Como costurar uma saia-calça e que padrão tomar como base?
As mulheres no mundo moderno vivem e trabalham, muitas vezes em um ritmo frenético, em pé de igualdade com os homens. Isso inevitavelmente influenciou a aparência do belo sexo e da moda feminina.
Portanto, calças de todos os tipos e listras, pelas quais as mulheres se apaixonavam por sua comodidade e conforto no uso, tornaram-se a principal peça de roupa. Ao mesmo tempo, o belo sexo se esforça para se manter feminino e atraente - então vêm ao resgate de calças de corte único, chamadas de saia-calça.
O que é uma saia de calça?
O estilo surpreendentemente confortável dessas roupas permite que as mulheres não se importem com o que vestir - saia ou calça, já que culotes (nome profissional deste item de guarda-roupa) combinam os méritos de ambas.
Eles permitem que você torne a imagem feminina e elegante, ao mesmo tempo que a deixa confortável. Devido ao corte livre, bem ajustado à cintura e expandindo-se para baixo a partir da parte superior da coxa, esse estilo de calça pode ser usado por mulheres com absolutamente qualquer tipo de corpo - as falhas ficarão escondidas de olhos curiosos com segurança.
Outra vantagem dessas roupas é sua versatilidade - você pode usar essa saia em qualquer época do ano e em qualquer clima - você só precisa abordar com cuidado a escolha do material: no inverno será lã grossa e quente, e no verão - tecidos leves esvoaçando ao vento.
Este projeto incomum apareceu pela primeira vez na década de trinta do século XIX na Holanda. Então, a própria ideia de uma mulher vestindo coisas que pareciam homens parecia inconcebível.Segundo a lenda, uma holandesa gostava muito de andar de bicicleta e andar de vestido era extremamente inconveniente. Então ela encontrou uma saída - ela criou calças invulgarmente largas que pareciam uma saia de lado.
Desde então, a aparência deste tipo de roupa permaneceu praticamente inalterada - variações foram criadas com apenas pequenas inovações.
Instruções passo a passo para criar um padrão
No mundo moderno, existe um grande número de revistas especializadas nas quais você pode encontrar os padrões necessários. Ao usar uma peça pronta, o processo de costura é bastante simplificado, mas ao mesmo tempo, os ajustes devem ser feitos dependendo das características da figura.
Para criar um padrão para calças tão originais, você precisará encontrar um padrão para uma saia reta comum e, com sua ajuda, poderá criar facilmente culotes de qualquer estilo e comprimento. Na verdade, existem muitas semelhanças entre essas duas variações de roupas femininas, e entendê-las ajudará você a dominar a criação de calças largas da moda sem problemas.
Listamos apenas as medidas que são necessárias para construir o desenho de uma saia futura. Veja a foto abaixo. Esta é uma diretriz para quem deseja construir um padrão de saia reta por conta própria.
Vamos voltar a modelar culotas da moda. No padrão de uma saia reta, você precisa fazer algumas alterações. Você precisa desenhar um corte de etapa. As seguintes medidas serão necessárias: altura do assento (BC), circunferência do quadril (OB). A foto mostra como fazer essas medições.
Em seguida, desenhamos. Considere o painel frontal:
- Do ponto 1 para baixo colocamos a medida BC + (0-2) e colocamos o ponto 2.
- Da marca 2 para cima, reserve 1/8 OB - 2 e defina o ponto 4.
- Da marca 2 à esquerda, você precisa desenhar um segmento igual a 1/8 OB - 2. Defina o ponto 3.
- Uma linha reta conecta os pontos 3,4. A bissetriz do topo do canto o divide ao meio.
- A bissetriz é dividida em partes iguais. Desenhe uma linha suave no meio da bissetriz. O corte da etapa está pronto.
No próximo padrão, do ponto 5, colocamos o segmento BC + (0-2), obtemos uma marca 6. Do ponto 6, desenhamos um segmento igual a 1/8 OB + 2. Acontece o ponto 7. A próxima etapa é semelhante à anterior, com uma alteração. A bissetriz é dividida em partes: ½ e ½ +0,5 cm, é melhor olhar a foto com clareza.
As calças também precisam de um cinto na saia. É recortado em um retângulo: onde a largura é de 4-6 cm e o comprimento é igual à circunferência da cintura. Os culottes vão caber melhor na cintura se o cinto for duplicado por dentro com tecido não tecido.
Modelagem oblíqua
A modelagem oblíqua assume que os fios de urdidura estão posicionados em um ângulo de 45 graus. Graças a esta posição, o material torna-se muito plástico e elástico, podendo ser esticado. As opções de corte sol e meio sol são feitas exatamente desta forma. O corte enviesado ajuda a criar uma silhueta bastante feminina, devido ao facto de todas as curvas do corpo serem suavemente realçadas, mas ao mesmo tempo a liberdade de movimentos é preservada.
É necessário muito mais tecido para criar produtos cortados dessa maneira. No entanto, vale a pena - roupas costuradas nas laterais visualmente emagrecem e escondem falhas.
Escolha de tecido
Anteriormente, para costurar culotes, eram usados tecidos densos e pesados, e a silhueta era criada reta e larga, com comprimento até o chão. Hoje em dia, a maioria dos designers escolhe tecidos leves e fluidos. Os modelos de verão são criados a partir de materiais de algodão, mas apesar de toda a compatibilidade ambiental e conforto de uso, eles têm uma desvantagem significativa - eles enrugam facilmente e perdem sua aparência apresentável. Os materiais tricotados com uma pequena adição de sintéticos não têm estas desvantagens.
Também aparecem modelos de couro. Para os amantes do estilo country e das coisas denim, há saias-calças denim. A variedade de tecidos permite que você escolha algo que se pareça com o estilo que você gosta, mas ao mesmo tempo torna o seu visual do dia-a-dia original e memorável. É surpreendente que quaisquer materiais sejam realmente adequados para tal item de guarda-roupa: calças feitas de chiffon arejado e culotes feitos de tecido de capa de chuva áspero se encaixam de maneira elegante e orgânica na imagem.A escolha do tecido depende de onde você pretende usar esta saia - no escritório durante o horário de trabalho do dia, para um evento formal ou para um piquenique de verão.
A escolha do material afeta a escolha do modelo, que é melhor criar a partir dele:
- Tomando como base um material denso e pesado, pode-se costurar culotes com numerosas dobras, divergindo da linha do quadril. Este modelo é adequado para reuniões de negócios ou passeios pela cidade.
- Modelos para encontros românticos e viagens de verão são criados com tecidos de cortinas translúcidas. A base construtiva para eles é um corte como um sol ou um semi-sol com uma expansão suave para baixo.
Na hora de escolher um tecido, é preciso pensar com antecedência como será o futuro produto. Por exemplo, um tecido muito pesado e denso não irá segurar bem as dobras e, para torná-las mais visíveis, você deve escolher um material sólido.
Culotes e padrões de costura populares
Existe uma grande variedade de modelos de calças neste corte, permitindo a cada mulher escolher o modelo que mais lhe agrada. Eles variam em comprimento, grau de alargamento e número de dobras.
O ideal é escolher o tipo de calça, com foco no seu tipo de corpo:
- Para mulheres obesas, calças compridas até os tornozelos ou até o chão serão uma dádiva de Deus. O tecido largo esconde perfeitamente as imperfeições das pernas e emagrece visualmente a figura, mas também nivela a plenitude dos quadris e a falta de cintura.
- O comprimento máximo também é adequado para meninas com quadris estreitos - é melhor para elas escolherem um modelo com uma faixa. Uma nuance essencial que deve ser lembrada na hora de escolher uma saia longa é que se recomenda calçá-la com sapatos de salto, caso contrário, corre-se o risco de peso visual da figura e diminuição da altura.
- Calças com saia de comprimento médio são adequadas para mulheres altas com pernas delgadas, já que calças largas até o meio da panturrilha podem, adicionalmente, esconder a altura e perturbar as proporções.
- Uma saia larga logo abaixo do joelho ajudará a corrigir visualmente a silhueta para meninas com a figura de um triângulo invertido. Ela irá equilibrar com competência a maciça parte superior do corpo, tornando a figura feminina e harmoniosa.
- As meninas vão adorar culotes curtos. São ótimos para discotecas, festas com amigos, ir ao cinema.
- O modelo com dobras no elástico é perfeito para passear na natureza ou à beira-mar, nessas calças será cómodo e confortável. A peculiaridade do padrão das calças com elástico consiste na ausência de dardos na zona da cintura e cinto inteiriço.
- Além disso, os designers criam culotes com cintura baixa ou alta, decoram-nos com fendas e botões e muitas vezes complementam-nos com bolsos escondidos.
Como cortar?
Colocamos o padrão de corte acabado no tecido. O tecido é dobrado ao meio com o lado direito para dentro. O desenho é apresentado na direção do segmento de compartilhamento. Prendemos com alfinetes e desenhamos no tecido ao longo do contorno. É necessário fazer reserva sobre dardos. Os dardos são desenhados, mas não cortados.
O contorno completo das culotes é novamente delineado com margens de costura e recortado. As folgas para costuras da parte inferior da perna são de 3-4 cm. Essa tolerância é feita levando-se em consideração o encolhimento do tecido.
Nuances ao cortar:
- As margens de costura para corte são iguais para qualquer tecido - 1-1,5 cm.
- Os dardos precisarão ser costurados posteriormente. Isso é feito para um melhor ajuste na cintura.
Tecnologia de costura
As partes acabadas da saia da calça estão prontas, você pode começar a costurar. Deve haver 5 deles: o painel traseiro 2 pçs., O painel frontal - 2 pçs., O cinto - 1 pç. A precisão e o cumprimento das regras de segurança não serão supérfluos.
A tesoura deve ser mantida afastada para que, ao alinhavar e costurar, você não corte acidentalmente as peças acabadas:
- Para costureiras iniciantes, você pode criar armadilhas para cópias. Eles ajudarão a varrer corretamente o produto e a colocar o alinhavo de maneira uniforme.
- O primeiro passo é costurar os dardos nas duas peças da saia.
- Costure o corte de degrau na saia e na calça.
- Você precisa costurar um zíper na lateral ou no painel traseiro.
- Nós varremos e costuramos as costuras laterais.
- As culotes estão quase prontas.
- Resta costurar o cinto, fazer uma laçada e pregar um botão. O cinto dobra-se duas vezes, o não tecido deve caber dentro.
- Não se esqueça de processar a parte inferior das calças usando qualquer um dos métodos conhecidos.
- Assim, não é difícil costurar uma saia-calça, mesmo sem ter um padrão especial e muita experiência para isso.
Aula master de culotes de costura com cheiro para iniciantes
Culottes vêm em estilos diferentes. Wrap culottes - calças saia que podem ser usadas em qualquer evento: recepção de gala, encontro com amigos ou estudo na universidade. Vamos costurar as culotes mostradas na foto. Mas! Em vez de um corpete, haverá um cinto.
Para criar uma saia-calça você vai precisar de: um zíper, um pequeno pedaço de tecido não tecido para um cinto, fios e ferramentas: agulhas, alfinetes, tesouras, um lápis e uma régua. Em seguida, o tecido é dobrado ao meio, com o lado direito para dentro. Os padrões das calças são aplicados de forma que a linha compartilhada do tecido fique paralela à linha do passo.
Simulamos um padrão pré-fabricado de culotes. O painel traseiro permanece inalterado. Estamos interessados no segundo padrão. Olhe para a foto. As calças têm pregas. Eles então imitam o cheiro.
No painel frontal, você precisa desenhar a largura das dobras. A largura da peça sobressalente é igual à distância entre 2 dardos. Do início do dardo para a esquerda, é necessário separar 2 cm e traçar uma linha reta até o final do produto.
Agora medimos a distância da extremidade direita do dardo até o corte em degrau. Usando a seguinte fórmula, obtemos o cálculo do odor desejado. Dobre (2cm + distância da extremidade direita do dardo até o corte). Exemplo: cálculo a partir de uma foto (2 + 7 = 9). Multiplique esse resultado por 2. A dobra vai até o fim. Ele pode ser deixado do mesmo jeito, adicionado ou diminuído. Um exemplo com uma foto, tomamos 6 cm x 2 = 12 cm. Clique na foto.
Temos cálculos, agora cortamos o padrão das culotes em linha reta. Faça nossas alterações em papel de jornal ou milímetro e cole o padrão.
A segunda dobra é modelada da seguinte maneira. Tomamos qualquer distância do corte lateral. No nosso exemplo, corte 6 cm e corte o padrão de cima, não alcançando o corte lateral de alguns mm. Fórmula para dobras: 6 cm x 2 = 12 cm. Mova o padrão de acordo com a largura da dobra. Use as linhas auxiliares para construir a segunda dobra. Clique na foto.
Devemos obter esse padrão.
Breve tecnologia de costura culotes com um cheiro:
- Corte as culotes no tecido, corte. Começa a costura do produto: os dardos são varridos e costurados à máquina de escrever, as costuras são passadas a ferro. Os cortes em degraus são eliminados e as concessões eliminadas.
- Coloque todas as dobras desejadas no painel frontal. Você pode proteger as dobras com alfinetes para evitar que se movam. As dobras também podem ser passadas a ferro e protegidas com pontos grossos. No próprio tecido, as dobras podem ser contornadas com giz ou laços.
- Um zíper oculto é costurado no painel traseiro em um corte escalonado. A costura deve ser colocada o mais próximo possível dos dentes do zíper, de forma que a fita do zíper não fique visível na parte frontal.
- Antes de costurar qualquer ponto à máquina, verifique se todas as dobras estão corretas.
- A seguir estão os passos usuais para costurar culotes.
- Atenção! A casa de botão na cintura ficará nas costas.
Em seguida, é realizado o tratamento final com calor úmido do produto. Adicione um suéter grosso e voila - a saia wrap está pronta!
Calça saia estampada - um vídeo detalhado agora.