O que é cera polimérica e como usá-la?
A pele lisa é o sonho de grande parte do belo sexo, por isso a indústria da beleza lança incansavelmente novas e modernas formulações ao mercado para remover a vegetação inestética da superfície do corpo. Não faz muito tempo, surgiu no mercado a depilação com polímero. Apresenta vantagens inegáveis em comparação com outras técnicas semelhantes.
Vantagens e desvantagens
A depilação de polímero envolve a remoção de pelos crescidos usando cera de filme. Entre todas as outras opções de depilação, esta é reconhecida como a mais eficaz e rápida. O procedimento é tecnicamente uma reminiscência da familiarização com o uso de pasta de açúcar.
Mas o segredo da atratividade da cera polimérica é que ela captura apenas os fios e não entra em contato com a pele - o que reduz o risco de inflamação e irritação após o procedimento.
Vantagens da depilação de polímero.
- Para derreter a composição da cera, é necessário aquecer até 43 graus, de modo que a probabilidade de queimar é completamente excluída.
- Graças à presa rápida da cera, o procedimento leva pouco tempo.
- A cera não adere à pele, por isso pode ser aplicada sem levar em conta a direção do crescimento dos pelos - a eficácia do procedimento não será afetada por isso.
- As ceras poliméricas não contêm substâncias tóxicas, não contêm fragrâncias agressivas e colofônia.
- A depilação com uma composição polimérica pode ser realizada em uma ampla variedade de áreas do corpo, incluindo as mais sensíveis (zona íntima, fenda interglútea).
- A cera de polímero remove até mesmo os pêlos muito curtos de 2 mm, portanto, as manipulações podem ser realizadas literalmente um dia após o barbear. Para comparação: para realizar o procedimento de shugaring, é necessário esperar até que as cerdas cresçam 4-5 mm.
- Outro bônus - imediatamente após a depilação, você pode tomar sol, nadar e usar a sauna. Não é por acaso que a depilação com polímero é freqüentemente usada antes das férias.
- E, finalmente, a mais importante vantagem - uma pele lisa e bem cuidada fará as delícias de seu dono por pelo menos 5-6 semanas.
De acordo com os principais cosmetologistas, a depilação com cera está se tornando a solução ideal para mulheres ocupadas que contam cada minuto. A técnica é indicada para donos de pele sensível, com tendência a irritações, e para todo o belo sexo que sonha em manter a pele bem cuidada o maior tempo possível.
No entanto, o procedimento também tem suas desvantagens. Na versão tradicional, é bastante doloroso. Além disso, nem sempre é possível remover completamente os pêlos desde a primeira vez.
Tipos e composição
A composição do filme é baseada em um polímero, é uma mistura de resinas sintéticas que não irritam a epiderme e não causam reação alérgica. O material possui alta elasticidade, é aplicado na superfície da pele em uma camada uniforme e não quebra ao ser removido.
A cera de polímero tem um ponto de fusão suficientemente baixo, então a probabilidade de queimaduras é minimizada. A umidade também não é perigosa para esse produto - mesmo com hiperidrose de biquíni e axilas, ela funcionará bem, sem exigir talco. A substância é comercializada na forma de bolinhas. Pode conter aditivos de extratos orgânicos: aloe vera, camomila, menta, bem como erva de São João e calêndula.
Fabricantes
Os produtos da empresa "Arabia" são muito procurados entre os cosmetologistas e quem planeja fazer em casa a depilação com cera polimérica. As ceras desta marca se tornaram líderes em avaliações de consumidores. O portfólio ARAVIA Professional inclui três tipos de formulações.
- Natural. Cera de filme polimérico com odor de resina neutra. Ele contém polímeros de borracha, lanolina amaciante e cera de abelha. Estes ingredientes conferem à massa uma plasticidade especial, têm um efeito suavizante na pele e previnem a inflamação. As resinas naturais na estrutura proporcionam boa adesão da pasta aos fios. Além disso, eles têm propriedades antiinflamatórias pronunciadas. A cera de abelha na composição confere elasticidade especial, graças à qual a composição se distribui rapidamente sobre a superfície do corpo com uma película fina, que elimina completamente o seu excesso de gasto. Isso é especialmente útil ao trabalhar com grandes áreas de superfície. A cera é removida em uma trilha e não requer o uso de acessórios adicionais. O aroma suave e agradável do boro de abeto não irrita mesmo quando você tem que trabalhar com cera o dia todo.
- Lavanda. Composição de filme com aroma pronunciado de lavanda. Contém componentes antiinflamatórios, por isso a cera é recomendada para peles hipersensíveis. O ingrediente principal é um polímero hipoalergênico. A presença de dióxido de titânio com adição de cera de abelha branca proporciona uma textura cremosa agradável e confere uma maciez especial à composição, elimina a pegajosidade. A cera é enriquecida com óleos de semente de mamona e extrato de lavanda francesa - eles têm um efeito desinfetante, previnem o aparecimento de vermelhidão e inflamação na pele e curam feridas. Além disso, o perfume de lavanda ajuda a relaxar e acalmar o cliente durante a manipulação. A cera se espalha rapidamente pela pele, captura até os pelos muito curtos e se solta em um caminho.
- Baunilha. Este produto suave é ideal para tratar áreas íntimas. A composição é semelhante à da alfazema.É baseado em um polímero sintético criado especificamente para as peles mais sensíveis - é ele quem dá maior plasticidade à cera. O dióxido de titânio e a cera de abelha tornam a estrutura delicada, eliminam a viscosidade das mãos e a inclusão de extrato de semente de mamona desinfeta e alivia a inflamação. A composição não inclui colofônia. Um leve cheiro adocicado é fornecido pela inclusão de baunilha. A cera segue facilmente o formato do corpo, quando aplicada, captura até as cerdas muito curtas, mantém suas características de desempenho em áreas de alta umidade.
Os produtos da brasileira Skins e da marca italiana White Line (ITALWAX) não são menos difundidos. Eles são os maiores players no mercado com uma ampla variedade de produtos de remoção de pelos corporais. Ceras de marca se espalharam entre os artesãos profissionais.
Como é feita a depilação?
A depilação com uma composição de filme inclui três etapas principais: preparatória, remoção direta do excesso de vegetação e cuidados posteriores.
Preparação
Apesar do fato de que a cera de polímero é capaz de remover até os pêlos mais curtos, você deve primeiro usar uma esfoliação corporal. É desejável usar uma composição com grandes partículas abrasivas. Desta forma, você pode preparar rapidamente a pele para o processamento subsequente e, além disso, remover suavemente todas as partículas endurecidas da epiderme.
Como já mencionamos, não vale a pena crescer os pelos muito antes da depilação - um comprimento de 2 mm será suficiente para que a composição de cera funcione com força total.
Aplicativo
Após a preparação, você pode realizar a depilação propriamente dita. Inclui várias etapas.
- Primeiro, você precisa colocar os grânulos de cera em um forno de micro-ondas ou colocar em banho-maria e aquecer a 39-40 graus. Isso é o suficiente para diluir a cera até a consistência desejada. A composição estará totalmente pronta para uso em cerca de um quarto de hora.
- A área da pele na área tratada deve ser enxugada com um pano macio para remover todo o excesso de umidade e lubrificar com qualquer anti-séptico. Se você suar muito, pode-se aplicar pó de talco na pele.
- Com uma espátula de madeira, você precisa pegar um pouco de cera aquecida e, lentamente, com uma pressão quase imperceptível, passar uma linha fina na pele. Espalhe a cera sobre a superfície em uma camada fina, deixando uma pequena pétala em uma das bordas da trilha. A direção do crescimento do cabelo, neste caso, não importa, a composição do polímero pode ser aplicada ao longo e contra a linha de crescimento das cerdas.
Cancelamento
Após 5-10 segundos, a cera para de grudar nas mãos - isso indica que ela pode ser removida. Para fazer isso, você precisa pegar a pétala com as mãos ou uma espátula e, em seguida, remover o rasto com um movimento brusco. É aconselhável puxar a pele sobre ela mesma, no sentido oposto ao da ruptura. O movimento da mão deve ser reto, paralelo à superfície de trabalho. O procedimento é repetido em todas as áreas da pele.
Mais cuidados
Após a conclusão de todas as manipulações, a superfície da área depilada é tratada com uma composição de limpeza calmante. A pele sem pelos é untada com um gel especial para acalmar e restaurar instantaneamente a epiderme - é aconselhável usar produtos que contenham ácido hialurônico e óleo vegetal. Assim, a pele ficará nutrida, acalmada e rejuvenescida ao mesmo tempo. Nos próximos dias, você pode usar uma loção que retarda o aparecimento de novos cabelos.
Quantas sessões são necessárias?
É impossível dar uma resposta inequívoca à pergunta de quantas sessões serão necessárias para diminuir significativamente o crescimento das cerdas. Na esmagadora maioria dos casos, basta fazer a depilação de 6 a 7 vezes, após o que os novos cabelos tornam-se esparsos, ralos e menos perceptíveis.
Porém, é preciso entender que o resultado final depende em grande parte das características do cabelo, bem como do background hormonal geral da mulher.
Visão geral da revisão
Avaliações de depilação com cera de polímero são geralmente positivas. Essa forma de lidar com a vegetação indesejada é do agrado não só dos clientes, mas também dos artesãos. Segundo os usuários, a principal vantagem dessa técnica é que, em comparação com a cera tradicional, o procedimento é menos doloroso. Este fato é confirmado mesmo por mulheres com um limiar de dor reduzido. Não é por acaso que, depois de passar pelos procedimentos de salão, muitas pessoas compram todos os materiais necessários e passam a fazer a depilação por conta própria em casa. Os mestres também preferem este método particular de depilação devido à sua não toxicidade, facilidade de aplicação e consumo econômico.