Tudo sobre pipas

Uma pipa é romance, paixão e beleza em uma garrafa. Quem leu as histórias de V. Krapivin na infância provavelmente se lembrará do entusiasmo de seus heróis em criar pipas, de quantos detalhes interessantes nesse assunto, de como é emocionante o primeiro lançamento de uma pipa feita em casa. A propósito, este tópico não está desatualizado. E até mesmo desenvolvendo ativamente.






O que é isso?
Uma pipa é uma aeronave que segura uma pessoa no solo com a ajuda de um trilho, e a força do vento a levanta do solo. É interessante que hoje existe todo um esporte dedicado ao lançamento de figuras aéreas, que se chama kite. O atleta deve se mover em um dispositivo como uma prancha de snowboard ou surfe e usar a força do impulso da pipa.
Além disso, as pipas são ativamente usadas na fotografia panorâmica, e são uma grande ajuda para a visualização de publicidade profissional. Nesse caso, os projetos podem ser complexos, altamente profissionais e amadores.


A principal ferramenta necessária para controlar o kite é o vento. Você pode, é claro, imitá-lo, mas isso torna a tarefa mais difícil: é preciso manter a velocidade o tempo todo. Uma pipa é comparável a uma vela que permanece “flutuando” por muito tempo enquanto estiver sujeita a forças. O próprio vento levanta a estrutura, move-a.
A gravidade atua na estrutura, mas ainda flutua com a resistência do ar. Obviamente, para que o processo seja longo e bonito, você precisa projetar a própria cobra de maneira adequada. Não será exagero dizer que tal construção é toda uma arte.


Parece que hoje é mais interessante para uma criança receber de presente um “drone”, muito mais tecnológico e moderno. Mas a pipa é na verdade a primeira máquina voadora feita pelo homem. Portanto, é lógico que uma criança deve seguir o caminho de uma pessoa: de um simples losango voador de papel a uma técnica supercomplexa e engenhosa. Além disso, em relação ao kite, o controlador parece mais um criador. E se ele mesmo fabrica o aparelho, as emoções são ainda mais excitantes.
Para entender como ele voa, graças ao que e como isso acontece, é muito útil para as crianças. Estas são aulas de física, história natural e simplesmente um design maravilhoso e uma experiência emocional. Portanto, pipas não são apenas para entretenimento.
Essa experiência pode se tornar um hobby tanto para uma criança quanto para um adulto.


História de origem
Quando exatamente a primeira serpente foi criada, é impossível dizer com certeza. Mas é absolutamente certo que já existia no século II aC. Isso é evidenciado por documentos chineses encontrados por arqueólogos da época. O material para a criação da cobra foi bambu, papel e seda. E por que exatamente a "cobra" é fácil de adivinhar. Qualquer pessoa que conheça pelo menos algo sobre a cultura da China entende a importância da figura do dragão nela. Eles foram feitos simplesmente enormes, incrivelmente impressionantes, místicos. O rosto do dragão estava brilhante e descoberto. Sua cauda tremulava ao vento, a figura era decorada com penas e fitas, lanternas e até todo tipo de efeitos sonoros.
Se o dragão também tocou, deixou uma impressão indelével. Dragões voadores eram uma característica regular dos festivais folclóricos. E esta tradição não sobreviveu a si mesma, os dragões ainda são extremamente populares na China. Os brinquedos voadores também se tornaram interessantes para os vizinhos dos chineses. As figuras começaram a aparecer na Coréia, Malásia, Japão e, em cada país, o dragão tornou-se interessante e especial à sua maneira. Traços culturais nacionais foram adivinhados em sua figura. E então o dragão voador começou a assumir novas formas: borboletas, peixes, pássaros, guerreiros místicos começaram a voar para o céu. No início da Idade Média, esses dispositivos apareceram na Europa.


No século 18, um novo propósito foi inventado para os brinquedos voadores - eles se tornaram instrumentos meteorológicos. No início, com a ajuda deles, eles simplesmente estudavam fenômenos naturais: o mesmo "comportamento" do vento. No final do século 19, foi criada uma pipa de caixa, que ajudou muito no desenvolvimento da aeronáutica. Foi ele quem se tornou o pré-requisito para a criação dos primeiros aviões. A propósito, o mesmo modelo de caixa ajudou Marconi a estabelecer a primeira comunicação de rádio através do Atlântico.
Também há especulação de que as cobras também poderiam estar na Roma Antiga e na Grécia Antiga. Mas, ainda assim, não há evidências convincentes disso, então os voadores se tornaram um tesouro nacional da China. Weifan City hospeda o Festival de Cinema Kite anual. Admiradores desse hobby e fabricantes de aeronaves também se reúnem ali.
Assistir a vídeos e fotos deste festival (e de outros semelhantes) inspira muitas pessoas ao redor do mundo a criar seus próprios produtos.


Descrição das espécies
Para uma pessoa que está longe de fazer kite, pode parecer que a pipa é um pequeno diamante de papel que as crianças (principalmente) lançam para o céu. Essa ideia é errônea, pois os produtos são muito diferentes: não necessariamente de papel, equipados com câmera, inflável, etc. Mas a classificação principal reside no princípio de controle do aparelho.



Incontrolável
Na verdade, a principal vantagem desse design já está adivinhada no nome. Esta aeronave é autônoma. Ela pode ser erguida no ar e amarrada a um corrimão: a própria cobra se contorcerá acima até que o vento diminua. O que é ótimo nisso é a capacidade de lançar várias figuras ao mesmo tempo para uma pessoa. O design incontrolável permite que você jogue com diferentes elevadores, eleve o equipamento de foto e vídeo. Para surpreender uma criança, esse dispositivo é necessário. Por exemplo, ele pode criar seu amado urso e bebê e dar-lhe a oportunidade de voar, o que irá deliciar o dono do brinquedo.
Tipos de pipas incontroláveis:
- deltas (triângulos);
- rokkaku (hexágonos);
- Serpente russa (quadrado);
- eddie (losango ou diamante).



A maneira mais fácil de encontrar à venda é uma cobra em forma de delta, uma cobra de linha única também é freqüentemente encontrada. Mas os dispositivos sem moldura são mais difíceis de encontrar. Estruturas incontroláveis são freqüentemente feitas de materiais compostos e sintéticos, por exemplo, fibra de carbono ou fibra de carbono. Eles são leves, mas muito duráveis. Se uma pessoa decidir fazer uma cobra simples, então no kit para sua fabricação pode haver papel ou bambu, tubos de plástico. E se você montá-lo corretamente, ele não voará pior do que o comprado.
O dimensionamento também é importante, especialmente para aqueles que são novos no vôo de pipas. O tamanho afeta o impulso e a dificuldade do próprio lançamento. Uma cobra enorme é muito mais difícil de abaixar no chão, porque puxa com mais força.
Se a cobra se destina a uma criança, um espécime de um metro de comprimento é suficiente para ela. Os profissionais estão prontos para enviar uma estrutura de trinta metros para voar.

Gerenciou
Novamente, a principal vantagem de tais modelos também está no nome: eles precisam ser controlados, o que por si só é interessante, tecnologicamente avançado e excitante. Uma pessoa não segura na mão uma corda com uma estrutura de ripas e tecido na outra extremidade. Ele mesmo é o controlador de uma aeronave pequena, mas perfeita. Ele, o aparelho, responderá aos comandos de uma pessoa na terra. É a pessoa que cria a curva da serpente, ela também a salva da queda.
É verdade que não funcionará para desviar a atenção de tal gerenciamento, infelizmente. Você precisa de concentração total. E até mesmo transferir o controle para outra pessoa é um problema. Essa deve ser uma pessoa que entende o que cai em suas mãos. Novamente, é extremamente difícil lançar uma estrutura dirigível com ventos fracos. Correr para trás e controlar a decolagem (e a tarefa pode ser apenas isso) nem todos podem fazer.



O domínio dessa técnica de vôo, via de regra, começa com o uso de uma pipa monoplano. Claro, não difere em grande força de levantamento e a estabilidade está longe de ser ideal, mas é fácil de controlar. Mas o processo de aprendizagem é assim: primeiro, a pessoa deve ter confiança em suas mãos, perceber que são elas que controlam o processo.


Uma cobra de plano único consiste em uma moldura, que é coberta com um pano ou outro tecido, um conector de freio da moldura com um trilho e uma cauda. Aliás, o rabo não é só nem tanto enfeite. É a cauda que define a estabilidade do kite, ajuda a corrigir o vôo do aparelho. E, claro, que cobra sem bobina, na qual uma linha é enrolada.


Quais são as construções:
- curvos - devido à flexão, eles se tornam mais estáveis;
- composto - assume um grupo inteiro de pipas como um único sistema flexível;
- não rígidos - sua forma é criada pelo fluxo de ar;
- sem moldura - não existe uma moldura rígida como tal.



As pipas guiadas também são chamadas de pipas acrobáticas. Essas construções estão envolvidas em competições esportivas. Já nos shows e eventos diversos de entretenimento, o principal tipo de pipa utilizado é o inflável. Essas estruturas são feitas de um grande número de painéis, sempre se parecem com algum tipo de animal marinho. Eles são inflados por meio de entradas de ar, que estão localizadas na frente do kite, mas são completamente invisíveis pelas laterais.


Opções de design
A variação de design mais popular é o dragão, mas não está sozinho. É lógico que muitas vezes as cobras assumem a forma de criaturas voadoras: borboletas, insetos, pássaros (águias e corvos), aviões. Mas as baleias voadoras e os golfinhos parecem muito mais interessantes no céu. Designers, referindo-se à própria palavra "serpente", constroem cobras incríveis, olhando astutamente para as pessoas de cima.
As pessoas que fazem pipas simples também pensam muito sobre o design. Eles podem representar o brasão de sua família na cobra, desenhar seu herói ou personagem favorito nela. Eles podem simplesmente criar uma imagem de fantasia que ficará muito bonita no céu.






Nuances de escolha
O benchmark vai para vários indicadores ao mesmo tempo: o tamanho do dispositivo, suas características de vôo, o tipo de estrutura de sua cúpula, a complexidade da montagem. E, claro, a idade do piloto é importante (sim, o operador de pipa pode se chamar oficialmente de piloto).
Os especialistas aconselham enfocar na descrição dos três níveis a seguir.
- Primeiro nível. As cobras relacionadas a ele são projetadas para crianças e adultos que estão segurando um objeto em suas mãos pela primeira vez. Estes modelos darão uma ideia de qual é a força do vento, ajudarão você a avaliar como o clima afeta o desempenho do vôo, etc. As montagens da estrutura não requerem este nível e se o vento atingir 6 km / h, a pipa irá voe. Ele sobe para o céu em uma corda e, portanto, todo controle é o regulamento de subida e descida. Se se trata de uma cobra infantil e uma criança em idade pré-escolar, o desenho da estrutura pode ser na forma de sapos, joaninhas, unicórnios, com um padrão bastante grande e claro.

- Segundo nível. Adequado para crianças maiores de 7 anos, bem como adultos amadores. Se eles já tentaram iniciar uma estrutura mais simples, eles podem ir para o segundo nível. Essas pipas já têm duas cordas, você pode puxar uma ou outra enquanto controla o aparelho. Então a cobra vai girar, fazer truques. Se o tempo estiver bom, é muito difícil escapar dessa atividade. Ao comprar uma pipa de caixa (ou seja, o modelo tem uma asa em forma de caixa), você pode comprar a moldura mais simples de operar. Sua superfície é grande, ele flutua facilmente no céu.

- Terceiro nivel. Adequado para crianças maiores de 9 anos e adultos. A manobrabilidade e a velocidade de tais modelos são aumentadas, podendo ser lançados a qualquer momento se a velocidade do vento atingir pelo menos 6, pelo menos 40 km. Os modelos têm aerodinâmica estritamente calculada, têm uma estrutura rígida e, portanto, podemos esperar com segurança as manobras acrobáticas de uma pipa no céu. Mas o gerente precisará de habilidades acrobáticas, destreza, etc.

Os vendedores sabem a que nível pertencem as cobras e a descrição deve estar presente no próprio modelo. Se você não tem muita experiência em gestão, por mais que queira começar agora com um modelo bacana, não precisa se apressar.
O efeito oposto é possível: em vez de deleite - uma completa falta de compreensão de como operar essa coisa e por que ela não voa. E porque o piloto ainda está completamente “verde” e resolveu pular as primeiras aulas de acrobacias.


Como amarrar uma linha ou corda de pesca?
Para explicar como isso funciona, você pode percorrer o algoritmo para fazer uma pipa com suas próprias mãos. Então, o problema da linha geralmente é encerrado. Isso pode ser feito usando o exemplo de uma estrutura que será concluída em 40 minutos.
Para fazer isso, você precisa se preparar:
- duas ripas de madeira de 40 centímetros cada (até galhos servem ou um arame duro);
- um carretel de linha ou linha de pesca de 15 m de comprimento, não menos;
- marcador preto;
- Scotch;
- celofane ou um grande saco de corte.

Como coletar corretamente.
- Marque as ripas no centro com um marcador. Na segunda, coloque outra marca em um quarto da peça.
- Coloque as ripas marcadas transversalmente em uma folha de papel celofane. O primeiro trilho cairá na marca de um quarto do segundo trilho. Todos os pontos do wireframe são marcados com um marcador e, a seguir, o contorno é conectado. Você obterá os contornos da vela. Ou, para simplificar, um losango.
- O losango é cortado ao longo do contorno, o celofane é colado nas ripas com fita adesiva.
- Uma cauda é construída a partir de outros pacotes, deve ser longa. Seções de celofane também são presas umas às outras com fita adesiva. A cauda finalizada é fixada ao trilho na parte superior do canto mais agudo do losango.
- No ponto de cruzamento das ripas de madeira, é necessário fazer um furo, uma linha de pesca será enfiada ali. Pode ser colado nas ripas com fita adesiva, mas com mais firmeza.
Isso é tudo, esta é a construção mais primitiva, o último passo na criação que explica como amarrar a linha. Se a cobra for comprada (e muitas vezes vendida em lojas de preços fixos), ela só precisa ser considerada com cuidado. A linha de pesca é enrolada numa bobina de plástico com cortes para a fixação da linha (não permitem que se desenrole).Há um orifício especial na tela da cobra, via de regra, um círculo oco de metal e uma linha de pesca é amarrada nele.

Como lançar?
O lançamento é realizado apenas de costas para o vento, mantenha o kite à sua frente. Instruções de inicialização.
- Você precisa pegar o olhar malicioso ao lado do freio, virar o aparelho com o nariz para cima e puxá-lo levemente em sua direção.
- Quando o vento pegar a cobra, você pode desenrolar a linha.
- Para iniciantes, uma dica simples é que é melhor agirmos juntos. Uma pessoa pega a cobra nas mãos e a segunda desenrola a corda.
- Ao comando do desenrolamento, o primeiro solta a pipa e, se a força do vento for suficiente, o segundo permanece no lugar e a pipa voa sozinha.
- Se o vento não estiver forte perto do solo, você precisa dar alguns passos ou mesmo correr, mas apenas de volta.
- E assim por diante, até que a cobra pegue o ar.
Enquanto a pipa está no céu, você precisa monitorar a tensão da corda. Se necessário, deve ser puxado para cima (se o vento enfraquecer) e desenrolado se estiver forte o suficiente. Se a força do vento estiver normal e o kite não arrancar de forma alguma, é necessário verificar a montagem correta.
Se o vento estiver fraco e a pipa começar a descer, é necessário ir contra o vento com a linha, e então o aparelho subirá novamente.


Existem outras regras de lançamento extremamente importantes.
- Você nunca deve lançar uma figura voadora sob linhas de energia, perto de aeroportos e estradas, ferrovias. Se houver trovão ou tempestade na rua, você também deve adiar o lançamento da pipa.
- Estruturas pesadas não são lançadas sobre pessoas e animais, também por razões de segurança. Se o piloto perder o controle, todo o colosso cairá sobre os que estão abaixo dele.
- Se o lançamento ocorrer em um clima ensolarado, use óculos escuros.
- As mãos também devem ser protegidas - estamos falando de luvas. É estritamente proibido envolver suas mãos com um olhar malicioso. Se houver uma forte rajada de vento, a pipa pode subir rapidamente e o fio, que se desenrola rapidamente, queima suas mãos.
Condições meteorológicas óptimas, escolha do kite de acordo com o nível de treino, precauções de segurança - e o lançamento promete muitas emoções!

Para informações sobre como fazer uma pipa com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.