Costura e decoração de roupas

Como costurar uma camiseta feminina: padrões e master classes

Como costurar uma camiseta feminina: padrões e master classes
Contente
  1. Construindo a base do padrão
  2. Modelagem
  3. De que tecido são costuradas?
  4. Como cortar?
  5. Como costurar com as próprias mãos: uma aula magistral para iniciantes

Atualmente, a seleção de camisetas é muito ampla e variada, mas cada pessoa quer criar algo original e especial. Costurar uma camiseta com as próprias mãos é barato e muito fácil. Esta lição irá ajudá-lo a se divertir, já que a estampa deste produto é fácil de construir, não requer uma grande quantidade de tecido e todo o processo não demorará mais do que duas horas.

Para criar tal produto, é necessário ter habilidades gerais em costura, atenção e um desejo de criar uma coisa de autor incomum. Para tornar esse sonho realidade, algumas informações necessárias ajudarão na construção de uma camiseta.

Construindo a base do padrão

Para construir corretamente um padrão para qualquer camiseta, você precisa fazer um desenho da base no papel. Pode-se notar que este desenho é simples, já que não é necessário desenhar um dardo do peito e da cintura, o que simplificará muito a tarefa.

Primeiro, você precisa fazer as medições em uma sequência estrita: circunferência do pescoço, tórax, cintura, largura das costas. Eles são divididos pela metade quando o desenho é desenhado na metade do tamanho.

Em seguida, construímos um ângulo reto. Deste canto para baixo marcamos o comprimento do produto, à direita separamos 1/2 da circunferência torácica. Baixamos a altura do peito, traçando uma linha reta. Isso contará como a profundidade da cava.

Na linha resultante, meça 1/2 da largura posterior e marque com um ponto. Agora calculamos a cava. Divida a circunferência do tórax por 2 e acrescente 3-4 cm. Desenhe perpendiculares a partir dos pontos obtidos.A parte de trás, a cava e a frente do produto agora estão marcadas no desenho.

Divida a área da cava ao meio e desenhe uma linha para baixo. Ele indicará o corte lateral do produto frontal e traseiro. Além disso, depois de medir o comprimento da cintura posterior, abaixe essa medida, desenhe uma linha horizontal - esta será a linha da cintura. Deite 18-20 cm da cintura para baixo, marque a linha dos quadris.

Agora você precisa traçar uma linha para o pescoço. Calculamos a medida, dividimos a circunferência do pescoço por 3 e somamos 0,5 cm. Colocamos essa medida no topo do ângulo reto, chamado de largura do pescoço das costas. Colocamos um ponto, a partir deste ponto traçamos uma linha de 2,5 cm de altura e traçamos uma linha para o pescoço. Das duas perpendiculares traçadas nos pontos mais altos, reserve 2,5 cm para baixo e faça um entalhe.

Agora você precisa construir a cava.

Do ponto superior do pescoço até o ponto 2,5, coloque de lado a medida da largura do ombro + 1,5 cm, desenhe uma linha. No desenho, do ângulo reto da frente para cima, reserve 2,5 cm, desenhe uma linha horizontal, transfira a largura do pescoço das costas para essa linha. Para calcular a profundidade do pescoço da frente, você precisa adicionar 1 cm à largura do pescoço das costas. Do ponto superior do pescoço da frente, desenhe a largura dos ombros + 1,5 cm. Nós conectamos o extremo pontos com uma linha curva da cava.

Em seguida, construímos a manga.

Desenhamos um ângulo recto, baixamos o comprimento da manga, à direita desenhamos a largura da manga, é calculado pela fórmula: dividimos a circunferência torácica por 3 e somamos 6 cm, colocamos um ponto. Deite 3⁄4 da profundidade da cava - esta é a altura do punho. No desenho, a largura da manga é dividida ao meio, indicada por uma marca. Deste ponto à direita e à esquerda traçamos linhas até a profundidade da manga, traçamos a linha da ocat. O desenho resultante será a manga da camiseta.

Assista a uma aula magistral sobre alfaiataria no vídeo.

Modelagem

Trata-se, antes de mais nada, do desenvolvimento de modelos de roupas, nos quais é importante levar em consideração tanto as características de gosto de uma pessoa quanto as características de sua figura. Em outras palavras, essa é uma base certa para a fabricação de um produto. A modelagem consiste em quatro etapas: análise da ideia, seleção da base do produto, realização das modificações na base resultante e costura da vestimenta.

Para um entendimento completo, é necessário desmontar alguns dos modelos de camisetas.

Vestido de camiseta com ombros à mostra

Corte o padrão de camiseta resultante em detalhes na frente e nas costas. Colocamos esses detalhes em papel vegetal. Para obter um ombro desinflado, você precisa aumentar o comprimento da costura do ombro. Colocamos uma marca e conectamos com uma linha lisa com a cava, obtemos uma linha de manga desinflada.

Manga de uma peça

Uma característica especial é o corte das mangas na frente e nas costas. Essas mangas são variadas em formato, tamanho e profundidade da cava. Do alto do ombro nas costas e na frente, desenhe uma linha indicando o comprimento. Desenhe uma linha paralela na profundidade da cava. Desenhe uma perpendicular do ponto final do comprimento da manga. Conectamos suavemente os pontos com a linha da cintura.

camisa polo

No padrão frontal, marque a profundidade do fecho do pólo (cerca de 15 cm). Separadamente, recortamos a prancha, pronta com 3,5 cm e 16 cm de comprimento, encurta a manga no comprimento desejado, reduz a base da frente e das costas em 2,5 cm ao longo da costura lateral para um ajuste confortável. Além disso, construímos uma coleira.

Uma aula magistral sobre costura de um produto e construção de um padrão está no próximo vídeo.

Manga raglan

Colocamos a metade da frente da manga e a camiseta uma em cima da outra, alinhando os cortes dos ombros com a parte superior da própria manga, que fica em um ângulo ligeiramente inclinado. Vale lembrar que quanto maior for a inclinação, mais convexa será a manga.

Divida o pescoço das costas ao meio, defina o ponto A. A partir do ponto A, desenhe uma tangente à cava. A intersecção da tangente com a cava - ponto B. AB dividir ao meio, traçar uma perpendicular de 1 cm, conectar com uma linha lisa.

Separe 4,5 cm ao longo da gola da frente, marque com o ponto A1. Nós o conectamos com uma tangente à cava, obtemos o ponto B1.Dividimos A1B1 ao meio, definimos a perpendicular 1 cm para cima, conectamos com uma linha curva suave. Em seguida, recortamos todos os detalhes no papel, o restante nas costas e colamos a cava na manga.

Abaixo está um exemplo de uma manga em camadas.

Por completo

O padrão de uma camiseta gorda não difere muito do padrão de uma camiseta normal. Para fazer isso, corte a frente e as costas de baixo para cima até a costura do ombro e empurre alguns centímetros, dependendo da completude da figura. Em seguida, ao longo da cava e da costura lateral, adicione 1,5-2 cm cada para expandir o produto.

Sugerimos assistir a uma aula magistral sobre costura uma camiseta grande no próximo vídeo.

Encapuzado

Na frente, reserve o comprimento desejado do capuz, no padrão é calculado através da coroa da cabeça para medir a distância do meio das costas ao meio da frente. O furo para a face depende do modelo selecionado.

A forma pode ser um círculo ou oval, depende de suas próprias preferências. Este estilo tem 2 costuras laterais e ombros. Essa camiseta não é apenas confortável, mas também original.

Gola V

Esta opção de recorte é a mais simples. É adequado se não houver tempo suficiente para um processamento mais complexo.

Para fazer isso, pegue o padrão frontal, marque a profundidade do corte em forma de V nele (cerca de 10 cm). Este corte deve ser perfeitamente nivelado sem qualquer desvio. Você pode marcar com uma régua ou desenhar uma linha suave com sabão. Conectamos com uma linha reta até a ponta da gola da frente, obtemos o decote original da camiseta.

De que tecido são costuradas?

Hoje em dia, o guarda-roupa de toda mulher não pode ser imaginado sem camisetas. Essa coisa é dotada de propriedades como praticidade, comodidade, máximo conforto e versatilidade. É adequado não apenas para esportes, mas também se encaixa perfeitamente no seu visual do dia a dia.

Para que a camiseta não cause desconforto ao vestir, ela deve ser agradável ao toque, isso, em primeiro lugar, depende da composição da peça.

Vejamos alguns exemplos de tecidos que podem ser usados ​​para fazer uma camiseta prática.

Popeline

Este tecido é feito de algodão natural. Fios grossos e finos, entrelaçados, criam uma textura especial inerente a este tecido. É tingido apenas com o auxílio de corantes ecológicos, graças aos quais tem uma resistência muito elevada.

Este material tem muitas vantagens. A popeline não desbota, tem um elevado nível de resistência, textura agradável, retém calor, não enruga, é hipoalergénica, tem um preço razoável.

Para escolher popelina de qualidade realmente boa, é necessário verificar se a fibra sintética adicionada está indicada no rótulo. Se estiverem disponíveis, esse tecido é de má qualidade, é muito perigoso para quem sofre de alergias, não absorve bem a água e enruga-se facilmente.

Jersey

Este material é tricotado com fios naturais ou sintéticos em uma máquina. As dobradiças que o compõem podem mudar de posição e esticar, graças a um determinado local. Os materiais de partida são fios e linhas.

Uma das vantagens é a estrutura do tecido, que não enruga. As malhas são herméticas, por isso aquecem no frio e nos dias quentes. Estique-se perfeitamente, adaptando-se a qualquer formato e é fácil de limpar, já que nem necessita de ser engomado.

Algodão

Este tecido é um dos naturais. Uma camiseta de algodão é perfeita no verão, pois esse tecido absorve rapidamente a umidade e mantém uma temperatura confortável por muito tempo.

É respirável, os tecidos de algodão literalmente "respiram" no corpo de qualquer pessoa. Esses tecidos não se deformam durante a lavagem, são suficientemente fortes e estáveis, razão pela qual as coisas não podem esticar ou encolher. Mesmo com lavagens frequentes, não perdem algumas dessas características.

A principal vantagem é que os tecidos de algodão não se esfarelam durante a costura e são agradáveis ​​ao toque.

Renda

Hoje em dia, as camisetas de renda estão se tornando cada vez mais populares. Em combinação com o bottom correto, essas camisetas conferem à proprietária sofisticação e sofisticação, trazendo notas de romance, devaneio e ternura à sua imagem.

Este tecido tem um padrão elegante com orifícios que chama a atenção. É versátil, respirável e tem uma textura interessante. Uma camiseta feita de renda não será apenas bonita, mas também elegante. É ela quem vai dar um toque festivo à imagem.

Kulirka ou superfície lisa kulirny

Este material é feito de algodão, o que confere ao tecido muitas propriedades excelentes. É bastante forte, mas ao mesmo tempo muito leve e arejado.

Não estica, não encolhe após a lavagem, mantém a sua forma de forma notável. Uma camiseta com colete é perfeita no verão, pois absorve a umidade da pele, mas ao mesmo tempo tem boa respirabilidade.

Graças aos laços especiais, a superfície lisa não enruga, mantém o seu aspecto original mesmo após a lavagem, não necessita de ser engomada, pelo que as coisas confeccionadas com este tecido podem ser guardadas no armário e vestidas sem utilizar o ferro.

Intertravamento (dois plásticos)

O Interlock é 100% algodão, é um tecido com duas faces, portanto tem um segundo nome - duas camadas. É muito resistente ao desgaste e durável, podendo assumir sua forma original mesmo após a lavagem e esticamento.

Interlock mantém o calor no tempo frio, protege contra a hipotermia. Fácil de passar a ferro e mantém a cor por muito tempo. Este é um dos materiais naturais e hipoalergênicos e, o mais importante, é muito fácil de cuidar.

Como cortar?

Para que tudo funcione perfeitamente bem, você precisa fazer um padrão no tecido em uma superfície perfeitamente plana. Além disso, você vai precisar de tesouras, ferramentas para ajudar na marcação, régua e giz de cera.

O tecido disponível deve ser utilizado de forma racional, ampliando de perto as peças existentes. Primeiro, você precisa definir todos os grandes padrões e padrões que têm uma dobra. A parte de trás e a gola devem ser posicionadas de forma que fiquem centralizadas na dobra do tecido, pois não precisam ser cortadas. Em seguida, as peças menores são localizadas e assim por diante até as menores. Você precisa começar a cortar somente quando todo o padrão estiver completamente marcado com sabão ou giz no tecido.

Detalhes que têm uma dobra e um segundo par são colocados frente a frente nas costas. Isto é muito cómodo, porque é deste lado que pode fazer vários tipos de marcas: bolsos, localizações de botões, dobras. Assim, essas marcas de giz não serão visíveis na face do produto.

É muito fácil coser os produtos marcados no verso, nomeadamente as peças que têm par.

A parte frontal serve para a localização de peças que não possuem par, que devem ser unidas em função do padrão ou padrão existente. Ao recortá-los, é necessário determinar a localização correta da peça.

Não se esqueça da localização correta da direção do fio de compartilhamento da peça com o fio de compartilhamento do tecido. Uma vez que o tecido ao longo do fio lobar tem menos probabilidade de ser distorcido.

Existem vários tipos de layouts:

  1. Dobra longitudinal (dobras ao meio, lado direito para dentro).
  2. Transversal (dobras para dentro ao longo da linha transversal com os lados da frente para dentro).
  3. Duas dobras (o tecido é posicionado sobre os fios da urdidura).
  4. Reversão (Este layout não é econômico porque há muitos avanços. Usado para fazer o layout de peças que têm uma forma assimétrica).
  5. Dobra parcial (O desdobramento do tecido é feito na largura, respectivamente, ao longo do fio da urdidura, pois as peças com dobras precisam de muito espaço. O restante das peças fica no tecido, colocadas em uma camada).
  6. Rotação (é usado no caso de uma pequena metragem de tecido, é cortado e girado 180 graus).
  7. Ao longo do oblíquo (é usado se as partes precisam ser mais móveis, desdobra-se, respectivamente, obliquamente).

Vale ressaltar que na hora de escolher um layout, é preciso levar em consideração as peculiaridades do tecido e do próprio padrão.

Tudo sobre o layout correto do padrão no tecido no próximo vídeo.

Como costurar com as próprias mãos: uma aula magistral para iniciantes

A t-shirt criada por ela própria tornará a imagem original, diferente das outras. É muito fácil costurar um item de guarda-roupa tão necessário e, o mais importante, não requer grandes despesas. Para alcançar maior exclusividade, o produto resultante pode ser decorado com várias listras, contas ou fitas a seu próprio critério.

Se você tem uma camiseta indesejada em seu guarda-roupa, pode criar um novo produto com base nela. Para isso, é necessário rasgar o produto antigo, passar a ferro as costuras e transferir tudo para o papel. A tarefa principal é verificar a junção das costuras do ombro e laterais para que tudo fique uniforme. A cava não é necessária, pois os ombros deste modelo do produto são rebaixados.

Os demais pedaços de tecido servirão de borde para o decote. Parâmetros como largura e comprimento devem ser calculados de forma independente, tudo depende dos desejos pessoais.

Produtos de costura

Primeiro você precisa processar as costuras dos ombros dobrando a metade da frente e de trás, lascando com agulhas. Para costurar essa camiseta, você precisa de um overlock, de forma que as costuras do produto só possam ser varridas. Depois que as costuras forem removidas, o produto ficará exatamente assim.

Pescoço voltado

  • Para isso, é necessário dividir a frente e o verso em 2 partes iguais, marcando as pontas com sabão ou lápis de ardósia. Essas marcas devem ser colocadas estritamente no meio e nas laterais.
  • Em seguida, você precisa dobrar a parte de trás e a prateleira ao meio e colocar mais pontos adicionais.
  • Na parte lateral das costas deveriam ser colocadas sobras, que se obtinham passando a ferro as costuras dos ombros.
  • É necessário que a faixa seja menor que a circunferência do pescoço. Neste caso, a orla não sairá.
  • Costure as bordas da tira.
  • Agora você precisa cortá-lo e passá-lo a ferro e, em seguida, colocar pontos no círculo da borda resultante, dividindo-o em quatro partes.
  • Conectamos os pontos da frente, de trás e da orla, de forma que a costura do embutimento fique na parte de trás.
  • Depois que as costuras estão encobertas, o decote é finalizado.

Processamento de cava

Esta etapa é muito simples - você só precisa costurar a tira da cava.

  • Passe a ferro a fita de viés na mesa de passar.
  • Ligamos as costuras laterais e fazemos a bainha.

Processamento de costura lateral

Varremos as costuras laterais, juntando as bordas.

Bainha inferior

  • Haverá um elástico de tamanho médio na parte inferior da camiseta, o comprimento deve ser medido dependendo das proporções.
  • Costure a bainha do elástico à bainha da camisa.
  • Cubra o elástico restante com a camiseta.

Fazendo outro ponto na superfície, você pode mascarar o elástico. É desta forma simples que o seu guarda-roupa foi reabastecido com uma original T-shirt de design.

Você pode ver ainda mais master classes nos vídeos a seguir.

1 comentário
Hóspede 01.02.2019 17:27

Obrigado!

Moda

a beleza

casa