Educador

Assistente de educador: descrição da profissão, responsabilidades e requisitos

Assistente de educador: descrição da profissão, responsabilidades e requisitos
Contente
  1. Que profissão é essa?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Responsabilidades
  4. Requisitos para o trabalho
  5. Educação
  6. salário médio
  7. Perspectivas

Auxiliar de educador é uma profissão importante, necessária e responsável. Maiores exigências são colocadas para os funcionários que ocupam esse cargo, já que ele trabalha com crianças. Consideremos com mais detalhes a descrição da profissão, deveres e requisitos do educador assistente.

Que profissão é essa?

A profissão de educadora assistente é popularmente chamada simplesmente de "babá". A babá é uma funcionária integral do jardim de infância e é considerada uma funcionária júnior por seu status. A descrição das atribuições desta funcionária é bastante ampla, visto que a principal tarefa de cada babá é ajudar e todo tipo de assistência ao professor. Além disso, o cuidador é responsável por manter o grupo limpo. A necessidade de tal cargo nas instituições de educação pré-escolar se deve ao fato de o grupo incluir geralmente cerca de 20 ou até 30 pessoas. Respectivamente, Uma pessoa simplesmente não é capaz de lidar com tantos bebês e acompanhar cada um deles.

Além disso, deve-se destacar que as crianças passam o dia todo no jardim de infância. Durante esse tempo, eles realizam um grande número de atividades: comer, brincar, caminhar, fazer exercícios, dormir e assim por diante.

A babá ajuda a professora a realizar todas essas atividades. Na maioria das vezes, as mulheres trabalham como babás.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outra profissão, a posição de assistente de professor é caracterizada por uma série de características. Além disso, alguns deles são positivos, enquanto outros são negativos.A este respeito, antes de se candidatar a um emprego, é necessário estudar cuidadosamente todas as dificuldades possíveis.

Para começar, vamos analisar os aspectos positivos do trabalho de um educador assistente.

  • Alta demanda no mercado de trabalho. Até à data, os sites oficiais dos centros de emprego, painéis de mensagens e outros recursos com vagas em aberto estão repletos de ofertas de emprego para o cargo de educador assistente. Assim, ao escolher este plano de carreira, com certeza encontrará um emprego.
  • Possibilidade de crescimento na carreira. Se gosta deste ramo de actividade e trabalha com crianças, pode estudar e ascender na carreira, melhorando assim a sua situação social e económica.
  • Sem requisitos de educação... É muito raro os empregadores exigirem da educação dos cuidadores. Portanto, você pode tentar sua sorte mesmo sem um diploma de especialização.
  • Satisfação moral. Muitas pessoas que ocupam o cargo de educador assistente relatam que suas atividades profissionais lhes trazem grande satisfação moral, uma vez que se ocupam da educação dos filhos, do desenvolvimento da geração futura e de incutir nos filhos os valores mais importantes da vida.

Porém, além dos aspectos positivos, existem também os aspectos negativos.

  • Altos níveis de estresse. Como no decorrer de seu trabalho a babá interage constantemente com as crianças e seus pais, não será possível evitar situações de conflito. Ao resolvê-los, você deve permanecer o mais calmo e profissional possível.
  • Baixo nível de pagamento. Apesar de o trabalho de educador assistente ser bastante difícil e estressante, a remuneração material do trabalho é muito modesta. É por isso que um grande número de vagas permanecem abertas.

Como podemos ver, os aspectos positivos superam em muito os negativos. No entanto, ao mesmo tempo, para alguns, as desvantagens da profissão podem ser muito graves.

Responsabilidades

Como mencionado acima, a principal tarefa da babá é ajudar o professor, a este respeito, ela desempenha as seguintes funções:

  • colocação da mesa durante as refeições;
  • distribuição de alimentos;
  • limpeza;
  • ajudar as crianças na realização de procedimentos de higiene;
  • acompanhar o grupo nas caminhadas (junto com a professora);
  • controle sobre o estado dos brinquedos no grupo;
  • controle sobre a aderência à programação e programação do dia e muito mais.

Deve-se ter em mente que as funções descritas acima não pretendem ser exaustivas. A babá faz muito mais tarefas. No entanto, as responsabilidades específicas do trabalho de um empregado podem diferir dependendo do local de trabalho específico, dos requisitos do empregador, bem como com qual cuidador e com qual grupo de crianças ele trabalha.

Além do mais, após o emprego, cada educador assistente recebe uma descrição do trabalho em que as atividades de trabalho do funcionário são claramente regulamentadas... Tais instruções são desenvolvidas com base em normas estaduais federais e levando em consideração a estrutura legislativa de nosso país.

Portanto, muitas vezes a descrição do trabalho consiste em seções como:

  • disposições gerais (descreve o processo de contratação e demissão de um funcionário, política de subordinação e assim por diante);
  • funções de trabalho (aqui todas as tarefas que o educador assistente deve realizar são indicadas diretamente);
  • direitos (o item contém seus direitos civis e profissionais);
  • uma responsabilidade (são descritas as áreas de responsabilidade, bem como as sanções que podem surgir em caso de incumprimento);
  • relação (os regulamentos para a jornada de trabalho, a proporção de trabalho e descanso, e assim por diante) são detalhados.

Assim, já no início do processo de contratação, o educador assistente pode familiarizar-se com as responsabilidades do seu trabalho e conhecer as tarefas que deverá desempenhar durante o processo de trabalho. Nesse sentido, você será capaz de avaliar objetivamente seus pontos fortes na primeira fase e entender se este trabalho é adequado para você. Em que não hesite em fazer perguntas adicionais em uma entrevista pessoal.

Requisitos para o trabalho

Para que o educador assistente possa realizar o seu trabalho com eficácia e eficiência, deve cumprir todos os requisitos que o empregador lhe impõe. Além disso, esses requisitos referem-se não apenas às qualidades profissionais, mas também às características pessoais e traços de caráter. Vamos considerar esses dois grupos com mais detalhes.

Pessoal

Pelo fato de a babá passar a maior parte de seu tempo de trabalho em contato direto com as crianças, ela deve ter toda uma gama de qualidades pessoais. Entre eles, destacam-se os seguintes:

  • amor pelas crianças;
  • benevolência;
  • atitude positiva;
  • solicitude;
  • paciência;
  • tolerância ao estresse;
  • complacência;
  • limpeza;
  • falta de maus hábitos e assim por diante.

Além disso, ao se candidatar a esta posição, você deve estar psicologicamente preparado para uma comunicação constante com os filhos, bem como com seus pais.

Profissional

Os requisitos profissionais podem variar drasticamente de um trabalho para o outro. Por exemplo, alguns empregadores exigem um diploma de educação de um educador assistente, enquanto outros não. De uma forma ou de outra, mas antes de enviar seu currículo, estude cuidadosamente a descrição do cargo. Além da educação, os seguintes requisitos podem ser impostos ao assistente do cuidador:

  • habilidade organizacional;
  • experiência com crianças;
  • a capacidade de regular situações de conflito e assim por diante.

Importante! Lembre-se de que a profissão de assistente de tutor é bastante multifacetada e requer muitas habilidades e aptidões do candidato.

Educação

Em primeiro lugar, no processo de procura de emprego como educador assistente, leia atentamente as descrições das funções. Todos os requisitos relativos ao nível educacional serão especificados pelo empregador sem falta. Deve-se ter em mente que eles variam significativamente dependendo do local específico de trabalho: na maioria das vezes, não é necessário ter formação especializada. Se vários candidatos se candidatarem ao cargo, o empregador dará preferência ao candidato que possua o diploma adequado. (esta deve ser uma direção pedagógica ou psicológica do treinamento). Esse documento fala das altas qualificações do funcionário.

Além disso, muitas vezes há casos em que pessoas que estão atualmente estudando à revelia para se tornarem psicólogas ou professoras são contratadas para o cargo de educador assistente. Assim, ganham a experiência necessária para trabalhar com crianças e, com isso, aumentam as chances de continuarem a trabalhar em cargos mais elevados. Mas a posição de babá também pode ser aplicada a pessoas que concluíram cursos de treinamento avançado ou retreinamento, mesmo que tenham inicialmente um ensino básico superior em outras especialidades. Assim, Os requisitos educacionais para o cuidador não são uniformes. Os detalhes devem ser esclarecidos em um local de trabalho específico e com um empregador específico.

salário médio

Apesar de a profissão de educador auxiliar em si exigir muito esforço e dedicação, esses funcionários recebem muito pouco. Assim, o salário médio de uma babá em nosso país é de cerca de 20.000 rublos. Os funcionários de jardins de infância privados recebem mais remuneração material pelo seu trabalho, enquanto os funcionários públicos podem receber o menor salário possível.

Perspectivas

Auxiliar de educador é uma posição que permite que você se familiarize com a área da educação pré-escolar, ganhe experiência no trabalho com crianças. Portanto, muitas vezes aqueles que ocupam esse cargo e cumprem com êxito suas responsabilidades começam a pensar no crescimento de sua carreira e nas possíveis perspectivas futuras. Ao mesmo tempo, o plano de carreira pode se desenvolver de maneiras diferentes. Por exemplo, tendo concluído o ensino superior na área da pedagogia e da psicologia, pode candidatar-se ao cargo de educador sénior. No entanto, existem outras posições no jardim de infância que podem despertar o interesse em um especialista iniciante. Esses cargos incluem psicólogo, fonoaudiólogo e fonoaudiólogo. Além disso, muitos jovens que sonham em construir sua carreira na gestão educacional começam sua trajetória como educadores auxiliares.

Qualquer forma, mas para se desenvolver profissionalmente é preciso ter uma formação adequada, além de aprimorar constantemente suas habilidades e aumentar o conhecimento existente por meio da frequência de cursos, master classes, treinamentos, etc.

Vale ressaltar que o educador assistente é um cargo especial que exige do funcionário elevados valores morais, bem como certos traços e características pessoais.

sem comentários

Moda

a beleza

casa