8 de março

Em que países e como é comemorado o dia 8 de março?

Em que países e como é comemorado o dia 8 de março?
Contente
  1. Como é comemorado na Rússia?
  2. Tradições de celebração no exterior
  3. Em quais países o dia 8 de março é folga?

Entre as muitas datas memoráveis ​​na Rússia, há um dia de primavera, que é um feriado feminino e é comemorado em 8 de março. Na Rússia, é feriado público e é festejado de maneira ampla e alegre. Segundo a Organização das Nações Unidas, que conta com 193 órgãos governamentais, o Dia Internacional da Mulher é uma data memorável. No entanto, no momento, nem todos os estados membros da ONU estão demonstrando interesse neste feriado.

Como é comemorado na Rússia?

Para os russos, o feriado de 8 de março é um dos favoritos e esperados, quando os homens parabenizam as mulheres, dão-lhes presentes, flores e sua atenção.

A este dia de primavera foi atribuído o estatuto de dia de folga, pelo que as pessoas se reúnem à mesa festiva, celebrando a celebração com a família ou amigos.

O surgimento do Dia da Mulher está associado à ativista política alemã Clara Zetkin, que foi um dos que formaram o Partido Comunista na Alemanha. Ela dedicou muito esforço para legitimar a igualdade de direitos de todas as mulheres com os homens. A ideia principal de Clara Zetkin era a igualdade, então a mensagem ideológica foi rapidamente captada por mulheres de outros países.

Um dia por ano, patriotas trabalhadores de todo o mundo celebram um feriado, que é um símbolo de respeito pela mulher, seu reconhecimento como um membro igual da sociedade. O primeiro feriado desse tipo foi celebrado em 1914. Depois da Revolução de Outubro, quando o jovem estado russo foi formado, 8 de março foi considerado feriado nacional, mas naquela época não era considerado um dia de folga. Graças à revolução, as mulheres de nosso país puderam obter direitos iguais aos dos homens.Recuperando o ânimo, elas estavam prontas para proclamar a ideia de unidade e igualdade muito além das fronteiras do estado, apoiando a população feminina de todo o mundo nessa empreitada.

No estado pós-revolucionário soviético, neste dia de primavera, as mulheres foram autorizadas a deixar seus empregos um pouco mais cedo do que de costume. Era costume reunir reuniões de produção, onde os ilustres trabalhadores recebiam certificados e presentes valiosos, sua consciência social e proezas trabalhistas eram encorajadas.

O feriado de 8 de março tornou-se oficialmente um dia de folga apenas em 1965.

No início da primavera, uma das primeiras plantas com flores foi a mimosa, então ela se tornou um símbolo do feriado de 8 de março., que está firmemente enraizado e sobreviveu até hoje. Mimosa foi retratada em cartões postais, pôsteres, pintados em jornais de parede. Vale ressaltar que a mimosa personificava uma mulher - forte, corajosa, bonita, igual a esta flor, sem medo do gelo. Mimosa foi transportada em massa das regiões do sul de todo o país e deu esses galhos com bolas amarelas a muitas mulheres.

Após o colapso da URSS, a tradição de dar mimosas foi substituída por tulipas e rosas, muitas vezes os homens modernos dão às mulheres vasos de plantas vivas em 8 de março. O próprio feriado foi perdendo gradativamente sua cor política, permanecendo um dia em que as pessoas se parabenizam pela chegada da primavera e homenageiam as mulheres. Em 2002, no território da Rússia pós-soviética, esta data foi oficialmente reconhecida como feriado.

O povo russo está acostumado a celebrar este feriado de acordo com a tradição estabelecida:

  • os homens felicitam todas as mulheres, jovens e velhas, sem dividi-las de acordo com a posição social e a idade;
  • o principal presente para o feriado da primavera são as flores - um buquê de tulipas, rosas ou alguns ramos de mimosa fresca;
  • os homens em homenagem ao feriado assumem todas as tarefas domésticas, livrando as mulheres das tarefas domésticas;
  • certificados de honra e lembranças de presente estão fora de uso, mas estão sendo substituídos por perfumaria, joias, confeitaria, lindos pratos e assim por diante;
  • em coletivos educacionais e de trabalho, colegas, colegas estudantes e até mesmo colegas de classe parabenizam meninas, meninas, mulheres neste dia de primavera;
  • a mesa festiva deve certamente conter iguarias que todas as mulheres adoram - bolo ou pastelaria, chocolates e champanhe.

No dia 8 de março, não há mais reuniões e comícios, os homens parabenizam as mulheres com poemas, elogios, sorrisos, flores.

Por tradição, os parabéns às colegas mulheres na produção ou outras instituições ocorrem na véspera do feriado - 7 de março, já que o dia 8 de março é um dia de folga geral.

Tradições de celebração no exterior

Conforme mencionado acima, o Dia Internacional da Mulher não é universalmente reconhecido. A lista dos que comemoram o dia 8 de março inclui os países que já tiveram uma trajetória de desenvolvimento socialista. Esse dia adquiriu o status de feriado oficial apenas em 1975, por decisão da ONU.

Parece que muitos se interessarão em saber como se passa o dia da primavera em 8 de março em diferentes países.

  • Mulheres inglesas este dia não é comemorado, dispensando-se o Dia das Mães, que é comemorado anualmente 3 semanas antes do início da Páscoa católica. No Dia das Mães da primavera, as mulheres recebem flores e presentes, homenagens e elogios masculinos.
  • Na França - o país, que é, de fato, um símbolo da revolução, - o feriado de 8 de março também não é comemorado. Ele, como na Inglaterra, é substituído pelo Dia das Mães. Este dia cai no último domingo de maio.
  • Na Alemanha Oriental (antiga RDA) este dia não é reconhecido como um dia de folga. Acredita-se que o feriado perdeu relevância, assim como o passado socialista que deixou esta parte do país. Aqui, 8 de março é um dia comum da semana, então os homens não homenageiam as mulheres, não lhes dão flores. No entanto, como em outros países europeus, é costume comemorar o Dia das Mães.
  • Na Grécia eles amam e celebram o feriado de 8 de março, e este país até desenvolveu suas próprias tradições de comemorá-lo.As mulheres podem brincar com os homens de todas as maneiras possíveis, você pode até encharcá-los com água, e nas aldeias todos os residentes se reúnem para parabenizar a mulher mais velha que mora em sua área.
  • Na Polônia conheça e lembre-se do Dia da Mulher no dia 8 de março, embora tenha perdido o status de feriado. Agora, este dia é oficialmente comum, mas a velha tradição permaneceu para muitos. Homens poloneses idosos dão buquês de flores para suas mulheres.

Para a geração mais jovem, o feriado praticamente perdeu relevância.

  • Na Bulgária, que antes fazia parte do campo socialista, eles adoravam comemorar o 8 de março, mas agora essa tradição está gradualmente se tornando uma coisa do passado. Não há feriado oficial ou dia de folga neste dia na Bulgária. Poucos homens, mantendo a tradição, dão flores e pequenos presentes para seus entes queridos.
  • Em cuba o feriado da primavera de março até hoje carrega uma coloração revolucionária, sendo um dos símbolos da liberdade deste estado. Neste dia, os cubanos organizam festividades pródigas, comícios e manifestações de significado pacífico. Os homens parabenizam as mulheres, certifique-se de entregar a elas um buquê de flores. Como antes, é costume organizar festas, exposições, festividades e carnavais aqui. Ninguém trabalha neste dia em Cuba - é considerado dia de folga.
  • Na Itália o feriado ainda é reverenciado, e a mimosa, como aqui na Rússia, é um símbolo da igualdade das mulheres aqui. As mulheres italianas celebram este feriado separadamente dos homens. É costume aqui fazer festas de despedida de solteira, onde as mulheres podem se reunir em uma alegre companhia em um café, bar ou restaurante. No final da festa, os homens chegam para buscar suas damas e pagam o banquete das mulheres.

Na Itália, locais de entretenimento funcionam em todos os lugares neste dia, onde as mulheres têm direito à entrada gratuita.

  • Na Uganda africana eles também sabem sobre o feriado do dia 8 de março, eles o celebram com prazer, mas de uma forma bem peculiar. Este feriado não implica um contexto político. Os homens mostram respeito por uma mulher regando o belo sexo com flores frescas. Existe uma tradição de banho magricela para as mulheres, a fim de obter energia dos ancestrais femininos.
  • NOS ESTADOS UNIDOS não existe tal feriado. E isso apesar de ter sido celebrada pela primeira vez (segundo uma das versões sobre a origem da festa) em 1909, em Nova York, por mulheres da comissão sindical de alfaiates. Foi esse fato que influenciou famosas revolucionárias feministas europeias, incluindo Clara Zetkin.
  • No Japão também não há feriado em 8 de março, mas dois outros dias da mulher são celebrados em março. A primeira vem no dia 3, e é dedicada à flor do pessegueiro e às meninas. O segundo feriado é comemorado no dia 14 - este é o protótipo do 8 de março, quando todas as mulheres que têm amante recebem parabéns. Não há coloração política nestes feriados.

No território do espaço pós-soviético, também existe uma atitude ambígua em relação ao Dia Internacional da Mulher. Vamos ver como as ex-repúblicas fraternas celebram agora.

  • No Cazaquistão o feriado de 8 de março é celebrado desde os tempos soviéticos. É considerado tradicional até hoje, então os homens dão atenção às mulheres, presentes e flores.
  • Na Bielorrússia o dia de primavera é oficialmente reconhecido como feriado e dia de folga. É comemorado em larga escala e amplamente, com parabéns no círculo da casa e nas equipes. Ou seja, tudo permaneceu igual.
  • Na lituânia o feriado perdeu seu status oficial e deixou de ser um dia de folga. Extraoficialmente, este dia é comemorado por pessoas que vêm da Rússia, enquanto os lituanos nativos não apóiam esta tradição, considerando-a um legado do socialismo.
  • No Turcomenistão O dia 8 de março tem o estatuto de feriado. Os melhores trabalhadores são homenageados em coletivos de trabalho neste dia, eles são presenteados com brindes e certificados. O feriado se transforma em festividades folclóricas, cujo programa solene é preparado com antecedência por equipes criativas.

O Dia Internacional da Mulher é um grande evento. Existem muitos países no mundo onde o feriado é realizado de forma solene, oficialmente considerado um dia de folga.

Mesmo assim, na maioria dos estados, 8 de março não está incluído no número de datas memoráveis ​​oficialmente reconhecidas.

Em quais países o dia 8 de março é folga?

Para entender o quão difundido é o Festival da Primavera, vejamos em quais países, além da Federação Russa, ele está oficialmente inoperante:

  • Angola, Afeganistão;
  • Armênia, Azerbaijão, Bielo-Rússia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Moldávia, Uzbequistão, Ucrânia;
  • Burkina Faso, Guiné, Zâmbia, Camboja, Uganda, Eritreia, Cuba;
  • Vietnã, Laos, Mongólia.

Claro, alguns estados, principalmente entre as repúblicas que antes faziam parte da URSS, já têm outros nomes oficiais. No entanto, muitos de nós sabemos do que estamos a falar, por isso não se enganarão, pensando, por exemplo, na Bielorrússia, ao lerem “Bielorrússia”.

Além dos listados, você pode citar China e Madagascar. Mas aí, 8 de março é um dia de folga só para mulheres.

Como eles comemoram o dia 8 de março na Alemanha, veja o vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa