Costura e decoração de roupas

Como costurar um maiô: padrões e master classes

Como costurar um maiô: padrões e master classes
Contente
  1. De que tecido pode ser costurado?
  2. Construção de um padrão de maiô de uma peça
  3. Modelando um maiô de duas peças
  4. Como costurar um modelo grande para mulheres obesas com as próprias mãos?
  5. Como fazer uma flexão?
  6. Aula magna de costura

No verão, quando o tempo finalmente está propício para tomar sol, nadar e ter um agradável passatempo pelo menos um fim de semana na margem de um lago ou praia, é impossível imaginar sua vida sem um bom maiô. Um maiô devidamente selecionado permitirá que você esconda algumas falhas de figura, se houver, e enfatize as vantagens indiscutíveis. Mas se a loja não tiver um modelo adequado - em termos de material, estilo, cor ou qualidade geral, não importa - você mesmo pode costurar um maiô.

.

Consideraremos todas as etapas deste processo - selecionaremos um tecido adequado, tipo de maiô, seu padrão, assistir a master classes e obter um modelo único e perfeitamente ajustado que permitirá que sua dona se torne a rainha da praia

De que tecido pode ser costurado?

O primeiro passo para fazer seu próprio maiô é escolher o tecido certo. Aqui é importante dividir o tecido em duas direções - elástica e inelástica. Para um maiô, o tecido elástico é ideal, uma vez que:

  1. Não absorve bem a umidade e, portanto, seca rapidamente.
  2. Ele mantém sua forma (por exemplo, lycra), o que é especialmente importante para maiôs inteiros.
  3. Não é exposto a influências naturais e químicas - não desbota, não desbota.
  4. Adequado para qualquer tipo de roupa de banho (jersey, lycra).

Observe que, ao fazer um maiô com um tecido elástico, todos os elementos adicionais (como o forro) também devem ser feitos de tecido elástico ou cortados na direção diagonal - isso também lhes dará elasticidade.

Existem cinco tipos principais de tecidos que podem ser encontrados na etiqueta:

  1. Lycra. É utilizado na fabricação de quase todos os tipos de biquínis, pois é uma fibra elástica capaz de se esticar e voltar à forma original. Normalmente, o tecido de um maiô é 20-30% deste material.
  2. Poliéster. É uma produção há muito tempo, pois os trajes de banho feitos com o seu uso praticamente não desbotam. Entre as suas desvantagens, pode-se destacar o fato de que tal maiô seca por muito tempo e se deforma rapidamente.
  3. Poliamida. Este tipo de tecido é utilizado para a produção de biquínis com correção de forma, devido às suas propriedades adelgaçantes. Seca rapidamente e não está sujeito a desbotamento, mas é um material brilhante, portanto, é mais frequentemente usado não de forma independente, mas em combinação com lycra e elastano - isso garante sua durabilidade.
  4. Taktel. Tem esse nome porque é muito bom para a pele. Formado a partir de uma combinação de lycra e malhas. Suas vantagens são secagem instantânea, elasticidade.
  5. Microfibra. É respirável, elástico e agradável ao toque. Pode esticar ao longo do tempo, por isso é adequado para meninas com parâmetros corporais constantes.

Tecido não elástico pode ser usado para costurar modelos de biquínis que não devem esticar (biquínis). Para eles, são adequados materiais como piqué, brim, musselina, crepe comprimido, chiffon, véu, piquê e outros.

Além de peças sólidas de tecido, um maiô pode ser tricotado com vários fios ou fios. Esses modelos geralmente são de uma peça só e têm uma inserção de renda que adicionará feminilidade. Os fios para esse maiô devem ser selecionados de acordo com o mesmo princípio do tecido - devem ser elásticos, agradáveis ​​ao toque e duráveis.

Construção de um padrão de maiô de uma peça

Costurar collant é um processo trabalhoso, pois inclui muitos parâmetros. É muito importante aqui não se enganar no tamanho, para não desperdiçar o tecido, para que o modelo caiba bem na figura, não caia ao sair da água e não esfregue a pele.

Para tornar mais fácil desenhar um padrão para um maiô de uma peça, usaremos o padrão padrão para um padrão de vestido. Copie ou redesenhe a frente e o verso do padrão, certificando-se de que os pontos médios das costas de ambas as partes estejam paralelos e que as linhas do peito, cintura e quadris (linhas horizontais) estejam no mesmo nível.

Agora vamos encontrar o ponto do comprimento do assento. Para fazer isso, descendo da linha da cintura no meio das costas, adiamos o valor desse comprimento, marcamos o ponto resultante e traçamos uma linha horizontal dele até o meio da parte frontal do futuro maiô - obtemos um linha do comprimento da prega sub-glútea.

Defina a linha de gusset (é mais uma camada de tecido macio na cueca, proporcionando conforto na hora de vesti-la). Para fazer isso, você precisa adiar dois pontos:

  • o primeiro está localizado na parte inferior ao longo do meio das costas do maiô (da ponta do comprimento da dobra da bunda, separamos ¼ do comprimento do assento + 1 cm);
  • o segundo está localizado na parte inferior ao longo do meio da parte frontal do collant (a partir da ponta do comprimento da dobra das nádegas, reserve ¼ do comprimento do assento).

A partir dos pontos resultantes, desenhe pequenas linhas horizontais dentro do padrão, cujo comprimento deve ser de 3 cm cada, e para os tamanhos 16 e 18 - 3,5 cm cada.

Ao contrário de desenhar um padrão de vestido padrão, ao desenhar um padrão de maiô, você não deve adicionar centímetros adicionais para um ajuste livre ao longo das linhas principais (cintura, peito, quadris), mesmo que o futuro maiô seja feito de tecido não elástico.

Aqui, ao contrário, é necessário estreitar o padrão padrão pelos mesmos valores que foram dados no início da construção:

  1. Estreitamento ao longo das costas: ao longo das linhas do peito e da cintura - por 2 cm; ao longo da linha, 3,5 cm acima da linha do quadril - 1,5 cm.
  2. Estreitamento da frente: ao longo das linhas do peito e da cintura - 1,5 cm; ao longo da linha, 3,5 cm acima da linha do quadril - 1 cm.

O estreitamento ao longo das costas é muitas vezes feito um pouco mais do que ao longo da frente, o que se deve às peculiaridades da figura.

A última ação nesta fase para a parte superior do maiô é desenhar as linhas laterais do maiô, focando na linha do padrão do vestido padrão.

Vamos criar um recorte para a perna. A profundidade padrão desse corte é 3,5 cm acima da linha do quadril. Para determinar a largura de ambas as partes do maiô, usaremos o parâmetro já encontrado da linha de comprimento do assento. Do meio das costas, será ¼ da circunferência da coxa, dividido ao meio, e do meio da frente, será igual a ¼ da circunferência da coxa, dividido por 4 e menos outros 0,5 centímetros.

Agora vamos conectar todas as designações obtidas - os valores extremos localizados na base de ambos os lados do maiô, com os pontos da linha do comprimento do assento e os pontos inferiores localizados nas linhas laterais. Vamos reduzir cada uma das linhas resultantes pela metade e designar o orifício para a perna, correlacionando-o com os contornos do corpo nessas áreas.

Observe - o recorte na frente deve ser mais profundo. Com foco nas linhas laterais e na base, observe atentamente a compatibilidade das linhas de corte de ambas as faces do maiô, alinhando-as entre si.

NSafiar o forro do reforço... Na frente do desenho do maiô, reserve 1 cm para cima e, a seguir, a partir do primeiro desenho como amostra, marcaremos as linhas verticais para o forro. Para fazer o forro sem usar uma costura inferior adicional, transfira as partes existentes do forro do primeiro desenho e combine-as ao longo da linha inferior.

Da borda da base do decote, no centro da parte de trás da malha, traçar uma linha de 1 cm de comprimento para baixo e dela traçar uma linha horizontal até o meio da frente. No meio do diagrama, desenhe uma segunda linha, que terá 2,5 cm abaixo do nível.

Vamos determinar a quais parâmetros de largura as tiras da parte de trás devem corresponder. A distância do meio das costas do collant é 2/3 da largura das costas, e a largura da faixa será igual a 1/3 da largura das costas. Reserve os pontos necessários e marque o pescoço e a cava até a linha horizontal do busto.

Determine os valores da largura das alças da frente da malha. Conforme as construções feitas acima, adiamos as mesmas distâncias (2/3 e 1/3 da largura das costas), depois desenhamos também a cava e designamos o decote, que ficará 7 cm acima do nível do peito.

Vamos verificar sobrepondo se as linhas resultantes, decote e cava convergem - primeiro ao longo das linhas dos ombros e depois ao longo das linhas laterais. Corrija se necessário.

Dependendo do material usado para costurar o maiô, a direção da linha nos detalhes do padrão muda - eles devem ser indicados no desenho com antecedência para não se confundir mais tarde:

  • Para tecidos inelásticos, o corte oblíquo é ideal (quando o fio está posicionado em um ângulo de 45 ° com o meio de uma das partes do collant);
  • Tecidos inelásticos, mas macios, devem ser costurados paralelamente ao meio do collant;
  • Ao usar malhas ou outros tecidos elásticos que tendem a esticar em duas direções, a linha deve ser guiada de forma que as partes tenham a largura mais elástica possível.

Para desenhar o dardo do busto, use papel carbono para traduzir o dardo superior.

Para determinar a área onde ficarão as xícaras do futuro maiô, desenhe um círculo com raio de 8 cm do centro do peito (para o tamanho 12). Para outros tamanhos, pode variar em meio centímetro.

Ao tomar todas as medidas com cuidado e transferi-las para o desenho, você pode obter um padrão para um maiô de uma peça que se ajusta perfeitamente.

Modelando um maiô de duas peças

Um maiô de biquíni dividido é um dos tipos de maiôs mais populares hoje em dia. Com ela, a maior parte do corpo ficará coberta de um bronzeado uniforme, também fica linda em garotas de bom corpo, já que a maior parte do corpo fica aberta. Considere o padrão de um maiô dividido com um corpete cai-cai (sem alças), permitindo que você obtenha um bronzeado que combine com qualquer vestido.

O top do maiô é uma listra simples composta por uma frente e uma costas. A faixa posterior diminui em direção ao meio, começando a uma distância de 3 cm da linha média e mais para o centro. A faixa frontal na mesma distância aumenta, dobra para cima.

Cada tira é dividida em dois retângulos iguais com os seguintes parâmetros: comprimento - a meia circunferência do peito, multiplicada por 0,88 menos 4 cm (a redução do comprimento compensa o alongamento do tecido); altura - 12 cm. Some a isso 1 cm cada para o overlock e a bainha do elástico.

Para costurar um maiô com corpete de tiras, faça as seguintes medidas: perímetro do peito ao longo da parte inferior até a linha média, diâmetro longitudinal. De acordo com essas medidas, a parte superior do maiô é bordada com o acréscimo de alças, faixa nas costas e acessórios. Cordões passam ao longo da parte superior e inferior do copo para enfiar os fios.

Projetar roupas de banho é um processo mais complexo e com várias etapas. Para que caibam bem, você pode desfazer o maiô antigo e de acordo com o padrão acabado. Sabendo que este modelo com certeza vai caber bem, costure a parte de baixo do maiô. Se não houver tal modelo, as edições são modeladas de acordo com as medidas tiradas da figura. Preste atenção ao tecido com o qual o maiô será costurado - se for jersey, então 10-15% do comprimento deve ser subtraído de todos os parâmetros obtidos para que não estique muito rápido.

Não se esqueça que, além das dimensões básicas, devem ser deixadas pequenas sobras para posteriormente costurar o tecido e inserir os elásticos.

Veja a foto para exemplos de modelagem.

Como costurar um modelo grande para mulheres obesas com as próprias mãos?

Escolher um maiô para mulheres obesas muitas vezes se torna uma tarefa bastante difícil, já que a maioria das lojas não pode oferecer modelos de alta qualidade do corte correto que modelariam a figura e permitiria que as meninas com todos os dados se sentissem confiantes o suficiente para ir à praia no verão. Se nada adequado foi encontrado nas lojas, não se desespere - você sempre pode costurar um maiô com suas próprias mãos.

Em primeiro lugar, preste atenção na escolha do tecido para o futuro maiô. Deve ser elástico, mas não deve esticar muito, caso contrário, esticará após o primeiro mergulho. As fibras mais indicadas que devem estar presentes na composição do material são microfibra, tactel, lycra ou elastano. Os modelos que contêm poliamida são perfeitos - pertence aos materiais que podem corrigir visualmente a figura devido ao efeito de aperto.

O próximo critério é o suporte do seio. Aqui você pode tanto remover um padrão das xícaras do maiô anterior, se ele mantivesse bem a sua forma, quanto fazer um padrão de acordo com o tamanho atual. Observe que as alças devem ser largas para que os ombros pareçam visualmente mais estreitos e justos.

Ao escolher os materiais, observe mais de perto os elásticos. Use um feito de látex, pois eles não são afetados pelo cloro e sal encontrados em piscinas e oceanos e, portanto, duram mais.

O calção de banho de cintura alta fica muito bem em uma figura curvilínea - adicionando 10-15 centímetros à cintura principal da calcinha, você obtém um modelo estiloso que delineia visualmente a figura.

Recomendações para costurar um maiô:

  1. Faça pregas no corpete entre as xícaras, junte a cana um pouco para o meio.Costure as dobras resultantes para prender e, se desejar, decore - assim o modelo ficará muito mais interessante.
  2. As alças devem ser largas por dois motivos - para não criar desconforto ao usar e não cortar a pele, e para que o maiô fique bonito em uma figura completa.
  3. Ao costurar biquínis, independentemente do tipo de padrão escolhido, deixe 3 centímetros adicionais ao longo da linha superior para o elástico e certifique-se de deixar margem para costurar as costuras.
  4. Não dobre as ranhuras das pernas para evitar atrito, especialmente depois de nadar.
  5. Preste atenção na direção da linha ao costurar - ao cortar as casas de botão em tecidos de malha, elas devem se desdobrar de cima para baixo.

Observando essas regras simples, você pode ter certeza que o maiô será costurado corretamente e ocupará o seu devido lugar no guarda-roupa de verão de sua dona.

Os melhores modelos de biquínis fofos podem ser vistos no vídeo a seguir:

Como fazer uma flexão?

O push-up pode ser uma solução para o problema das meninas que têm seios pequenos naturalmente ou que perderam a forma após o parto durante o período de amamentação. As inserções irão elevar visualmente o peito e torná-lo um pouco maior, dando-lhe uma forma elegante.

O padrão de um maiô push-up difere de um maiô normal apenas pela presença de inserções de espuma nas xícaras na parte inferior - elas dão todo o efeito visual.

Costurar um maiô com um efeito de aumento dos seios por conta própria exige quase a mesma quantidade de esforço que costurar um maiô normal do tipo biquíni. A única diferença é que entre o tecido principal e o forro do corpete, antes de costurá-los completamente, é necessário inserir protetores de espuma de borracha especiais no tamanho certo (de acordo com o tamanho do peito, para que tenha um aspecto natural).

Assim, sem muito gasto e esforço, é produzida a famosa flexão, permitindo que mulheres com seios imperfeitos se sintam confortáveis ​​e confiantes em um maiô e dando à figura um formato sedutor e feminino.

Aula magna de costura

De acordo com as meninas que já experimentaram costurar um maiô sozinhas, todo o processo leva de 3 a 4 horas, incluindo todas as etapas - desde a construção de um padrão até a montagem do produto acabado. Considerando que você pode passar ainda mais tempo nas lojas e não encontrar nada, então esta é uma economia de tempo e dinheiro muito lucrativa.

Para costurar um maiô (corpete) por conta própria, você precisará de:

  1. Tecido de malha (lycra e supplex).
  2. Linha combinando com o tom do tecido (cerca de seis carretéis).
  3. Padrão, pronto ou feito de acordo com suas próprias medidas.
  4. Tesoura.
  5. Máquina de costura.
  6. Faixa elástica 2 * 80 cm.
  7. Acessórios de malha (fecho).

Estágios de costura

Imprima o padrão selecionado em tamanho real, imprima, recorte todos os detalhes e fixe-os no tecido. Recorte os detalhes do tecido para o futuro maiô.

  1. As costuras laterais das copas do corpete devem ser coladas com forro que não estique para melhor manter a sua forma.
  2. Costure e alise os dardos nas laterais.
  3. Costure as partes de trás das costas nas xícaras, alisando as margens nas laterais.
  4. Dobre os detalhes da frente do corpete e costure na parte de cima ao longo da borda. Corte a ponta da mesada. Nós desenrolamos, passamos.
  5. Costure as pontas das cordas.
  6. Fixamos todos os detalhes do corpete e os costuramos na máquina de escrever.
  7. Overloque as costuras com um overloque.
  8. Costure os cordões feitos de uma trança de 3 cm de largura com uma costura plana. Isso permitirá que os laços sejam mais elásticos e a costura não se romperá ao ser puxada.
  9. Costure os acessórios selecionados - e a parte de cima do maiô está pronta.

Para costurar a parte de baixo do collant, você precisará dos mesmos detalhes e materiais que foram usados ​​para a parte de cima. Uma vez que o tecido pode transparecer, é melhor fazer seus calções usando duas camadas do tecido escolhido.

Etapas de montagem

  1. Costure a frente e as costas com um reforço curto.
  2. Costure um reforço longo nas costas com a frente para dentro.
  3. Costure as costuras nas laterais, experimente. Se eles se sentarem livremente, faremos as costuras longe da borda.
  4. Costure o cinto, deixando espaço para enfiar o elástico. Escolhendo um elástico de acordo com a largura do cordão, você pode ter certeza que a calcinha vai ficar bem justa e o elástico não vai torcer.
  5. Costure o reforço superior ao longo da borda superior da parte frontal.
  6. Distribuímos o cinto uniformemente ao longo da borda superior do linho, prendemos com alfinetes e costuramos.
  7. Todas as fatias são processadas por um overlock.
  8. Costure todas as outras peças perfeitamente juntas, aparando as bordas e negligenciando-as para ficar mais limpo, e o maiô está pronto.

Então, fazendo tudo de forma consistente, de acordo com as recomendações apresentadas, o maiô certamente vai dar certo mesmo para quem trabalhou pouco na máquina de costura e geralmente costurou. A única diferença é que vai demorar novatos, claro, mais tempo, mas o resultado vale a pena.

Você verá ainda mais master classes assistindo ao vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa