Como fazer uma pipa?

Uma pipa pode se tornar um entretenimento completo não apenas para uma criança, mas também para adultos. E se a opção de compra pronta lhe agrada apenas no processo de lançamento, a caseira vai cativá-lo ainda durante a sua fabricação. Vamos conhecer as opções para fazer pipas a partir de meios improvisados, e também estudar detalhadamente todas as nuances do processo de lançamento, seleção de materiais e ferramentas.

Do que pode ser feito?
Vários materiais são usados para fazer pipas - desde materiais especializados que você pode comprar em lojas criativas, até os meios improvisados mais comuns. Vamos dar uma olhada mais de perto em como escolher um material e como determinar se ele é adequado para a criação de tal produto.




Seleção de materiais
A escolha do material deve ser feita com responsabilidade, pois depende se a pipa voa ou não. Abaixo estão as opções mais populares para a criação de uma pipa.
- Um saco plástico normal. Amarrar os botões e deixar o ar fluir é uma ótima opção para entretenimento voador. E para torná-lo mais incomum, você pode pré-pintar e adicionar vários elementos decorativos.




- Você também pode fazer uma ótima opção de papel. Não há nada difícil na fabricação - o principal é que a folha de papel é suficientemente densa e uniforme, e na falta do material necessário, pode-se usar um jornal comum.




- Papel pergaminho é bom para fazer um brinquedo voador para crianças. A leveza e densidade suficiente do material permitem que ele se eleve facilmente no ar e resista a rajadas de vento médio. E também esta opção pode ser complementada com várias fotos e adesivos para torná-la mais colorida.

- Se você não tiver papel pesado à mão, poderá usar papel vegetal fino., mas deve-se ter em mente que o material é bastante frágil e não confiável, portanto, o produto pode falhar a qualquer momento.

- Uma pipa pode ser feita de tecido leve. A vantagem dessa opção é que ela durará muito mais do que todas as opções listadas acima. O principal é escolher um tecido que não deixe o vento fluir bem, por exemplo, náilon, capa de chuva ou membrana. Para não comprar tecido propositalmente, você pode usar material de um guarda-chuva velho.

- Para a fabricação de pipas volumétricas, também chamadas de pipas de caixa., você pode usar filme de embalagem de grau alimentício ou mais espesso. Isso dará a tensão necessária entre as partes e não pesará o produto.

O que mais você precisa?
Além do material com o qual será feita a parte principal do kite, também é necessário selecionar outros componentes para a construção das peças, sem os quais o lançamento do produto ao ar será impossível. Aqui está uma lista aproximada do que você precisará.
- Espetos de bambu ou palitos de madeira mais longos são necessários para emoldurar o produto. Para que o kite voe sem dificuldade, recomendamos a utilização de ramos de uva leves o suficiente.
- Em alguns casos, hastes de metal finas podem ser usadas para a moldura, mas para que a estrutura seja funcional, a área do material de base deve ser grande o suficiente.
- Você precisará de cola para fixar algumas peças. É melhor abandonar a popular pistola de cola, pois sua consistência tornará o produto mais pesado, e dar preferência ao "Momento" ou à composição que se utiliza para fixar painéis de forro de poliuretano.
- Para conectar as partes da moldura entre si, você também pode usar fita isolante, fita isolante e alguns tipos de esparadrapo. Ao combinar essas opções de fixação com colagem, você pode criar uma base verdadeiramente resistente para sua pipa.
- Para lançar uma pipa você precisa de uma linha ou corda fina, mas forte. Como último recurso, você pode usar um fio forte, mas manuseie-o com muito cuidado, pois com forte pressão nas mãos e tensão suficiente, você corre o risco de se ferir na forma de cortes.
- Para evitar ferimentos nos dedos e palmas das mãos, é necessário construir um carretel para linha ou linha. Para isso, você pode pegar um papelão comum: basta desenhar um diagrama da parte futura, recortar e fixar com cola.
- Ao fazer uma pipa, você não pode prescindir de uma tesoura e um cortador de papel.
- E para simplificar o seu trabalho, recomendamos que você encontre com antecedência um desenho de um padrão para um tecido, ou um esquema para a criação de uma versão em papel.




Este conjunto mínimo é suficiente para fazer uma pipa em casa. O principal é se familiarizar com antecedência com a sequência de ações e seguir claramente as instruções.
Como fazer uma opção simples sem moldura?
Existem várias opções para fazer uma pipa sem moldura. Vamos considerar o método mais popular passo a passo. Para fazer uma versão sem moldura, você precisará dos seguintes materiais:
- papel branco ou colorido;
- furador;
- agrafador;
- grampos para o grampeador (você pode escolher os coloridos);
- tesoura;
- lápis simples;
- régua de 20 a 30 centímetros de comprimento;
- uma meada com fios fortes.


Dobre o pedaço retangular de papel ao meio, de modo que o meio fique do lado mais comprido. A linha de dobra deve ser bem passada com os dedos.
Agora você precisa posicionar a folha de papel de forma que o lado menor fique para cima. Usando um lápis e uma régua, meça e marque 5 e 10 centímetros a partir do topo. Em seguida, precisamos arrastar o canto esquerdo para o primeiro ponto sem selecionar a linha de dobra. Fixamos o ponto de contato do canto com a área próxima ao ponto com um grampeador. Repetimos as mesmas manipulações com o canto direito. Do ponto de união, você precisa recuar cerca de 1 centímetro e fazer um furo com um furador. Se você não tiver essa ferramenta, pode usar as ferramentas disponíveis em todas as casas - um furador, uma tesoura estreita ou uma agulha grossa.


Em seguida, você precisa pegar a ponta do fio e dar um nó largo, depois enfiá-lo no orifício resultante, fixando-o em cima com um pequeno pedaço de fita adesiva. Sua pipa está pronta e você pode explorá-la com segurança. A tecnologia de fabricação é muito simples, então você pode usar esta opção para a criatividade das crianças, experimentando tamanhos.




Fazendo uma pipa esqueleto
O processo de fazer pipas pré-fabricadas leva um pouco mais de tempo e esforço, mas oferece muito mais espaço para experimentar formas e decoração. Por exemplo, você pode construir uma mini-versão para brincar com crianças, porque será muito mais fácil para elas controlar uma pequena cobra por conta própria. Quanto aos tamanhos grandes, é melhor administrá-los de forma independente ou confiá-los a filhos adolescentes. Considere em estágios uma aula magistral sobre como fazer uma pipa com moldura a partir de um saco plástico. Para o trabalho, precisamos:
- um grande saco plástico de densidade suficiente;
- finas varas de madeira correspondentes ao tamanho da bolsa;
- um bastão de sorvete ou espátula de madeira;
- fio forte, mas não muito grosso (você pode pegar um fio de lã forte);
- caneta ou lápis;
- régua longa;
- tesoura;
- fita adesiva (é melhor usar uma transparente e estreita);
- Cola.




O primeiro passo é pegar dois gravetos e encurtar um deles em cerca de um terço. Em seguida, os palitos devem ser dobrados transversalmente de modo que o mais longo cruze o curto no meio, e o curto longo - por um terço. O local de sua intersecção deve ser fixado de forma segura com cola ou fita adesiva. Em seguida, cortamos o saco em duas partes, colocamos uma das metades sobre uma superfície plana, aplicamos a cruz obtida dos palitos e marcamos cada extremidade do saco. Depois que as pontas da moldura forem marcadas na bolsa, ela deve ser removida.




Usando uma régua, conecte os pontos para obter um losango e recorte a forma com uma tesoura. Em seguida, colocamos a cruz de volta na sacola e prendemos com fita adesiva e cola. Os palitos devem estar bem fixados para que, ao lançar a pipa, ela não quebre no primeiro minuto. Na zona de intersecção dos palitos, é necessário fazer dois pequenos furos no saco, passar a ponta do barbante por eles e fixar com um par de nós. E também para força adicional, você pode preencher os nós com cola. Medimos 20 centímetros deste nó e cortamos o fio. A seguir, desenrolamos uma longa corda, através da qual controlaremos o papagaio, e fixamos uma das pontas a uma vara de madeira e a outra à ponta de uma vara comprida da moldura. Conectamos um pequeno pedaço de corda que segura a intersecção dos galhos à parte longa e o fixamos com segurança.




No final, resta apenas decorar a pipa, fazer um rabo para ela e também enrolar uma longa corda em um cabo de madeira.
Mais ideias
Uma pipa caseira não precisa ser monótona. Para torná-lo espetacular e incomum, você pode fazer uma versão na forma de um pássaro, imitando o bater das asas devido à tensão da corda do arco entre as duas pontas. Para fazer uma pipa na forma de um pássaro, precisamos:
- 8 varas com cerca de 30-31 centímetros de comprimento;
- 3 varas de 92 cm de comprimento;
- 3 varas de 1,5 metros de comprimento;
- tecido adequado ou filme espesso;
- bobina;
- linha de pesca ou corda fina e forte;
- Cola;
- tesoura.




Essa embarcação é muito trabalhosa de montar, por isso é necessário agir de forma consistente e cuidadosa.
- Os palitos mais longos devem ser colocados à sua frente, de modo que fiquem paralelos uns aos outros. Entre eles, você precisa colocar uma vara de tamanho médio, afastando-se da borda cerca de 60 centímetros. Em seguida, fixamos essas varas entre nós de forma que a distância entre a primeira e a segunda haste longa seja igual a 30-32 centímetros, e entre a segunda e a terceira - o dobro.
- Depois de recuar 30,5 centímetros, você precisa repetir as mesmas manipulações com o segundo bastão de tamanho médio.
- Amarramos as ripas curtas às do meio de forma que as suas extremidades fiquem unidas, formando um triângulo. Em seguida, colocamos um terceiro bastão de tamanho médio em suas extremidades.
- As pontas livres das ripas compridas devem ser mergulhadas em água para que não se partam ao dobrar. Depois que eles se tornam flexíveis o suficiente, nós os conectamos com uma corda um ao outro, em ambas as extremidades.
- Absolutamente todas as juntas feitas com cordas são revestidas adicionalmente com cola - isso é necessário para uma melhor fixação.
- Depois que todos os fixadores do quadro estiverem secos, passamos a trabalhar com o material principal. Para fazer isso, recortamos as partes correspondentes, que devem cobrir a superfície das duas grandes asas, bem como os dois quadrados volumétricos abaixo delas. O espaço no meio deve permanecer livre.
- Puxe a corda do arco entre as asas e prenda uma corda longa com um carretel para controlar o pássaro do ar. Podemos começar a operar.




Usando este método, você pode fazer uma pipa incomum na forma de absolutamente qualquer pássaro, por exemplo, na forma de um corvo ou cisne. Como podemos constatar, fazer um kite não é nada difícil, até porque o processo de preparação e trabalho pode ser uma excelente opção de lazer para toda a família.
Para informações sobre como fazer uma pipa com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.