciam muito bonitos e naturais, mas tinham uma desvantagem significativa - depois de um curto uso, suas dobras quase não se notavam.
Agora eles passaram a usar materiais mais práticos com a adição de sintéticos, que ajudam os tecidos a manterem sua forma original.
Se forem usados tecidos leves para o período outono-primavera, então materiais quentes e pesados são adequados para o inverno. Para o verão, o tecido chiffon é uma boa opção, e o tecido de lã é ideal para o inverno. Na entressafra, uma saia plissada pode ser:
- malha;
- malha;
- veludo;
- veludo.
Hoje em dia, as roupas de couro se tornaram muito populares. O mesmo vale para saias plissadas. Saias plissadas de couro na altura do joelho parecem muito interessantes. Essas opções podem se tornar a base para a criação de uma imagem moderna, elegante e feminina.
Cores e estampas
Se falamos da paleta de cores, ela é marcante por sua diversidade. A escolha dos tons depende muito da época. Portanto, no período primavera-verão, o seguinte será relevante:
- Branco;
- azul;
- cor de rosa;
- hortelã;
- saia empoada;
- padrão de bolinhas.
Nos dias de verão, uma saia azul ou vermelha em combinação com um top claro também fica muito bem. No período outono-inverno, é preferível dar preferência aos tons mais calmos.
As saias das seguintes cores são mais adequadas para a estação fria:
- Cinza;
- Marrom;
- Borgonha;
- Azul-marinho;
- ouro;
- prata;
- bronze.
No tempo frio, uma saia justa e sólida em uma gaiola abaixo do comprimento do joelho parecerá real.
O tecido brilhante usado para costurar vai adicionar leveza e um certo mistério a essas coisas. Uma saia prateada ou dourada será a opção perfeita para uma festa corporativa de Ano Novo ou uma festa divertida.
Atualmente, designers e designers de moda se oferecem não apenas para usar modelos monocromáticos, mas também para escolher saias com estampas, listras, gradientes.
O design predatório não perdeu sua posição por muitos anos. Os designers de moda não desconsideraram isso lançando saias pregueadas da moda sob o tigre, píton ou zebra. Essa impressão pode adicionar intriga e mais expressividade à imagem.Modelos plissados que combinam vários tons em formas geométricas serão relevantes.
Nuances de escolha
Ao escolher uma saia plissada, não se esqueça que esse estilo muitas vezes aumenta visualmente os quadris.
- Esta opção é mais adequada para mulheres esbeltas ou senhoras com um formato de corpo em "triângulo".
- Esse modelo também é adequado para mulheres rechonchudas, mas somente se o material for escolhido corretamente e se o comprimento do produto também for levado em consideração.
- Para mulheres com figura "triangular", a versão do produto com jugo é mais adequada. Nesse caso, as dobras começarão abaixo da coxa, de modo que a silhueta ficará visualmente mais magra.
- Se a figura for do tipo "maçã", o produto em uma pequena dobra tornará a figura estranha, dando-lhe o formato de um barril. Esta opção é mais adequada para o tipo "pêra".
Deve-se ter cuidado ao escolher uma roupa semelhante para mulheres grávidas. Mas se você equilibrar a parte inferior mais volumosa com a parte superior direita, poderá obter uma aparência bastante orgânica.
A combinação certa de um fundo com um topo adequado ajudará todas as mulheres a corrigir visualmente as falhas na figura e parecer mais magra.
O que posso usar com uma saia plissada?
Recomenda-se usar saias plissadas com top livre. Essas roupas ficam bem com uma blusa larga, um suéter ou jaqueta grande demais, um cardigã, uma jaqueta. Ao escolher uma opção longa, recomenda-se destacar a cintura com um cinto ou um cinto fino. Neste caso, é desejável que o topo do conjunto seja encurtado.
Uma saia plissada de escritório ficará bem com uma blusa clássica e uma jaqueta justa. Mudando uma blusa rígida para um top e colocando uma jaqueta de couro, você pode atualizar seu visual instantaneamente e obter uma nova roupa de estilo casual.
- Para estilo de negócios uma saia com blusa de cetim ou uma blusa lisa, complementada por sapatos de salto baixo.
- Em um ambiente menos formal é melhor escolher pregas com blusa, camiseta ou suéter leve. Como calçado, é preferível dar preferência a sapatilhas, sapatilhas leves ou botas semi-temporada.
- Para uma saída à noite uma saia até o chão com um espartilho ou top estampado é mais adequada.
Nesse caso, não se deve sobrecarregar a imagem com acessórios, dada a autossuficiência do material. Basta colocar uma corrente fina, uma pulseira ou um pequeno anel para adicionar charme à imagem.
Qualquer opção pode ser usada como calçado. Este estilo ficará muito bem com bailarinas, sandálias de salto, cunhas. Recentemente, muitos designers têm procurado expandir a compreensão clássica do uso de roupas, oferecendo opções aparentemente incongruentes. É por isso que muitas meninas preferem usar saias plissadas, combinando-as com sapatos ásperos. Podem ser tênis, tênis, botas cossacas ou botins com cadarços.
Verão
Para o verão, é melhor escolher saias plissadas em tons pastéis claros. Para criar um visual elegante, você deve prestar atenção ao modelo de comprimento mini e midi. Com estas saias, qualquer look ficará fresco e lúdico. Neste caso, você pode escolher uma camiseta, um top ou uma blusa leve como top. Um top branco combinado com um fundo claro ficará muito delicado. Esse look é perfeito para ir ao cinema, para qualquer ocasião ou para um encontro romântico.
Na primavera
A singularidade desses modelos está em sua versatilidade. Então, para a primavera, uma excelente opção seria escolher um produto de corte assimétrico ou uma minissaia combinada com uma blusa leve e scarpins.
Na primavera, uma combinação de saia brilhante de cintura alta com um top preto ou branco seria uma boa opção. À noite, você pode jogar uma jaqueta leve sobre os ombros. Sandálias ou sapatos de salto alto vão completar o look. Se for a uma reunião com colegas ou amigos, você pode usar esta opção com segurança. Uma jaqueta leve ou de motoqueiro, assim como um sobretudo ou blazer alongado, jaquetas jeans e coletes ajudarão a complementar a imagem escolhida.
No outono
No guarda-roupa de outono há espaço para saias plissadas em diversos materiais. Além disso, o tecido para esses produtos não será mais tão delicado e arejado. Eles foram substituídos por coisas feitas de malha, lã ou outro tecido mais denso.
Roupas na altura do joelho são mais adequadas para esta temporada. Para uma saia midi, você deve escolher uma camisa clássica, gola alta ou blusão. Se ficar frio, você pode colocar uma jaqueta curta ou uma jaqueta de couro cortada sobre os ombros. É melhor usar botas ásperas ou como sapatos.
Os produtos plissados distinguem-se pela sua praticidade, ao mesmo tempo que têm um aspecto muito elegante. Escolher uma saia de malha na altura do joelho com um colete de pele e botas de cano alto ajudará a criar um look brilhante. Em vez de um colete, você pode escolher um casaco curto ou uma jaqueta de tricô, complementada com um cinto.
Os modelos da moda para o outono serão combinados de maneira ideal com moletons, blusas de malha grossas, moletons com capuz, bem como botas de cano alto, botas ou tênis. Para isolamento, você pode usar jaquetas de couro ou jaquetas bomber, elas ficarão bem com saias de qualquer comprimento.
No inverno
Na estação fria, roupas feitas de materiais grossos, por exemplo, lã ou couro, são adequadas. Saias pregueadas quentes são usadas com suéteres grandes. Botas de salto baixo são mais adequadas como calçados.
No inverno, roupas mais quentes são necessárias, então uma saia quente pregueada é melhor combinada com uma jaqueta, um casaco de pele mais curto ou um casaco de pele de carneiro. Uma saia deste estilo será uma excelente opção para criar uma imagem e permitirá que você faça várias combinações de várias camadas em estilos diferentes.
Regras de cuidado
Itens plissados requerem cuidados especiais. Para que as roupas recuperem sua aparência original após a lavagem, algumas recomendações devem ser seguidas:
- recomenda-se a limpeza desses produtos, observando as instruções do rótulo;
- as saias plissadas em tecidos sintéticos podem ser lavadas em casa à mão ou na máquina de lavar, sujeitas a um delicado ciclo de lavagem;
- os modelos plissados não podem ser espremidos com força, devem ser pendurados cuidadosamente após a lavagem;
- para preservar as dobras da saia durante a lavagem, é aconselhável colocar o produto em uma capa ou usar uma meia comum para esse fim.
Antes da lavagem à mão ou na máquina, esses produtos devem ser costurados com pontos grandes ao longo de cada dobra. Isso melhorará a qualidade da roupa após a lavagem e ajudará a passá-la a ferro sem dificuldade. Ao passar essas roupas, você deve colocar um pano fino ou gaze por cima. Produtos de couro e malhas não precisam ser engomados.
Saias de malha plissada só podem ser lavadas à mão, em temperatura não superior a 40 graus. Apertando levemente, a coisa é estendida sobre uma superfície horizontal com uma toalha previamente estendida. Após a secagem parcial, as roupas podem ser penduradas no cabide, prendendo-as no cinto.
Algumas coisas exigem cuidados especiais no cuidado, por isso os produtos sujeitos a deformações devem ser entregues aos artesãos para lavagem a seco.
Exemplos de looks elegantes
A definição das opções vencedoras depende principalmente da preferência pessoal e do estilo escolhido.
Para quem prefere um estilo romântico, esses modelos combinam melhor com um top arejado e leve. Uma saia midi com uma blusa ou top de chiffon, bem como um chapéu de aba larga e elegantes sapatilhas de balé, ficarão bem. Em dias de vento, você também pode usar uma jaqueta leve ou um colete jeans ou jaqueta.
Para as mulheres que preferem um estilo empresarial, é melhor ficar com as saias um pouco acima ou abaixo do joelho. Chiffon ou seda grossa seriam uma excelente opção neste caso. Para a parte de cima, é melhor escolher uma camisa clássica ou uma blusa com colete alongado. Bombas confortáveis ou oxfords, bem como uma sacola, ajudam a complementar o conjunto básico.
No tempo frio, uma saia plissada de malha de comprimento médio é mais adequada. Camisas costuradas com tecidos densos, jaquetas podem servir de top para ela.Complemente o look com botins ou botins de cano alto.
Um modelo em camadas ajudará a criar uma aparência festiva. Nesse caso, sapatos com salto serão úteis. É melhor usar uma embreagem e joias discretas e elegantes como acessórios adicionais.
A saia plissada será um elemento importante para a criação de um look atraente e feminino. A escolha correta dos modelos permitirá que você crie uma variedade de arcos e não enfadonhos todos os dias.