Cera para depilação

Como a cera é diferente da parafina?

Como a cera é diferente da parafina?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Diferenças ardentes
  3. De que outra forma eles são diferentes?
  4. Como saber em casa?

Muitos não veem absolutamente nenhuma diferença em substâncias como cera e parafina. As velas são feitas dessas substâncias, por isso são consideradas "parentes". No entanto, cera e parafina são produtos completamente diferentes. Você deve saber como diferenciá-los.

O que é isso?

A cera é entendida como uma variedade de substâncias semelhantes à cera, incluindo a lanolina, obtida da digestão de lã de ovelha e cera vegetal, e espermacete obtido da gordura de baleia ou óleo de espermacete e cera fóssil de ozocerita. No entanto, quando as pessoas falam principalmente em cera, estão se referindo à cera de abelha, que é a mais comum.

Ao contrário da parafina, a cera é um produto natural que é um composto orgânico complexo. Para obter cera pura, as matérias-primas que contêm cera, que incluem aparas de favos de mel, pérolas e cera de debaixo dos favos de mel, são reaquecidas. Após a fusão, obtém-se um produto sólido de cor clara ou amarelada, cuja característica é um agradável cheiro a mel. A composição da substância obtida inclui muitos componentes diferentes, entre os quais 75% são ésteres, 11-17% são hidrocarbonetos saturados, 13-15% são ácidos graxos e água.

Esta substância é freqüentemente usada não apenas para criar velas, mas também em cosmetologia.

Se falamos de parafina, então esse conceito significa uma substância semelhante à cera, que contém hidrocarbonetos saturados, mas é produzida principalmente a partir de produtos de petróleo. Esta substância foi descoberta por Karl von Reichenbach no século XIX.

A parafina pode se apresentar na forma líquida, na forma sólida e cristalina fina.Depende apenas da concentração de hidrocarbonetos pesados ​​e leves na substância. Esta substância tem pouca semelhança com a cera de abelha. Também pode ter tonalidade clara ou amarela, que depende apenas da profundidade da limpeza do produto, mas a cor ainda é diferente: é mais saturado com cera.

Esta substância é ativamente usada em muitas áreas, incluindo a indústria de alimentos, cosméticos, medicina, engenharia de rádio e outras. É muito mais barato e fácil de fabricar do que a cera natural. Por causa disso, as velas de cera e de parafina no mercado de mercadorias diferem muito no preço. O produto de cera sai visivelmente mais caro.

Ao contrário da cera de abelha, a parafina é uma substância sintética produzida por humanos em condições artificiais.

A cera de abelha é absolutamente natural em sua forma pura, mas em algumas pessoas pode causar alergias, cuja consequência será coceira, manchas vermelhas e assim por diante. Nesse aspecto, a parafina, claro, vence, mas durante a combustão ela é capaz de liberar substâncias nocivas que têm um efeito negativo no corpo humano.

Diferenças ardentes

A cera, ao contrário da parafina, é capaz de queimar por um longo tempo, enquanto apenas derrete e não queima completamente. Durante este processo, não fumega e forma pequenas gotas de cera. Ao mesmo tempo, durante a queima, a cera estala levemente e emite um leve aroma de mel.

A parafina queima várias vezes menos: cerca de 15 minutos no máximo. Seu tempo de fusão é bastante curto, embora seja capaz de queimar completamente e durante este processo emite fuligem ativamente. Durante a combustão, esta substância não forma odores, se for feita sem adição de aditivos aromáticos, mas emite substâncias tóxicas para o homem com compostos de benzeno, que não afetam da melhor forma a saúde, enquanto a aromaterapia com cera tem um efeito benéfico no bem-estar.

Além disso, a diferença entre essas duas substâncias também está no ponto de fusão.

Assim, a cera de abelha pura é capaz de derreter a uma temperatura de + 62– + 68 °, enquanto a parafina derrete a + 65– + 88 °.

De que outra forma eles são diferentes?

Existem também outras diferenças.

Aparência

Para distinguir a cera da parafina, primeiro você deve prestar atenção à cor. A cera pura é de cor marrom amarelado. A maior parte da parafina é branca, exceto quando preparada com corantes.

Esses materiais também diferem em consistência. Então, A cera de abelha natural é como a plasticina para muitos. Ele facilmente se dobra e enruga nas mãos, distingue-se pela sua maciez e plasticidade, e se você tentar mastigá-lo, ele imediatamente começará a aderir aos seus dentes. A superfície de tal substância é geralmente lisa e tem aspereza fina.

A parafina, por outro lado, é sólida. Sua superfície é oleosa e lembra sabão sólido. O material não é tão maleável quanto a cera, é totalmente não plástico e começa a se desintegrar com o impacto.

Armazenar

Ambas as substâncias são duráveis ​​em termos de armazenamento. Eles podem ser armazenados por muito tempo sem perder suas propriedades. Porém, se você não usar o produto de cera por muito tempo e guardá-lo em local fresco, ele ficará coberto com uma camada esbranquiçada. A parafina permanecerá inalterada.

Som

Outra maneira de diferenciar a cera de abelha da cera de parafina é dando batidinhas. Assim, ao bater na superfície da cera, ouve-se um som abafado, que ocorre devido à consistência de plasticina dessa substância.

O som das batidas na superfície da parafina será, ao contrário, mais alto e mais sonoro.

Corte

Diferenças entre essas duas substâncias e suas aparas. Por exemplo, se você passar qualquer objeto pontiagudo sobre uma superfície cerosa, formar-se-ão aparas compridas, onduladas e quebradiças, semelhantes a uma espiral. No caso da parafina, essas aparas não funcionam, simplesmente se esfarelam.Observe, no entanto, que experimentar desta maneira é necessário em condições de temperatura ambiente. Em baixas temperaturas, tanto a cera quanto a parafina se desintegram da mesma forma, por isso você não será capaz de distinguir entre elas.

Quando cortadas com um objeto pontiagudo, as substâncias também se comportam de maneira diferente. A cera, ao contrário da parafina, é mais maleável e pode ser facilmente dividida em partes iguais com um corte preciso. A parafina é dura e teimosa, ao ser cortada, começam a se formar rachaduras perceptíveis na superfície e a própria parafina se esfarela, por isso não é possível cortá-la com uma uniformidade perfeita.

Como saber em casa?

Determinar se a cera está à sua frente ou a parafina é fácil em casa.

  • Você pode usar uma faca deslizando-a sobre a superfície do alimento. Aparas em espiral indicam que se trata de cera natural. Se os chips estão se esfarelando, então na sua frente está a parafina.
  • Você pode tentar enrugar o produto em suas mãos. Se for feito de cera, será fácil amassar. Se for feito de parafina, você não pode amassá-lo. O produto permanecerá inalterado ou simplesmente desmoronará nas mãos.
  • A substância também pode ser cheirada. Se você não encontrar nenhum aroma na parafina, o cheiro de mel prevalecerá no produto de cera.
  • Se você está tentando determinar de que material a vela é feita, basta acendê-la e segurar o vidro sobre ela por alguns segundos. Se uma mancha preta aparecer nele, ou seja, fuligem, então uma vela de parafina está na sua frente. Se não houver fuligem, é um produto de cera.
sem comentários

Moda

a beleza

casa