Alisamento de cabelo

Como alisar o cabelo com um ferro?

Como alisar o cabelo com um ferro?
Contente
  1. Preparação
  2. Instruções passo a passo
  3. Temperatura ótima
  4. Engenharia segura
  5. Cuidado do cabelo após o procedimento

Uma das formas mais populares de alisar o cabelo em casa é usar um ferro (chapinha, modelador, modelador de ondular). No entanto, nem todo mundo está familiarizado com as complexidades de trabalhar com ele. A consequência disso pode ser fios sobresecados, sua aparência desarrumada, eficiência insuficiente de uso do dispositivo. Pode evitar consequências negativas graças à escolha correta da forma de engomar e ao cumprimento das recomendações para a sua utilização.

Preparação

Escolher um alisador é um passo importante para um penteado bonito e elegante. Vai depender dele:

  1. a eficácia deste método de alisamento;
  2. preservação da saúde do cabelo;
  3. fácil de usar;
  4. a capacidade de escolher a temperatura ideal;
  5. segurança de uso do dispositivo.

Existem diferentes tipos de ferros. A principal coisa a prestar atenção é o material de que as placas são feitas. A funcionalidade do dispositivo depende muito disso. Vamos considerar os mais comuns.

Metálico

Esta é a opção mais econômica. No entanto, é perigoso para a saúde do cabelo. As placas de metal no dispositivo têm condutividade térmica desigual. O resultado serão fios secos e danificados. É absolutamente impossível minimizar o impacto negativo de tal passagem.

    Teflon

    Estas são placas de metal revestidas de Teflon. Proporciona um deslizamento mais fácil ao longo dos fios. Eles não aderem a esse material e ficam com uma aparência mais saudável após o procedimento. Ao contrário das placas de metal, as placas de Teflon neutralizam a estática e levam a resultados mais eficientes. Uma desvantagem significativa desses ferros é sua vida útil curta, em média 1 ano.

      Cerâmica

      Aqui, uma distinção deve ser feita entre placas revestidas de cerâmica e placas totalmente de cerâmica. A primeira opção é comparável às placas revestidas de Teflon em termos de propriedades e vida útil. A segunda opção tornou-se muito comum em termos de relação qualidade-preço.

      Os retificadores cerâmicos são sempre equipados com um termostato. Eles podem ter várias funções úteis, por exemplo, ionização ou fornecimento de vapor. Tais dispositivos duram muito tempo, dependendo da qualidade da cerâmica e da montagem.

      Turmalina

      Essas placas são feitas de cerâmica revestida com turmalina, o que melhora significativamente a qualidade dos ferros. Eles não precisam de uma função de ionização, uma vez que a turmalina emite partículas carregadas negativamente quando aquecida. Isso permite que você remova a estática.

      A superfície dos endireitadores de turmalina é lisa para um deslizamento fácil. Os produtos de modelagem não grudam nela. Com um efeito suave, estes ferros são indicados para cabelos enfraquecidos e tingidos. Seu custo é superior ao da cerâmica, mas a longa vida útil justifica o custo.

      Titânio

      O titânio é o metal mais leve e durável. As placas feitas deste material aquecem rápida e uniformemente. Eles também neutralizam a eletricidade estática. Esses ferros não têm efeito destrutivo e são eficazes no uso.

        Combinado

        Essas placas incluem titânio-turmalina, cerâmica-mármore e outros tipos de ferros. As pastilhas combinadas combinam as melhores propriedades de vários materiais para obter resistência ao desgaste e melhorar a qualidade do endireitamento.

        Na hora de escolher, lembre-se de levar em consideração a presença de termostato, a ausência de cantos vivos nas placas, a mobilidade, a suavidade e a largura das placas, dependendo do comprimento e estrutura dos cabelos. Quanto maior o comprimento, mais largas as placas podem ser. Para cabelos grossos, é melhor escolher placas mais estreitas para um melhor processamento. Para alisar franjas e penteados em vários níveis, você também precisa escolher um alisador com placas estreitas para que não formem vincos ao puxar.

        Antes de prosseguir com a modelagem, é importante lembrar que um procedimento incorreto danificará o cabelo. O alisamento deve ser feito sobre a cabeça limpa e quase seca. Cabelo sujo depois de um modelador ficará desarrumado. A fase preparatória consiste em dois pontos principais: lavar e secar os cabelos.

        Cabeça de lavagem

        Enxágue bem os cabelos, prestando atenção especial à área da raiz e, a seguir, aplique o condicionador. É melhor se tiver uma propriedade de alisamento para facilitar o trabalho posterior. Todos os produtos devem ser bem lavados em água morna para alisar as escamas. Depois disso, o cabelo deve ser torcido levemente com uma toalha e penteado com uma escova úmida.

          Secagem de Cabelo

          Você pode secar a cabeça naturalmente ou com um secador de cabelo. É melhor recusar qualquer produto de modelagem antes de endireitar. Quando expostos a altas temperaturas, eles começam a assar no cabelo, danificando-o.

          A exceção é o spray térmico. Ele cola as placas do cabelo e prolonga o efeito de alisamento. É melhor aplicar o spray nos cabelos molhados antes de usar o secador. Isso facilita a distribuição.

          O principal é não secar a cabeça nesta fase. Se você usar um alisador em cabelos completamente secos, durante o procedimento ele começará a usar a umidade vital de sua estrutura. Porém, também não vale a pena realizar o procedimento com os cabelos úmidos, caso contrário o efeito do aparelho sobre eles será muito prolongado.

          O cabelo deve estar cerca de 5% úmido após a secagem do secador. Essa porcentagem é difícil de determinar com tato. Durante a secagem, você precisa controlar a umidade com a mão. No momento em que a umidade deixar de ser sentida na área tratada, é necessário interromper o uso do secador de cabelo.O excesso de água residual permanecerá e não apenas minimizará o impacto na saúde do cabelo, mas também ajudará o ferro a fazer bem seu trabalho.

          Toda a fase preparatória deve ser reduzida para garantir o fácil deslizamento do ferro e seu curto efeito sobre os fios. Portanto, o cabelo deve estar bem preparado para o alisamento. Especialmente se você tiver que endireitar os fios crespos. Neste caso, é melhor começar a puxar enquanto se seca com secador de cabelo com escova.

          Assim que o estágio de preparação terminar, você deve proceder imediatamente ao alisamento para que o excesso de umidade remanescente permaneça.

          Instruções passo a passo

          O procedimento pode ser realizado facilmente em casa por você. Basta não se apressar, passo a passo realizando todas as ações.

          Em primeiro lugar, o cabelo deve estar bem fixado. Se forem curtos, você pode coletá-los em duas caudas: na parte de trás da cabeça e no topo da cabeça. Se o seu cabelo for comprido, você pode deixar uma cauda mais alta. A cauda deve ser fraca para que os fios possam ser puxados facilmente. Depois disso, você deve prosseguir para o palco principal.

          O alisamento começa nos fios mais baixos perto do pescoço. Você deve primeiro mover-se horizontalmente até que a linha inferior termine e, em seguida, subir uma linha superior. A espessura de um fio é em média 3-4 cm. O alisador é realizado desde a raiz com um ligeiro recorte para não queimar o couro cabeludo e danificar os folículos capilares até às pontas. E é assim que cada linha de fios é processada de baixo para cima.

          Depois de usar o modelador na área da raiz, o cabelo fica sujo mais rapidamente. Portanto, se o cabelo for naturalmente liso e o modelador for usado para dar-lhe maciez adicional, você pode começar a alisá-lo não pela raiz, mas um pouco abaixo.

          Em cabelos cacheados, a transição será perceptível, então você precisa puxar os fios da base.

          A mesma recomendação é indicada para quem quer ficar com um penteado volumoso. Nesse caso, os donos de cabelos cacheados não precisam tocar na área da raiz dos fios internos do penteado. E endireite os fios superiores a partir das raízes com um recuo mínimo seguro.

          Para que o penteado fique perfeitamente reto e liso, é necessário passar a ferro exatamente em linha reta, sem girar em torno do eixo. Quanto mais rígida a estrutura, mais fino deve ser o fio. Você precisa se mover devagar, não ficando no mesmo lugar por mais de dois segundos. É aconselhável realizar uma mecha com modelador, no máximo uma vez. As pontas do cabelo podem ser ligeiramente encaracoladas - o penteado ficará natural.

          Em geral, esse estilo é executado muito rapidamente e o efeito é muito perceptível. Mas lembre-se de que esse efeito desaparecerá rapidamente em um ambiente úmido. Chuva, neve e até produtos para penteados ou para o cabelo podem arruinar rapidamente o seu penteado. Principalmente se o seu cabelo for naturalmente cacheado.

          Em geral, esse procedimento se tornou conhecido e amado por muitos. Ao mesmo tempo, você precisa entender que não existem ferros absolutamente seguros e precisa ter uma abordagem responsável não apenas quanto à sua escolha, mas também quanto à técnica de seu uso. Um dos parâmetros mais importantes a que deve prestar atenção especial é a temperatura de engomar, que é ideal para o seu tipo de cabelo.

          Temperatura ótima

          Cada tipo de cabelo tem sua própria faixa de temperatura. Para superfícies finas, enfraquecidas ou coloridas, uma temperatura de aquecimento de 130 ° C a 160 ° C é adequada. Cabelo normal pode ser alisado em temperaturas entre 160 ° C e 175 ° C... Para forte e resistente, você pode definir a temperatura de 175 ° C a 200 ° C.

          Tendo escolhido sua faixa por estrutura, você precisa começar a endireitar ao longo de sua borda inferior. Se, por exemplo, um fio de cabelo fino é efetivamente alisado a 130 ° C, nenhum aumento adicional de temperatura é necessário. Se o resultado não for suficiente, vale a pena adicionar a temperatura uma etapa do termostato. E assim você pode se mover em seu alcance até que a marca mais aceitável seja selecionada.

          É importante notar aqui que quanto mais alta a temperatura, mais forte é o efeito e a velocidade do alisamento. Portanto, a tentação de definir a temperatura mais alta é bastante alta. Mas mesmo um pequeno excesso de uma marca suficiente afeta a condição do cabelo. E como o procedimento não é totalmente seguro, você não deve expor seu cabelo a mais testes.

          Tendo escolhido a temperatura mais segura para o seu cabelo, conhecendo a técnica de trabalhar com um modelador, é importante não se esquecer dos cuidados na hora de usá-lo.

          Engenharia segura

          As regras de uso do ferro incluem requisitos gerais para aparelhos elétricos e recomendações individuais para minimizar seu impacto negativo no cabelo. A lista inclui vários itens.

          1. Não deixe que a água entre no ferro.
          2. Mantenha-o fora do alcance das crianças.
          3. Não toque nas partes quentes. Se necessário, você pode usar uma luva de proteção térmica.
          4. O dispositivo só pode ser colocado em uma superfície resistente ao calor.
          5. Não deixe o retificador ligado sem supervisão.
          6. Não é recomendável usar o ferro na temperatura máxima.
          7. Após cada uso, deve-se limpar primeiro com um pano úmido e, em seguida, com um pano macio e seco.
          8. Não enrole o cabo em volta do aparelho. É necessário verificar periodicamente a sua operacionalidade.
          9. É indesejável usar o retificador com freqüência. Recomenda-se alisar o cabelo no máximo uma vez por semana.

          Além das regras de uso do aparelho, existem recomendações para o cuidado e restauração dos cabelos após o procedimento.

          Cuidado do cabelo após o procedimento

          Após a exposição dos cabelos a altas temperaturas, eles inevitavelmente perdem vitalidade, tornam-se mais vulneráveis. Portanto, você precisa protegê-los de influências externas negativas adicionais. Entre eles, os efeitos nocivos são:

          1. luz do sol direta;
          2. água clorada;
          3. substâncias agressivas em produtos para os cabelos;
          4. escovas de metal e grampos de cabelo;
          5. penteados justos;
          6. estilo agressivo;
          7. dieta;
          8. procedimentos para alterar a aparência do cabelo, por exemplo, tingimento, laminação.

          Existe uma grande variedade de produtos de restauração capilar no mercado. É preciso lembrar que muitos deles apenas mascaram o problema, mas não têm efeito benéfico nos cabelos. Para não agravar a situação, é imprescindível conhecer a sua composição. Entre os diversos produtos, máscaras e óleos têm funcionado bem.

          As máscaras podem ser misturadas com produtos naturais em casa. É uma opção de cuidado capilar econômica que não prejudica o cabelo. Entre os ingredientes mais usados ​​estão clara de ovo ou gema, mel, decocções de ervas (camomila, calêndula, bardana e outros), kefir, conhaque, tintura de pimentão. Cápsulas comprovadas com vitaminas A e E, que se agregam na quantidade de duas gotas à mistura selecionada.

          Deve-se prestar atenção especial aos óleos. São aplicados na metade do comprimento do cabelo ou nas pontas, adicionados a cosméticos para os cabelos e máscaras caseiras.

          Vários tipos de óleos são mais eficazes para o cabelo.

          Arganovoye

          Este óleo é indicado para restauração capilar após ondulação, alisamento. Nutre os cabelos com antioxidantes, restaurando sua aparência saudável. Além disso, tem efeito firmador e previne a formação de caspa.

            Oliva

            Devido ao seu conteúdo em vitaminas e fenóis, o azeite tem um efeito nutritivo e regenerador da estrutura capilar. É recomendado para cabelos secos e quebradiços. Além disso, tem um efeito benéfico no couro cabeludo seco.

              rícino

              O óleo é capaz de penetrar profundamente no cabelo, nutrindo-o e restaurando-o por dentro. Essa ação é possível devido ao conteúdo de ácidos graxos em sua composição. A marca registrada do óleo de rícino é sua capacidade de aumentar o crescimento do cabelo.

                Bardana

                O óleo de bardana tem um efeito hidratante pronunciado.Alisa os fios rebeldes e protege o cabelo das influências externas adversas.

                  Amêndoa

                  Este óleo firmador não só melhora a aparência do cabelo, mas também promove o crescimento, a elasticidade e o brilho do cabelo. Ele retarda o envelhecimento celular e tem um efeito antiinflamatório no couro cabeludo.

                    Coco

                    O óleo é destinado principalmente para cabelos secos e sem vida. Devolve-lhes o brilho e a força. Além disso, tem efeito antimicrobiano, aliviando a inflamação e coceira no couro cabeludo.

                      Jojoba

                      O óleo hidratante e nutritivo é rico em vitaminas. É adequado para todos os tipos de cabelo, fortalece sua estrutura e estimula o crescimento. Muitas vezes, pode ser visto em vários cosméticos.

                        Alecrim

                        O óleo é conhecido por seus efeitos de limpeza e fortalecimento em pontas duplas e cabelos danificados. Evita que caiam e costuma ser usado em combinação com outros óleos.

                        Com cuidado constante e manuseio cuidadoso, seu cabelo pode ser mantido em boas condições, mesmo com o uso semanal do modelador. E embora a geometria rígida das linhas do penteado esteja na moda, e as mulheres cada vez mais recorram aos dispositivos de styling, antes de mais nada, é preciso lembrar do cabelo bem cuidado. Qualquer penteado é variável. Sempre relevante e querido por muitos, o quadrado, por exemplo, fica lindo tanto na forma lisa quanto ondulada, levemente desleixada.

                        Uma atitude flexível em relação à moda e uma atitude responsável para consigo mesmo permitir-lhe-ão preservar por muito tempo a beleza e a saúde dos seus cabelos.

                        Para obter informações sobre como alisar adequadamente o cabelo com um ferro, veja o vídeo abaixo.

                        sem comentários

                        Moda

                        a beleza

                        casa